Imagem-perfil-raca

Spynx: Gato Inteligente e Brincalhão

Gato Sphynx: cuidados, origem e curiosidades

É impossível olhar um gato Sphynx e não o reconhecer. Essa raça é uma das poucas que existem de gato sem pelo e possui características muito particulares. O Sphynx é leal, se dá muito bem com crianças e adora um ambiente aconchegante e quentinho. É, dessa forma, uma ótima opção de companhia no lar. Conheça os detalhes de como cuidar dessa raça de gato pelado, do Sphynx filhote ao adulto. Continue a leitura e saiba mais. Saiba Mais
Tamanho

50cm e 60cm

Peso

3,5kg a 7kg

Pelagem

Sua principal característica é, sem dúvidas, a pele nua que chama muita atenção, bastante enrugada e com um aspecto aveludado, bastante similar ao toque de uma flanela. Todas as cores são aceitas, sendo o branco, na realidade rosado, e o preto, cinza-escuro.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Gato Sphynx

Há um boato sobre a origem dos Sphynx que fala sobre a sua presença no povo Asteca, na América Central. No entanto, o que se sabe sobre a história do gato sem pelo é que ele apareceu no Canadá, em 1966.

Naquele ano, uma ninhada de gatos contou com uma surpresa inesperada: um gato sem pelo. Depois, uma segunda ninhada apresentou a mesma característica.

Desses gatos sem pelo, chamados de Canadian Naked, começou-se a fazer testes de cruzamentos para tentar fixar as características. Os experimentos não foram bem-sucedidos, uma vez que os gatos nasciam com problemas de saúde, causados por doenças genéticas.

Apenas em 1975 a raça Sphynx começou, de fato, sua linhagem, através do cruzamento entre dois gatos sem pelo. Na década de 80, dois filhotes de gatos sem pelo foram enviados para um criador holandês, que os cruzou com a raça Devon Rex. A descendência deu origem aos primeiros filhotes Sphynx.

O nome, que significa “esfinge” em inglês, foi escolhido por que a aparência do Sphynx é semelhante à esfinge Gizé, no Egito. Alguns os chamam de gato egípcio, mas não tem a ver com a sua origem, mas sim com a aparência.

A raça Sphynx foi oficialmente reconhecida pela Cat Fanciers' Association em 1998.

Quais são os tipos de gato Sphynx

O Sphynx originário no Canadá é o mais conhecido entre os gatos sem pelo. Existem outras variedades de gato pelado, mas são ainda mais raras.

Há o Don Sphynx, ou Donskoy, de origem russa, que, entre as quatro variantes que existem, apenas uma delas não apresenta pelo.

Outros gatinhos semelhantes são os Peterbald, cujos primeiros filhotes sem pelo foram fruto do cruzamento entre um Don Sphynx com um Siamês.

Pelagem

A pelagem do gato Sphynx tem textura fofinha, como camurça, deliciosa de acariciar. Possui pelos clarinhos e perceptíveis ao toque, nas orelhas, no nariz, no rabo e na barriga.

Sem dúvida, o pelo é a característica mais marcante da raça Sphynx. O gato sem pelo é assim chamado por apresentar uma pelagem fina e rala, o que torna possível ver a pele por baixo de uma camada praticamente invisível de pelos.

As rugas ficam salientes, na cabeça e no pescoço, o que oferece um charme a mais para sua aparência. A cor que destaca é a da sua pele natural, podendo apresentar algumas manchinhas ou uma cor uniforme.

Sua pele tem coloração variada, pode ser branca - um tanto rosada ou um tom creme - e preta - em um tom cinza-claro. Há ainda uma variedade que apresenta coloração avermelhada.

Cuidados com a pelagem

O Sphynx exige um cuidado extra com sua pelagem. Apesar de realizar a sua própria higiene, como qualquer gato, o fato de a pele estar sempre exposta necessita que seja evitado contato direto com o sol, para prevenir queimaduras.

As peles mais claras são mais sensíveis à luz solar, sendo este um dos fatores mais importantes quanto ao cuidado com os pelos, especialmente para os filhotes Sphynx.

A característica de seus pelos também faz com que a oleosidade da pele seja maior que em outras raças. Assim, ele precisa de banhos mensais e higienização periódica com lenços umedecidos.

