O gato Persa é uma das raças mais queridas do mundo. Isso se deve ao seu temperamento gentil e bastante doce com o próximo, além de sua pelagem especial e fofa. Além disso, essa raça é considerada uma das mais antigas do mundo, tendo relatos sobre ela nos hieróglifos do Antigo Egito. Gostou? Então venha saber um pouco mais sobre o gato Persa neste guia! Bom proveito!
Saiba Mais20cm e 25cm
4kg a 6kg
Sua pelagem é o que mais precisa de cuidado. O gato Persa possui cores variadas, as principais são sólida, prateada/dourada, malhado, degradê ou himalaio, que é na verdade um cruzamento entre persa e siâmes.
Disposição para atividades
Intelecto e memória
Amor ao tutor
Tendencia a Miar
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Tapete15
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Certamente, o gato Persa é uma das raças mais antigas do mundo. Muitos relatos sobre a raça já existiam nos antigos escritos egípcios, datados de 1684 A.C.! Apesar dos registros históricos, nunca saberemos exatamente qual foi o primeiro felino dessa raça. Mas, o que se sabe até então é que os antigos felinos dessa raça foram criados na Pérsia, onde hoje é o atual território do Irã.
Os primeiros gatos de pelo longo a chegar na Europa foram os Persas. Por volta do século 17, Pietro Della Valle, um explorador italiano foi um dos pioneiros na introdução da raça Persa na Itália. A partir disso, essa raça se difundiu rapidamente no continente europeu, tendo muitas mostras de gatos em diversos países, como na França e Inglaterra.
Durante o século 19, os criadores europeus, principalmente os ingleses, começaram a aperfeiçoar a raça Persa, selecionando somente aqueles gatos cujas características fossem: cabeças mais arredondadas, orelhas bem menores, narizes curtos, ossos mais pesados, olhos bem grandes e corpo bem cheinho. Todas essas características são comuns a todo gato Persa atualmente.
Já no início do século 20, o gatil persa começou a ser exportado para os Estados Unidos, lugar onde a raça se diversificou e se popularizou ainda mais com o aparecimento de cores como o azul e prata naquele período. Hoje em dia, o gato Persa ainda é uma raça felina bastante querida pela sua doçura e pela sua longa e fofa pelagem.
Apesar de o gato Persa ser uma raça única, ela deu origem a uma outra, que também é extremamente conhecida no mundo felino. Estamos falando do gato Himalaio, que é fruto do cruzamento de gatos Persas e de gatos Siameses, feito nos Estados Unidos, por volta da década de 1930.
São muitas semelhanças entre uma raça e a outra: tanto Himalaios quanto Persas possuem uma média de expectativa de vida parecida, o tamanho entre eles é similar e a pelagem de ambos é um grande ponto de destaque.
Um dos pontos de destaque do gato Persa é de fato o seu pelo longo e macio que cobre o seu corpo. Desde a cabeça até o rabo, a pelagem dá um toque suave e solto, como se os Persas fossem feitos de algodão doce.
Existem dois tipos de textura para a pelagem do gato Persa, uma delas é do tipo sedoso, cuja característica principal é brilho intenso, que geralmente ocorre nas cores dominantes da raça, vermelho e preto. Por outro lado, a textura mais felpuda ocorre predominantemente nas cores azul e creme e tem uma característica mais fosca em comparação com o primeiro tipo.
No entanto, essa raça de felinos não possui somente essas cores. Você pode ter um gato Persa branco, chocolate, lilás, prata, dourado, tortoiseshell, bem como combinação de cores entre azul e creme, além de bicolores e tricolores.
Independentemente das opções apresentadas, você deverá ter muito cuidado para fazer a manutenção da pelagem do gato . Veja algumas dicas de como fazer isso logo abaixo e cuide bem do seu felino!
Por ser uma raça de pelo longo, fazer a manutenção da pelagem de um gato Persa tende a ser um desafio. É recomendado que você penteie diariamente o seu pet para que sejam removidos os fios mortos, que, caso se acumulem muito, podem formar grandes bolas de pelo e fazer com que seu gato as engula, o que definitivamente não faz bem e pode causar sérios problemas de saúde.
