55 a 65 cm
16kg - 27kg
Os cães da raça Husky Siberiano possuem muitas variações de pelagem que vão desde cores mescladas até o branco total, mas seus olhos devem ser das cores marrom ou azul, podendo ter olhos de cores diferentes (heterocromia), com uma feição penetrante, mas bastante amigável.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Não é difícil saber que a origem do Husky Siberiano é realmente da Sibéria, há cerca de 2 mil anos atrás. Os cães dessa raça eram utilizados por uma tribo nômade para puxar trenós, por aguentarem carregar objetos por longas distâncias, sua resistência ao frio e de por serem ótimos companheiros.
Em 1909 começaram a migrar para o Alasca e disputaram corridas de trenós, foi quando começaram a ser conhecidos mundialmente, e se destacavam muito entre os outros competidores. Foi reconhecido oficialmente apenas em 1930 pelo American Kennel Club (AKC).
A pelagem dessa raça é especialmente preparada para aguentar temperaturas muito baixas, chegando a aguentar -30°C. São tão preparados para o frio que possuem pelos também entre os dedos, que ajudam a proteger as patas.
São cachorros de grande porte, apesar do Husky Siberiano femêa ser um pouco menor, possuem corpo muito robusto, orelhas pontudas e curtas e sua cauda demonstra muito do seu comportamento, quando está atento ela se mantém em pé e baixa quando está relaxado ou trabalho.
Quando acostumado desde filhote, o Husky Siberianopode ser muito sociável com as crianças, especialmente porque são muito brincalhões e adoram se exercitar, mas caso tenha gatos em casa procure educa-lo muito bem para evitar que ele acabe caçando os gatos já que é seu instinto natural.
A personalidade do Husky é bastante independente, por isso demanda pouca atenção dos seus tutores, mas por serem bastante teimosos podem exigir um bom adestramento. Seu instinto de caça pode levá-los a fugir apenas porque estavam buscando algo ou um espaço para brincar.
Apesar de sua independência, adoram se sentir parte da família, e precisam de bastante espaço para correr e gastar energias. Então se estiver pensando em adotar um Husky Siberiano é importante pensar em um quintal e disposição para fazer pelo menos 60 minutos de atividade todos os dias.
Entre os principais problemas de saúde que essa raça possui predisposição estão os problemas com os olhos, por serem muito claros, como glaucoma, catarata e opacidade da córnea. Procure sempre manter os olhos do seu cachorrinho limpos e leva-los ao veterinário se notar alguma coisa diferente.
Outro ponto que precisa de muita atenção é a pele. Sua pelagem mais comprida pode impedir de ver feridas ou vermelhidões, por isso busque sempre estar atento, especialmente no momento da escovação e percebendo sinais de coceira.
Por ser um cão que gosta muito de atividades físicas e estar sempre ativo, sua expectativa de vida é longa, podendo chegar até a 15 anos.
Em 1925 uma comunidade no Alasca sofria com uma forte epidemia, por conta do péssimo clima era difícil a chegada de aviões com os medicamentos que estavam a 600km de distância. Então realizaram viagens de trenós com Huskys para levar as medicações que chegaram mais rapidamente, salvando boa parte da vila.
Não é só a aparência desse cãozinho que lembra muito os lobos, eles também adoram uivar, e fazem isso para além da comunicação, as vezes apenas por diversão. Acredita-se que é possível ouvir os uivos em uma distância de até 16km. Haja voz, né?