65cm a 75cm
32kg a 60kg
Pelo duro, ondulado, muito denso, mas sem tendência a emaranhar e formar nós. O subpelo é muito macio e felpudo. A cor permitida e a mais comum para o Kuvasz é o branco, mas também é possível encontrar cães na cor marfim.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Selo Leve Mais Pague Menos
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Ainda que seja considerada uma raça húngara, segundo os especialistas o Kuvasz teria sua origem no Tibete, e a maior parte do seu desenvolvimento na Turquia. Essa é uma raça de cachorro bastante antiga, sendo encontrados registros na Mesopotâmia em 1.300 antes de Cristo.
O nome da raça seria uma adaptação da palavra turca “kawasz”, que significa “guarda armado da nobreza”. De fato, durante muitos anos o Kuvasz era uma raça de cachorro que apenas os nobres possuíam, e que era muito utilizada no pastoreio e na caça, além de serem excelentes cães de guarda e proteção.
O Kuvasz é um cachorro inteligente e feito para trabalhar. Inclusive, uma de suas características mais marcantes é a iniciativa, ou seja, ele não depende de comandos para realizar atividades.
Se você tiver a oportunidade de fazer carinho em um cão Kuvasz, provavelmente vai se surpreender com a maciez e fofura da camada inferior de pelos desse cão. Enquanto a parte de cima pode ser bastante dura e áspera ao toque, os subpelos são felpudos como os de um bichinho de pelúcia.
A cabeça, as orelhas e as patas do Kuvasz são cobertas por uma pelagem curta. Já a parte posterior das patas traseiras e o entorno do pescoço tem pelos mais alongados, que formam a chamada juba. A cauda tem pelos densos e ondulados, que conferem uma aparência muito bonita.
A cor da pelagem dele é branca, mas também podem ser encontrados cachorros em tom de marfim. O nariz, a bordinha dos olhos e os lábios são bem pretos.
Ainda que não tenha propensão a formar emaranhados e nós, os pelos do Kuvasz precisam ser escovados rotineiramente para prevenir o surgimento de doenças de pele. Especialmente nas épocas de maior calor, quando a queda é mais intensa, a escovação é fundamental para remover os pelos mortos.
De maneira geral, faça a escovação duas vezes por semana. Consulte o médico veterinário para avaliar a necessidade de ajustar essa frequência.
O Kuvasz é um cão protetor da sua família, e pode ser um pouco agressivo com estranhos. Por conta da sua personalidade cheia de autoconfiança, é preciso investir desde cedo na socialização e no adestramento do animal. Do contrário, ele pode facilmente confundir quem é que manda e estabelecer suas próprias regras.
Por ser um cachorro bem grande, o Kuvasz precisa de espaço para correr e se movimentar bem à vontade. O cenário ideal é uma casa com quintal amplo, em que ele tenha livre circulação por todos os ambientes, internos e externos.
O Kuvasz tem os traços de cão de guarda naturalmente em sua personalidade. Por isso, é importante focar no exercício da autoridade por parte dos tutores, mas sempre de maneira gentil e amorosa. O reforço positivo é um excelente caminho de adestramento e socialização para todos os cachorros, e com o Kuvasz isso não é diferente.
Ele é considerado um cachorro resistente e simples de cuidar, desde que sejam supridas suas necessidades básicas. Por ser um cão de grande porte, é preciso que o Kuvasz faça atividades físicas diárias para fortalecimento da musculatura e articulações, já que isso é muito importante para a sustentação do peso corporal. A alimentação deve ser de qualidade, e os pelos devem ser escovados semanalmente.
O Kuvasz, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.
De maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.
Existem várias outras vacinas que podem proteger o Kuvasz em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cachorro para consultas de rotina com o médico veterinário. Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado.
O Kuvasz é um cachorro feito para o trabalho, e que precisa de oportunidades diárias para se exercitar e se sentir útil, ou pode se tornar destrutivo. Os passeios nas praças e parques, bem como o acesso a quintais, jardins e áreas externas deve ser constante, e a melhor maneira de proteger o cachorro de doenças parasitárias é com vermífugos e antipulgas adequados a ele.
O tratamento preventivo e regular vai manter pulgas, carrapatos, ácaros e vermes diversos longe do Kuvasz. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o Kuvasz, converse com o médico veterinário.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Antes da chegada do filhote, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Kuvasz, você vai precisar de:
A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Com relação aos passeios, só se torna seguro sair com um filhotinho de kuvasz depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Filhote de cachorro em casa: primeiros cuidados com o pet - Blog da CobasiOs filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Kuvasz, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.
A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições - assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho de Kuvasz, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para filhote até que ele complete 12 meses, ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Kuvasz seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
O Kuvasz é um cão independente, autoconfiante, destemido e cheio de iniciativa. Por isso, é muito comum que ele tome decisões por conta própria, sem esperar os comandos do tutor para saber como agir.
Ainda que isso seja impressionante, é preciso investir na socialização e no adestramento positivo do Kuvasz desde que ele é um filhotinho. A ideia é que ele entenda quais são as regras da casa e o que é esperado dele, pois assim sua lealdade e desejo de agradar os tutores vão falar mais alto.
O Kuvasz é um cão de guarda por natureza. Você não vai precisar ensinar isso para ele, a proteção da casa e da família vai acontecer naturalmente. É importante saber que o Kuvasz pode se tornar agressivo com estranhos, então trabalhe nesse aspecto do seu comportamento.
O reforço positivo é a melhor maneira de ensinar um Kuvasz o que ele deve ou não fazer. Proporcionar atividades físicas e atividades ao ar livre é fundamental para que o kuvasz não se torne destrutivo por puro tédio. Lembre-se de que esse é um cão feito para trabalhar - o Kuvasz precisa se sentir útil para ser feliz.
Depende. O Kuvasz vai latir quando perceber que alguma coisa está fora do normal, mas isso pode não necessariamente ser um problema ou uma ameaça para seu território e sua família.
Por isso é importante ensiná-lo desde filhote e fazer uma boa socialização para que ele realmente só dê o sinal latindo quando houver algum risco.
Pode ser, desde que bem socializado desde filhote. Ele é protetor e muito leal, então tende a cuidar das suas crianças com muito zelo e atenção. Alguns cães da raça podem não ser propensos a chamegos e afagos em excesso, mas isso não significa que se tornarão agressivos.
Pelo seu tamanho e peso, é recomendado que as interações de um Kuvasz com crianças sejam sempre supervisionadas, pois ele pode machucá-las sem querer.