Cobasi Já! Seu pedido entregue em até 1h* Saiba mais

Marca

Dbest (3)
Easy Clean (3)
Mitzi (1)
Petmais (7)

Cor

Amarelo (2)
Azul (8)
Branco (3)
Prata (1)

Raças de Gato

Todas as Raças (148)

Idade

Filhote (148)
Adulto (148)
Sênior (148)

Higiene do gato


Os gatos são conhecidos pelo zelo com a limpeza. Talvez o maior exemplo disso seja o fato de estarem sempre prontos a enterrar seus dejetos na caixa de areia. Ao tutor, cabe oferecer as melhores condições para se manterem limpinhos como tanto gostam. Para tanto, a escolha adequada dos produtos voltados à higiene do gato é fundamental.


É verdade que o gosto dos felinos pela limpeza contribui. Ainda assim, manter um gatinho sempre asseado exige conhecimentos específicos da espécie.


Saber quando é hora de fazer uma limpeza parcial ou completa da caixinha de areia ilustra bem este cenário. Outro conhecimento bastante relevante é o de saber identificar a hora de dar um banho tradicional ou apostar no chamado banho a seco.


Para te ajudar nessa missão tão importante, separamos algumas dicas indispensáveis no cuidado com esses pets. Melhor ainda é que você pode, nesta mesma página, começar a aplicar as lições absorvidas na compra dos produtos mais importantes para a higiene do gato. Venha conosco!


Banho seco com lenço umedecido é chave na higiene cotidiana do gato


Que os gatinhos gostam de estar sempre limpos e cheirosos não há dúvida nenhuma. Basta conviver alguns dias com um deles para perceber essa característica em atitudes bem marcantes.


Gostar de estar limpo, no entanto, não significa necessariamente ser afeito aos banhos tradicionais. Muito pelo contrário, a resistência desses animais ao contato com a água é real e está presente na grande maioria dos gatos.


Você já reparou no quanto os felinos têm como hábito lamber a si mesmos e seus filhotes? Pois esta é uma forma natural que eles encontraram para darem conta de tirar a sujeira de seus corpos sem terem de passar pela situação desagradável de se encharcar.


Ao perceber essa característica, a indústria pet e os veterinários desenvolveram maneiras alternativas de limpar nossos amigos peludos sem causar incômodo e estresse.


Produtos como o lenço umedecido próprio para gatos foram criados para permitir que o tutor realize a higiene do gato utilizando um princípio bastante parecido com seus instintos.


Conhecida popularmente como ‘banho a seco’, essa prática diminui a necessidade de dar banhos tradicionais com muita frequência. Afinal, a limpeza com o lenço ou produtos semelhantes dá conta de retirar as sujeiras mais perceptíveis e dispersar um possível mau cheiro na pelagem.


É claro que, embora seja importante na manutenção cotidiana da higiene do gato, o banho a seco não substitui uma limpeza mais minuciosa. Esta deve seguir ocorrendo de maneira mais espaçada e de acordo com a recomendação de um veterinário que conheça a rotina do animal.


Shampoos específicos para gatos evitam irritações e queda de pelo


Você já viu que os gatos não são muito fãs de tomar banhos tradicionais com água abundante, shampoo e sabão.


O que pouca gente sabe, porém, é que este não é apenas um capricho dos felinos. Segundo os especialistas, existe uma razão prática para essa preferência por um banho mais seco.


Segundo os veterinários, os gatinhos têm uma camada fina de gordura protegendo sua pele do ambiente exterior. Ela pode se desgastar com facilidade caso o animal seja exposto a banhos muito frequentes. Com o tempo, este desgaste gera irritações e inflamações prejudiciais à saúde do pet.


Por esse motivo, uma das questões importantes relacionadas à higiene do gato diz respeito à frequência do banho tradicional.


Não existe, digamos, uma receita de bolo para definir este prazo. Na hora de definir este protocolo de maneira assertiva, o veterinário vai pensar questões como a rotina e o ambiente em que vive o felino.


Quando falamos da higiene dos gatos que moram em apartamentos, por exemplo, este prazo pode variar de quatro a seis meses. Bastante, não?


Identificar a frequência com que o gato deve tomar banho não é, no entanto, a única questão a ser observada no tema. Talvez tão importante quanto isso é a escolha do shampoo adequado.


Os especialistas destacam o risco de, por exemplo, se recorrer a produtos tipicamente humanos para dar banho no felino. Tutores que ignoram essa recomendação podem ver seu gato sofrendo com irritação na pele, queda de pelo e quadros de mal-estar em geral.


Assim, é importante utilizar um shampoo específico para o animal, já que esses produtos são produzidos a partir dos cuidados necessários com a sensibilidade de sua pele.


Uma dica legal é pedir uma indicação ao veterinário. Ao receitar o shampoo a ser usado, este considerará questões como o comprimento do pelo, bem como o tipo de pelagem daquele pet.


Ter uma caixa de areia e estar atento à sua manutenção é fundamental


Uma das práticas mais curiosas dos gatinhos é a naturalidade com que eles buscam enterrar suas fezes e até mesmo a urina. É como se eles zelassem pela limpeza do ambiente e exigissem o mesmo de seus tutores.


Essa característica marcante faz da caixinha de areia um dos primeiros itens a serem adquiridos na hora em que se decide colocar um felino em casa.


Apenas disponibilizar a caixa, porém, não significa estar cuidando da higiene do gato de maneira completa e adequada.


Afinal, embora o pet faça sua parte na manutenção da limpeza do ambiente, mantendo sua caixa organizada, ele precisa de um empurrãozinho para mantê-la limpa ao longo do tempo.


Neste contexto, saber a hora e a maneira certa de higienizar essa caixinha é um aprendizado importante de quem cuida de um gatinho.


Especialistas recomendam, por exemplo, que a limpeza superficial do objeto seja diária. Isto é, o tutor deve se dispor a retirar as fezes e areia já endurecida pela urina todos os dias para garantir que seu amigo siga se sentindo confortável para utilizar o seu banheiro sempre que precisar.


Com o passar dos dias, porém, essa limpeza superficial por si só não dá conta de tirar o mau cheiro e eliminar todas as sujeiras presentes na caixinha.


Pensando nisso, os veterinários apontam uma frequência de dois dias por semana como adequada para a limpeza completa do recipiente.


Para executá-la, o tutor deve retirar toda a areia da caixa, lavá-la bem e secá-la até que não haja mais umidade. Depois disso, é só acrescentar uma areia limpinha.


Ordenar por:

Mais vendido
Whatsapp Icon

Compre pelo Whatsapp

Siga a Cobasi nas redes sociais

  • Rede Social Facebook
  • Rede Social Instagram
  • Rede Social Youtube
  • Rede Social Twitter

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.
* As promoções, parcerias e descontos contidos em nosso site não são cumulativos. Diante de duas ou mais promoções, será necessário optar por aquela que melhor lhe convém, isentando a Cobasi de qualquer responsabilidade nesse sentido. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pela Cobasi. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.

Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.

COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.

CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Selo
Selo
Ilustração Footer