56 a 62 cm
25 a 36 Kg
Os pelos do Flat Coated são densos, com textura de fina a média. As pernas e a cauda tem franja, e a aparência é muito elegante. As únicas cores aceitas são o Flat Coated Retriever preto e o fígado.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Signos - Escorpião
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Os registros são um pouco incertos a respeito do surgimento do Flat Coated Retriever, mas o que se sabe com certeza é que ele é de origem britânica e que surgiu em meados do século XIX.
Sua função principal, assim como a de diversas raças da época, era auxiliar os seres humanos na caça trazendo as presas abatidas para os seus tutores. Os animais mais rápidos e com habilidades aquáticas passaram a ser especialmente interessantes e necessários quando as armas de fogo passaram a ser adotadas, pois o alcance dos tiros era maior e, com isso, era preciso que os cães chegassem mais longe e mais rápido.
Não está claro que raças foram envolvidas na criação do Flat Coated Retriever, mas os especialistas defendem que o Terra Nova e o Wavy Coated Retriever definitivamente foram duas delas.
O Flat Coated é muito confundido com o
A raça Flat Coated Retriever em si não possui variantes além das cores que caracterizam os indivíduos.
Com pelo denso, de textura fina para média, e fios bastante achatados, o Flat Coated Retriever tem pernas e caudas cobertas por franjas. A pelagem totalmente cheia é alcançada na maturidade.
As cores reconhecidas como padrão da raça são apenas o preto e o fígado.
As escovações dos pelos do Flat Coated Retriever devem ser feitas de duas a três vezes por semana, para evitar que se formem emaranhados e nós nas franjas, além de remover fios soltos e outras sujeiras que podem ficar presas ao corpo do cão.
Esse cão é animado, bem disposto, companheiro e cheio de energia. Portanto, precisa de atividades físicas regulares todos os dias, além de estímulos mentais, pois é muito inteligente e aprende rápido.
O Flat Coated Retriever costuma ser muito receptivo a pessoas e animais de modo geral, mas uma boa socialização é bem-vinda para ajudar o cão a entender como funciona o mundo e que existem outros indivíduos além daqueles que moram na mesma casa que ele.
Os cuidados com as orelhas caídas são necessários para evitar o excesso de secreção e umidade, que podem provocar infecções por bactérias ou fungos. Também é preciso ficar atento à manutenção do peso corporal do Flat Coated Retriever: ele costuma comer bastante e se movimentar bastante também, mas com a idade pode ficar mais calmo e passar um pouco do peso ideal.
Manter o calendário de vacinação do Flat Coated Retriever em dia é uma das principais responsabilidades do tutor. Isso se aplica não apenas aos cães de raça, mas a todos os cachorros e gatos, além de outros animais domésticos que convivem próximos aos seres humanos.
A vacina múltipla, chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, são ministradas uma vez por ano em todos os animais adultos e previnem doenças graves que podem se tornar fatais, como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. A raiva e outras zoonoses, ou seja, doenças que são transmissíveis dos animais para o homem, também pode ser prevenida por meio de uma vacina.
Leve o Flat Coated Retriever a consultas regulares com um médico veterinário e pergunte sobre que outras vacinas é possível ministrar no cão. Assim você garante que ele tenha uma vida mais saudável e livre de preocupação com doenças para as quais já existe proteção.
O Flat Coated Retriever precisa de atividades diárias ao ar livre para se manter física e mentalmente saudável. Os passeios em praças, parques e na beira da praia, além do contato com outros animais, vão fazer parte da vida de um tutor dessa raça.
A melhor maneira de tornar esses passeios seguros e livres de parasitas para o cão é fazer uso regular de vermífugos e antipulgas adequados ao porte, peso e idade do animal. Especialmente por ser bem peludo, pode ser que o Flat Coated Retriever fique um bom tempo com esses parasitas escondidos na pele até que o tutor perceba, motivo pelo qual agir preventivamente é tão importante.
Para saber qual é o mais indicado para o seu Pointer Inglês, converse com o médico veterinário.
Preparar a casa para receber um filhotinho de cachorro, seja um Flat Coated Retriever ou qualquer outro tipo de cachorro, é fundamental para tornar a adaptação do cãozinho e da família o mais tranquila possível.
O primeiro passo é definir onde será o local de descanso, de alimentação e o banheirinho do cachorro, sendo que esse último deve ser o mais distante possível dos dois primeiros. É aconselhável, também, designar um espaço delimitado para que o cachorro se acostume a ficar mesmo quando estiver acordado. Assim você consegue acostumá-lo a passar alguns períodos sozinho sem que ele fique chorando, latindo ou destruindo objetos.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:
- caminha ou colchonete;
- casinha para a área externa, protegida do sol e da chuva;
- comedouro e bebedouro;
- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
- caixa de transporte;
- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
- ração para cachorro e petiscos;
- escova para remover pelos mortos;
- brinquedos.
