Golden Retriever: Fiel e Inteligente

Os simpáticos Golden Retriever

Um dos cachorros mais inteligentes do mundo, o Golden Retriever também é extremamente dócil e amoroso e conquista todos que cruzam o seu caminho. Apaixonado por água e muito ativo, esse animal é leal e apegado aos tutores. Ideal para famílias com crianças, ele ama brincar e se divertir com os pequenos. Saiba Mais
Tamanho

51 a 61 cm

Peso

27 a 36 Kg

Pelagem

Os pelos do Golden Retriever possuem um tom amarelo dourado e são muito densos e de tamanho mediano. Eles não costumam formar nós, mas precisam ser escovados com frequência.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

colecao-por-idade

Origem do Golden Retriever

O Golden Retriever tem sua origem na Grã-Bretanha, mais especificamente na Escócia, quando Dudley Coutts Marjoribanks, o primeiro Barão de Tweedmouth, desenvolveu o cão por meio do cruzamento de um Wavy-Coated Retriever com uma Tweed Walter Spaniel, em 1868. Muito interessado em cães de caça e de esportes, ele buscava criar um cão de médio a grande porte que fosse caçador, obediente, inteligente e calmo. O cruzamento de Nous e Belle resultou em uma ninhada com três filhotes de pelo amarelo ondulado chamados Crocus, Cowslip e Primrose. Os cruzamentos desses cachorros com outras raças resultaram nos Golden Retrievers como conhecemos hoje.

Rapidamente os simpáticos cães dourados conquistaram os escoceses por serem excelentes nadadores, caçadores e pescadores, além da sua fofura, e foram reconhecidos como uma raça diferente dos Retrievers pelo Kennel Club da Inglaterra em 1911! O reconhecimento pelo American Kennel Club, porém, aconteceu apenas em 1932.

Principais características do Golden Retriever

Com focinho largo e um corpo muito bem estruturado, os Golden Retrievers são simétricos, e têm proporções equilibradas que lhes dão um ar altivo e poderoso. Com porte médio a grande, esses animais são fortes e peludos, têm as orelhas caídas, olhos castanhos e expressão doce que conquista a todos. A altura dos cães da raça pode variar entre 51cm e 61cm e seu peso vai de 27kg a 36kg.

Pelagem do Golden Retriever

Os animais da raça têm pelagem espessa, com subpelo denso e resistente, e franjas de comprimento médio a longo, que podem ser lisas ou onduladas. Os Golden Retrievers existem em diferentes tons que variam sempre de dourados ao creme, podendo ter os pelos do peito mais brancos.

Apesar da pelagem do Golden Retriever ser longa e densa, quem mora em regiões mais quentes não precisa se preocupar tanto com a quantidade de calor que eles sentem. Os pelos desse animal servem para isolar o seu corpo, funcionando como um espécie de proteção, tanto para o frio quanto para o calor excessivo.

Cuidados com a pelagem do Golden Retriever

Embora os Golden Retrievers troquem a pelagem apenas duas vezes ao ano, durante as outras épocas esses animais também soltam bastante pelo e, por isso, é necessário escovar o seu cachorro diariamente para a retirada de pelos mortos e para evitar a formação de nós.

Os banhos são indicados a cada um mês ou um mês e meio, de acordo com as necessidades e rotina de cada animal. Como gostam muito de água, os animais da raça podem se sujar facilmente brincando em poças e na lama, e consequentemente precisarem de banhos antes da hora. É indicado o uso de xampus específicos para Golden Retrievers e com pH neutro, já que os cães da raça têm tendência a desenvolver doenças de pele. Como esses bichinhos amam natação e todo o tipo de atividades aquáticas, é recomendado desde cedo acostumá-los com o uso de secadores, já que deixá-los úmidos pode propiciar a proliferação de fungos, por conta da densidade de sua pelagem.

Como cuidar de um Golden Retriever?

