Aprenda mais sobre o ratinho para gato, porque eles fazem tanto sucesso, como escolher e também outras estratégias para entreter o seu pet.
O ratinho para gato é um dos brinquedos mais populares para os felinos, pois além de proporcionarem um bom exercício, estimulam os instintos de caça desses pets, deixando-os mais calmos e relaxados.
Não é incomum que o tutor chegue em casa e encontre um rato morto na porta da frente ou em cima da cama. Apesar de ser uma visão não muito agradável, o cadáver pode ser só um presente do seu companheiro.
Mesmo que não tenha uma resposta definitiva do motivo pelo qual os gatos trazem animais mortos para o dono existem teorias:
Por isso, se o seu gato trazer um rato para casa evite brigar. Pois, ele não irá entender a razão do seu descontentamento.
Contudo, como os ratos urbanos são portadores de diversas doenças, o ideal é que o felino só brinque com o ratinho para gato mesmo.
O ratinho para gato é uma ótima alternativa para os felinos gastarem energia de forma recreativa. É possível encontrar diversas opções no mercado, a decisão vai depender das necessidades do tutor.
Por isso, seguem 5 pontos a considerar antes de comprar um ratinho para gato.
Como os ratinhos tendem a ser destruídos rapidamente o custo dos brinquedos deve ser analisado. Por isso, é comum que este acessório seja vendido em pacotes com mais de uma unidade.
Têm animais de estimação que gostam quando o ratinho emite algum som ou luz, mas tem pets que se assustam com o barulho.
As cores e texturas também podem causar o mesmo efeito, afinal tem gatos que preferem brinquedos mais macios e outros duros.
Desta forma, o gosto dos gatos é um ponto importante na escolha.
Se o objetivo do brinquedo é entreter os gatos quando os tutores não estão em casa, um rato de controle remoto não vai cumprir este objetivo. Porém, se tem a função de fazer o pet se exercitar , é uma boa opção.
Já se o tutor quiser participar de forma ativa da brincadeira, o ratinho para gatos com corda é uma excelente escolha.
Os ratinhos que se movimentam rapidamente são mais indicados para gatos filhotes, que possuem muita energia para gastar.
Porém, para os gatos idosos o ideal são brinquedos que se movimentam de maneira lenta e percorram distâncias curtas caso o contrário o pet pode ficar irritado ou perder o interesse.
Mesmo que os felinos gostem de morder e arranhar os ratinhos para gato, é fundamental analisar a qualidade e resistência do produto, principalmente se os brinquedos forem usados na ausência do tutor.
Então, evite comprar acessórios com peças que se desprendem facilmente ou que possam ser engolidas pelo gato.
Além do ratinho para gato existem outras estratégias para deixar o felino entretido e gastar as suas energias, principalmente quando os tutores não estão em casa. Conheça algumas ideias.
“Gatificar” a casa significa criar um espaço que estimule o enriquecimento ambiental dos felinos. Desta forma eles irão interagir mais com o ambiente que vivem, praticando mais exercícios e diminuindo a ansiedade e estresse.
Para fazer a gatificação o tutor pode usar prateleiras, nichos, arranhadores e pontes, colocados de preferência em lugares altos para estimular a atividade física e aumentar o espaço do gato em casa.
Também os gatos se sentem mais protegidos nos locais altos e os nichos permitem que eles tirem uma longa soneca sem serem incomodados.
Porém, é muito importante colocar as prateleiras e nichos em locais de fácil acesso e seguros para os pets, assim você evita acidentes.
Os gatos costumam ficar vidrados em vídeos de pássaros, peixes e outros animais, assim, deixar a televisão ligada nestes programas é uma boa forma de distrair os felinos.
Também existem vídeos no Youtube exclusivos para gatos com imagens de ratos e insetos passando pela tela, alguns vídeos duram até horas.
Ainda você pode fazer um canal ao vivo colocando um alimentador de aves próximo às janelas (protegidas é claro) para que os passarinhos da rua venham se alimentar.
Assim você ajuda dois animais, os gatos que ficam entretidos olhando os passarinhos e as aves que se alimentam e bebem água.
Além de brinquedos como o ratinho para gato, dificultar a alimentação dos felinos é uma ótima estratégia para deixá-los ocupados e fazê-los gastar energia.
Existem brinquedos de enriquecimento ambiental que dificultam o acesso ao alimento, alguns até com jogos que estimulam o desenvolvimento cognitivo dos felinos.
Outra estratégia é deixar os petiscos espalhados pela casa como se fosse uma caça ao tesouro e os pets precisam procurar o “prêmio”.
Porém, para que o gato se interesse por estas brincadeiras é importante ele estar com fome, por isso não adianta querer que ele corra atrás dos petiscos logo após o almoço.
A graminha para gatos é um excelente petisco para os pets. Elas auxiliam na eliminação das bolas de pelos e limpeza do trato digestivo através da regurgitação.
Por isso não se assuste se o gato vomitar um pouco após ingerir a graminha, ele só está fazendo uma limpeza estomacal.
As plantas também são fontes de fibras que regulam o trato intestinal e melhoram o sistema digestivo como um todo.
Além disso, a grama contribui para o humor dos felinos, como uma forma de entretenimento e enriquecimento ambiental, os deixando mais relaxados. Ainda são uma fonte natural de minerais e vitaminas A e D.
Contudo, para ter esses resultados positivos, a graminha para gatos deve ser própria para o consumo dos pets, caso não seja, pode provocar uma intoxicação alimentar.
Ordenar por:
COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.
Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.
COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.
CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060