Já sabe qual substrato vai utilizar na gaiola do seu pequeno roedor? Esse é um dos itens mais importantes no habitat desses pets. O produto é responsável por manter o espaço sem cheiros fortes, além de preservar a saúde dos bichinhos. O granulado higiênico para roedores é uma das opções que vem ganhando destaque entre tutores!
Saiba mais sobre substratos com as dicas a seguir. Pode ter certeza que você conseguirá escolher o melhor produto para o seu pet com as indicações da Cobasi.
O granulado higiênico é um tipo de substrato para gaiola, um produto indispensável na manutenção da saúde do seu bichinho. Esse é um dos artigos que tutores não podem deixar de lado. Sabe por quê?
Os roedores moram em gaiolas durante toda a vida. É ali onde dormem, comem, brincam e fazem suas necessidades. Nesse último caso, embora tutores sonhem que seus roedores domésticos façam xixi e cocô em locais específicos, esses pets não são cuidadosos nesse sentido e não se importam sobre o local onde deixam suas necessidades fisiológicas.
É aí que entra em cena o substrato. Eles forram o fundo da gaiola, absorvem e controlam odores, mantém o chão mais sequinho e evitam que as patinhas dos roedores fiquem machucadas em contato com as grades.
O granulado higiênico para roedores mantém a casinha do pet limpa e agradável! Além disso, o produto é usado como enriquecimento ambiental e como forma de deixar o ninho quentinho nos dias frios, por exemplo.
É muito importante escolher o substrato com atenção. Você pode fazer testes para entender qual a melhor opção para o seu roedor. Existem diversos tipos de produto e cada um deles é desenvolvido para uma espécie diferente.
No entanto, para seu animalzinho de estimação se adaptar e viver de maneira confortável, é importante considerar algumas características principais. O substrato deve ser:
Isso significa que a forração da gaiola deve ser aconchegante acima de tudo. Caso não seja macia o suficiente, pode causar lesões nas patinhas do pet.
Ela também precisa absorver bem a umidade, de modo a evitar que o roedor molhe os pés e suje todo o espaço.
Não fazer poeira é outra característica importante. Substratos muito pequenos e que espalham pó podem causar problemas respiratórios e alergias.
Escolher o substrato ideal evita a proliferação de fungos nocivos à saúde do animal. Conheça três tipos comuns:
Os pellets são uma das opções mais populares. Eles são leves, absorvem a umidade, são confortáveis e melhoram o cheirinho da gaiola. Dentro dessa categoria existem diversos tipos diferentes, sabia? Em geral, são feitos de materiais reciclados, como papel prensado, palha, restos de casca de cereais e madeira.
A serragem é muito prática! Assim como o pellet, não é pesada e, em compensação é mais barata. Contudo, tutores devem comprar o material apenas em locais especializados em produtos para roedores, como a Cobasi.
A maioria dos pets, como hamster, ferrets e chinchilas adoram a serragem, porque podem usá-la como parte do enriquecimento ambiental do espaço, o que evita estresse. É absorvente e possui alta durabilidade.
O substrato mineral é específico para roedores, por isso atóxico. Mas, nesse caso, recomenda-se o uso apenas nos banheirinhos individuais na gaiola. Isso porque, em todo o espaço, pode causar rachaduras e calos nas patinhas dos roedores.
Algumas pessoas também usam tecidos, como toalhas ou lã. Nesses casos, a manutenção é ainda mais trabalhosa, já que eles não eliminam cheiros, nem são tão absorvente - apesar de confortáveis. Além disso, alguns animais podem enroscar as patinhas ou roer as peças.
Nunca use areia de gato! Como o nome sugere, o produto é exclusivo para felinos. A areia faz poeira, o que prejudica a vias aéreas desses pequenos animais.
Jornais também não são recomendados. Embora sejam absorventes e muito mais baratos, a tinta pode ser tóxica, sobretudo para aqueles pets com hábito de roer tudo o que encontram pela frente.
Para esses bichinhos, o substrato deve ser macio, útil e confortável para criar ninhos, escavar e fazer túneis. O enriquecimento ambiental é um combate natural ao estresse!
Por isso, o granulado de madeira para hamster é um dos mais recomendados, assim como substratos naturais de celulose.
Pellets e aparas de madeira são ótimas opções de granulado para porquinhos-da-índia. Forre o fundo da gaiola com, pelo menos, dois centímetros de espessura de substrato.
Sempre confira na descrição do produto para quais animais é mais recomendado. Dessa forma, suas chances de errar na escolha serão mínimas!
A montagem da gaiola exige atenção frequente por parte do tutor. É importante manter comedouros e bebedouros disponíveis, uma caminha, ninho ou casinha confortável e brinquedos, sem contar o substrato.
A a limpeza é feita diariamente. Quando a gaiola fica suja, o pequeno habitat do seu roedor libera odores desagradáveis que afetam toda a casa. Outro ponto importante é que, apesar de os roedores serem muito resistentes, descuidar a limpeza pode desencadear doenças e problemas de saúde nos pets. Portanto, é responsabilidade do tutor assegurar a higienização correta de todo o ambiente!
Então, todos os dias, remova a sujeira do substrato, como restos de comida, fezes e todas as partes molhadas. O granulado úmido pode causar úlceras nas pernas do pet e atrair insetos, ou causar a proliferação de fungos por todo o ambiente.
Também é importante remover toda a comida velha (que pode causar indigestão ou envenenamento nos roedores) e oferecer água fresca no bebedouro.
Reserve um dia da semana para fazer a higienização completa da gaiola e dos acessórios.
Gostou das dicas? Na Cobasi você encontra todos os produtos que seu pet precisa para viver bem. Cuide dos seus bichinhos com a gente!
Ordenar por:
COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.
Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.
COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.
CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060