Imagem-perfil-raca

Collie: companheiro e muito carinhoso

O Collie: cuidados, origem e curiosidades

O Collie, também chamado de Rough Collie, é um cachorro inconfundível: sua pelagem faz com que seja reconhecido ao redor do mundo inteiro, especialmente por ser esse o cão da famosa série e filmes de TV Lassie. Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

55cm a 65cm

Peso

22kg - 30kg

Pelagem

Existem dois tipos de Collie: o Collie de pelo longo, chamado também de Rough Collie, e o Collie de pelo curto, chamado de Smooth Collie.

No Collie de pelo longo, a pelagem é densa e áspera, sendo muito abundante em torno do pescoço (formando a juba) e no ventre. Os pelos das patas são bastante compridos, assim como na base das orelhas e na cauda. Já no Collie de pelo curto, a pelagem é áspera e plana, com subpelos densos.

A cor da pelagem do Collie pode ser sable, também chamada de zibelina, tricolor ou azul-merle.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

Origem do Collie

A origem do Collie é a Escócia, onde os especialistas acreditam que o cão tenha surgido a partir do cruzamento de cachorros trazidos pelos romanos com animais locais. Tanto o Collie de pelo longo quanto o de pelo curto surgiram nas colinas escocesas, onde eram utilizados como cães de pastoreio de ovelhas e de guarda da casa.

O Collie é a raça dos cachorros que interpretaram a Lassie nas séries de TV e filmes que fizeram enorme sucesso no cinema durante várias gerações. Apesar das características finas e elegantes, que podem passar a impressão errada de se tratar de um cão delicado, as aventuras vividas por Lassie ao lado da sua família humana não deixam dúvidas: o Collie é um cachorro muito ágil, forte, destemido e leal.

Quais são os tipos de Collie

Existem dois tipos de Collie: o Rough Collie, que é o Collie de pelos longos, e o Smooth Collie, que é o cão com pelos curtos. É o mesmo cachorro, e esses dois tipos compartilham todas as outras características, inclusive em termos de comportamento, com exceção do comprimento da pelagem.

Pelagem do Collie

O Collie de pelo longo tem a pelagem muito densa, que faz perfeitamente o contorno do corpo do cachorro. Os pelos são retos e ásperos, e os subpelos são macios, densos e muito fechados, tanto que não é possível ver sua pele.

Em torno do pescoço é formada a juba do Collie, e na parte de baixo da barriga do cachorro a pelagem é ainda mais abundante. São formadas franjas nas patas dianteiras e traseiras, e o pelo da cauda é profuso. Na cabeça, os pelos do rosto e focinho são curtinhos, assim como nas pontas das orelhas.

Já o mini Collie de pelo curto tem pelagem plana e áspera, com subpelos densos.

Tanto o Collie de pelo longo quanto o Collie de pelo curto podem ter três padrões de cor da pelagem. No primeiro tipo, chamado sable ou zibelina, está presente o dourado claro ou o mogno escuro, juntamente com o branco no peito, nas patas e no pescoço.

O segundo padrão de cor da pelagem do Collie é o tricolor. Nesse caso, a maior parte dos pelos é preto, o castanho aparece na cabeça e nas patas, e o branco no pescoço, nas patas e no peito.

Na coloração azul-merle, o cão tem os pelos de tom azul prateado e preto. Também há pelos brancos nas patas, no pescoço e no peito do animal.

Pode haver pelos brancos no focinho e na cabeça em todos os tipos de pelagem.

Cuidados com a pelagem do Collie

O Collie de pelo curto, chamado Smooth Collie, pode passar por escovações duas ou três vezes por semana. Já o Collie de pelo longo, o Rough Collie, precisa de escovações diárias para remover os pelos soltos que ficam presos ao corpo.

