Corgi: amoroso e inteligente

Saiba mais sobre o Corgi

O menor dos cães de pastoreio, o baixinho Welsh Corgi ficou mundialmente popular por ser o cachorro favorito de ninguém menos do que Elizabeth II, a Rainha da Inglaterra. Amoroso, protetor e muito inteligente, esse pequeno cão é a companhia perfeita para o tutor que está em busca de um animal simpático e amigável. Apesar de muito apegado aos humanos, o Corgi tem temperamento independente e fica bem sozinho em casa quando o tutor precisa sair para trabalhar. Saiba Mais
Tamanho

25 a 35 cm

Peso

9 a 15 Kg

Pelagem

Pelagem de comprimento curto ou médio, liso, com denso subpelo.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Quais são os tipos de Corgi?

Existem dois tipos de cachorro Corgi. O Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan têm características físicas e personalidade muito parecidas. Os dois têm baixa estatura, patas curtas, um dorso longo e robusto e orelhas grandes e em pé. Porém, desde a década de 30, elas passaram a ser consideradas raças distintas. A principal diferença entre os dois cãezinhos, que constantemente são confundidos com pequenas raposas, é a cauda.

Enquanto o Corgi Pembroke tem um rabinho mais curto, Corgi Cardigan tem o rabo mais longo. Outra maneira de diferenciá-los é por meio da cor. Geralmente o Pembroke tem pelagem uniforme em vermelho, “sable”, fulvo e castanho, e o Cardigan pode existir em cores mais escuras, como preto, azul merle e tigrado, podendo inclusive ser tricolor com pontos tigrados e vermelhos. Além disso, o Pembroke costuma ter o corpo um pouco mais curto e as orelhas mais pontudas, enquanto as do Cardigan são ligeiramente arredondadas nas pontas.

Qual a origem do Corgi?

Existem diferentes teorias sobre a origem dos Welsh Corgi. Apesar de haverem citações sobre a existência dos cães da raça em livros datados do século XI, o primeiro registro deste simpático cão anão no Kennel Club aconteceu em 1926.

Embora o Corgi tenha uma longa história como cão pastor ajudando agricultores do sul do País de Gales, onde foi criado, é difícil rastrear com precisão sua ascendência, já que seus tutores da época não se preocuparam em fazer registros de seu desenvolvimento.

Alguns estudiosos acreditam que os Corgis tenham sido levados para a Inglaterra por nômades flamengos no ano de 1100 para pastorear ovelhas, gado e outros animais em fazendas locais. Por conta de suas patas curtinhas, os cães da raça têm habilidade para se moverem por baixo de outros animais com facilidade e por isso eram usados para guiar e guardar rebanhos.

O Welsh Corgi Cardigan é natural da cidade de Cardiganshire e acredita-se que seja descendente do extinto cão inglês Turnspit. Já o Welsh Corgi Pembroke foi desenvolvido em Pembrokeshire, também no País de Gales, e possivelmente, além do parentesco com o primo Cardigan, é também descendente de cães nórdicos do tipo Spitz. Embora por muitos anos os dois cães tenham sido considerados uma única raça, em 1934, o Kennel Club Inglês estabeleceu oficialmente a distinção entre o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan.

Pelagem

Tanto o Welsh Corgi Pembroke quanto o Welsh Corgi Cardigan têm pelagem de comprimento médio, lisa, e com denso subpelo. As cores do Pembroke podem variar entre vermelho, amarelo fulvo, preto e castanho, com possíveis manchas brancas nas patas, no peito e no pescoço. Já o Welsh Corgi Cardigan pode ter pelagem azul merle, tigrada, vermelho, sable, tricolor com pontos tigrados ou tricolor com pontos vermelhos, também com ou sem as manchas brancas como as do primo.

Cuidados com a pelagem do Welsh Corgi

Por conta da pelagem densa e dupla, os Corgis costumam perder muito pelo, principalmente no inverno e na primavera. Por isso, a escovação diária, feita com uma escova adequada para tal fim, é recomendada para remover os pelos mortos dos cães da raça, evitando que seu amigo fique incomodado.