O Sphynx tem uma pele muito particular, o banho precisa ser sempre feito com shampoo neutro, para evitar o ressecamento.

img meio

Como cuidar do gato Sphynx?

Além dos cuidados com a pelagem, a raça Sphynx precisa de atenção quanto ao acúmulo de cera nos ouvidos, que precisam ser limpos semanalmente.

O ressecamento da pele é outro fator importante. Os produtos de higiene nunca devem conter álcool.

A restrição ao sol e seu comportamento tranquilo o fazem ser um ótimo pet de apartamento. Mas ele também precisa de algum contato com o ambiente externo, para uma vida saudável.

O gato Sphynx não é uma raça independente, que pode ficar circulando sozinho pelos ambientes externos.

Ele é muito sensível e dócil. Além da exposição de sua pele ser prejudicial à sua saúde, o gato sem pelo é muito cobiçado e pode ser facilmente furtado, por conta de seu temperamento amigável.

Assim, é recomendável separar uma área aberta telada para o Sphynx poder tomar seu banho de sol controlado em segurança. A varanda do apartamento é um lugar ideal para isso.

A sensibilidade dos gatos Sphynx

A falta de pelos dos Sphynx não resulta apenas em sensibilidade diante da luz do sol. Eles também são sensíveis a baixas temperaturas, de maneira que precisam sempre de um espaço quentinho.

A pele exposta também faz com que sejam mais suscetíveis a ferimentos. Eles costumam ser a vítima em uma briga de gatos. Então, é necessário prestar atenção para proteger os Sphynx dos conflitos.

Esses são os únicos fatores de risco dos gatos Sphynx, em geral, eles são muito resistentes, não são suscetíveis a doenças e são conhecidos por não apresentarem problemas genéticos.

Vacinação anual

A vacinação dos Sphynx não precisa de nenhum cuidado especial por ser gatos sem pelo. É preciso levar o Sphynx ao veterinário regularmente, desde filhote, para que o profissional passe todas as recomendações do protocolo de vacinação.

A primeira vacina deve ser dada com oito semanas de vida, seguida de outra dose cerca de um mês depois.

As vacinas principais protegem os Sphynx de três doenças mais comuns: a gripe do gato, o vírus da panleucopenia felina (FPV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).

Há também vacinas não essenciais, administradas somente em casos específicos, em que o Sphynx ficou exposto a alguma outra doença específica ou em casos de viagens de longas distâncias.

As vacinas não essenciais são aplicadas apenas se o veterinário indicar a necessidade, de acordo com o estilo de vida do pet.

O Sphynx filhote recebe um reforço das vacinas básicas ao completar um ano. Depois disso, o dono deverá seguir o plano de vacina indicado pelo veterinário especificamente para atender às necessidades de cada animal.

Para saber tudo sobre a vacinação dos nossos amigos felinos, leia o artigo Vacinas para gatos.

img

Vermífugos e antipulgas

O gato Sphynx é doméstico e caseiro, de maneira que não costuma ter infestação de pulgas. Quando houver, é muito fácil de localizar logo na primeira pulga que aparecer grudada em sua pele.O gato sem pelo torna o controle de pulgas muito mais fácil, é possível tirar os parasitas manualmente e aplicar antipulgas apenas no ambiente, para evitar recorrência.

O remédio antipulgas no animal deve ser aplicado apenas em adultos, com prescrição do veterinário.

Já o vermífugo deve seguir um protocolo estrito. O Sphynx filhote pode ser vermifugado a partir dos quinze dias de nascido. As segunda, terceira e quarta dose normalmente são administradas aos 30, 45 e 60 dias de vida, respectivamente.

Depois da quarta dose de vermífugo, o Sphynx filhote precisa de uma dose mensal até o sexto mês. Já os adultos, precisam ser vermifugados três vezes ao ano.

Esses são os protocolos mais comuns, mas nunca dê vermífugo ao seu pet por conta própria. Qualquer remédio deve ser administrado apenas sob orientação de veterinário qualificado.

Cuidados com os gatos Sphynx filhotes

O Sphynx é uma raça que teve a formação genética controlada, de maneira que apresenta taxa de mortalidade entre os filhotes muito baixa. A criação e o controle genético da raça faz com que o preço do gato Sphynx não seja muito acessível.