Para manter seu Golden Retriever sempre saudável, é importante ficar atento a possíveis problemas causados por predisposições genéticas da raça. Além da tendência à displasia de quadril, que causa má formação das articulações do quadril durante o crescimento do animal, esses cachorros também podem sofrer com displasia de cotovelo, que impede o desenvolvimento da cartilagem dessa articulação. Preste atenção se seu cachorro tem problemas de movimentação e consulte sempre um veterinário.

Outro ponto vulnerável na saúde dos Golden Retrievers é o coração. Problemas como cardiomiopatia, entrópio e estenose aórtica acontecem com uma frequência considerável em cachorros dessa raça, portanto é importante monitorar o coração do seu amigo, principalmente porque os cães quase não demonstram a existência desse tipo de doença.

Os olhos e a pele dos animais da raça também são pontos de atenção. Eles têm tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata, e por conta da densidade de sua pelagem também podem sofrer com alergias e dermatites, principalmente quando não são secos adequadamente após se molharem.

Vacinação anual

Vacinar cães adultos anualmente é fundamental para prevenir doenças graves. As vacinas V10 ou V8 protegem seu Golden Retriever de problemas como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica também é muito importante para imunizar seu cãozinho contra a raiva. Além de perigosa para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos.

Existem outras vacinas indicadas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cachorro em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança e se informe sobre o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Vermífugos e antipulgas

Além da vacinação anual, existem outros cuidados periódicos com a saúde do seu cachorro que devem receber sua atenção. A administração de vermífugos é bastante importante e sua necessidade varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu animal sai de casa. Esse medicamento é utilizado para eliminar vermes que podem ser contraídos na rua, nos alimentos e até mesmo dentro de casa. Consulte seu médico veterinário e descubra a frequência, a dosagem e o vermífugo ideais para seu Golden Retriever.

A administração de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Há disponíveis no mercado coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. O veterinário de sua confiança pode te ajudar a escolher a opção mais adequada para a rotina do seu cachorro.

O importante é manter seu Golden Retriever sempre saudável e bem protegido contra parasitas. Além do incômodo da coceira, você também evita o surgimento de diversas doenças graves que podem ser transmitidas por pulgas, carrapatos e afins. Não vale a pena deixar seu cãozinho desprotegido!

img

Golden Retriever filhote: principais cuidados

Ter um filhotinho de Golden Retriever em casa é sempre uma alegria, mas como qualquer bebê, ele exige alguns cuidados. Quando filhotes, os cães de todas as raças devem ser vacinados por meio de um protocolo diferenciado dos adultos. Veja abaixo a orientação:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção! É necessário esperar 10 dias após a última dose das vacinas, antes de levar seu filhote para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu filhote de Golden Retriever também precisará de medicamentos para parasitas. Faça uso de vermífugos e antipulgas feitos especialmente para filhotes e que tenham sido indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Golden Retriever?

Após o processo de desmame dos filhotes de cachorros de todas as raças, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, é recomendado que sejam alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência é importante porque ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

A saúde de qualquer filhote é sempre mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. Cuide bem da alimentação do seu Golden Retriever filhote! Assim, ele terá um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas de saúde.

As rações mais indicadas são as especialmente desenvolvidas para filhotes de raças grandes, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações do seu bebê.

O tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, o que prejudica o processo de digestão. É importante frisar que não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos. E não se esqueça de manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Golden Retriever?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma alimentação especialmente desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso estão disponíveis na Cobasi diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Golden Retrievers são animais de médio a grande porte, e sua dieta deve ser cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. Converse com o seu veterinário para descobrir a quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional, rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para alimentar todas as raças de cachorros. Elas oferecem maior qualidade, e seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.

img

Comportamento do Golden Retriever

Um dos cachorros mais dóceis e companheiros que você vai conhecer, o Golden Retriever é super apegado aos tutores e gosta muito de agradar as pessoas que ama. Cheios de energia, esses animais amam brincar, correr e nadar, e se dão muito bem com estranhos, crianças, outros cachorros e fazem amizade com todo mundo. Amorosos e carinhosos, os cães da raça são extremamente leais e obedientes, o que torna fácil a tarefa de adestrá-los.