Ainda que a pelagem do Rough Collie não seja propensa à formação de nós, esses cuidados são necessários para evitar o aparecimento de problemas de pele, como as alergias.
Imagem-raca-meio

Como cuidar do Collie

O Collie é um cachorro inteligente, bem-humorado, cheio de disposição e muito companheiro. Por isso, é ideal para vários tipos diferentes de configuração familiar, desde as famílias maiores, com várias crianças, até as pequenas, de uma pessoa solteira ou um casal. O local da moradia também não costuma ser um problema para esse cão, que é extremamente adaptável: quer você more na cidade ou no campo, seu Collie vai ficar bem desde que esteja ao seu lado.

Por ser um cão de pastoreio, o Collie é muito ágil e ativo, além de ser excelente cuidando de pessoas de todas as idades, principalmente crianças. A melhor maneira de manter um Collie feliz é oferecendo oportunidades diárias para que ele se exercite e se sinta útil, combinadas com momentos de sossego e carinho ao lado dos tutores no final do dia.

O Collie cão tende a ser simpático e amigável mesmo com pessoas e animais desconhecidos, mas é preciso que os tutores sejam bastante claros nos comandos para evitar estresse desnecessário. Ele dificilmente irá atacar, mas pode ficar ansioso se achar que sua família corre algum risco.

É preciso ficar muito atento a todo tipo de remédio oferecido aos Collies. Os cachorros dessa raça podem sofrer uma mutação genética que faz com que sejam intolerantes a certos tipos de medicamentos, o que pode colocá-los em risco. Por isso é tão importante medicar seu pet apenas de acordo com as orientações do médico veterinário.

Outro aspecto importante no cuidado com o Collie é a proteção contra parasitas diversos, inclusive pulgas e carrapatos, que podem ficar escondidos sob a sua densa pelagem.

Vacinação anual do Collie

Anualmente, é fundamental que o Collie seja vacinado de acordo com o protocolo de vacinação proposto pelo médico veterinário que faz o acompanhamento regular do animal. Esse protocolo, de maneira geral, propõe doses da vacina múltipla, chamada de V8, ou da polivalente, chamada de V10, que protegem contra algumas das mais graves doenças a atingir os cães, como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. 

Além disso, também é importante proteger o Collie com a vacina antirrábica, que impede que o cão contraia raiva e que pode até mesmo ser transmitida para seres humanos.

Existem várias outras vacinas que podem proteger o Collie de doenças ao longo de toda a vida. Para saber quais são, e em que momentos elas devem ser aplicadas, mantenha as consultas de rotina com um médico veterinário em dia, e aproveite para tirar outras dúvidas com o profissional sobre como cuidar bem do seu cãozinho.

Vermífugos e antipulgas

O Collie é um cão criado, originalmente, para correr solto em grandes campos escoceses enquanto pastoreava ovelhas. Por isso, é um animal que precisa de atividades físicas diárias intensas, que podem incluir passeios a parques e praças, além de brincadeiras com bolinha e frisbee.

Para proteger o Collie de parasitas como pulgas, carrapatos e ácaros, mantenha sempre o antiparasitário em dia. A escolha deve ser feita com base no peso corporal e na idade do Collie, e a aplicação deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante e as orientações do médico veterinário.
Filhote - Foto

Cuidados com os filhotes de Collie

O Collie é um cachorro muito companheiro, então os filhotes da raça vão precisar de atenção constante da sua família humana. Passeios, brincadeiras, carinho e afeto precisam ser oferecidos ao filhotinho desde o primeiro momento na casa, para que ele se sinta querido e não invista em comportamentos negativos.

Prepare, com antecedência, um cantinho onde o filhote de Collie vai dormir, onde vai comer, e onde vai fazer suas necessidades fisiológicas. Essa é uma raça inteligente e que aprende rápido, mas que pode fazer travessuras se sentir que não está recebendo atenção o bastante.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Collie, você vai precisar de:

- caminha ou colchonete;

- comedouro e bebedouro;

- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;

- caixa de transporte;

- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;

- ração e petiscos;

- escova para desembaraçar e remover pelos mortos;

- brinquedos, especialmente as bolinhas.