Ao nascer, eles contam com uma camada fina de pelos, que vai diminuindo conforme crescem. Assim, a preocupação com os cuidados da pele deve tomar lugar apenas com a perda da pelagem.

Nos primeiros seis meses, o mais importante é mantê-lo dentro de casa, longe da luz do sol, sendo amamentado pela mãe. A gata sem pelo é muito acolhedora e vai dar conta do recado nas primeiras semanas de vida do filhote.

O filhote Sphynx deve seguir com seu padrão de higiene natural até que seja terminado o primeiro ciclo de vacinas e de vermífugo.

2 meses de vida: primeira dose das vacinas FPV, FHV-1; FCV;

3 meses de vida: segunda dose das vacinas FPV, FHV-1; FCV, raiva;

12 meses de vida: terceira dose das vacinas FPV, FHV-1; FCV, raiva.

As vacinas não essenciais, tais como a da leucemia felina (FeLV) e da imunodeficiência felina (FIV) só devem ser aplicadas sob prescrição de veterinário, em contexto específicos.

Mesmo vacinados, esses animaizinhos são totalmente domésticos, devem ficar sempre nos perímetros da casa ou do apartamento.

Os antipulgas são quase sempre dispensáveis para o gato Sphynx, por ele ter um estilo de vida tranquilo e praticamente não apresentar pelos. Os protocolos de vermífugo, por outro lado, devem ser iniciados no Sphynx filhote a partir do primeiro mês de vida.

O que você vai precisar para cuidar do seu filhote Sphynx filhote?

  • Cama para gatos;
  • Comedouro e bebedouro;
  • Coleira e placa de identificação;
  • Caixa de areia;
  • Brinquedos;
  • Ração;
  • Fórmula de nutrição para gatos;
  • Tigelas rasas;
  • Lencinhos umedecidos;
  • Shampoo neutro;
  • Produtos de limpeza de ouvidos para gatos;
  • Área aberta telada.
  • Como alimentar um Sphynx filhote?

    Um Sphynx filhote deve ter amamentação exclusiva durante as quatro primeiras semanas de vida. Apenas quando ele começa a se movimentar inicia-se o desmame, por volta da terceira semana de nascido.

    O desmame inicia-se de maneira natural, então, o cuidador precisará estar preparado para oferecer o complemento alimentar. É possível dar fórmulas de nutrição para gatos, mas nunca deve-se oferecer ao Sphynx filhote o leite de vaca preparado para consumo humano.

    O processo de desmame completa-se em torno da décima semana de vida, é quando ele já estará adaptado a uma ração de qualidade.

    Por ser um gato sem pelo, o Sphynx precisa de uma alimentação reforçada, isso porque ele não possui o regulador natural de temperatura, que é o pelo. Assim, a gordura corporal é seu principal protetor e eles perdem calor rapidamente.

    É estimado que os Sphynx em geral consumam 20% a mais de ração que as outras raças, como uma maneira de manter a temperatura do corpo. Dessa maneira, é normal que os filhotes consumam uma quantidade maior por refeição.

    O adequado é oferecer ração de quatro em quatro horas, para evitar hipoglicemia.

    img

    Qual a melhor ração para o gato Sphynx?

    Recomenda-se que os Sphynx sejam alimentados com croquetes de uma gama rica em calorias. Além disso, é imprescindível que consumam sempre água limpa e fresca.

    Há rações específicas para cada faixa etária, de maneira que é preciso escolher o tipo de ração de acordo com a idade do seu Sphynx para que ele se mantenha sempre bem nutrido.

    Apesar da fome incessante dos Sphynx filhotes, nunca dê comida humana para seu pet. Ele precisa de ração específica, principalmente por ser um gato pelado.

    Para a alimentação e hidratação dos Sphynx filhotes, é apropriado comprar tigelas rasas, para facilitar o acesso ao alimento do animal ainda muito pequeno.

    Comportamento

    Para quem tem crianças, é sempre bom aumentar a família com um pet, não é mesmo? No entanto, nem todo gato se dá bem com crianças. Muitos são ariscos e resguardados. Esse não é o caso do Sphynx. Essa raça de gato sem pelo adora uma boa brincadeira e se dá bem com crianças até mesmo na fase adulta. A personalidade da raça Sphynx é muito acolhedora.

