60cm a 70cm
35kg - 45kg
A pelagem que é uma das principais características do Pastor Suíço deve ser sempre branca. Eles possuem uma camada dupla de pelagem, gerando pelos bastantes grossos e lisos, não muito compridos.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Signos - Escorpião
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
No início dos anos 70 os primeiros exemplares de Pastor Suíço foram importados para a Suíça. Histórias apontam que em 5 de março de 1966, o macho norte-americano “lobo” foi considerado o progenitor da raça na Suíça. Registrados no Livro de Origem Suíço (LOS), multiplicaram-se com o passar dos anos.
Entretanto, os pastores brancos foram distribuídos por todo o continente Europeu, por muitas gerações desde o início do século XX. Em 1933 o cão foi dizimado e proibido em terras europeias - exceto na Grã-Bretanha. Nos Estados Unidos e Canadá, continuaram a criação dos pastores brancos.
Foi graças a essa distinção entre os pastores, desenvolvida pelos EUA e Canadá, que o Pastor Branco Suíço tornou-se uma raça separada dos outros pastores. Em 1968, o Pastor Suiço foi banido também na América, e ele foi eliminado do padrão. Para combater a extinção da raça, em 1969 foi criada a primeira Associação de Pastores Brancos, o White German Shepherd Dog Club. O White German Shepherd Dog Club do Canadá foi fundado em 1972 e renomeado em 1973 como o White Shepherd Club do Canadá.
Mas foi somente em 1991, que os Pastores Brancos Suíços foram reconhecidos pela primeira vez pela Swiss Cynological Society como uma raça distinta em todo o território nacional. Logo em seguida o reconhecimento internacional foi solicitado, sob o nome de "Berger Blanc Suisse" ("Pastor Branco Suiço").
Sua cor totalmente branca ou ainda em tons de creme, é resultado de um gene recessivo, presente nos Pastores Alemães. Durante muitos anos essa cor foi considerada falha grave na linhagem, passando, inclusive, pela castração e sacrifício da espécie para que não houvesse mais erros do tipo. Até que os criadores suíços se encantassem pela pelagem de cor branca.
Com músculos e tamanho médio, o Pastor Suíço tem orelhas retas e pontiagudas, pelo em comprimento de médio a longo (diferente em partes do corpo), silhueta harmoniosa e elegante. Seu corpo tende a ser maior do que as patas.
As características mais marcantes são: seus pelos brancos (em variações de creme) por todo o corpo, os olhos em cor de amêndoas ou um pouco mais escuros. A ossatura de um Pastor Suíço macho é robusta e resistente. Em relação às fêmeas, é um pouco mais frágil e com menos músculos em volta. Por isso, a fêmea sempre será mais leve do que o macho. Têm o focinho preto, ainda que alguns apresentem tons mais claros.
Com tamanho médio, a pelagem do Pastor Suíço tem uma dupla cobertura. Bem assentado ao corpo, conta também com subpelo. No focinho, face e orelhas, a pelagem tem os pelos mais curtos. No entanto, no pescoço é mais longa e pode formar tufos embolados e embaraçados.
Alguns exemplares da raça podem ter o pelo não totalmente branco, mas em uma versão quase creme. Pode apresentar diferentes tamanhos ao longo do corpo.
Sua pelagem inteiramente branca conta com pelo e subpelo. Por isso, nas estações primavera e outono, há troca intensa dos pelos e é recomendado que seu pet seja escovado diariamente. Nas outras estações a escovação pode ser feita duas vezes por semana, para reduzir o número de pelos mortos caídos pela casa e também evitar o embaraçamento destes. Não é necessário tosar seu cachorro.
Não deixá-lo exposto ao sol também é uma boa dica. Sua pele clara e seu pelo branco não são tão protetores contra os raios solares e por isso, é necessário que ele fique exposto ao sol, somente nos horários também permitido aos humanos: antes das 10h e após às 16h.
Os banhos podem ser ministrados a cada 15 dias, em média, e é melhor que sejam dados por um especialista ou que você tome muito cuidado com a entrada de água nos ouvidos.
Um dos principais cuidados com a saúde de seu Pastor Suíço está relacionado às orelhas e ouvidos: por serem pontiagudas, as orelhas, durante o banho, podem permitir a entrada de água nos ouvidos o que pode resultar em . Além disso, os dentes podem ficar desgastados com o tempo, torções no estômago (por ingestão de alimentos ou objetos errados ou atividade física após comer ou beber muita água).