A ração mais adequada é aquela específica para filhotes, que leva em consideração as necessidades nutricionais do cão em fase de crescimento e desenvolvimento. Na vida adulta, os nutrientes serão outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.

Com relação aos passeios, aguarde um pouco para levar seu filhote de Collie em praças e parques, pois ele só estará protegido depois de tomar as primeiras vacinas obrigatórias. São elas: 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8; Entre 81  e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8; Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica. ?

Nesse período, leve seu filhote de Collie até o médico veterinário no colo ou dentro de uma caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Collie

Os cachorrinhos são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida. Depois que isso acontece, eles passam a se alimentar de ração, seja ela seca, úmida ou uma combinação das duas. É muito importante que o alimento escolhido seja próprio para filhotes por conta dos nutrientes específicos para a idade, e também pela carga calórica de cada refeição.

Nessa fase, em que os filhotes gastam muita energia, é preciso oferecer refeições aos cãezinhos de 4 a 5 vezes por dia, para evitar as chamadas crises de hipoglicemia. A hipoglicemia acontece quando os índices de açúcar no sangue se desequilibram, e é tão perigosa que pode levar o filhote à morte. 

Para prevenir, pegue a quantidade indicada para consumo diário de ração e distribua ao longo do dia. Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho de Collie, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Collie?

Desde que a ração escolhida seja de qualidade e adequada para a faixa etária do seu Collie, não há problema, você pode fazer combinações entre marcas e sabores de acordo com a sua preferência e com o paladar do seu Collie.

É fundamental optar por rações específicas para filhote até que o cão complete 12 meses, ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Collie seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Para fazer a troca dos alimentos, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida ao longo de, pelo menos, uma semana. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Comportamento - Foto

Personalidade e comportamento do Collie

O Collie é muito inteligente, fácil de treinar e apegado ao seu tutor. Por isso, não é uma boa ideia deixá-lo longos períodos sozinho em casa, pois ele pode latir em excesso e começar a demonstrar sua insatisfação tendo comportamentos destrutivos.

É um cachorro ativo, que precisa de atividades físicas e desafios intelectuais para se sentir bem. Além dos passeios diários, que devem ocorrer pelo menos duas vezes, invista tempo em brincadeiras dentro de casa mesmo, com bolinhas ou quebra-cabeças de lógica, como esconder petiscos e deixar que ele encontre.

Como adestrar um Collie?

O Collie foi criado como um cão de pastoreio, o que significa que ele é, essencialmente, um cão feito para trabalhar. Por isso, investir em adestramento o quanto antes é a melhor maneira de manter seu cachorro Collie tranquilo e satisfeito.

Ele precisa entender quem é que manda e o que é esperado dele. Uma vez que isso aconteça, não vai medir esforços para agradar sua família. O ponto que costuma precisar de correção no comportamento do Collie é o hábito de dar pequenas mordidas nos calcanhares dos humanos, o que é típico de cães pastores.

O Collie late muito?

Se for deixado sozinho com frequência, e se sentir que não é realmente parte da família, sim. Passeios e atividades físicas constantes são fundamentais para evitar esse comportamento.
Destruir- Foto

O Collie vai destruir a casa?

O Collie tem muita energia e precisa de oportunidades para gastá-la. Se isso for feito, não haverá motivos para que ele destrua a casa.

O Collie é um bom cachorro para crianças?

Sim! O collie é perfeito para quem tem uma ou mais crianças em casa. Além de ser muito paciente e cuidadoso com elas, o collie ainda vai ajudar a mantê-las em segurança graças aos seus instintos protetores.

O Collie é um bom cachorro para crianças?

Apesar de ser um cachorro feito para o trabalho pesado, o Collie pode ser sensível e emotivo na lida com sua família humana. Sua vontade de agradar é tão grande que ele pode ficar magoado e deprimido se receber uma bronca ou uma correção que não seja feita com carinho.

Por isso, invista no reforço positivo para ensinar ao seu Collie o que você espera dele, e esteja preparado para viver muitas alegrias ao lado do seu melhor amigo peludo.
Voltar ao topo