Além disso, a escovação diária será bastante bem vinda para o seu gato, pois os pelos dessa raça costumam a se embaraçar bastante, o que gera muito desconforto para o seu animal. Se você tiver dúvidas sobre como escovar o seu felino, confira um artigo que fizemos sobre esse assunto: Saiba a melhor forma de escovar gato.
Banhos uma vez a cada mês também são bastante necessários para a manutenção da pelagem do gato Persa. Quanto mais novo ele for, mais fácil será a sua adaptação à água. No momento da secagem dos pelos, faça isso com uma toalha e, logo depois, penteie os pelos para ajudar nesse processo.
Outro ponto interessante é deixar as unhas do seu gato Persa sempre bem aparadas. Cortá-las quinzenalmente ou a cada três semanas com um alicate é o ideal.
A saúde do gato Persa é bastante satisfatória, tendo uma expectativa de vida em média de 8 a 11 anos. No entanto, para que o seu gato chegue saudavelmente a essas condições, você precisa adotar alguns cuidados básicos, como ir frequentemente a um veterinário de sua confiança.
Isso, porque somente esse profissional estará habilitado para checar como anda o estado de saúde do seu felino. Não confie somente no seu instinto de gateiro, diagnóstico preciso só é dado através de um especialista veterinário, quem será importante para analisar problemas comuns dessa raça, tais como dificuldades respiratórias, cardiopatia hipermiotrófica, atrofia progressiva da retina e doença renal policística.
Além disso, é importante checar se o seu pet está em dia com a vacinação. Há inúmeras doenças que podem ser evitadas com a aplicação anual de imunizantes. Se você não sabe quais são, veja no tópico seguinte.
Doenças como calcivirose, clamidiose e leucemia felina podem ser, acima de tudo, graves e levar o seu gato Persa a óbito. No entanto, você pode evitá-las através das vacinas polivalentes ou múltiplas, tais como os imunizantes V3, V4 e V5. Além disso, existe a vacina antirrábica, que é importantíssima para a imunização do seu animal contra a raiva, doença super contagiosa e grave para o sistema nervoso central.
É muito bom lembrar que vacinar o seu animal é um ato de amor em primeiro lugar. Se você não quer ver o seu gato Persa sofrendo por uma doença pela qual já existe prevenção, não pense duas vezes em levar o seu pet para se imunizar anualmente. Ademais, fazer a vermifugação do seu felino é uma excelente forma para se evitar complicações graves de saúde.
As ruas são um péssimo lugar para gatos e pets em geral. Isso, porque nesse ambiente é muito comum a proliferação de vermes e pulgas, que são organismos bastante prejudiciais para a saúde de qualquer pet. Se o seu gato Persa é um adulto não-castrado, é melhor ficar de olho!
Sintomas como diarreias, dores gastrointestinais, vômitos, náuseas, perda excessiva de pelos e dermatites são muito comuns após o pet entrar em contato com esses organismos maléficos. No entanto, você pode combatê-los e preveni-los através do uso de antipulgas e vermífugos.
Apesar disso, não escolha esses produtos sem antes fazer uma consulta com o seu veterinário. Já que, ouvir a opinião de um especialista sobre qual você deveria comprar e como deve aplicar os remédios no seu pet é fundamental para não piorar a saúde do seu gato, pois fazer automedicação no seu animal pode ser um risco. Se quiser se aprofundar um pouco mais, leia nosso artigo sobre vermífugos para cães e gatos.
Cuidar de filhotes de gato Persa pode ser muito fofo e recompensador no final das contas. Mas, tudo isso exige muito trabalho e dedicação para que eles não se sintam mal e possam crescer tranquilamente. Para que tudo vá conforme o planejado, você precisará introduzi-lo ao universo das vacinações.
Geralmente, todo gato a partir de 45 dias de vida já pode começar a se vacinar com a primeira dose dos imunizantes múltiplos V3, V4 e V5. 21 ou 30 dias após a primeira ou última aplicação, já podem ser recebidas as segunda e terceira doses do imunizante. Adiante, quando o seu gato já tiver completado 12 semanas de vida, a aplicação da antirrábica já pode ser feita em dose única no seu gato Persa.
Embora exista esse cronograma, todo veterinário é responsável pelo próprio protocolo de vacinação. Assim, não deixe de seguir qualquer orientação que ele lhe passar, pois ela será fundamental para a saúde do seu animal.
