imagem-raca

Guia de Raças: Maine Coon

Maine Coon: o gigante dócil e carinhoso

Uma das maiores raças do mundo, o gato Maine Coon pode chegar até 1m de comprimento! Venha descobrir mais sobre esse carinhoso abaixo.Saiba Mais
Tamanho

25cm e 41cm

Peso

4kg a 16kg

Pelagem

p>Os pelos do Maine Coon são bastante longos, lisos e macios em geral. Além disso, a sua gama de cores é muito rica e extensa, variando entre o marrom, branco, preto, cinza, vermelho e azul.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

Origem do Maine Coon

Certamente, essa é uma das raças felinas norte-americanas mais antigas. Apesar de ser reconhecido como um gato nativo do estado de Maine, nos Estados Unidos, a origem do Maine Coon passa por muitas lendas e histórias que tornam a figura desta raça ainda mais enigmática e cheia de mistérios.

Algumas histórias dão conta de que o Maine Coon havia sido fruto de cruzamentos entre gatos semisselvagens, gatos domésticos e guaxinim, cujo nome em inglês é Racoon, de onde vem o termo Coon para o nome da raça. Outra teoria mostra que a Maria Antonieta, durante a Revolução Francesa, enviou seis gatos de estimação para a região de Wiscasset, no próprio estado de Maine.

No entanto, a origem mais aceita pelos criadores de Maine Coon é a de que a raça foi originada através de cópulas entre os gatos domésticos de pelo curto norte-americano e os de pelo longo vindos da Europa, seja pelos Vikings, seja pelos próprios marinheiros da antiga colônia de New England, que abarca toda a região nordeste dos Estados Unidos.

Por fim, os gatos da raça Maine Coon foram populares competidores em mostras de gato na região de Boston e de Nova Iorque. Registros de 1895 dão conta de que um Maine Coon de cor malhada ou Brown Tabby venceu naquele ano uma competição entre gatos no Madison Square Garden.

Pelagem

A raça Maine Coon é bastante conhecida por ter uma pelagem extremamente densa e lisa. No corpo do gato, a pelagem pode variar entre longa nas regiões da barriga e curta na região das costas. Além disso, ela apresenta uma variação de cores muito extensa, o que torna o gato dessa raça ainda mais especial.

São muitos padrões de cores. Dentre eles estão o padrão clássico, que abrange o marrom, branco, preto, azul e vermelho; o tortoiseshell pattern (ou casca de tartaruga), que permite o azul e o preto; o malhado ou o tabby pattern, que conta com cores como o vermelho, o azul, o marrom ou o creme e, por fim, o padrão cinza, que permite as mesmas variações do padrão anterior.

É claro que todo esse charme tem o seu preço. Veja todos os cuidados que você deve ter com a pelagem do seu Maine Coon na seção abaixo!

Cuidados com a pelagem do Maine Coon

O cuidado com a pelagem do Maine Coon deve ser iniciado quando este ainda é um filhote. Independentemente da variação das cores ou da quantidade de pelos da raça, a escovação dos pelos deve ser constante.

A frequência recomendada é de pelo menos uma vez por semana, tanto para a manutenção da beleza do seu gato, quanto para evitar o acúmulo de nós. Use sempre uma escova apropriada para gatos para fazer essa limpeza e manter o seu pet sempre bem cuidado.

Além disso, não hesite em dar banhos no seu gato. Essa raça, ao contrário do que muitos pregam em relação aos felinos, adoram água. Apesar disso, não é necessário lavar o seu Maine Coon com tanta frequência assim, mas quando for preciso, use um secador de cabelo, mas não exagere na temperatura para não machucar o seu pet!

Como cuidar de um Maine Coon?

Um Maine Coon deve desde o início da sua vida ter uma alimentação saudável e balanceada. Como é uma raça que cresce lentamente, esse tipo de animal não pode receber qualquer tipo de ração para gato . Portanto, você deve sempre checar com o seu veterinário de sua confiança a qualidade da comida destinada ao seu gatinho.

Outro ponto a ser destacado da saúde de um Maine Coon é a forte tendência à obesidade. Não é muito raro que animais dessa raça ultrapassem o peso máximo ideal, de 11 quilos. Há casos de gatos Maine Coon com 18, 19 e até 20 quilos! Para evitar isso, leia sempre a embalagem das rações para checar a quantidade ideal que você deve colocar no comedouro do seu felino.

