imagem-perfil-raca

Beagle: Comilão e Agitado

Beagles: cuidados, origem e curiosidades

O Beagle é uma raça querida pelos brasileiros não só por sua aparência carismática, que inclui as famosas orelhas grandes e para baixo, mas também por sua personalidade brincalhona. A verdade é que um exemplar da raça está sempre pronto para uma brincadeira, passeio ou nova aventura com a família.Saiba Mais
Tamanho
imagem-tamanho-raca

33 a 38cm

Peso

8 a 13 kg

Pelagem

Pelo curso, denso e resistente às mudanças climáticas. Uma raça que pode ser tricolor (preto, marrom e branco ou azul, branco e marrom) com manchas nas cores lebre, vermelho, branco, marrom e também ou apenas branco.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

Qual a origem do cachorro Beagle?

A história da raça é incerta e tem até ligação com os romanos, mas de acordo com pesquisas, o cão se tornou conhecido por conta da sua relação com os ingleses a partir do século XVI. Além de serem queridos pela monarquia inglesa, eles eram ótimos cães de caça de lebres e coelhos por conta do seu faro aguçado.

Entre as curiosidades de épocas passadas, a Rainha Elizabeth foi responsável por criar exemplares na versão Pocket Beagle, cachorros que eram tão pequenos que cabiam em um bolso. O primeiro exemplar inglês foi registrado no American Kennel Club (AKC) em 1945, porém o número pulou para 2.518 em 1.962, incluindo a raça no top 20 do Reino Unido.

Hoje, o pet se destaca entre os apaixonados por cães por conta do seu temperamento dócil, enérgico e um carisma natural por crianças.

Como saber se o Beagle é puro?

Atualmente, o American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura, identifica duas variações, ou seja, dois tipos de Beagle. O primeiro é o que mede até 33 centímetros, sendo considerado mini, e o outro que chega até 38 centímetros.

Já em relação aos atributos físicos do cachorro, três deles se destacam por estarem sempre presente: as orelhas caídas, a cauda branca e sua pelagem que tem o branco e o marrom. Para saber se o Beagle é puro, somente via pedigree, o RG dos cães. É através dele que você tem certeza absoluta da árvore genealógica do bichinho e é norma para criadores de confiança.

Por conta disso, o valor de um Beagle é variável e depende muito dos cuidados e reputação do canil, fatores que você deve considerar e levar a sério. No geral, um filhote pode custar até R$3.000.

Pelagem da raça

O Beagle tricolor é o mais visto por aí e é uma junção da base branca com manchas pretas que com o passar do tempo vão clareando e puxando para o marrom. Além dele, ainda existem outras variações tão bonitas quanto a clássica, como o castanho com branco, o de pelos avermelhados com branco e alguns que podem até apresentar tons esverdeados.

Como cuidar do pelo?

A rotina de cuidados com a pelagem do Beagle é tranquila diante de outros cachorros que possuem pelo longo e precisam de maior atenção. A pelagem curta da raça acaba facilitando a queda, então uma sugestão para retirar a camada de pelos mortos antes que caiam pela casa é usar uma escova para cachorro semanalmente.

Já sobre os banhos, são os hábitos do pet que vão definir a frequência, pois se ele está sempre em contato com a rua, brincando na terra e passeando no meio de cachorros, é melhor que a higiene seja feita toda semana ou quinzenalmente. E se você quiser manter o branco do pelo com um aspecto bonito, invista em um shampoo branqueador para dar vida à cor.

Imagem-raca-meio

Como cuidar de um cachorro Beagle?

A atenção estética fica em segundo plano, pois o pelo do animal dá pouco trabalho, mas outras áreas merecem destaque, como a higienização semanal das orelhas. Os órgãos, por serem longos e caídos, se tornam lugares propícios para umidade, e com isso, proliferação de fungos e bactérias.

A AKC comenta que a raça também tem facilidade para desenvolver problemas como displasia coxofemoral, luxação na patela e disfunções oculares. Porém, vale lembrar que toda raça possui suas particularidades e possíveis problemas.

Ao entender melhor sobre a saúde do cão, você inclusive consegue atuar na prevenção. No caso do Beagle, tente usar tapetes na casa, se o chão for liso demais, e seque muito bem as orelhas dele após os banhos e contato com a água.

E por fim, lembre-se de outros cuidados importantes com o resto do corpo do bichinho, como o uso de uma escova de dentes para cachorro, que garante a saúde bucal do pet, e o corte das unhas. Em relação ao segundo, se não estiver confortável com a tarefa, procure um profissional.

Quais vacinas o cachorro deve tomar todo ano?

A vacinação é fundamental na vida de um cão, pois atua contra as principais doenças e energiza o sistema imunológico do pet. Anualmente você precisa garantir uma dose de reforço das vacinas obrigatórias, sendo elas a V8 ou V10 e antirrábica.

Por fim, para não se perder, mantenha a carteirinha de vacinação do bichinho em um lugar visível, e se achar melhor, crie lembretes na sua agenda ou celular. O protocolo de imunização é responsabilidade de um médico veterinário e o ideal é sempre escolher um profissional de confiança para realizar o procedimento.

Antipulgas e vermífugo

Um cachorro como o Beagle adora passear e se aventurar por aí, dessa forma, você deve manter o antipulgas e o vermífugo em dia. Enquanto o primeiro impede que parasitas como pulgas e carrapatos apareçam na pele do seu pet, gerando desconforto através da picada e até transmitindo doenças, o segundo é uma prevenção para possíveis vermes, como os chatos e do coração.

Hoje já existem diversas versões destes medicamentos, como spray, pipeta, comprimido oral e coleiras, então ficou ainda mais fácil mantê-lo protegido.

img

Como cuidar de um filhote de Beagle?

O primeiro cuidado após adquirir um cão é prestar atenção no calendário de vacinas do bichinho. Por isso, confira as principais vacinas e quando elas devem ser administradas por um médico veterinário:

  • Depois dos 2 meses (60 dias): primeira dose da V8 ou V10
  • Até os 3 meses (entre 81 e 90 dias): segunda dose da V8 ou V10
  • Até 4 meses (entre 111 e 120 dias): última dose da V8 ou V10 e aplicação da antirrábica

E nesta lista de aplicações, considere também o vermífugo e antipulgas para completar o pilar de prevenção. É importante que um profissional esteja envolvido durante toda a jornada, pois ele entende sobre saúde canina melhor do que ninguém.

Agora, vamos falar do “kit boas-vindas” que um filhote de Beagle vai amar receber:

  • Caminha para cachorro
  • Comedouro e bebedouro
  • Coleira e placa de identificação
  • Ração para cachorro filhote
  • Petiscos
  • Brinquedos
  • Tapete higiênico

O que o Beagle come?

Na vida de um filhote, o desmame é o primeiro passo para que ele comece a comer um alimento seco e ele acontece entre 6 e 8 semanas.

Uma informação importante sobre a alimentação de um cachorro jovem é que ele deve comer 4 vezes ao dia, e a quantidade de ração para Beagle deve ser indicada por um veterinário. O fracionamento da porção ajuda a prevenir a hipoglicemia, uma alteração que atinge filhotes e gera problema nos níveis de glicose do pet.

A recomendação é investir em uma dieta balanceada e própria para a fase de vida do cachorro, visto que as fórmulas para filhote, adulto e sênior variam de acordo com as necessidades do cachorro. Por isso, faça a troca certa, quando necessária, e também escolha uma ração para Beagle, seja na composição ou tamanho do grão.

Cuidado com a obesidade canina

A raça Beagle é propensa a ter problemas de sobrepeso, contudo é possível prevenir a obesidade através de uma alimentação sem excessos, isto é, não exagere na quantidade de petiscos e nem fique dando restos de comida, por exemplo. Aliás, oferecer sobras é uma prática errada para qualquer animal.

Em suma, ao manter a quantidade de ração em dia e não passar do limite, você está evitando preocupações lá no futuro e cuidando da saúde do pet.

img

Personalidade e temperamento

A curiosidade e espírito brincalhão acompanham a raça por toda sua vida, mas além dessas qualidades, o cão é conhecido por sua independência e bom-humor. Em conjunto com esta personalidade aventureira, temos o olfato potente da raça, que faz com que ele saia farejando pela casa e parques, está no seu DNA!

Outra ótima notícia é que este é um cachorro que adora crianças, até porque os pequenos gostam de diversão tanto quanto ele. Seus olhos amáveis não mentem, ele é um pet gentil com todas as idades por adorar a companhia das pessoas.

Como educar um cachorro da raça Beagle?

O lado independente acaba impactando no comportamento dele, por isso é importante que o adestramento aconteça desde os primeiros meses do animal, assim você educa o cachorro para que ele não acabe manifestando seu lado travesso com frequência.

E quando o assunto é educação canina, não se esqueça de aprender sobre adestramento positivo, a melhor escolha para ensinar para o pet o que é certo e o que é errado, como o lugar das necessidades, momento de parar de morder e mau comportamento.

Ele late muito?

A agitação e energia do cachorro são características presentes na sua personalidade, e em momentos de excitação, ele pode começar a latir para vocalizar sua empolgação. Outro ponto que vai de encontro com a quantidade de latidos é a saúde mental do bichinho.

O Beagle é um cachorro que não gosta de ficar sozinho e nem entediado. Ou seja, se ele estiver estressado, vai acabar latindo para cada coisa. Entretanto, por ser um cão muito inteligente, se houver adestramento, ele vai aprender quando é melhor ficar quietinho.

img

Como acalmar um Beagle?

A interação diária é fundamental na rotina da raça, isto porque eles gostam de passear, se movimentar e gastar energia. Sendo assim, os melhores brinquedos para um Beagle são os interativos e brinquedos com dispenser, pois acessórios que estimulam o instinto caçador da raça conseguem distraí-lo até mesmo na hora da refeição.

Uma dica para qualquer tutor de cachorro é manter um revezamento de brinquedos, pois é comum que o animal acabe se cansando do mesmo. Considerando a recomendação, não deixe todos os produtos à disposição do cão.

Beagle é bom para apartamento?

O comportamento da raça pode variar de acordo com a sua rotina, mas algumas informações devem ser consideradas na hora de ter um Beagle.

A primeira delas é que este é um cachorro que gosta muito, bastante mesmo, de se divertir, sair para passear e tem um instinto explorador forte. Sendo assim, um tutor de um exemplar tem que ter tempo para sair com ele e dedicar atenção.

Indo além, o cão pode latir se ficar tempo demais sozinho porque gosta de companhia, e como apartamentos são casas bem próximas uma das outras, é normal um vizinho se incomodar se o barulho for constante.

O Snoopy é dessa raça!

Um dos cães mais famosos dos quadrinhos, o Snoopy, fiel companheiro do personagem Charlie Brown, é um cachorro da raça Beagle! Isso mesmo. O pet nasceu em 1950, sua primeira aparição no desenho Peanut, e foi criado por Charles Monroe.

Agora você conhece muito bem esse cachorrinho e sabe que ele é uma companhia de primeira, um amigo legal, que “topa tudo”, e está com o seu dono por toda a vida. Porém, independente da raça, saiba que todos os cães devem ser amados e existem regras básicas para ter um pet: paciência, atenção, responsabilidade, dedicação e muito amor para dar.

Voltar ao topo