Cocker Spaniel Americano: atento e divertido

Saiba mais sobre o Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano é um cãozinho fofo e muito carinhoso, que tem um coração valente e determinado. Muito apegado aos seus tutores, está sempre disposto a viver uma nova aventura e adora ser incluído em todas as atividades da família. Saiba Mais
Tamanho

34 a 39 cm

Peso

10 a 13 Kg

Pelagem

A pelagem do Cocker Spaniel Americano é curta e bem fininha na cabeça, tendo comprimento médio no restante do corpo. A textura dos fios é sedosa, sendo que eles podem ser lisos ou ligeiramente ondulados.

As cores do Cocker Spaniel Americano são várias: preto, todas as tonalidades de marrom e bicolor, sendo que nesse caso uma das cores, obrigatoriamente, precisa ser o branco.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

Coleção

Origem do Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano, também chamado apenas de Spaniel Americano, é descendente direto do Cocker Spaniel Inglês. Muitos cães ingleses dessa raça foram levados para a América no final dos anos 1800, onde foram cruzados com outros animais numa tentativa de obter cães de caça ligeiramente mais baixos.

Essas duas raças parecem a mesma até que você entende a diferença entre elas, e aí não consegue mais não notar. Além de um pouco mais baixo, o Cocker Spaniel Americano tem a cabeça bem redondinha e o focinho curto, achatado.

Tipos de Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano muitas vezes é confundido com o Cocker Spaniel Inglês, mas na verdade essas são duas raças bem diferentes.

As únicas variações dentro da raça Cocker Spaniel Americano são relativas às cores dos cães, que efetivamente distinguem um indivíduo do outro.

Pelagem do Cocker Spaniel Americano

Os pelos do Cocker Spaniel Americano são curtos e finos na cabeça, enquanto no resto do corpo são mais longos e com vasta presença de subpelo. As orelhas, peito, barriga e patas tem franjas, que podem ser aparadas com cautela.

A textura da pelagem é sedosa e muito macia. Os pelos são lisos ou ligeiramente ondulados, mas nunca podem ser enrolados ou parecidos com algodão.

Cuidados com a pelagem do Cocker Spaniel Americano

A higiene do corpo do Cocker Spaniel Americano, o que inclui a sua pelagem, constitui boa parte dos cuidados com esse cão. Além da escovação, que deve ser feita de duas a três vezes por semana, é preciso manter os olhos e os ouvidos sempre higienizados, para evitar problemas provocados por fungos e bactérias.

A tosa higiênica precisa ser um compromisso do tutor de um Spaniel Americano com a saúde e o bem-estar do animal. Por ser bastante peludo e ter crescimento acelerado dos fios, é preciso ficar bem atento para prevenir doenças oportunistas, causadas por sujeirinhas, visíveis ou não, que ficam presas ao corpo do cachorro .

Como cuidar do Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano é um cachorro alegre, bem disposto e que gosta muito de interagir com sua família. As brincadeiras com bolinhas podem agradá-lo, mas vai ser preciso mais do que isso para manter esse cachorro dentro da faixa de peso ideal. Mesmo que o Cocker Spaniel Americano tenha acesso a um jardim, quintal ou outra área externa onde possa ficar solto e correr, os passeios na coleira são bastante recomendados.

As orelhas caídas do Cocker Spaniel Americano tendem a reter restos de água e comida e podem provocar problemas para a saúde do cão se não forem bem cuidadas. Os especialistas sugerem prendê-las para o alto, com delicadeza, para evitar que entrem em contato com o alimento durante as refeições do Cocker Spaniel Americano. Mesmo assim, é preciso dar uma conferida nos ouvidos do cãozinho pelo menos uma vez por semana para verificar a presença de excesso de cera ou outras secreções.

Vacinação anual do Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano precisa receber, anualmente, doses das vacinas obrigatórias que protegem contra as principais doenças graves que acometem os cachorros, como a leptospirose, a cinomose e a parvovirose.

A vacina múltipla, chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, garantem proteção contra essas e outras doenças que podem se tornar graves e até fatais para os cachorros.

Além delas, a vacina contra a raiva também é imprescindível para manter o cão saudável, especialmente porque essa é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para seres humanos.

Existem outras vacinas que podem manter o Cocker Spaniel Americano e todos os outros cachorros, de raça ou não, livres de doenças. Consulte um médico veterinário para conhecer os protocolos de vacinação e mantenha o cãozinho seguro.

Vermífugos e antipulgas

Algumas outras doenças graves podem ser prevenidas com o uso de vermífugos e medicamentos antipulga e carrapato. O Cocker Spaniel Americano é um cão ativo que requer passeios diários para se manter saudável e equilibrado. Por isso, visitas a parques e praças serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.

Para prevenir doenças parasitárias, o melhor é adotar o uso de vermífugos e antipulgas regularmente. Existem muitos tipos de medicamentos com essa função, que devem ser oferecidos de acordo com o tamanho, peso e idade do cachorro. Para saber qual é o melhor para o seu Cocker Spaniel Americano, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Cocker Spaniel Americano

Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que organizar e preparar a casa para a chegada dos peludinhos é fundamental para que a adaptação seja a melhor possível.

