Welsh Corgi Cardigan: confiável e tenaz

Saiba mais sobre o Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan é um cão inteligente, com muita energia, leal aos seus tutores e bastante atento ao que acontece ao seu redor. Apesar do tamanho, seus instintos protetores são bastante aflorados e ele demonstra isso com todos os membros da sua família.

Saiba Mais
Tamanho

25 a 30 cm

Peso

12 a 15 kg

Pelagem

Pelo curto ou médio, com textura dura e resistente às intempéries. As cores são o azul merle, o tigrado, o vermelho, o sable, o tricolor com pontos tigrados e o tricolor com pontos vermelhos.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Welsh Corgi Cardigan

A origem do Welsh Corgi Cardigan é desconhecida, mas os especialistas acreditam que seus ancestrais tenham sido levados para o País de Gales há pelo menos 3 mil anos por tribos celtas vindas da Europa Central.

A raça tem os mesmos ascendentes que outras como o Dachshund e o Basset Hound. Muito utilizado no pastoreio de gado, o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke foram considerados cães da mesma raça até 1934, quando houve a separação entre elas.

Em 1935, o American Kennel Club reconheceu o Welsh Corgi Cardigan e, ainda que não seja tão popular quanto a outra variedade, o Corgi Cardigan não corre risco de extinção.

Tipos de Welsh Corgi Cardigan

Como dissemos, o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke costumam ser confundidos como cães de uma mesma raça devido às suas diversas semelhanças físicas e comportamentais. A principal diferença entre eles é a cauda, que no Corgi Cardigan é longa e peluda, e no Corgi Pembroke é quase sempre curtinha.

Além disso, as cores dos cães das duas raças também são bastante distintas. O Corgi Pembroke costuma ser vermelho, sable, fulvo e preto com castanho. Já o Corgi Cardigan tem muitas outras variações de cores, como veremos a seguir.

Pelagem do Welsh Corgi Cardigan

Os pelos do Welsh Corgi Cardigan tem textura dura, resistente às intempéries, com fios de comprimento curto ou médio e presença de subpelo. Suas cores são azul merle, tigrado, vermelho, sable, tricolor com pontos tigrados e tricolor com pontos vermelhos. É possível que os cães tenham marcas típicas na cabeça, pescoço e peito, patas e ponta da cauda branca.

Cuidados com a pelagem do Welsh Corgi Cardigan

A queda constante e volumosa de pelos é natural no Welsh Corgi Cardigan. Apesar de não haver propensão a formar emaranhados, especialmente por conta do tamanho dos fios, é preciso escovar vigorosamente a pelagem do cão pelo menos duas vezes por semana, para que os pelos soltos sejam removidos e não fiquem caindo pela casa.

img

Como cuidar do Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan é um cão pequeno com uma grande personalidade. Bastante inteligente, cheio de energia e com senso de dever e responsabilidade aguçados, precisa de atividades físicas constantes para se sentir útil e realizado.

O cachorro Welsh Corgi Cardigan gosta de agradar, o que definitivamente torna mais fácil o processo de educá-lo e fazê-lo cumprir com as regras da casa.

Como tende a ser um pouco dominador, os comportamentos indesejados devem ser corrigidos o quanto antes, sempre com firmeza e constância, bem como os comportamentos adequados devem ser recompensados com carinho, atenção e até alguns petiscos.

A formação corporal do Welsh Corgi Cardigan torna inadequadas as brincadeiras que sejam de alto impacto, como pulos, subida e descida de escadas e truques que forcem a sua longa coluna e patas curtinhas.

Vacinação anual do Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.

De maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.

Existem várias outras vacinas que podem proteger o Welsh Corgi Cardigan em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.

Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado. Saiba mais sobre a importância de vacinar os cães todos os anos com o artigo que preparamos em nosso blog.

Vermífugos e antipulgas

O Welsh Corgi Cardigan é um cachorro cheio de energia, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.

A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Welsh Corgi Cardigan, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Welsh Corgi Cardigan

A chegada de um filhote de cachorro em casa requer organização, preparo e disciplina, para que a adaptação do animalzinho e da família aconteça da melhor maneira possível.

