Imagem-perfil-raca

Cane Corso: calmo e reservado

O Cane Corso: cuidados, origem e curiosidades

Apesar de grande, o Cane Corso é tranquilo e amável, além de muito leal aos tutores. Obediente por natureza, esse animal precisa ser treinado desde cedo para não se tornar teimoso e demanda espaço para gastar energia e manter seu bem-estar. Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

60cm a 68cm

Peso

Pelagem

A pelagem do cão Cane Corso é curta, densa e brilhante. As cores do Cane Corso são: preto, azul, fulvo e tigrado. São mais comuns os cachorros com pelo de uma única cor.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

Origem do Cane Corso

Desenvolvida no sul da Itália, a raça Cane Corso é descendente direta da Canis Pugnax, antigos cães de guerra na Roma Antiga. O nome da raça, originalmente chamada de Cane de Corso, em tradução livre significa “cão de curso”. Assim como seus ascendentes, os animais da raça também foram utilizados em muitas expedições e batalhas, sempre ao lado de grandes nomes do exército romano.

Por ser descendente da raça Canis Pugnax, havia uma expectativa de que o Cane Corso italiano fosse um animal agressivo. Porém, apesar de grande e robusto e musculoso, esse animal é bastante amável e, após a queda do Império Romano, a raça passou a ser utilizada nas fazendas e comércios. Por ter origem bastante antiga, não há documentações precisas sobre os primeiros Cane Corso. Apenas no século XVI foram encontrados registros de italianos utilizando o cão Cane Corso para ajudar no pastoreio, caça e na segurança de fazendas.

Principais características do Cane Corso

De porte grande, o Cane Corso é um animal de corpo atlético que pode chegar a 68 cm de altura, pesando até 50 kg. Robusto e vigoroso, o animal da raça tem músculos esguios e poderosos, sem perder o porte elegante. Esse cão tem cabeça larga, focinho curto, pescoço forte, características comuns aos Molossos, uma categoria de animais que mantém os traços físicos do extinto cão Molossus.

Os olhos, de tamanho médio, são de forma ligeiramente oval e bastante expressivos. As orelhas são largas, triangulares e pendentes, dando ao cão Cane Corso um ar amigável.

Pelagem do Cane Corso

O Cane Corso é uma raça de pelagem dupla, curta, densa e brilhante que pode ser cinza, preto, azul, castanho avermelhado e tigrado. Os cães da raça com cor uniforme, como o Cane Corso preto e o Cane Corso cinza, são mais comuns. Porém o Cane Corso tigrado também existe e costuma ter uma máscara preta ou cinza, que se limita ao focinho e não ultrapassa a linha dos olhos.

Cuidados com a pelagem do Cane Corso

A pelagem curta e dura do Cane Corso não costuma cair muito e, por isso, a escovação semanal é mais que suficiente para remover os pelos mortos e manter os animais da raça com a pelagem brilhante. O indicado é usar uma escova de cerdas naturais ou luva apropriada para escovação de pelos curtos.

Os banhos também não precisam ser tão frequentes. O indicado é que o animal seja limpo de acordo com a necessidade e a exposição do cachorro à sujeira. Use sempre shampoo e condicionador de uso veterinário para dar brilho. Alguns animais da raça podem ser mais enrugados em determinadas regiões do corpo. Nesses casos é importante um cuidado especial com essas áreas, já que a baba excessiva pode manchar seus pelos. Limpezas diárias com um pano seco ou lenço umedecido feito especialmente para pets são bastante indicadas.
Imagem-raca-meio

Como cuidar de uma Cane Corso?

Como a maioria dos animais de grande porte, por conta do tamanho e peso, os animais da raça Cane Corso podem ter tendência a desenvolver displasia de quadril e cotovelo, especialmente quando mais velhos ou acima do peso. O desgaste das articulações, causado por questões genéticas, pode comprometer os movimentos do animal. Por isso é muito importante se manter atento e, sempre que vir seu cão mancando ou com dificuldades de andar ou se movimentar, procurar um veterinário especializado o mais rápido possível para verificar a saúde do animal.

As orelhas do Cane Corso também precisam da atenção do dono. Por serem caídas, é importante verificá-las semanalmente para evitar o acúmulo de fungos e parasitas. Vermelhidão ou um mau odor no local podem ser indícios de uma infecção que precisa ser tratada. Para prevenir tal problema, sempre que for checar as orelhas do seu cão, limpe-as suavemente com algodão umedecido.