    O Sphynx é um animalzinho bem carinhoso e carente, o que faz com que ter outro pet para lhe fazer companhia seja uma boa escolha. O comportamento do Sphynx é um tanto ciumento, ele escolhe um membro da família como referência e nunca mais desgruda.

    Ele exige um dono que lhe dedique tempo e atenção. Gosta de ambientes internos e é mundialmente conhecido como gato de colo. O Sphynx adora seguir o dono, ficando sempre por perto, até mesmo na hora de dormir.

    É muito inteligente e autônomo no ambiente doméstico, assim, é apropriado providenciar brinquedos inteligentes para que ele tenha seu próprio espaço de atividades dentro de casa.

    O Sphynx carece de sociabilização, então sempre dê muita atenção ao seu pet!

    A sociabilização dos gatos Sphynx

    Os gatos sem pelo são muito sociáveis, por isso mesmo são conhecidos como gatos de colo. Os filhotes Sphynx se dão muito bem com crianças e até mesmo na idade adulta são ótimos companheiros de brincadeiras.

    Sua amorosidade exige uma atenção cotidiana e um contato pele a pele. Eles não só se adaptam bem à presença de outros animais, mas ter um outro pet na casa é algo importante para os Sphynx.

    Eles gostam de ser acolhidos e de dormir acompanhados, então, para que o Sphynx tenha um bem-estar de primeira linha, ele precisa do contato com outros animais. Dessa maneira, é recomendável ter mais de um Sphynx na mesma casa.

    No entanto, eles não têm problemas de convivência com gatos de outras raças ou até mesmo com cachorros.Os Sphynx são tranquilos e pouco ativos, mas muito inteligentes. Isso significa que é importante proporcionar para eles atividades variadas em seu dia a dia.

    Os brinquedos inteligentes para gatos são uma boa pedida, possibilitam que até mesmo os filhotes Sphynx sejam estimulados de maneira lúdica.

    img

    Como adestrar um gato Sphynx

    Esse gatinho é muito esperto. Como ele cresce exclusivamente dentro da casa ou do apartamento, adapta-se muito cedo ao espaço e às funcionalidades da casa.

    O principal motivo de adestramento do Sphynx é ensiná-lo a fazer as necessidades no local adequado. Mas isso também é facilmente resolvido com uma caixa de areia e educadores sanitários.

    Com um espaço exclusivo para ele com alguns brinquedos interativos, o Sphynx rapidamente se adequa à vida doméstica, respeitando os espaços e não oferecendo grandes problemas para a rotina do dono.

    Quais são as principais características do gato sem pelo

    O Sphynx é encantador não apenas por seu temperamento dócil, por sua lealdade e comportamento excepcional, mas o que atrai atenção, à primeira vista, é sua aparência rara que vai muito além da pele nua.

    Ele tem um olhar muito expressivo, os olhos possuem formatos de limão numa cor ligeiramente dourada, verde ou azul-brilhante. Suas orelhas grandes combinam bem com a cabeça angular.

    A fascinação mundial pelo Sphynx desde o primeiro a surgir na década de 60, sem dúvida, é por conta de sua aparência peculiar.

    Além disso, sua superfície é extremamente macia e fazer carinho neles é irresistível. Ainda bem que o Sphynx é um gato afetuoso, porque tanto o dono quanto o pet se beneficiam com essa relação carinhosa.

    O gato sem pelo pode até possuir uma temperatura mais baixa, mas isso pode ser facilmente resolvido com muito colo e calor humano.

    É verdade que a raça de gato pelado não causa alergias?

    Muitos acreditam que o gato sem pelo é uma opção para os alérgicos a gatos. Mas isso não passa de mito.

    O Sphynx não é completamente desprovido de pelo. Apesar de seus pelos serem claros, ralos e finos, eles estão lá. Assim, pessoas alérgicas a pelos de gatos não terão o problema resolvido adotando um gato sem pelo.

    Além disso, as alergias são causadas também por substâncias presentes na saliva e nas células epidérmicas do animal. Ou seja, com ou sem pelo, os alérgicos ainda podem estar suscetíveis a crises.

    Agora que você sabe tudo sobre os famosos Sphynx, os gatos sem pelo, está pronto para cuidar de um e garantir seu bem-estar.

    Voltar ao topo