Assim como o Pastor Alemão, o Suíço pode sofrer de displasia coxofemoral, calos de decúbito (em algumas articulações, especialmente cotovelo), falta de pelo e apresentar feridas por contato com superfícies muito duras ao deitar.
Além disso, o tutor deve prestar atenção às unhas do Pastor Suíço: se não forem gastas o suficiente, podem machucá-lo. Para mantê-las em ordem, basta verificar se não estão curvadas. A higiene bucal de seu Pastor Suíço deve ser feita regularmente para evitar tártaro acumulado e outros problemas ligados a inflamações na gengiva e enfraquecimento dos dentes.
Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. As vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Pastor Suíço de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a raiva. Além de grave para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos.
Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cachorro em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.
Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Pastor Suíço.
A administração de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. Converse sempre com um veterinário de sua confiança para escolher a opção mais adequada para a rotina do seu cachorro. Assim, você garante que seu Pastor Suíço esteja sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!
Ter um Pastor Suíco filhote em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos. Veja abaixo a orientação:
Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.
Além da imunização, seu Pastor Suíço bebê precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.
Após o processo de desmame dos filhotes de cachorro, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.
A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação dos Pastor Suíço filhotes, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças de médio porte são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.
Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.
Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.
Os Pastores Suíços são animais de médio a grande porte, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e tamanho do seu animal.
Rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.
A junção de diversão, treinamento e companheirismo faz do Pastor Suíço um cão muito equilibrado, brincalhão e protetor. Além de ser amigável, o cão desta raça tem alta capacidade de socialização. Dificilmente ele será agressivo ou medroso, a não ser que seja muito provocado ou sinta-se muito inseguro em relação a algum acontecimento (principalmente se este envolver algum tipo de perigo ao seu tutor e família).
Muito apegado a seus tutores, com o instinto protetor altamente utilizado o Pastor Suíço os protege e os respeita demais. Além disso, fica feliz com muito carinho retribuído a esses gestos de proteção e amor, despendidos por ele. A interação contínua não deixará que fique deprimido ou mesmo ansioso, ou ainda com a capacidade de demonstrar comportamentos destrutivos.
Ideal para famílias que tenham espaço (quintais, parques próximos ou casas grandes) e que sejam ativas e queiram companhia o tempo todo. É assim que ele vai ser: seu amigão para todas as horas. Sua autoconfiança o faz ser fiel, pois sente-se amado. Pode ficar entre crianças e idosos, desde que devidamente socializado com eles.
Num primeiro momento, pode demonstrar-se um pouco desconfiado com estranhos. Basta acostumá-los com as pessoas e tudo ficará em perfeita harmonia.
Estímulos mentais, exercícios físicos e brincadeiras constantes são essenciais para que o Pastor Suíço se mantenha saudável e equilibrado, tanto em peso, quanto em estresse ou sentimentos de abandono, por exemplo. Tanto que, um dos pontos fundamentais é a interação com seu tutor, uma vez que, por protegê-lo, o cão cobra reciprocidade e amorosidade no mesmo tanto. Assim, com 30 minutos corridos de atenção e atividades físicas, bastante energia pode ser gasta e ele pode ficar muito feliz. Invista em brinquedos para que seu animal se mantenha entretido e feliz.
São cães adeptos a correr na esteira ou ser levado a grandes campos, parques e praças em que são permitidos que os cachorros possam correr, socializar e brincar à vontade. É uma raça que tem seu destaque merecido em esportes caninos que envolvam obediência, agilidade, treinamento e proteção.
Por ser um cão de trabalho, assim como seu parente Pastor Alemão, pode ainda ser treinado para acompanhar seu tutor em diversos esportes como corridas, ciclismo ou cooper. Colocá-lo em escolas para a prática de Agility é uma saída encontrada, principalmente para quem tem menos tempo para ficar com seu cão nos momentos necessários de atividades.
Uma raça bastante carinhosa com crianças de todas as idades. Assim também pode ser definido o Pastor Suíço. Porém, por seu tamanho e peso é sempre bom observar suas brincadeiras com crianças, especialmente as muito pequenas. Ele pode machucá-las só por brincar com elas. Além disso, vale ensinar às crianças que não devem cometer traquinagens com esses animais, do tipo, puxar o rabo ou mesmo cutucá-lo enquanto estiver comendo. Tirando alguns cuidados, pode ser o melhor animal de estimação da casa e divertir-se com a garotada.
