img

Chow Chow: Reservado e Leal

Chow Chow

Ignorar um Chow Chow é impossível. Além da pelagem linda e vasta, que confere ao cachorro a aparência de um leão, sua postura imponente faz com que ele seja admirado onde quer que vá. A personalidade reservada e independente é uma das características mais marcantes da raça, assim como sua língua azulada.Saiba Mais
Tamanho
img-tamanho

45cm a 55cm

Peso

20kg a 35kg

Pelagem

O pelo do Chow Chow pode ser áspero ou liso. Quando o pelo é áspero, também é muito abundante, e costuma ficar bem eriçado. Em torno do pescoço, é formada uma juba, e na parte de trás das coxas também há uma quantidade maior de pelos.


Quando o pelo é liso, os fios são mais curtos e tem textura felpuda, como se fosse um bichinho de pelúcia. Você pode encontrar Chow Chow preto, Chow Chow branco, vermelho, creme, azul e fulvo. É possível que haja nuances entre as cores, mas sem formar manchas no pelo. Na parte de baixo da cauda e nas coxas a cor da pelagem tende a ser mais clara.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

Origem do Chow Chow

O Chow Chow é um dos cachorros mais antigos do mundo, tendo surgido há mais de 2 mil anos na China. Os registros mais antigos da existência dele são esculturas de cerâmica do período compreendido entre os anos de 206 antes de Cristo e 22 depois de Cristo. Acredita-se que esses cães eram usados como guarda, caça e até para puxar carruagens.


Sua primeira aparição nos EUA ocorreu em 1890 e o American Kennel Club (AKC) o reconheceu em 1903. A chegada do Chow Chow no ocidente aconteceu apenas no final do século XVIII. Em 1920, ele passou a ser notado na Grã-Bretanha.

Pelagem do Chow Chow

Além da língua azul, uma das características mais marcantes do cão é a sua pelagem. Portanto, ela necessita de cuidados especiais. O Chow Chow pode tanto ter o pelo áspero quanto liso. Quando o pelo é áspero, além de muito abundante e denso, ele também é reto, e se mantém eriçado em relação ao corpo do cachorro.


A dica de ouro é escová-lo todos os dias para que a pelagem se mantenha bonita e saudável, evitando a formação de nós no pet. Já o subpelo é suave e de textura lanosa, e forma uma pelagem bastante espessa em torno do pescoço, chamada de juba. Na parte posterior das coxas, o pelo também é mais longo e denso.


O Chow Chow de pelo liso tem uma pelagem curta, densa, reta, plana, íntegra e não achatada. Sua textura é felpuda, como a de um bichinho de pelúcia, e é necessário escová-la ao menos uma vez na semana.


Em ambos os casos, deve-se manter o cachorro sempre limpo e seco, para evitar a proliferação de fungos e bactérias na pele, que fica abafada debaixo de tanto pelo. Assim você previne uma série de doenças de pele que podem ser muito incômodas para o cachorro. Também é necessário dar banhos semanais, ou ao menos quinzenais para que se mantenha uma boa higiene nos pelos.


Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa - Blog da Cobasi

Como cuidar de um cão Chow Chow?

O cão Chow Chow é um cachorro bastante independente e reservado. Isso quer dizer que ele não vai gostar muito de ficar sendo abraçado, e menos ainda de ser importunado por quem quer que seja quando estiver quietinho, seja dormindo ou apenas descansando.


Uma característica muito importante do Chow Chow é que ele não reage bem a nenhum tipo de violência, seja física ou verbal, podendo se tornar bastante agressivo. Por isso, se você acha que a melhor maneira de ensinar ou corrigir um cachorro com comportamento inadequado é com uma palmada ou um tom de voz mais ríspido, pense melhor. O Chow Chow pode partir para cima de você, sem hesitar.