Trabalhadores, os Goldens Retrievers costumavam caçar em situações adversas no passado, e hoje, por conta da inteligência acima da média, são bastante usados como cães-guia e Animais de Assistência Emocional, auxiliando deficientes visuais e pessoas com doenças graves.

Muito ativos, os animais da raça precisam se exercitar diariamente e demandam bastante atenção do tutor. Se você os deixar sozinhos por muito tempo sem nenhuma distração, eles podem ficar entediados e deprimidos, se tornando destrutivos. O ideal é fazer caminhadas diárias, natação e distraí-los com muitas brincadeiras, sempre supervisionadas, já que os Golden Retrievers são um pouco estabanados e podem causar algumas confusões por conta disso.

Como é o Golden Retriever com crianças?

Brincalhão, o Golden Retriever ama crianças e tem um forte instinto protetor com elas. Por isso ele é uma excelente escolha para famílias que querem um cão de companhia que goste dos pequenos. Porém, por ser um animal bastante desastrado, que não tem muita noção do próprio tamanho, é indicado que ele seja adestrado desde cedo e acostumado a lidar com as crianças menores para não correr o risco de machucá-las sem querer durante uma brincadeira.

Adestramento do Golden Retriever

Treinar um Golden Retriever é uma missão muito fácil! Esses animais são muito espertos e ocupam o 4º lugar no ranking de inteligência canina criado pelo norte americano Dr. Stanley Coren, por isso aprendem com facilidade novos truques e comandos. Além disso, a personalidade leal e obediente ajuda na tarefa de educá-los, principalmente quando o tutor participa do processo. O recomendado é que o adestramento seja feito desde que os cães ainda são filhotes. É importante ensiná-los a entrar na água apenas após o comando, já que esses animais amam nadar e podem entrar em piscinas e lagos por livre e espontânea vontade a qualquer momento. Lembre-se sempre de optar por um treinamento com estímulos positivos e de respeitar o tempo e a personalidade de cada animal.

img

Como é ter um Golden Retriever em casa?

Os Golden Retrievers são cachorros carentes que amam viver grudados com os tutores, por isso nem pense em deixá-los trancados em áreas externas. Eles têm muita energia e precisam ter bastante espaço para brincar e correr, porém gostam de viver junto à família humana, recebendo sempre bastante carinho. Por não terem muita noção de seu próprio tamanho, esses animais podem ser um pouco desastrados, então o ideal é deixar longe do caminho deles coisas que podem se quebrar e fora do alcance objetos que você não quer que eles peguem.

Melhores brinquedos para o Golden Retriever

Os Retrievers eram cães de caça que tinham como função recolher as aves abatidas por atiradores e entregá-las aos mesmos, e os Goldens definitivamente herdaram esse instinto. Por isso, eles gostam muito de brincar de buscar bolinhas, bumerangues e outros objetos, mesmo que você não os tenha atirado. Bichos de pelúcia e brinquedos de borracha que eles possam carregar para cima e para baixo na boca são bastante indicados. Além disso, para exercitar a inteligência, os animais da raça adoram brincar com jogos interativos que os desafiem mentalmente.

Curiosidades sobre o Golden Retriever

Como a função de seus ancestrais Retrievers era levar a caça intacta aos caçadores, os Goldens têm a incrível habilidade de carregar diferentes coisas com a boca, sem necessariamente destruí-las. Alguns animais da raça, quando treinados, conseguem inclusive carregar ovos crus sem quebrá-los!

Dois ex-presidentes norte-americanos escolheram cães da raça como companheiros: Gerald Ford e Ronald Reagan. Além disso, o Golden também é um cachorro famoso no cinema por estrelar vários filmes, como por exemplo, "Bud - O Cão Amigos" e suas várias continuações, "Quatro Vidas de um Cachorro" e "Meu Amigo Enzo".

Voltar ao topo