As unhas e dentes desse animal também precisam de cuidados. Caso não se desgastem naturalmente, as unhas devem ser cortadas a cada duas ou três semanas para evitar que fiquem grandes e que o animal se machuque. É muito comum que os cães Cane Corso sofram com o acúmulo de tártaro nos dentes, que pode evoluir para problemas mais sérios. Por isso é indicado que você escove os dentes do seu amigo pelo menos duas vezes por semana para prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Vacinação anual

Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a Raiva. Além de grave para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos. Já as vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Cane Corso de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras.

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu animal em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Entenda porque a vacinar seu animal todos os anos é fundamental | Blog da Cobasi

Vermífugos e antipulgas

Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Cane Corso.

A administração dos antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos.

Consulte sempre um veterinário de sua confiança para descobrir qual a opção mais adequada para a rotina do seu cachorro. O importante é manter seu Cane Corso sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!
foto filhote

Cuidados com os filhotes de Cane Corso

Ter um filhotinho em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos.

Veja abaixo a orientação:

60 dias de vida: primeira dose da vacina V10 ou V8

Entre 81 e 90 dias de vida: segunda dose da V10 ou V8

Entre 111 e 120 dias de vida: terceira dose da V10 e a dose única de antirrábica

Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu filhote de Cane Corso também precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Cane Corso?

Após o processo de desmame dos filhotes de cachorro, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por eles estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação dos Cane Corso filhotes, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças grandes são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações que precisam ser mais fortes em animais maiores.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Cane Corso?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma alimentação especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Cane Corso são animais de grande porte, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. É importante que esses animais consumam os nutrientes necessários para fortalecer músculos, ossos e articulações, ajudando a evitar problemas como displasia de quadril e cotovelos. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premuim são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.
Foto comportamento

Comportamento do Cane Corso

Atento e vigilante, o Cane Corso é um animal inteligente e bastante leal que costuma sempre retribuir o carinho que recebe. Obediente por natureza, já que é descendente de cães que acompanhavam exércitos. Ao contrário do que sugere seu tamanho, o animal desta raça é bastante tranquilo e amigável e ama carinho. Apesar de reservados, esses animais respondem bem para aqueles com quem possuem ligação afetiva.

Cheios de energia e disposição, os cães Cane Corso precisam de espaço para se movimentarem, se exercitarem e brincarem. Por isso, esse não é um cachorro para se ter em um apartamento. Quando essa necessidade básica de espaço não é atendida, o animal pode ficar ansioso, destrutivo e desenvolver comportamentos menos estáveis e calmos, como roer móveis e objetos, se tornar mais agressivo ou começar a cavar em quintais e vasos.

Quando bem tratado e bem cuidado, ele é um animal bastante amável, ótimo para toda a família e paciente com as crianças, com quem ele ama brincar. Apesar de ser territorial, ciumento e de estranhar visitas e pessoas desconhecidas, quando socializado desde filhote o Cane Corso é muito amoroso e capaz de conquistar a todos.

Adestramento do Cane Corso

Obediente e inteligente, o cachorro Cane Corso costuma ser fácil de ser adestrado. Apesar de se mostrar teimoso quando está focado demais em algo, é um cão acostumado a receber comandos. Porém, esse animal precisa de um tutor experiente e firme. Como todo cão de guarda, ele requer postura de liderança durante o adestramento. O ideal é que os treinamentos tenham início com o cão ainda filhote e sejam feitos sempre com reforços positivos!

Como é o Cane Corso em casa?

Calmos e tranquilos, quando esses animais têm espaço suficiente para gastar toda a energia e fazerem exercícios, eles se adaptam bem à vida em casa com os tutores e não são destrutivos. Maduros e vigilantes, eles costumam proteger os tutores e o ambiente. Se treinados desde filhotes, são bastante obedientes e obedecem às regras da casa.

Melhores brinquedos para o Cane Corso

Brincar é muito importante para o Cane Corso fortalecer o relacionamento com o tutor. Brincadeiras e jogos ajudam a satisfazer as necessidades sociais do animal, para que ele possa se comunicar melhor com humanos e também com outros animais.

Como acontece com todos os cães de raças grandes, o Cane Corso precisa de brinquedos resistentes , mordedores feitos de materiais fortes, como borracha e plástico. Ossos dentais, bolas resistentes e brinquedos de corda são ótimos para os animais da raça.

Curiosidades sobre o Cane Corso

O Cane Corso tem uma das mordidas consideradas mais poderosas do mundo canino, com força de 700 PSI, o que corresponde aproximadamente a 49,2 kgf/cm (quilograma-força por centímetro quadrado). Sua mordida é a terceira mais forte, ficando atrás apenas do Bandog e do Kangal.

No Brasil, a raça ficou conhecida apenas em 1997, quando o apresentador Fausto Silva, o Faustão, trouxe da Itália alguns Cane Corso e passou a criá-los como animais de estimação.
Voltar ao topo