Cocker Spaniel

Cocker Spaniel: brincalhão e corajoso

Cocker Spaniel: cuidados, origem e curiosidades

Muito expressivo e amigável, o Cocker Spaniel vive abanando o rabo e é muito leal ao seu tutor. Carente e cheio de vida, gosta de estar sempre perto da família humana e precisa gastar energia para ser feliz. Alegre e inteligente, é um ótimo cachorro para famílias que gostam de brincar e se divertir com os animais de estimação.  Saiba Mais
Tamanho
tamanho

38 a 43 cm

Peso

11kg - 15kg

Pelagem

Os cães esta raça possuem pelos macios, finos e de tamanho médio em todo o corpo e curtos na cabeça. As cores variam entre caramelo, dourado, preto e também pode ser mesclado. O que chama atenção em sua pelagem, são as orelhas - longas e com pelos bastante ondulados.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

Origem do Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel é descendente dos Spaniels, cães que eram muito utilizados para caçar aves selvagens desde a Idade Média. Os Spaniels podiam ser de diversos tamanhos e isso fez com que o Cocker Spaniel só fosse reconhecido como uma raça separada do Field e do Springer Spaniel após a formação do Kennel Club inglês em 1873. Apesar de sua origem supostamente espanhola, foi na Inglaterra que a raça ganhou o nome de Cocker Spaniel e se desenvolveu a partir do século XVII. 

No final dos anos 1800, alguns exemplares do Cocker foram levados para os Estados Unidos e terminaram passando por pequenas alterações físicas, dando origem ao Cocker Spaniel Americano. Hoje, o Cocker Spaniel Americano, o Cocker Spaniel Inglês e o Springer Spaniel Inglês são consideradas raças diferentes. Apesar de ainda serem considerados cães de caça, esses animais ganharam popularidade entre as famílias no mundo todo e passaram a ser animais de estimação muito populares.

Principais características do Cocker Spaniel

Com a cabeça arredondada, orelhas grandes e caídas, os olhos redondos com expressão pidona e pelagem farta, o Cocker Spaniel é um cachorro de porte médio, com focinho alongado. bastante parecidos, o Cocker Spaniel Inglês e Cocker Spaniel Americano já foram considerados uma só raça mas, em 1946, as diferenças físicas reconhecidas e as raças separadas.

O Cocker Spaniel desenvolvido nos Estados Unidos é uma versão um pouquinho menor do parente inglês, e tem a pelagem mais lisa e o dorso e focinho mais curtos. O Cocker Spaniel inglês tem a cabeça mais alta, o focinho mais grosso e alongado, proporcional à sua cabeça quadrada, e o peito um mais estreito.

Pelagem do Cocker Spaniel 

Com pelagem sedosa, lisa ou ligeiramente ondulada, longa e franjada nas orelhas, peito, abdômen e pernas, o Cocker Spaniel pode ser de muitas cores que variam desde o caramelo, dourado, vermelho e preto sólidos, até mesclados, bicolores ou tricolores, com ou sem manchas. 

A pelagem do Cocker Spaniel Americano é mais lisa e longa do que a do Cocker Spaniel Inglês, que tem os pelos ligeiramente ondulados. Já os exemplares criados nos Estados Unidos também costumam ter pelagens que crescem mais rápido.

Cuidados com a pelagem do Cocker Spaniel 

A pelagem longa do Cocker Spaniel precisa de escovação constante para evitar os nós e para eliminar os pelos mortos. O processo no Cocker Spaniel Americano deve ser feito pelo menos de duas a três vezes na semana. No caso do Cocker Spaniel Inglês, que tem a pelagem ligeiramente mais ondulada, o indicado é que a rotina de cuidados seja diária, para que os pelos não embaracem. Use sempre rasqueadeiras e escovas especiais para pets.

No caso do Cocker Spaniel Inglês, a tosa higiênica é indicada com intervalos de um mês a um mês e meio, já que seus pelos demoram um pouco mais a crescer. No caso do Cocker Spaniel Americano, ela precisa ser um pouco mais frequente, já que seus pelos costumam crescer mais rápido.

Os banhos podem ser mensais ou quinzenais dependendo da rotina do animal, e sempre com shampoos de boa qualidade feitos especialmente para pets. É muito importante que o animal seja completamente seco após tomar banho, para evitar a proliferação de fungos e problemas de pele, já que os cães da raça têm pêlos compridos e densos.
Imagem-raca-meio

Como cuidar de um Cocker Spaniel?

Como qualquer outro animal de estimação, o Cocker Spaniel precisa de atenção e cuidados para se manter feliz e saudável. Sua orelha grande e peluda precisa ser limpa constantemente para evitar a proliferação de fungos e problemas como as otites, que causam dor e incômodo para o seu amigo. Alguns Cocker Spaniel Ingleses de cores misturadas têm predisposição à surdez. Por isso, é muito importante ficar atento ao comportamento do animal e ter sempre acompanhamento veterinário. 

Uma boa dica para manter as orelhas de seu Cocker Spaniel sempre saudáveis é virá-las para arejar por alguns minutos todos os dias.

Alguns animais da raça também podem sofrer com displasia de cotovelo, de quadril e problemas patela. Para prevenir, é importante que o animal se alimente de maneira adequada e faça exercícios diários para se manter sempre em um peso saudável. Fique sempre atento à maneira como o seu amigo se movimenta e se ele aparenta ter dificuldades ou dores. Ao menor sinal de problema, procure um veterinário.

