Imagem-perfil-raca

Shih tzu: Extrovertido e Brincalhão

Shih Tzu: cuidados, origem e curiosidades

Esse cãozinho fofo é uma das principais raças para se ter em espaços pequenos, como um apartamento, por não precisar de muito espaço e nem de atividades físicas exageradas. E ah, ele adora uma companhia e entristece quando está sozinho. Venha descobrir mais sobre a raça Shih Tzu.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

30 cm

Peso

Pelagem

Os Shih Tzu possuem pelos longos no topo do corpo e pelos mais densos na parte debaixo, a variedade de cores de sua pelagem é extensa sendo os tons de preto, branco e marrom os mais comuns.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

Vtex-colecao

A origem do Shih Tzu

A raça Shih Tzu é muito antiga. Existem registros, como documentos e pinturas, datados de 624 antes de Cristo que retratam o animal. Segundo os especialistas, o Shih Tzu tem origem do Tibete, mas foi efetivamente desenvolvido na China, onde vivia como cão de companhia nos palácios imperiais.

Ao longo de quase toda a Dinastia Ming, a raça foi da família real. Quando a Revolução Comunista aconteceu, eles quase foram extintos, mas seu desenvolvimento foi recuperado a partir de cães importados para a Inglaterra.

Quais são os tipos de Shih Tzu

Os Shih Tzu possuem pelos longos no topo do corpo e pelos mais densos na parte debaixo, a variedade de cores de sua pelagem é extensa sendo os tons de preto, branco e marrom os mais comuns.

São cachorros de pequeno porte com uma carinha muito amável. São muito frágeis e não possuem muita força muscular, por isso é importante que eles façam exercícios moderados como caminhadas, evitando a exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas.

Seu tamanho pode chegar a 30cm, pesando entre 6kg e 10kg, e precisam de bastante atenção para evitar o sedentarismo e obesidade.

Pelagem

O pelo exterior do pet é longo, denso e pode ser ligeiramente ondulado, mas não encaracolado. O subpelo está presente, mas de maneira moderada. A pelagem do Shih Tzu não deve afetar sua visão nem tampouco seus movimentos.

Todas as cores do Shih Tzu são aceitas: preto, branco, cinza, marrom, vermelho e malhado, que inclusive é o mais comum de ser encontra

Cuidados com a pelagem do Shih Tzu

A pelagem do Shih Tzu deve ser escovada diariamente, para evitar a formação de nós e emaranhados que machucam e são bastante incômodos para o cachorro. Os banhos precisam ser semanais e a tosa é uma boa opção para os tutores que preferem manter os cães com pelo mais curto.

Mesmo para os tutores que preferem o Shih Tzu com sua tradicional pelagem longa, a tosa higiênica é recomendada para manter o animal limpo durante mais tempo, além de afastar doenças.

Imagem-raca-meio

Como cuidar do Shih Tzu

O Shih Tzu é muito apegado à sua família. Portanto, não é um animal para ser criado em áreas externas nem ser deixado sozinho por longos períodos de tempo.

Seu focinho achatado faz com que ele tenha uma certa dificuldade para respirar, então as temperaturas extremas (tanto o frio, quanto o calor) e os exercícios físicos pesados não são recomendados para a raça Shih Tzu.

Esse é um pet muito companheiro e bastante receptivo a pessoas e animais, mesmo os que não conhece. Inteligente, independente e um pouco teimoso, o Shih Tzu tem tudo para agradar seu tutor, mas precisa ser ensinado desde cedo para compreender quais são as regras da casa e o que é esperado dele.

Uma característica da raça é a coprofagia, ou seja, o hábito de ingerir as próprias fezes. Essa atitude, que para nós é extremamente desagradável, tem várias causas possíveis e, mais importante, pode ser corrigida.

É preciso investir nessa correção desde cedo, contando com a ajuda e a orientação do médico veterinário, para evitar que a prática se consolide e o Shih Tzu faça isso por toda a sua vida.

Voltar ao topo