Além de determinar um espaço para que ele possa dormir, se alimentar e fazer suas necessidades fisiológicas, é sempre recomendado escolher um cantinho onde ele possa permanecer mesmo quando estiver acordado, até compreender completamente quais são as regras da casa e que comportamentos são esperados dele.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Welsh Corgi Cardigan, você vai precisar de:

  • caminha ou colchonete;
  • cobertores e almofadas;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa ou bolsa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração para cachorro e petiscos;
  • escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
  • brinquedos.

Além disso, a alimentação deve ser feita com base na idade do cão e no seu peso corporal. Não é por ser um cão de pequeno porte que o Welsh Corgi Cardigan deve ser alimentado durante toda a vida com ração para filhotes, por exemplo. A escolha adequada da ração é fundamental para garantir que o cão esteja ingerindo os nutrientes necessários para a fase da vida em que se encontra.

Cuidados com passeios dos filhotes de Welsh Corgi Cardigan

Os passeios são oportunidades incríveis para estabelecer laços fortes e duradouros entre um cãozinho e seu tutor. Para fazer isso com segurança, é preciso aguardar as primeiras doses das vacinas obrigatórias antes de levar o Welsh Corgi Cardigan para passear. São elas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Nesse período, é preciso que as visitas ao veterinário sejam feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Welsh Corgi Cardigan

Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida.

Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Welsh Corgi Cardigan, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.

A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições.

Assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorros e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Welsh Corgi Cardigan

A ração mais adequada para um cachorro é aquela que considera sua idade, seu peso e sua fase da vida. Por isso, ao alimentar seu Welsh Corgi Cardigan, ofereça apenas ração para filhotes até que ele tenha 12 meses completos de vida.

Alimentos para cães adultos dos 13 meses até os 6 ou 7 anos de idade; e ração para cachorros idosos a partir daí. Caso o seu Welsh Corgi Cardigan seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.

Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

O Welsh Corgi Cardigan é um cachorro pequeno com uma personalidade forte. Inteligente e tenaz, ele se sente na obrigação de cuidar e proteger sua família de toda e qualquer ameaça, e por isso está sempre muito atento ao que acontece ao seu redor.

Por ser territorialista e também ter uma personalidade dominante, o Welsh Corgi Cardigan precisa de um tutor firme para corrigir na hora exata os comportamentos indesejados. Sua vontade de agradar é um bom caminho para recompensá-lo por agir como esperado.

Como adestrar um Welsh Corgi Cardigan

A raça não responde bem a treinamentos punitivos, baseados em gritos e agressões. Aliás, nenhum cachorro merece, nem precisa passar por esse tipo de situação. As técnicas de reforço positivo e o adestramento profissional definitivamente são opções melhores para adestrar o Welsh Corgi Cardigan e qualquer outro cão.

É preciso ser firme, mas não duro com o Welsh Corgi Cardigan. Ele vai compreender o que o tutor espera e com algumas repetições não vai mais repetir os erros. É preciso, no entanto, proporcionar ocasiões diárias em que ele possa gastar energia de maneira positiva, para que não fique entediado e comece a fazer o que não deve.

O Welsh Corgi Cardigan vai destruir a casa?

O Welsh Corgi Cardigan é um cão relativamente tranquilo, que suporta bem passar algumas horas longe do seu tutor. No entanto, ele tem muita energia para gastar, então é fundamental que os passeios sejam diários, bem como as sessões de brincadeira dentro de casa.

O Welsh Corgi Cardigan late muito?

Essa é uma tendência natural da raça, devido às suas origens no pastoreio. Os excessos podem e devem ser corrigidos desde filhote, para que não se torne um hábito latir o tempo todo, em qualquer situação.

O Welsh Corgi Cardigan é um bom cachorro para crianças?

Sim, a raça é gentil e cuidadosa com crianças, e gosta bastante de ter parceiros de aventura que tenham tanta energia quanto ela para gastar.

Qual o preço de um filhote de Welsh Corgi Cardigan?

No Brasil é muito difícil encontrar criadores especializados na raça, então pode ser necessário importar um filhote caso você esteja mesmo decidido a ter um desses cãezinhos na família.

Tendo em vista a média de valores pelos quais é possível encontrar cãezinhos do tipo Corgi Pembroke no Brasil, podemos estimar o valor de um Corgi Cardigan. Os filhotes costumam ser vendidos por valores que começam em R$ 10.000 e podem aumentar ainda mais, dependendo da cor da pelagem e das características dos pais e avós da ninhada.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível.

Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo