Basset Hound: Dócil e fiel

Saiba mais sobre o Basset Hound

Dócil, amigável, um pouco teimoso e um ótimo cão de companhia. Assim, pode-se descrever o Basset Hound, originário da França. Com faro apurado, este cãozinho tem médio porte - apesar de suas pernas curtas - e pode trazer muita alegria para adultos, crianças e até outros animais, desde que socializado corretamente. Saiba Mais
Tamanho

33 a 38 cm

Peso

20 a 29 Kg

Pelagem

Possui a pelagem curta, dura e macia, de cores variadas.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do cachorro Basset

As histórias sobre a origem do cachorro Basset dizem que o cão foi criado por monges na França, no período da Idade Média. Sua função era caçar em terrenos com densa cobertura, sendo capaz de manter seu nariz perto do chão. Há também a versão de que a raça só atingiu a perfeição na Grã Bretanha. Faz parte do grupo de raças sabujas.

Ao chegar na Inglaterra, o resultado de cruzas entre o Beagle e o Bloodhound o levaram à forma final, que perdura até hoje. Antes, era um cão originário de diversas raças. Nos Estados Unidos os Bassets Hounds agradavam tanto aos ricos, que se tornaram um dos cães preferidos da nobreza.

Há quem afirme que o cãozinho desta raça foi desenvolvido com as pernas mais curtas para que sua capacidade de farejar fosse amplificada. Assim, com o corpo bem próximo ao chão, esses cães podem exercitar à vontade seu faro.

Principais características do cachorro Basset

O cachorro Basset é orelhudo e tem expressão triste, de pidão, mesmo que esteja em plena felicidade. Suas bochechas caídas favorecem o semblante. São bem pesados, com um corpo longo e pernas curtas.

Pesados e robustos, só se desenvolvem completamente aos dois anos de idade. Têm a cauda curvada para cima e que recorrentemente está balançando de alegria. A raça é amigável com seus tutores, crianças e outros bichos de estimação, desde que socializado desde cedo.

Além disso, como um grande cão de companhia, o Basset Hound oferece muito amor a seu tutor, mas o cobra também. Tende a fazer uma pequena bagunça se ficar muito tempo sozinho ou entediado.

Pelagem do Basset

Com cores variadas entre preto e branco, vermelho e branco, limão e branco, castanho e branco, além dos tricolores, a pelagem do Basset é formada por uma camada de pelos duros, macios, não muito finos e bem curtos.

Costumam soltar bastante pelo pela casa e, de vez em quando, apresentar um cheiro mais forte. Os tipos mais comuns são os de cor tricolores e castanho e branco.

Cuidados com a pelagem do cão Basset

Pelos macios e curto cobrem todo o cão Basset. A escovação para a retirada da pelagem morta deve ser feita ao menos três vezes por semana. Além disso, a verificação de suas ruguinhas na pele é primordial e pode ser realizada nos momentos de escovação.

É um cão que não precisa de muitos banhos. No entanto, tudo depende de sua rotina: se ele tem espaço para brincar e se sujar, pode apresentar um cheiro mais forte e por isso convém tomar banho a cada 15 dias. Se vocês viverem em um apartamento, basta uma vez por mês.

Como cuidar de um Basset Hound?

Se o seu Basset Hound comer muito ou mesmo beber muita água de uma vez, fique atento: se observar sua região abdominal com inchaço, dificuldade para respirar ou mesmo lentidão maior em seus movimentos, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente. Tudo porque ele pode ter sofrido uma torção gástrica, também chamada de síndrome da dilatação volvo gástrica.

Além disso, problemas de circulação sanguínea, como a doença de Von Willebrand, são encontrados em cães desta raça, fazendo com que cirurgias devam ser ao máximo evitadas. Trata-se da falta da proteína chamada de fator de Von Willebrand (FvW), que faz com que haja sangramentos e hemorragias, podendo causar também trombose.

A obesidade também é um problema que pode afetar os Basset Hound trazendo muitos problemas à sua coluna. Por ser um cão baixo, com longo corpo, o bico de papagaio e deslocamento de discos intervertebrais resultam em muita dor e incômodo ao pet. Fique sempre atento para qualquer sinal de desconforto.

A pele do Basset Hound precisa de atenção: por ter dobrinhas, dermatites e a proliferação de microrganismos tem que ser observadas constantemente. Por isso, nunca deixe seu cãozinho úmido para evitar a criação de fungos. Com a orelha longa e pesada, o Basset Hound pode ter infecções, otites e parasitas. Mantê-las sempre limpas e secas pode evitar esse problema.

Com alteração do hormônio tiroxina - responsável por regular o metabolismo -, o Basset Hound pode desenvolver problemas de tireoide . Vale observar se seu cão está perdendo pelos. Quando têm essa condição, costumam ficar intolerantes a baixas temperaturas e às vezes com manchas pretas na pele. A doença é tratável e o cãozinho pode levar uma vida tranquila, mesmo que o problema seja crônico.

Problemas genéticos podem ser fatais se não observados. Por isso, para a qualidade de vida de seu cão desta raça, não deixe que ele tente pular em sofás ou camas, para que problemas articulares e em sua coluna, não afetem sua vida.

Vacinação anual

Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. As vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Basset Hound de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a Raiva. Além de grave para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos.

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cachorro em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Vermífugos e antipulgas

Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Basset Hound.

A administração de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. Converse sempre com um veterinário de sua confiança para escolher a opção que mais se adequa à rotina do seu cachorro. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!

Cuidados com os filhotes de Basset Hound

Ter um filhotinho em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos.

Veja abaixo a orientação:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu filhote de Basset Hound precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Basset Hound?

Após o processo de desmame dos filhotes de cachorro, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação do Basset Hound filhote, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças de médio porte são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Basset Hound?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Bassets Hounds são animais de médio porte, com tendência à obesidade, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.

Comportamento do Basset Hound

O comportamento de um Basset Hound costuma ser exemplar. Tanto que a raça é considerada uma das mais amigáveis e fiéis para o convívio com seres humanos e outros animais. Estar ao lado da família para ganhar uma chuva de carinho faz desse cachorro muito feliz.

Sossegados e tranquilos, os cães desta raça se distraem buscando coisas dentro de casa. Tanto que, são farejadores natos e perfeitos. Não muito brincalhões, mas ativos por natureza, os Bassets Hounds devem ser estimulados com exercícios. Um de seus esportes preferidos é tentar manipular seus tutores, com cara de carente. Além disso, é um cão que gosta de deixar seus tutores felizes.

Deixá-lo muito tempo sozinho não é uma boa. Ele pode ficar chateado e descontar em móveis, objetos e até em seus brinquedos. Além disso, quando se sentem abandonados, uivam bem alto, podendo incomodar vizinhos, por exemplo.

Esse cãozinho apresenta também o instinto caçador. Por isso, cavar e procurar por objetos, comida e brinquedos é um comportamento comum para a raça. É legal ele ter um espaço para se empolgar e farejar tudo o que puder. Assim, ele vai se exercitar bastante, tentando achar o que lhe chamar a atenção pelo cheiro.

Adestramento do Basset Hound

Apegado, o Basset Hound tem a necessidade constante de companhia. É ideal que ele tenha um lugar dentro de casa para brincar e para estar próximo a seus tutores. São inteligentes, mas são mais teimosos e, com bastante reforço positivo e a participação de seus humanos favoritos, podem ser treinados e obedecer. Não são tão fáceis! Por isso, todo esse trabalho deve ser feito desde filhote. São bem rápidos para rastrear e para caçar.

Uma coisa que ele não curte muito é receber ordens. Repetições de treinamento devem deixá-lo um tanto entediado. Para que isso não aconteça, não esqueça de um bom petisco sempre que for treiná-lo. Vale escolher um profissional capacitado em adestramento da raça.

Como é o Basset cão em casa?

Em casa, ter uma pessoa em que ele confie e obedeça é fundamental para sua saúde. Tudo porque, o Basset cão tem tendência a ficar preguiçoso e a engordar além do saudável. O sobrepeso pode causar grandes problemas no dorso. E, logicamente, você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Diferentemente de outras raças, não é que seu Basset Hound precise correr por horas para manter a forma. Mais exercícios, caminhadas devem ser aplicadas diariamente.

Com personalidade tranquila e calma, a raça pode se adaptar bem em apartamentos. Porém, é necessário tomar cuidado com suas manifestações de uivos. Se você ficar muito longe de seu cãozinho, ele vai uivar, reclamar e pode ter comportamento destrutivo com móveis, roupas, brinquedos, entre outros objetos.

O Basset Hound é um ótimo cão de companhia. Cães de guarda? Não se dão bem com essa tarefa. Mas podem latir bastante quando sentirem que eles ou seus tutores estão em perigo.

Antes de deixá-lo sozinho em casa, uma boa dica é passear por um tempo razoável, deixar os brinquedos dele por perto, comida em doses corretas a seu peso e água.

Melhores brinquedos para o cão Basset Hound

Brincar está entre as atividades preferidas de um cão Basset Hound. É desta maneira que este cão completa suas atividades sociais com humanos e até mesmo com outros animais. Isso porque, o Basset Hound precisa ser socializado, para que não se sinta sozinho. Além disso, as brincadeiras fortalecem a oportunidade de que ele se exercite, por estimular e canalizar suas energias.

Para que as atividades sejam melhores ainda, os jogos e brincadeiras com seu Basset Hound devem ser sempre prazerosos, educativos e daquele tipo em que o brinquedo seja feito para morder e soltar sons. Afinal, os cães da raça, principalmente quando filhotes, querem mastigar o tempo todo.

Esses brinquedos acalmam o cãozinho e fazem com que ele perca, geralmente, a vontade de destruir outros objetos. Por isso, as brincadeiras devem acontecer com grande frequência. Atividades que estimulem que eles busquem o brinquedo em pequenos esconderijos são muito indicadas, por fortalecer a confiança entre os tutores e o cão. O clássico Kong é muito indicado, uma vez que é forte e resistente à mordida do Basset Hound.

Curiosidades sobre o Basset Hound

O cão das histórias do famoso investigador Sherlock Holmes era um Basset Hound. Holmes, inclusive, aproveitava muito de sua esperteza e capacidade de farejar, para ajudá-lo a solucionar seus mistérios. A primeira aparição na obra de Conan Doyle foi em “O signo dos quatro”.

O autor e criador de Holmes descreveu Basset Hound como “um animal feio, peludo, de orelhas caídas, metade sabujo, metade perdigueiro, entre baixo e branco, de andar feio e pesado”. Além do personagem famoso na obra do escritor, o Basset Hound está presente no filme “Pets, a vida é uma festa”, como o personagem Pops.

Voltar ao topo