A pelagem grossa dos Corgis protege sua pele da sujeira e por isso pode ser que os banhos não precisem ser dados com tanta frequência. A quantidade ideal para o seu animal depende bastante da rotina dele e do quanto ele realmente se suja em brincadeiras na terra ou superfícies empoeiradas, por exemplo. Consulte seu veterinário para definir a melhor quantidade de banhos para o seu cachorro. Vale ressaltar que é importante usar o shampoo adequado para a pelagem do seu animal.

Cuidados com o seu Corgi

Por ser um cachorrinho comprido e de patas curtas, o Corgi tem tendência a ter problemas de coluna e nas articulações. Como os cães da raça são ativos e gostam de brincar, é importante ficar atento para evitar pulos que possam causar lesões. Alguns tutores investem em escadinhas ou rampas próprias para cachorros baixinhos para que os animais da raça consigam subir com mais facilidade em sofás e camas mais altas.

Os animais da raça também têm predisposição à obesidade por gostarem muito de comer. Para evitar esse problema e outros relacionados, a alimentação dos Welsh Corgi deve ser balanceada. Caminhadas diárias também são muito indicadas, não apenas para que o seu cãozinho mantenha a forma, mas para que os animais da raça possam gastar energia e não ficar ansiosos.

Alimentação do filhote de Corgi

Logo após o desmame, que ocorre normalmente entre 6 e 8 semanas de vida, os filhotes de Welsh Corgi devem ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia, com a quantidade indicada de ração, para garantir a manutenção do nível de glicose no sangue e evitar crises de hipoglicemia que são comuns quando filhotes gastam muita energia.

A saúde de filhotes de todas as raças é naturalmente mais vulnerável do que a de cães adultos, já que eles ainda estão em desenvolvimento. É imprescindível cuidar bem da alimentação dos pequenos para que eles se desenvolvam de maneira equilibrada.

Rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças de pequeno porte são indicadas para os filhotes de Corgi não apenas para a manutenção do peso, mas porque oferecem nutrientes necessários para o desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações. O tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro e merece sua atenção.

E não se esqueça: nunca é indicado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é muito importante manter o pote de água sempre à disposição do bichinho em um lugar de fácil acesso.

Qual a ração mais indicada para Corgi?

Cachorros adultos e idosos também devem ser alimentados com uma ração especialmente desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, para suprir suas necessidades nutricionais específicas. Exatamente por isso estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes de cachorros.

Os Welsh Corgi são animais de pequeno porte, que precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, que minimize as tendências de obesidade da raça. A porção adequada de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premium são sempre as mais indicadas para todas as raças, por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Elas são ótimas opções por oferecerem diversos benefícios para a saúde de seu animal.

img

Corgi características

Tanto o Welsh Corgi Pembroke quanto o Welsh Corgi Cardigan são animais muito afetuosos, apegados aos tutores que fazem de tudo para agradá-los. Companheiros e bastante inteligentes, os cães das raças são muito fáceis de adestrar e adoram uma brincadeira. Eles amam se divertir ao ar livre, correr em meio a gramados e espaços abertos, e se dão muito bem com crianças.

Por conta do instinto de pastoreio, esses animais podem ter tendência a mordiscar os tornozelos das pessoas que amam, já que era dessa maneira que seus ancestrais mantinham os animais juntos. Por isso, fique atento apenas para a proximidade com crianças muito pequenas que estão aprendendo a andar. Porém, por serem dóceis e tranquilos, esse é um hábito fácil de se corrigir com treinamento, que deve ser sempre feito com estímulos positivos.

O Corgi também é um cachorro bastante protetor, que está sempre atento ao que acontece ao seu redor e pronto para alertar seu tutor quando acha que ele ou a casa estão em perigo. Por conta do instinto de proteção, esse cachorro precisa se acostumar desde cedo com pessoas estranhas para não ficar desconfiado com a presença de visitas e latir muito.