Essa raça também pode sofrer de outras doenças como cardiomiopatia hipertrófica felina, displasia coxofemoral e luxação patelar. Caso haja sinais de todas essas doenças, você deve acompanhar sempre com um profissional de sua confiança. Só ele estabelecerá um diagnóstico preciso e capaz de livrar o seu gato desse problema.

Além disso, o seu gato deve estar bem vacinado e com vermífugo tomado para não apresentar outros quadros mais graves, os quais são bastante comuns para todas as raças de gatos. Quer saber um pouco mais? Então veja mais na seção abaixo!

img-meio

Vacinação anual

A vacinação é um bem maior para todo animal. Muitas doenças como calcivirose, clamidiose, leucemia felina, panleucopenia e rinotraqueíte podem ser vacinadas através dos imunizantes V3, V4 e V5 que são as famosas vacinas múltiplas ou polivalentes.

Outra doença para a qual é sempre importante se vacinar é a raiva. Esta, além de ser contagiosa para humanos, é extremamente grave para os animais, afetando o sistema nervoso central do pet, deixando-o irritado e incapaz de beber água.

Desse modo, é extremamente importante não deixar a caderneta de vacinação do seu gato atrasada, pois isso pode deixar tanto você quanto ele vulneráveis para o aparecimento de enfermidades perigosas como as mencionadas. Ademais, caso venha adotar um Maine Coon e não tem a mínima ideia se ele já foi vacinado alguma vez, leve-o imediatamente para o veterinário.

Vermífugos e antipulgas

As vacinas são excelentes protetores da saúde do seu Maine Coon, mas para a ficar mais completo ainda, os vermífugos e antipulgas são essenciais para otimizar ainda mais o sistema imunológico do seu gato.

Isso porque eles atuam contra vermes e parasitas, os quais são extremamente danosos para o seu pet, causando doenças gastrointestinais e intensas perdas de pelo. Geralmente, os gatos , ainda mais os que não são castrados, podem passar muito tempo na rua, lugar onde há intensa proliferação desses organismos perigosos.

Mas, primeiramente, não compre esses produtos antes de marcar uma consulta com um veterinário. Ele será figura fundamental tanto para fazer o diagnóstico de modo preciso, quanto para determinar o modo correto para a aplicação desses remédios e a quantidade adequada.

Cuidados com os filhotes de Maine Coon

Muitos cuidados devemos adotar quando temos filhotes de Maine Coon em casa. O principal deles é iniciar logo o calendário de vacinação do seu gatinho. Os imunizantes serão importantíssimos, ainda mais quando os filhotes começarem a deixar de tomar o leite materno, o que fará diminuir a circulação de anticorpos passados pela mãe na circulação sanguínea.

Geralmente, os filhotes podem começar a vacinar a partir de 45 dias de vida. As primeiras vacinas a serem aplicadas neles são as polivalentes V3, V4 e V5. A segunda e a terceira doses podem ser feitas a partir de 21 a 30 dias após a aplicação anterior e após isso, começa a reaplicação anual. Além dessas, há também a antirrábica, que geralmente é fornecida a partir de 12 semanas após o nascimento, em dose única.

É bom lembrar que cada veterinário tem um protocolo específico e que, muitas vezes, este pode ser distinto do cronograma que apresentamos. Mesmo assim, é necessário respeitar todas as recomendações feitas pelo especialista. Afinal, é ele quem será responsável pela saúde do seu jovem felino.

Além do campo da saúde, você precisará de muitas outras coisas para adaptar a sua casa para o novo integrante. Lembre-se: gatos são territorialistas antes de tudo. Portanto, a sua missão é deixar a sua casa o mais confortável possível para conquistar tão logo o coração do seu gato Maine Coon. Confira a nossa lista de itens primordiais abaixo:

  • Ração;
  • Caixas de areia para gato;
  • Caixa transportadora;
  • Cama para gato;
  • Comedouros e Bebedouros;
  • Escovas e Rasqueadeiras;
  • Bolinha;
  • Petiscos.

Como alimentar um filhote de Maine Coon?

A alimentação com ração seca será feita a partir do momento em que o seu filhote de Maine Coon começar o processo de desmame. Ele pode ocorrer em torno de 4 semanas para os gatos.