Alegre e fácil de ser treinado, o Pastor Suíço tem capacidade para todos os treinamentos a que for submetido. Por ser muito ativo, o treinamento tem que ser divertido e empolgante. Além disso, é altamente fiel aos tutores. Logo, por que não misturar o útil ao agradável? Torne o treinamento de seu cão para que, primeiramente, a confiança entre ambos seja conquistada. Em seguida, vale investir em caçadas, interações e diversão a valer.
Ainda filhote, o Pastor Suíço parece um ursinho de pelúcia. Mas não se engane: ele é tão protetor e apegado desde pequeno, que pode agredir alguém se sentir ameaçado. Por isso, o adestramento deve começar cedo.
Pertencente à classe dos mais inteligentes, o Pastor Suíço pode aprender e respeitar comandos de forma fácil e amigável. Com os estímulos corretos aprenderá truques, novas brincadeiras e até mesmo ser treinado para algumas situações de perigo real. Parente direto do Pastor Alemão, o Pastor Suíço também se destaca pela obediência, esperteza e disposição para aprender.
Inclusive, é muito comum que eles respeitem e entendam comandos com poucas repetições, uma vez que gostam muito de agradar seus tutores e quem estiver por perto. Incentivos positivos, carinho a valer e petiscos podem ampliar seu poder de aprendizagem.
Criar um Pastor Suíço em um apartamento pode ser um grande desafio, já que esse cão requer espaço e não se adapta tranquilamente a ambientes internos. Ele vai precisar correr, brincar e ter o seu espaço. Equilibrado e calmo, trata-se de um cachorro que pode ficar alerta e impaciente se sentir que algo está errado ou que está em um ambiente fechado e perigoso.
Por ser dócil e extremamente inteligente, compreende bem diversas situações e comandos. Inclusive, ele gosta mesmo é de ter alguma tarefa imposta para que ele a cumpra perfeitamente. No entanto, essa tarefa deve ser sempre acompanhada de seus tutores e da família de convívio. Se não, ele ficará entediado e, ao sentir-se sozinho, pode mudar seu comportamento para algo mais perto do destrutivo.
É afetuoso com os moradores da casa e ama exercícios e brincadeiras com todos os seus tutores. Atividades que envolvam procura de objetos ou busca podem ser uma ótima saída para os dias de chuva, que tornam os passeios necessários quase impossíveis.
Por sua natureza protetora, o Pastor Suíço precisa ser socializado o quanto antes. Assim, além de não se tornar um cão mais agressivo, não ficará tão cauteloso com pessoas estranhas (desde que não se sinta ameaçado ou veja que sua família está passando por algo perigoso). Vale observar seu comportamento e educá-lo com reforços positivos quando se apresentar comportado e menos territorialista.
O Pastor Suíço não costuma ser um cão que late muito. Sua vocalização acontece somente quando o cão considera necessário fazê-la. Isso geralmente acontece quando ele quer chamar a atenção para brincadeiras ou ainda para proteger seus tutores de algo que sinta ser perigoso, tanto a ele, quanto aos donos.
Ele pode ser o melhor amigo de outros pets, uma vez que é super sociável. Adora brincadeiras, se acostuma rapidamente e, sem inconveniências, faz amigos de verdade. Também se adapta rapidamente ao conhecer novas pessoas, desde que essas sejam conhecidas de seus tutores. Não quer dizer que ele ataque alguém na rua. Mas que, sendo socializado e acostumado desde pequeno, pode passar bastante tempo brincando com outros animais e até com seus tutores. Se o tutor mantiver o costume ao longo da vida do Pastor Suíço ele vai se dar bem, inclusive, com gatos.
Com energia de sobra para gastar, os brinquedos mais indicados para o Pastor Suíço são aqueles que possam testar e desafiar sua inteligência. Assim, formular brincadeiras de esconder objetos e petiscos pode fazer com que ele se sinta, além de comprovadamente inteligente, recompensado.
O Pastor Suíço foi a inspiração para a criação do desenho da Disney Bolt, “O Supercão”. Se você reparar até que algumas características são bem similares entre o personagem e o Pastor Suíço real, não? Algumas estrelas do cinema norte-americano como Tom Hanks e Jennifer Aniston foram fotografados mais de uma vez com cães dessa raça.
Por ter sumido da Alemanha entre os anos 30 e 50, o Pastor Suíço também pode ser chamado de Pastor Canadense, por sua popularidade na América do Norte, na época.