Os Welsh Corgi gostam muito da companhia de humanos, mas são cães bastante independentes que também apreciam os momentos de tranquilidade. Por isso, a raça é perfeita para famílias com pessoas que trabalham fora de casa por longos períodos do dia.

Adestramento do Welsh Corgi

Mesmo que tenham a tendência à dominância e ao territorialismo por conta dos ancestrais pastores, os Welsh Corgi são muito fáceis de adestrar por terem uma inteligência acima da média. Não é à toa que os animais da raça são muito populares entre os cães de exposições e feiras.

Sempre prontos para agradar seus tutores, esses cachorros aprendem comandos rapidamente e respondem bem a estímulos positivos e recompensas com petiscos. Lembre-se de não exagerar nas porções, já que esses bichinhos têm tendência à obesidade!

Graças ao tamanho avantajado de suas orelhas, os Corgis têm uma ótima audição e aceitam muito bem os comandos sonoros, porém podem se distrair muito facilmente com qualquer barulho. Por isso, é importante ser persistente na hora de treinar o seu amigo.

Melhores brinquedos para o Corgi

O Welsh Corgi precisa gastar energia e ter sua inteligência constantemente estimulada e os brinquedos podem ser grandes aliados na melhora no comportamento dos cães da raça. Além de jogos interativos que desafiam sua mente, é indicado ter outros brinquedos que o ajudem a se exercitar e se distrair, como bolinhas e pelúcias.

img

Casa ou apartamento? O que é melhor para um Welsh Corgi?

Por conta do seu porte pequeno, o Corgi se adapta facilmente a qualquer espaço e ficará feliz em morar tanto em casa quanto em apartamento, contanto que possa estar sempre perto do seu tutor e faça caminhadas diárias.

Curiosidade sobre a raça

Que o Corgi é o cão favorito da rainha da Inglaterra todos já sabem, afinal a raça é famosa no mundo todo por isso. O que talvez você não saiba é que Elizabeth II não apenas teve diferentes animais da raça Welsh Corgi Pembroke ao longo da vida, mas atualmente ainda cria cerca de 30 deles no Palácio de Buckingham. A aproximação do pequeno cachorro com a família real começou quando o rei George VI deu um Corgi para suas filhas, Margaret e Elizabeth, quando elas ainda eram e crianças. E foi graças à realeza britânica que a raça foi oficializada pelo Kennel Club Inglês. Haja amor por uma mesma raça, não?

Em 2015, a proximidade com a família real fez alguns animais da raça serem utilizados para um propósito inusitado. Quando o príncipe William e Kate Middleton estavam esperando o seu segundo filho, as pessoas começaram a fazer apostas sobre qual seria o nome da criança. A empresa de apostas Ladbrokes resolveu então usar Corgis vestidos de coletes com diferentes nomes para apostar uma corrida. O nome vencedor foi “Alexandra”, porém a princesa terminou ganhando o nome de Charlotte.

Com um pedigree de histórico desconhecido por conta da falta de registros, os Corgis se tornaram protagonistas de uma lenda que circula há séculos no país de Gales. Dizem que, depois que duas crianças encontraram dois filhotes da raça em um campo enquanto cuidavam do gado e os levaram para casa, seus pais inventaram que os cachorrinhos eram presente de fadas. Por isso, até hoje os Welsh Corgi são considerados de “cães encantados” e as crianças inglesas acreditam que eles são o meio de transporte favorito de fadas e elfos.

A palavra Corgi tem origem na língua galesa e literalmente significa cão anão. “Cor” é a tradução de “anão” e Gi significa "cachorro". Um nome bastante apropriado para o mais baixinho dos cães pastores do mundo.

No cinema, os cães da raça protagonizaram diversos filmes sobre a realeza britânica como 'Corgi: Top Dog', A Rainha” e “O Discurso do Rei”, além de outros longas de animação “Mike, o Cavaleiro” e “Cowboy Bebop”, e filmes como “O Turista Acidental”.

Voltar ao topo