Essa é uma raça que precisa de limites e de socialização intensa, desde bem filhotinho. Isso não vai mudar a personalidade do Chow Chow, mas pode tornar mais tranquila a convivência do cão com outros animais e outras pessoas, inclusive visitas, na sua casa.


Além dos cuidados com a pelagem, que já mencionamos anteriormente, é preciso ficar atento aos olhos e ouvidos do Chow Chow para evitar o acúmulo de sujeira. Mantenha as unhas do cão aparadas, sem exagerar, e observe a saúde dos dentes para prevenir a formação de placa bacteriana e tártaro.

Vacinação anual do Chow Chow

O Chow Chow, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisa ser vacinado contra uma série de doenças graves que podem acometer cachorros em todas as fases da vida.


A vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) devem ser ministradas todos os anos ao seu cão, para manter doenças sérias como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose afastadas do cão. A vacina antirrábica, que protege os cães contra a raiva, também é imprescindível, especialmente por ela ser uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de um cachorro para uma pessoa.


A melhor maneira de garantir que o cão esteja com todas as vacinas em dia é manter um acompanhamento regular com o médico veterinário.
img-meio

Vermífugos e antipulgas

Além das vacinas, é preciso proteger o Chow Chow de vermes, pulgas, carrapatos e outros parasitas, especialmente por conta da sua pelagem espessa que pode esconder esses viajantes desagradáveis durante um bom tempo até que os sintomas se manifestem.


A escolha do vermífugo e do antipulgas mais adequado ao seu Chow Chow deve ser feita com base no peso corporal e na idade dele. Você pode solicitar orientação ao médico veterinário para ajudá-lo a definir o melhor medicamento. Apenas garanta que as aplicações sejam feitas corretamente para que o cão fique protegido.


Cuidados com os filhotes de Chow Chow

Se você está se preparando para receber um filhotinho de Chow Chow em casa, há algumas providências a tomar. Determine um espaço para colocar a comida e a água do filhote, um cantinho que ele possa usar como banheiro e outro onde ele possa descansar. Recomendamos que você destine um cantinho para que o cão possa ficar quietinho e em paz, mesmo quando estiver acordado. Lembre-se de que o Chow Chow é uma raça reservada.


Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:


- caminha ou colchonete;


- comedouro e bebedouro;


- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;


- caixa de transporte;


- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;


- ração e petiscos;


- escova para desembaraçar e remover pelos mortos;


- brinquedos.


A ração do Chow Chow deve ser adequada para a idade dele, ou seja, um alimento específico para filhotes. Isso é importante porque as rações para cães com menos de 12 meses de idade possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seu organismo.


Na vida adulta, os nutrientes necessários são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.


Com relação aos passeios, espere até que o filhote tenha recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica) para começar a sair de casa. São elas:


- 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;


- Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;


- Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.


As visitas ao veterinário durante esse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.


Como alimentar um filhote de Chow Chow?

Os filhotes de cachorro costumam ser desmamados entre 6 e 8 semanas de vida, iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração sólida. Caso você queira oferecer alimentos úmidos para o seu chow chow, opte sempre pelas rações próprias para filhotes, ou por aquelas específicas para a raça.


A quantidade de consumo diário pode ser verificada na embalagem da ração. Essa informação é uma média, que deve ser adaptada ao caso específico do seu filhote, de acordo com as orientações do médico veterinário.


Observe a quantidade total indicada para consumo em 24 horas e distribua em 4 ou 5 refeições. Dessa maneira, você garante que o filhote consiga repor as energias e evita a ocorrência de crises de hipoglicemia, que ocorrem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue. Essa condição é muito séria e pode até matar o filhote, então preste bastante atenção.


Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que faça isso com moderação. Não dê alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
img

Qual a melhor ração para Chow Chow?

A ração consumida pelo Chow Chow deve acompanhar a sua idade. Por isso, depois que o filhote completar 12 meses de idade, passe a oferecer uma ração para cães adultos, pois as necessidades nutricionais vão mudando com o passar do tempo.