Além de cuidar do calendário de vacinação, você, como tutor, será responsável também em preparar a sua casa para receber bem o seu mais novo integrante. Ora, você não quer deixar uma má impressão para o seu gato Persa, certo? Bom, para fazer um enriquecimento ambiental impecável, sua casa não pode deixar de ter:
A partir da 4ª semana de vida, o processo de desmame se inicia para todo filhote de gato. É nesse período em que a mãe de gato Persa deixa a sua cria um pouco mais distante dela, fazendo com que o gatinho fique mais independente.
Como os dentes de leite do seu filhote ainda não estarão totalmente formados, não é recomendado que ofereça a ração seca para o seu gato. Em seu lugar, dê rações úmidas ou então amoleça a ração seca com água, que também pode ser uma excelente alternativa.
Além disso, é recomendado também que não interfira no desmame caso o seu filhote tenha dificuldades de se separar da mãe. A sua atitude pode ser mal vista por ambos, o que pode gerar por parte deles uma reação agressiva a você. Dessa maneira, espere com paciência todo esse processo.
Somente na 8ª semana de vida em que o seu filhote de gato Persa estará com os dentes provisórios totalmente desenvolvidos. Assim, você estará permitido para fornecer a ração seca ao pet.
Outro ponto importante é sempre dividir a quantidade recomendada da ração em 4 ou 5 vezes. Isso será fundamental para que seu filhote não tenha quadros de hipoglicemia ou coma mais do que o necessário para se manter vivo.
A melhor ração para o gato Persa é aquela que fornecerá todos os nutrientes necessários para manter seu metabolismo, seja durante os momentos de repouso, seja durante as brincadeiras.
Existe uma gama variada de rações secas, tais como as destinadas aos filhotes, adultos, idosos, castrados, obesos e entre outras. No entanto, para saber escolhê-las com precisão, você deverá levar o seu gato Persa para uma consulta a um veterinário de sua confiança.
Caso você faça a troca de marcas ou do tipo da ração, não faça a transição de maneira muito brusca ou rápida demais para o seu bicho. Isso, porque o seu pet poderá sentir, através disso, sintomas como desarranjos intestinais e desconfortos abdominais durante a troca da ração. Para evitar os efeitos, sempre opte por misturar aos poucos a velha ração com a nova.
O gato Persa possui um temperamento muito tranquilo e, por isso, prefere viver sempre num ambiente onde seja calmo para esse pet. Os felinos dessa raça são uma companhia bastante gentil e agradável para todo tipo de família, independentemente do estilo que esta siga, eles irão se adaptar muito bem.
Além disso, os Persas são gatos que convivem muito bem com crianças de qualquer idade e outros pets. Apesar de ser muito companheiro, não imploram tanto por atenção como outras raças felinas. Eles também são muito comunicativos pelo olhar expressivo e pelos miados quase musicais.
Outro ponto interessante é o fato de o gato Persa ter atitudes muito repentinas: uma hora ele pode estar muito quieto e, um minuto depois, o felino está com toda a disposição do universo para brincar com você.
Por ser uma raça bastante inteligente e sociável, o adestramento não será mal visto pelo gato Persa. Esse pet adorará fazer exercícios com você, já que como falamos anteriormente, ele tem muita energia para gastar apesar da feição de tranquilidade e serenidade.
Uma forma positiva de adestramento é ensinar o seu gato comandos como “senta”, “deita” e “desce” sempre com uns petiscos para incentivá-lo. Além disso, essa raça ama brincadeiras interativas como caçar bolinhas ou ratinhos de brinquedo para exercitar a mente.
Um filhote de gato Persa custa em média de R$3000 a R$5000 em gatis confiáveis no Brasil. Não confie em gatos cujos preços são muito abaixo do valor de mercado para uma determinada raça, pois isso pode indicar tanto que o gatil é de baixíssima procedência, quanto o animal não ser da raça que o criador está lhe vendendo.
Para evitar qualquer tipo de compra suspeita de raças, veja se o gatil participa de rankings anuais de organizações nacionais ou mundiais em defesa dos felinos, como a FIFe, TICA, CBG e entre outras.
E aí? Gostou do nosso guia? Então compartilhe o nosso texto com seus amigos e nas suas redes sociais!