Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Bengal (Gato de Bengala)

Gato-de-Bengala: cuidados, origem e curiosidades

Esse gatinho que mais se parece um Leopardo é uma mistura de gato selvagem com gato doméstico, e pode ser muito atencioso e companheiro aos seus tutores humanos. Venha descobrir mais sobre o Gato Bengal nesse post da Cobasi. Saiba Mais
Tamanho

25cm e 35cm

Peso

6kg a 9kg

Pelagem

Quando ainda são pequenos filhote Bengal sua pelagem é um pouco áspera, e vai se amaciando com o passar do tempo, criando essas manchas únicas que são uma das principais características da raça

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Gato Bengal

A raça do Gato-de-Bengala, seu nome popular, é um cruzamento híbrido entre o Gato Leopardo Asiático, um gato selvagem, e gatos domésticos rajados, que foi iniciada nos Estados Unidos na década de 60.

É uma raça recente e até mesmo um pouco controversa por ser um cruzamento de gato selvagem, e pode acabar influenciando em seu temperamento doméstico. Foram necessários alguns cruzamentos até que a raça se tornasse completamente dócil e domesticável.

Características físicas do Gato Bengal

Os gatinhos da raça Bengal possuem uma pelagem única com padrões que se assemelham ao de um Leopardo, por seu cruzamento inicial com o gato Leopardo Asiático. Os pelos são macios, sedosos e curtos, geralmente com as cores marrom, branco e laranja.

Quando ainda são pequenos filhote Bengal sua pelagem é um pouco áspera, e vai se amaciando com o passar do tempo, criando essas manchas únicas que são uma das principais características da raça.

Tem um porte médio, podendo pesar entre 6 e 9kg, e o tamanho do Gato Bengal varia entre 25 e 35cm, com uma estrutura óssea bastante forte e robusta, é um gato musculoso e com uma cauda média e grossa, que se afina na ponta.

O comportamento do Gato Bengal

Apesar de vir de um cruzamento de gato selvagem, o Gato-de-Bengala já está bem domesticado e convive bem com os humanos. Aliás, ele é bem devoto a sua família humana, costuma se dar bem com crianças e é considerado extremamente inteligente.

Por possuir um corpo bastante atlético ele precisa de espaço para correr, brincar e escalar, até mesmo para evitar sobrepeso que pode ser um problema de saúde para o seu bichano. Possui um instinto de caça inegável, e vai adorar trazer presentinhos ao seu dono.

As fêmeas do Gato-de-Bengala costumam ser menos sociáveis que os machos, podendo até demonstrar um comportamento um pouco agressivo com estranhos, mas nada que muito amor e carinho não lhe façam mudar de ideia.

A saúde do Gato Bengal

Por ser um cruzamento de gato doméstico com gato selvagem, existem algumas pré-disposições que esses bichanos têm em relação a saúde. A principal está relacionada a uma luxação no quadril, que pode se dar por algum trauma ou até por genética.

Outro problema de saúde que ele pode ter é uma atrofia progressiva da retina, que vai causar dificuldade de visão no bichano. E é claro, os cuidados básicos de vacinação e idas regulares ao veterinário são extremamente importantes para garantir uma vida saudável do Gato-de-Bengala que pode chegar a viver até 13 anos.

img meio

Curiosidades sobre o Gato Bengal

O nome Gato Bengal, ou seu nome popular, Gato-de-Bengala, provém do nome do seu cruzamento selvagem, que apesar de ser conhecido como Leopardo Asiático, cientificamente é chamado de Felis Bengalensis.

Por ser um cruzamento de gato selvagem com gato doméstico, atualmente nos Estados Unidos a venda da raça é proibida.

Voltar ao topo