Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Border Collie

Border Collie: cuidados, origem e curiosidades

A raça utilizada para pastoreios pode ser uma ótima companhia para quem tem espaço e quer um cãozinho atencioso e respeitoso com seus tutores. Saiba tudo sobre a raça Border Collie abaixo.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

46cm a 56cm

Peso

13kg e 20kg

Pelagem

As cores da raça podem variar, mas a predominância são os Border Collie preto com manchas brancas pelo corpo . Também existem Border Collie brancos, trigrado e chocolate.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção prod

A origem do Border Collie

Os cães da raça Border Collie possuem origem da Grã-Bretanha, e era muito utilizado para fazer pastoreios já que era uma raça de cachorro muito resistente que conseguia se movimentar por mais de 50km mesmo em terrenos irregulares.

Seu nome foi adotado por conta da região onde eles foram criados, nas fronteiras (Borders) entre Escócia e Inglaterra a partir de 1975. Antes disso, eles eram apenas chamados de Sheepdogs por conta dos trabalhos que faziam.

Características físicas do Border Collie

Uma das principais características físicas da raça Border Collie é sua aparência atlética, sendo um cachorro de médio porte com pelagem com duas variações, sendo uma curta e outra um pouco mais longa.

Seu peso médio pode variar entre 13kg e 20kg e o tamanho entre 46cm a 56cm, sendo os machos um pouco maiores que as fêmeas. Sua expectativa de vida vai até os 15 anos.

O comportamento do Border Collie

Por ser uma raça muito acostumada a fazer trabalhos de pastoreio, os cachorros da raça precisam de bastante espaço e de uma rotina diária de exercício e estímulos mentais, já que é um cão muito inteligente .

Os Border Collies em apartamentos podem se sentir muito enjaulados, por isso não é uma boa opção para esse caso. No entanto é um cão muito apegado a família e extremamente companheiro, adora brincar e fazer atividades em conjunto.

Para uma boa socialização com crianças e outros animais é importante que desde filhote o Border Collie seja estimulado a esse tipo de convivência. Por ser muito protetor e estar em constante estado de alerta, pode ser um cãozinho um pouco assustado a barulhos como chuvas e tempestades e a pessoas estranhas.

A saúde do Border Collie

Como se trata de uma raça muito ativa e com espírito trabalhador, os Border Collie são uma raça de saúde excelente, com os cuidados básicos de higiene devem sempre ser cumpridos, como limpeza das orelhas, olhos e escovação dos dentes para evitar tártaro.

A queda de pelos é sazonal, ocorrendo em um certo período do ano, mesmo assim é importante manter a escovação pelo menos uma vez por semana para retirar os pelos mortos. Já os banhos podem ser dados conforme necessidade e num intervalo máximo de 3 meses, já que são cães muito limpos.

Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre o Border Collie

Esta é uma das raças mais inteligentes do mundo. Possui grande facilidade para aprender comandos de adestramento e em grandes competições, esta obtém ótimo desempenho em desafios de Agillity. Junto com o Border Collie, ocupam o ranking o Poodle, o Pastor Alemão, o Dobermann e também o simpático Golden Retriever.

Os antigos donos de Border Collie que o utilizavam como cão de trabalho juravam que os cães conseguiam hipnotizar o pastoreio apenas com o olhar. Atualmente os cães dessa raça utilizam o olhar para pedir petiscos e carinho para seus tutores e, da mesma maneira, podem entender comandos apenas com um olhar de seus tutures.

Uma das cachorras da raça mais famosas do mundo, a Chaser, consegue identificar mais de 100 brinquedos e seus respectivos nomes. E ainda reconhece mais de mil palavras! É ou não é uma raça muito inteligente e atenta aos seus donos?

Voltar ao topo