Caso isso não ocorra como o esperado, não separe a mãe e o filhote de maneira abrupta, pois o risco de a mãe e o filhote ficarem agressivos com você é imensa. Nesse caso, monitore como se dá o processo de independência entre ambos e tente, de maneira sutil, deixá-los distantes em alguns períodos do dia, por exemplo.

Como o filhote de Maine Coon estará com a dentição bastante prematura ainda para comer algo sólido, não é o ideal que você forneça a ração seca desse modo. Portanto, forneça nesse período rações úmidas para facilitar e adaptar aos poucos o seu filhote à nova alimentação.

Assim, somente quando a dentição do Maine Coon estiver mais segura para morder alimentos mais duros, o que ocorre geralmente a partir de ao menos 8 semanas, ele pode se alimentar com a ração seca. Para isso, fracione pelo menos de 4 a 5 vezes a quantidade recomendada da alimentação diária do seu felino.

Os filhotes, por serem mais animados do que os pets mais adultos, tendem a gastar muita energia e podem apresentar quadros de hipoglicemia caso não se alimentem direito.

Qual a melhor ração para Maine Coon?

Como já avisamos anteriormente, gatos da raça Maine Coon devem ter uma alimentação bastante equilibrada, com vários nutrientes para fortalecer a saúde do animal. Para isso, deve ser levada em consideração a qualidade da ração que você fornecerá ao seu gato.

Existem uma vasta gama de rações para os felinos. Há as que são específicas para os filhotes, adultos e idosos. Outras específicas para os pets castrados e algumas que são para animais com obesidade.

Apesar disso, a melhor opção é sempre consultar um bom veterinário para indicar a ração ideal para o seu Maine Coon. Outro fator ao qual você deve ter atenção é com a troca de ração: sempre faça a transição de maneira gradual, misturando a ração antiga com a nova. Essa atitude evitará complicações gastrointestinais no seu gato.

Comportamento do Maine Coon

Apesar do tamanho impressionante, o Maine Coon é conhecido por ser um animal dócil, amigável e bastante brincalhão. Não é por mero acaso que essa raça é conhecida pela alcunha de “gigante gentil”.

Além disso, essa raça não é tão independente quanto a maioria dos gatos. O Maine Coon vai adorar a sua companhia. Já com estranhos, essa raça prefere ficar mais distante, não implorando muito pela atenção deles.

O temperamento dessa raça costuma ser bem tranquilo e são extremamente maleáveis com qualquer atividade. Esses gatos se dão muito bem com crianças, cachorros e não costumam criar uma certa tensão com outros gatos.

Outro ponto de destaque é o seu miado bastante baixo, que não costuma incomodar os vizinhos, sendo perfeito para apartamentos, por exemplo.

Como adestrar um Maine Coon?

O Maine Coon, por ter um temperamento tranquilo e ser bastante inteligente, não aceitará com dificuldades o adestramento, que será importantíssimo para a disciplina e para deixá-lo ativo durante o dia.

Você pode começar com alguns comandos básicos como “senta” e “deita”, por exemplo. À medida que o seu animal vai cumprindo as tarefas com facilidade, recompense-o com muito amor, carinho e petiscos, para ele sentir o sabor da conquista!

Isso será super importante para estreitar a relação entre pet e tutor. Além disso, será fundamental para que o seu Maine Coon não fique sedentário e com isso, propenso a obesidade, o que é comum para a raça.

Quanto custa um gato da raça Maine Coon?

O preço de um filhote da raça Maine Coon no Brasil varia entre R$ 3000 a R$7000 aproximadamente. É importante destacar que o gosto por essa raça aqui no Brasil é bastante recente, o que nos leva a um fator importante: não há muitos gatis ou criadores de Maine Coon aqui no país.

Porém, independentemente do país e do tipo do gatil, verifique a procedência desse criador de onde irá comprar o seu novo pet. Isso porque há muitos que vendem até esses mesmos animais por um preço abaixo do mercado.

Além disso, existem as temidas fábricas de filhotes, que nada mais são do que lugares exploradores da vida de pobres animais. Para não abastecer esse tipo de comércio ilegal, faça pesquisas em sites como os da FIFe Brasil ou do Clube Brasileiro do Gato (CBG). Estes fazem rankings anuais dos melhores criadores de gatos independentemente da raça.

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa Newsletter para receber mais textos como este. Ah! Não se esqueça também de compartilhar o nosso artigo sobre Maine Coon nas suas redes sociais.

Voltar ao topo