25 a 35 cm
9 a 15 Kg
Pelagem de comprimento curto ou médio, liso, com denso subpelo.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Caminhas 15
Caminhas 14.06
Inverno 2021
Produtos conforto
Catalogo produtos Salesforce
PETSEMFRIO10
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Existem dois tipos de cachorro Corgi. O Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan têm características físicas e personalidade muito parecidas. Os dois têm baixa estatura, patas curtas, um dorso longo e robusto e orelhas grandes e em pé. Porém, desde a década de 30, elas passaram a ser consideradas raças distintas. A principal diferença entre os dois cãezinhos, que constantemente são confundidos com pequenas raposas, é a cauda.
Enquanto o Corgi Pembroke tem um rabinho mais curto, Corgi Cardigan tem o rabo mais longo. Outra maneira de diferenciá-los é por meio da cor. Geralmente o Pembroke tem pelagem uniforme em vermelho, “sable”, fulvo e castanho, e o Cardigan pode existir em cores mais escuras, como preto, azul merle e tigrado, podendo inclusive ser tricolor com pontos tigrados e vermelhos. Além disso, o Pembroke costuma ter o corpo um pouco mais curto e as orelhas mais pontudas, enquanto as do Cardigan são ligeiramente arredondadas nas pontas.
Existem diferentes teorias sobre a origem dos Welsh Corgi. Apesar de haverem citações sobre a existência dos cães da raça em livros datados do século XI, o primeiro registro deste simpático cão anão no Kennel Club aconteceu em 1926.
Embora o Corgi tenha uma longa história como cão pastor ajudando agricultores do sul do País de Gales, onde foi criado, é difícil rastrear com precisão sua ascendência, já que seus tutores da época não se preocuparam em fazer registros de seu desenvolvimento.
Alguns estudiosos acreditam que os Corgis tenham sido levados para a Inglaterra por nômades flamengos no ano de 1100 para pastorear ovelhas, gado e outros animais em fazendas locais. Por conta de suas patas curtinhas, os cães da raça têm habilidade para se moverem por baixo de outros animais com facilidade e por isso eram usados para guiar e guardar rebanhos.
O Welsh Corgi Cardigan é natural da cidade de Cardiganshire e acredita-se que seja descendente do extinto cão inglês Turnspit. Já o Welsh Corgi Pembroke foi desenvolvido em Pembrokeshire, também no País de Gales, e possivelmente, além do parentesco com o primo Cardigan, é também descendente de cães nórdicos do tipo Spitz. Embora por muitos anos os dois cães tenham sido considerados uma única raça, em 1934, o Kennel Club Inglês estabeleceu oficialmente a distinção entre o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan.
Tanto o Welsh Corgi Pembroke quanto o Welsh Corgi Cardigan têm pelagem de comprimento médio, lisa, e com denso subpelo. As cores do Pembroke podem variar entre vermelho, amarelo fulvo, preto e castanho, com possíveis manchas brancas nas patas, no peito e no pescoço. Já o Welsh Corgi Cardigan pode ter pelagem azul merle, tigrada, vermelho, sable, tricolor com pontos tigrados ou tricolor com pontos vermelhos, também com ou sem as manchas brancas como as do primo.
Por conta da pelagem densa e dupla, os Corgis costumam perder muito pelo, principalmente no inverno e na primavera. Por isso, a escovação diária, feita com uma escova adequada para tal fim, é recomendada para remover os pelos mortos dos cães da raça, evitando que seu amigo fique incomodado.
A pelagem grossa dos Corgis protege sua pele da sujeira e por isso pode ser que os banhos não precisem ser dados com tanta frequência. A quantidade ideal para o seu animal depende bastante da rotina dele e do quanto ele realmente se suja em brincadeiras na terra ou superfícies empoeiradas, por exemplo. Consulte seu veterinário para definir a melhor quantidade de banhos para o seu cachorro. Vale ressaltar que é importante usar o shampoo adequado para a pelagem do seu animal.
Por ser um cachorrinho comprido e de patas curtas, o Corgi tem tendência a ter problemas de coluna e nas articulações. Como os cães da raça são ativos e gostam de brincar, é importante ficar atento para evitar pulos que possam causar lesões. Alguns tutores investem em escadinhas ou rampas próprias para cachorros baixinhos para que os animais da raça consigam subir com mais facilidade em sofás e camas mais altas.
Os animais da raça também têm predisposição à obesidade por gostarem muito de comer. Para evitar esse problema e outros relacionados, a alimentação dos Welsh Corgi deve ser balanceada. Caminhadas diárias também são muito indicadas, não apenas para que o seu cãozinho mantenha a forma, mas para que os animais da raça possam gastar energia e não ficar ansiosos.
Logo após o desmame, que ocorre normalmente entre 6 e 8 semanas de vida, os filhotes de Welsh Corgi devem ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia, com a quantidade indicada de ração, para garantir a manutenção do nível de glicose no sangue e evitar crises de hipoglicemia que são comuns quando filhotes gastam muita energia.
A saúde de filhotes de todas as raças é naturalmente mais vulnerável do que a de cães adultos, já que eles ainda estão em desenvolvimento. É imprescindível cuidar bem da alimentação dos pequenos para que eles se desenvolvam de maneira equilibrada.
Rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças de pequeno porte são indicadas para os filhotes de Corgi não apenas para a manutenção do peso, mas porque oferecem nutrientes necessários para o desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações. O tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro e merece sua atenção.
E não se esqueça: nunca é indicado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é muito importante manter o pote de água sempre à disposição do bichinho em um lugar de fácil acesso.
Cachorros adultos e idosos também devem ser alimentados com uma ração especialmente desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, para suprir suas necessidades nutricionais específicas. Exatamente por isso estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes de cachorros.
Os Welsh Corgi são animais de pequeno porte, que precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, que minimize as tendências de obesidade da raça. A porção adequada de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.
Rações Premium ou Super Premium são sempre as mais indicadas para todas as raças, por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Elas são ótimas opções por oferecerem diversos benefícios para a saúde de seu animal.