Também é recomendado cortar as unhas do seu amigo para evitar que eles se machuquem. Além disso, o Cocker Spaniel pode ter propensão a desenvolver problemas nos olhos, como a atrofia progressiva da retina, glaucoma e catarata. Cuide bem dos olhos do seu cachorro para prevenir!

Vacinação anual

Para prevenir doenças graves, é fundamental vacinar cães adultos anualmente. A vacina Antirrábica imuniza seu cãozinho contra a raiva que além de grave para os animais, ainda pode ser transmitida para humanos. Já as vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Cocker Spaniel de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. 

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu animal em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.  

Entenda porque a vacinar seu animal todos os anos é fundamenta | Blog da Cobasi  

Vermífugos e antipulgas

Existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção, além da vacinação. A administração dos vermífugos  , que têm a função de eliminar vermes, deve variar de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Cocker Spaniel.  

A administração dos antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. Consulte sempre um veterinário de sua confiança para descobrir qual a opção mais adequada para a rotina do seu cachorro. O importante é manter seu Cocker Spaniel sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!
Filhote

Cuidados com os filhotes

Ter um filhotinho em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos. Veja abaixo a orientação:

60 dias de vida: primeira dose da vacina V10 ou V8

Entre 81  e 90 dias de vida: segunda dose da V10 ou V8

Entre 111 e 120 dias de vida: terceira dose da V10 e a dose única de Antirrábica

  

Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.  

Além da imunização, seu filhote de Cocker Spaniel também precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Cocker Spaniel?

Após o processo de desmame dos filhotes de qualquer raça de cachorro  , que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Bebê são sempre agitados e gastam muita energia, por isso, a frequência da alimentação ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia.  

A saúde dos filhotes é sempre mais vulnerável do que a de cães adultos por eles estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação dos bebês Cocker Spaniel, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças de porte médio são as mais indicadas para a manutenção do peso e por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.  

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro . Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.  

Qual a melhor ração para o Cocker Spaniel?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.   

Os Cocker Spaniel são animais de porte médio, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. É importante que esses animais consumam rações balanceadas para evitar problemas renais ou obesidade. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.     

Rações Premium ou Super Premuim são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo. 
Comportamento

Comportamento do Cocker Spaniel

Meigo, afetuoso, alegre e cheio de vida, o Cocker Spaniel é companheiro e adoro brincar com os humanos. Sociável, gosta de crianças e se dá bem com outros animais principalmente quando é ensinado desde filhote. Seu instinto de caçador lhe confere uma personalidade enérgica e destemida. Curioso, esse animal pode mudar rapidamente de comportamento quando percebe algum cheiro diferente e dando início a uma caçada não planejada. 

Extremamente leal e devotado aos tutores, os animais da raça estão sempre prontos para um passeio, uma brincadeira ou um carinho. Exercícios são inclusive bastante indicados para que o Cocker Spaniel gaste sua energia e se mantenha feliz e saudável. 

Expressivos e empolgados, esses animais vivem abanando o rabo e pedindo atenção. Sensível, o Cocker Spaniel não é um cachorro que gosta de ficar sozinho e quando fica muito tempo sem receber atenção da família humana pode ficar ansioso e triste e desenvolver uma depressão.  

Adestramento do Cocker Spaniel

Bastante inteligente, o Cocker Spaniel está sempre querendo agradar os tutores e costuma responder muito bem a comandos e adestramento. É uma raça que costuma se destacar em competições de agilidade e obediência.

Sensível, esse animal precisa ser ensinado de maneira positiva, nunca com comandos ríspidos. Ele responde bem a comandos feitos de maneira gentil e deve ser adestrado desde filhote para se tornar uma companhia ainda melhor para a sua família. 

Como é o Cocker Spaniel em casa?

Cocker Spaniels se adaptam bem em praticamente todos os lugares. Contanto que gastem a energia fazendo caminhadas diárias ou brincando em um quintal, eles são felizes tanto em apartamentos quanto em casa. Obedientes e inteligentes, esses animais se comportam muito bem dentro de casa, principalmente se treinados desde cedo.

Os cães da raça amam a companhia dos tutores e são muito carentes, podendo desenvolver comportamentos destrutivos apenas quando são deixados sozinhos por muito tempo.
Raça

Melhores brinquedos para o Cocker Spaniel

Com instinto de caçadores, os Cocker Spaniels podem passar horas se divertindo com jogos interativos que estimulem sua curiosidade. Brinquedos bastante resistentes também são recomendados, já que os animais da raça amam se divertir e podem passar horas usando os mesmos brinquedos até estragá-los. 

Esses animais também adoram aprender e costumam responder bem aos comandos do tutor, por isso, brincadeiras que estimulem sua inteligência e ensinem novos truques são bastante indicadas.

Curiosidades sobre o Cocker Spaniel

Queridinho de muitos famosos, o Cocker Spaniel conquistou o coração de astros como George Clooney, Elton John, Oprah Winfrey e o casal David e Victoria Beckham. Até hoje queridos pela realeza, os animais da raça têm donos importantes na Inglaterra: o Príncipe William e Kate Middleton são tutores de um Cocker Spaniel Inglês chamado Lupo. Um cachorro da raça também já frequentou a Casa Branca. Shannon era o nome do Cocker Spaniel Inglês do presidente John Kennedy.

No cinema, uma Cocker Spaniel protagonizou uma das mais famosas animações da Disney: "A Dama e o Vagabundo". Dama é uma adorável fêmea da raça, que vive no luxo até fugir e conhecer o Vagabundo, um vira-lata que a ajuda a sobreviver nas ruas.
Voltar ao topo