Você pode optar por dar apenas ração seca para o filhote de Flat Coated Retriever, ou ração seca com ração úmida. O importante é que essa escolha seja feita com base na idade do cachorro, para garantir que ele esteja ingerindo os nutrientes necessários de acordo com a maturidade do seu organismo.
Os passeios com filhotes de Flat Coated Retriever só devem ser feitos depois que o cãozinho tiver recebido as doses das vacinas obrigatórias, que são as seguintes:
- 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
- Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
- Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. Os filhotinhos costumam ser liberados para andar no chão e ter contato com outros animais cerca de 10 dias depois da última dose das vacinas obrigatórias, mas é fundamental verificar qual é a orientação com o médico veterinário que faz o acompanhamento do pet antes de iniciar os passeios.
O Flat Coated Retriever é uma raça muito ativa, que gasta bastante energia, especialmente quando filhote. Por isso é preciso tomar cuidado com os desequilíbrios da glicose no sangue que podem ocorrer, provocando crises de hipoglicemia.
Essas crises são graves e podem até matar um filhotinho que passa tempo demais sem comer. Por isso, depois que eles são desmamados, entre 6 e 8 semanas de vida, o ideal é dividir a quantidade indicada de alimento para um dia em 4 ou 5 porções, garantindo que o cãozinho consiga repor as energias de maneira adequada e segura.
Os petiscos podem ser oferecidos, desde que sejam adequados para filhotes e que as quantidades sejam moderadas. Não esqueça de deixar água limpa e fresca sempre à disposição do pet e não ofereça alimentos de consumo humano para ele.
Uma alimentação de qualidade é fundamental para manter o cão dessa raça bem de saúde, ativo e bem equilibrado. Por ser muito ativo, sua queima energética é intensa, e por isso ele costuma comer bastante também.
É preciso buscar equilíbrio para que ele não fique acima do peso nem com fome. Uma alimentação voltada para cães de grande porte, oferecida em quantidade adequada ao seu peso e idade, é fundamental para formar a base de um desenvolvimento saudável do Flat Coated Retriever.
Lembre-se de que toda troca de alimento deve ser feita gradualmente, substituindo aos poucos a ração que não se deseja mais oferecer por aquela que o cão vai passar a comer. Assim é possível observar efeitos indesejados como alergia e diarreia, além de dar tempo ao cachorro para se acostumar com novos sabores e aromas.
O Flat Coated Retriever é muito inteligente, afetuoso, companheiro e bem disposto. Engraçado e brincalhão, é o típico cão familiar, que se dá bem com todos e está sempre pronto para viver uma aventura.
Como é bastante ativo, é uma excelente companhia para corridas e caminhadas ao lado do tutor, se sentindo feliz e realizado por ser incluído nas atividades diárias e rotineiras da família.
É fundamental investir no treinamento e socialização do Flat Coated Retriever desde filhote para conseguir domar sua tendência a ser teimoso. Ele é muito inteligente e gosta de agradar, mas por ter tanta energia às vezes pode ser difícil ficar concentrado em alguma coisa.
As técnicas de reforço positivo são particularmente eficazes com a raça, que gosta muito de saber que está agradando e deixando seus tutores felizes. Por isso, um tom de voz amigável, palavras de incentivo, carinho e até alguns petiscos podem levá-lo longe.
Esse não é um cão feito para ambientes pequenos que restrinjam seus movimentos. Ainda que tenha acesso a um quintal amplo, o Flat Coated Retriever precisa de passeios diários e outras atividades que estimulem mentalmente para que possa se desenvolver bem e com saúde.
As interações com os tutores também são fundamentais para mantê-lo calmo e bem equilibrado. Do contrário, ele pode descontar toda a energia acumulada nos móveis e objetos da casa.
Não é uma tendência natural da raça latir em excesso. Ele pode sinalizar alguma coisa diferente ou latir por empolgação durante uma brincadeira. O excesso, como todo comportamento indesejado, pode e deve ser corrigido desde filhote para evitar que se torne um hábito difícil de mudar na vida adulta.
Excelente! Sua energia, animação e carisma tornam esse um dos cães favoritos das crianças. É preciso ficar atento aos momentos de brincadeira apenas para que não aconteçam acidentes, pois um Flat Coated Retriever correndo em alta velocidade pode facilmente jogar uma criança para o alto!
Um Flat Coated Retriever filhote pode custar entre R$ 2.000 e R$ 6.000, dependendo da cor da pelagem e das características dos pais e avós da ninhada. Como é uma raça muito presente em exposições de cães, os filhotes descendentes de campeões podem facilmente custar mais do que isso.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.