Para fazer a troca do alimento, faça isso gradualmente. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade do alimento que não será mais oferecido. Dessa maneira você consegue observar mudanças de comportamento ou reações indesejadas, como alergias e diarreia, por exemplo, e dá tempo ao seu cão para que ele se acostume aos novos sabores, aromas e texturas do alimento.

Personalidade e comportamento

Por ser um cachorro muito reservado e independente, o Chow Chow pode passar a impressão de que é frio e distante. Isso não é exatamente verdade, pois ele aprecia a companhia do tutor, é muito leal e protetor. O que acontece é que ele gosta de ter seu próprio espaço, e prefere ficar na sua própria companhia.


Os passeios são importantes para a socialização e também para manter o cachorro em bom estado de saúde, já que o Chow Chow tende a ser preguiçoso e não gostar muito de atividades físicas.


Muitos tutores de Chow Chow dizem que ele é um “gatorro”, ou seja, um cachorro com alma de gato. Essa é uma brincadeira feita para falar que você até pode ser bastante afetuoso com o seu Chow Chow, mas só quando ele quiser.

Como adestrar um Chow Chow

O Chow Chow é um cão inteligente, mas é preciso muito esforço, dedicação e comprometimento para adestrá-lo. Isso acontece devido ao seu perfil dominante, que torna bem difícil para ele aceitar comandos. É claro que a combinação de paciência com estímulos certos ajudam bastante, mas não espere resultados imediatos.


O uso de técnicas de reforço positivo é fundamental para não despertar ou incentivar comportamentos agressivos por parte do Chow Chow. Esse é um cachorro que sabe de si, e não espera nada menos do que ser tratado com respeito. Por isso, seja firme e jamais agrida o Chow Chow, seja fisicamente ou com palavras. Acredite: o resultado não vai ser bom para você.
img

O Chow Chow late muito?

Não. É bastante raro um Chow Chow chegar a latir e, inclusive, é um cão bem silencioso e reservado. Observe os sinais e respeite os limites do cão para evitar problemas.

O Chow Chow vai destruir a casa?

Provavelmente não. Curiosamente, o Chow Chow não é uma raça bagunceira, que vai ficar mexendo onde não deve, roendo e destruindo objetos enquanto é filhote. Quando estiver se aproximando da idade adulta, na “adolescência canina”, o Chow Chow pode se sentir compelido a desafiar o tutor para ver quem manda mais. Seja firme!

O Chow Chow é um bom cachorro para crianças?

A convivência entre o Chow Chow e uma criança depende da educação de ambas. Ao cão, é preciso proporcionar oportunidades para socializar com pessoas e animais fora do seu círculo familiar desde filhote, e com o máximo de frequência possível.


É preciso ensinar à criança limites e respeito ao espaço e ao momento do outro. Se a criança entender que o Chow Chow não é um bichinho de pelúcia, por mais tentadora que seja a sua aparência, não deve haver problemas.


De toda maneira, não é uma convivência que deva acontecer sem a supervisão direta do tutor, pois o Chow Chow não vai hesitar em demonstrar sua insatisfação se for preciso.
img

Curiosidades sobre o Chow Chow

Uma das marcas registradas do Chow Chow, a língua azul também oferece uma maneira de saber se o cachorro é puro ou se passou por alterações genéticas. Os filhotes nascem com a língua cor de rosa, e a coloração azul começa a surgir em torno de oito semanas de vida. Quando há manchas, ou tons na língua predominantemente rosa, considera-se que o cão foi modificado.


Alguns pesquisadores dizem que a origem do nome Chow Chow tem base na palavra “xiao”, que significaria comida em chinês. Na época em que o cão chegou ao ocidente, quando o comércio entre a China e a Inglaterra era muito intenso, os animais eram trazidos nos navios junto com todo tipo de produtos, e serviam de alimento para os chineses, que também utilizavam sua pele para se aquecer.
Voltar ao topo