img-chihuahua

Chihuahua: Corajoso e Dedicado

A origem do Chihuahua

Agitados, protetores e sem medo dos demais. Essa seria a definição da raça de cachorro Chihuahua. Pode ser um pouco difícil conquista-los, mas quando consegue pode ter certeza que eles serão os companheiros mais leais que você terá.Saiba Mais
Tamanho
img-tamanho da raça

18cm e 25cm

Peso

1,5kg a 3kg

Pelagem

Seu pelo é comumente curto, apesar de alguns terem alguns pelos mais alongados em regiões especificas do corpo como orelhas e rabos. Por isso, não exigem grandes cuidados e podem ser encontrados em diversas cores e combinações, sendo a mais comum branco e marrom/dourado.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Chihuahua

São diversas as teorias da origem do Chihuahua. Alguns especialistas acreditam que a raça tenha sido criada na China e outros na época do Império Asteca. Por falta de evidências maiores, a raça foi associada aos mexicanos e é considerada a raça mais antiga da América do Norte.

O nome é uma homenagem a uma região de Chihuahua no México e é considerado um cão de companhia ou cão de luxo. Já perceberam que muitas madames foram retratadas em filmes com Chihuahuas?

Características físicas do Chihuahua

O tamanho do Chihuahua quando adulto varia entre 18cm e 25cm , o peso aproximado é de apenas 3kg – dá até pra carregar na bolsa, e tem muita gente que realmente faz isso para estar sempre perto do seu cãozinho.

Seu corpo tem um tronco bastante quadrado, especialmente nos machos. Já as Chihuahua fêmeas costumam ter o tronco um pouco mais largo e arredondado o que facilita bastante a sua reprodução.

A raça se encaixa na categoria Toy, e algumas vezes é chamado de Chihuahua Miniatura de maneira não oficial, e também de cachorro de colo.

O comportamento dos Chihuahuas

A raça é uma das menores do mundo, mas tamanho não é documento para esses pequenos. Eles não são nenhum pouco medrosos e enfrentam até mesmo os pets muito maiores que eles.

São bastante territorialistas e por isso, a qualquer sinal de estranheza já estão latindo e alertando seus donos de que algo está acontecendo. Seu latido agudo e a enorme energia que eles guardam dentro desse pequeno corpo são parte da personalidade do Chihuahua.

Com tanta energia, eles precisam de bastante atenção para atividades físicas e brincadeiras, pra não acabarem ficando ansiosos e deprimidos. Também são cachorros que não gostam de ficar sozinhos, por isso se está pensando em adotar um Chihuahua, tenha certeza de que terá bastante tempo para lhe dar atenção.

A Saúde dos Chihuahuas

A raça costuma ser muito saudável, para se ter ideia a expectativa de vida do Chihuahua é de 20 anos. Mas é claro que é preciso muita atenção e consultas regulares ao veterinário para garantir que está sempre bem de saúde.

Um dos únicos problemas que a raça costuma enfrentar com frequência é o frio, por sua pelagem curta, eles costumam sentir bastante a mudança de temperatura. Para ajuda-lo a sentir menos frio pode comprar uma roupinha para o seu pet.

As tremedeiras do Chihuahua também são um pouco comuns, mas podem estar ligadas a energia, felicidade, excitação. Mas é claro que se perceber tremedeiras frequentes é bom consultar um especialista.

img meio

Curiosidades da raça Chihuahua

A menor cadela do mundo é da raça Chihuahua! Ela é mexicana e se chama Milly, tem apenas 9,65cm e está no livro dos recordes, o Guiness Book. Nos últimos anos a raça começou a ganhar notoriedade por conta da socialite Paris Hilton que costumava andar com sua pequena Tinker Bell dentro de luxuosas bolsas de marca enquanto passeava para fazer compras.

Voltar ao topo