É preciso definir com antecedência onde o filhote irá dormir, onde ficará seu bebedouro e comedouro e onde ele fará suas necessidades fisiológicas. É muito importante que o banheirinho do cachorro seja o mais distante possível dos outros dois espaços para evitar bagunça e também a contaminação dos alimentos.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

- caminha ou colchonete;

- casinha para o exterior, abrigada do sol e da chuva;

- comedouro e bebedouro;

- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;

- caixa de transporte;

- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;

- ração e petiscos;

- escova para remover pelos mortos;

- brinquedos.

A escolha da ração para o Cocker Spaniel Americano deve ser feita com base na idade e no peso do animal. Opte sempre por rações adequadas para filhotes até que ele complete 12 meses de vida, pois os nutrientes necessários para fortalecer os ossos e as articulações são diferentes daqueles requeridos na idade adulta.

Passeios com o Cocker Spaniel Americano

Até que o filhote de Cocker Spaniel Americano esteja vacinado com as primeiras doses obrigatórias, ele não deve passear na rua, ter contato direto com o chão ou com outros animais. As vacinas obrigatórias são:

60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;

Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;

Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Durante esse período as visitas ao médico veterinário precisam ser feitas no colo do tutor, dentro de uma bolsa ou caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Cocker Spaniel Americano

Os Cocker Spaniel Americano, assim como todos os filhotes de cachorro de maneira geral, são desmamados após a sexta ou oitava semana de vida e, depois disso, passam a ser alimentados com ração. É fundamental que esse alimento seja próprio para filhotes, tanto no caso da ração seca quanto da ração úmida.

A embalagem da ração traz uma média de consumo diário de acordo com o peso do cachorro. Para evitar que o cãozinho tenha crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue, o ideal é dividir o volume diário em 4 ou 5 refeições.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Cocker Spaniel Americano

Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para o seu Cocker Spaniel Americano filhote até que ele complete 12 meses, ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Cocker Spaniel Americano seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e Comportamento

O Cocker Spaniel Americano é um cão de caça que desempenha muito bem o papel de cão de companhia. Por isso, seus níveis de energia são considerados bem altos, e esse é um cachorro resistente que não se cansa com facilidade. Os passeios, corridas e brincadeiras são fundamentais na rotina desse cãozinho, tanto para que ele se mantenha equilibrado e calmo, quanto para que não fique acima do peso, já que essa é uma tendência da raça.

O Cocker Spaniel Americano deve ser bem socializado desde cedo para que não tenha problema com outros animais nem com pessoas estranhas que estejam visitando a casa, por exemplo. Por ser apegado aos seus tutores e bastante desconfiado, ele pode latir demais.

Como adestrar um Cocker Spaniel Americano

As técnicas de reforço positivo tendem a funcionar muito bem com o Cocker Spaniel Americano. Ele gosta de agradar e de ver que fez seus tutores felizes, então as palavras de incentivo, os carinhos e até os petiscos podem conquistar resultados muito bons. Apenas tome cuidado para não exagerar nas guloseimas, pois esse cãozinho tende a ficar acima do peso.

O Cocker Spaniel Americano é apegado à sua família e pode sofrer bastante com ansiedade de separação. Para evitar que isso aconteça, é preciso ensinar ao filhote desde pequeno, pois além de deixá-lo mais calmo e confiante você previne o excesso de latidos e os comportamentos destrutivos que são decorrentes do tédio e da solidão.

O Cocker Spaniel Americano vai destruir a casa?

Como dissemos, isso realmente pode acontecer se o Cocker Spaniel Americano não for ensinado desde filhote a lidar com os períodos em que ficar sozinho. Tenha em mente, entretanto, que essa não é uma raça que lida bem com longos períodos de solidão, especialmente se for deixado no quintal. O Cocker Spaniel Americano não só gosta como precisa da companhia humana para viver bem e feliz.

O Cocker Spaniel Americano late muito?

A raça tem uma certa tendência a latir bastante, sim, mas essa é uma característica que pode ser contornada com um bom adestramento e socialização desde filhote.

O Cocker Spaniel Americano é um bom cachorro para crianças?

Sim, o Cocker Spaniel Americano adora crianças, e elas também vão se apaixonar por ele. Muito alegre, divertido e brincalhão, esse cãozinho tem tudo para ser um companheiro de todas as horas e das mais diferentes aventuras em família. Para isso, vale a pena caprichar no adestramento.

Qual o preço de um filhote de Cocker Spaniel Americano?

As regiões do país podem ter uma grande variedade de preços, assim como os cãezinhos descendentes de pais e avós campeões e com pedigree mas, de maneira geral, é possível encontrar filhotes de Cocker Spaniel Americano por valores que vão de R$ 1.500 a R$ 5.500.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo