O Mastiff, também chamado de Mastiff inglês ou Mastim Inglês, é um cachorro gigante, que impressiona muito pelo seu porte imponente e cara de zangado. Ao contrário do que pode parecer, o Mastiff é muito ponderado, tranquilo, amoroso e até preguiçoso, gostando de longas sonecas perto dos seus tutores.
Saiba Mais70 a 80 cm
50 a 105 kg
Pelos curtos e bem assentados sobre o corpo. No pescoço e nos ombros pode ser mais grosseiro. O Mastiff pode ser tigrado, fulvo ou cor de abricó, sendo que em todos os casos o focinho, as orelhas e o nariz devem ser pretos.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
O Mastiff é um cachorro muito antigo: há relatos de seus antepassados no Egito, na Grécia e em Roma. Na Inglaterra, onde a raça era criada há mais de 2 mil anos, Júlio César invadiu a Bretanha em 55 antes de Cristo e ficou abismado com a força e a coragem desses cães incríveis. Com isso, levou alguns para lutar nas arenas de Roma, onde o Mastiff acabou ganhando popularidade e reconhecimento.
Muitos anos depois, o Mastiff passou a ser utilizado principalmente como cão de guarda e de caça. Com isso, foram ficando cada vez mais próximos aos seus tutores, se tornando mais tranquilos e afetuosos, como são hoje.
Aqui há uma certa confusão, que é natural quando falamos de raças de cachorro muito antigas. Existe um grupo de cachorros que, por conta de suas semelhanças físicas e origem, muitas vezes são chamados de Mastiff, ainda que não se trate exatamente da mesma raça. Alguns desses cães são: Mastim Americano, inglês e espanhol; o Fila brasileiro; o Pastor do cáucaso e o Mastim Mapolitano.
No caso do Mastiff Inglês, do qual estamos tratando neste guia, não existem variações e tipos diferentes de cão. Há apenas mudanças na cor da pelagem.
O pelo do cachorro Mastiff pode ser tigrado, fulvo ou abricó, que são variações de tons de marrom, dourado, castanho e creme. O focinho, o nariz e as orelhas são pretos, formando uma máscara que contrasta bastante com o restante do corpo.
Seu pelo é curto e bem assentado em todo o corpo. Pode ser mais áspero em torno do pescoço e dos ombros. Não costuma cair muito quando a saúde do cachorro está em dia: uma sessão de escovação semanal para remoção dos pelos mortos é o suficiente.
O Mastiff é um verdadeiro tanque: alto e robusto, não costuma apresentar problemas de saúde ao longo da vida, bastando acompanhamento regular com um médico veterinário e cuidados básicos para mantê-lo bem.
Como é um tanto preguiçoso, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de alimento, pois o Mastiff pode acabar ficando acima da faixa de peso ideal. Aliás, como já é um cão naturalmente pesado, é preciso observar de perto seus exercícios brincadeiras, para que não sobrecarreguem seus ossos, músculos e articulações.
O Mastiff é um cão de guarda que não mede esforços para proteger sua família. Por isso, a socialização desde que é um filhotinho é muito importante para que ele se acostume com as visitas e a presença de outros animais.
Idealmente, é um cão para viver no interior, próximo dos tutores, mas precisa de bastante espaço para se locomover, deitar e descansar. Ele pode babar bastante, então cuidado com pisos que se tornam escorregadios quando molhados. Também é necessário limpar regularmente o rosto dele com um paninho seco.
O Mastiff, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisa ser vacinado contra uma série de doenças graves que podem acometer cachorros em todas as fases da vida.
A vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) devem ser ministradas todos os anos ao seu Mastiff, para manter doenças sérias como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose afastadas do cão. A vacina antirrábica, que protege os cães contra a raiva, também é imprescindível, especialmente por ser uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de um cachorro para uma pessoa.
A melhor maneira de garantir que o Mastiff esteja com todas as vacinas em dia é manter um acompanhamento regular com o médico veterinário.
Vacina para cachorro: conheça as principais - Blog da CobasiAlém das vacinas, é preciso proteger o Mastiff de vermes, pulgas, carrapatos e outros parasitas. Por ser um cachorro muito grande, você pode demorar a perceber os efeitos de uma eventual anemia ou perda de peso devido a verminoses.
A escolha do vermífugo e do antipulgas mais adequado ao seu mastiff deve ser feita com base no peso corporal e na idade dele. Você pode solicitar orientação ao médico veterinário para ajudá-lo a definir o melhor medicamento. Apenas garanta que as aplicações sejam feitas corretamente para que o cão fique protegido.
Se você está se preparando para receber um filhotinho de Mastiff em casa, há algumas providências a tomar. Determine um espaço para colocar a comida e a água do filhote, um cantinho que ele possa usar como banheiro e outro onde ele possa descansar. Recomendamos que você destine um cantinho para que o cão possa ficar quietinho e em paz, mesmo quando estiver acordado. O Mastiff é um cachorro grande que precisa de espaço para se esparramar sem se sentir apertado.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Mastiff, você vai precisar de:
A ração do Mastiff deve ser adequada para a idade dele, ou seja, um alimento específico para filhotes. Isso é importante porque as rações para cães com menos de 12 meses de idade possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seu organismo.
Na vida adulta, os nutrientes necessários são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Com relação aos passeios, espere até que o filhote de Mastiff tenha recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica) para começar a sair de casa. São elas:
As visitas ao veterinário durante esse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Os filhotes de cachorro costumam ser desmamados entre 6 e 8 semanas de vida, iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração sólida. Caso você queira oferecer alimentos úmidos para o seu Mastiff, opte sempre pelas rações próprias para filhotes, ou por aquelas específicas para a raça.
A quantidade de consumo diário pode ser verificada na embalagem da ração. Essa informação é uma média, que deve ser adaptada ao caso específico do seu filhote, de acordo com as orientações do médico veterinário.
Observe a quantidade total indicada para consumo em 24 horas e distribua em 4 ou 5 refeições. Dessa maneira, você garante que o filhote consiga repor as energias e evita a ocorrência de crises de hipoglicemia, que ocorrem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue. Essa condição é muito séria e pode até matar o filhote, então preste bastante atenção.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho de Mastiff, desde que faça isso com moderação. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
A ração consumida pelo Mastiff deve acompanhar a sua idade. Por isso, depois que o filhote completar 12 meses de idade, passe a oferecer uma ração para cães adultos, pois as necessidades nutricionais vão mudando com o passar do tempo.
Para fazer a troca do alimento, faça isso gradualmente. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade do alimento que não será mais oferecido. Dessa maneira você consegue observar mudanças de comportamento ou reações indesejadas, como alergias e diarreia, por exemplo, e dá tempo ao seu Mastiff para que ele se acostume aos novos sabores, aromas e texturas do alimento.
O Mastiff é um cão calmo, observador e muito ponderado. Ele não costuma ser agressivo com pessoas e animais estranhos, mas vai prestar atenção a qualquer alteração no tom de voz e nos gestos para decidir se é o momento de defender seus tutores ou não.
A socialização com várias pessoas e animais diferentes desde a infância é fundamental para aumentar o repertório de interações do mastiff, pois ele pode acabar confundindo uma brincadeira com uma ameaça.
Bastante preguiçosos, os cachorros do tipo Mastiff gostam mesmo é de ficar esparramados tirando longas sonecas ao lado dos tutores. Os passeios são importantes para mantê-los ativos e em forma, mas não espere que o Mastiff vá acompanhá-lo em corridas ao redor do quarteirão.
O Mastiff é bem inteligente e gosta de agradar. Por isso, se for adestrado desde filhote, tende a aprender rapidamente os comandos ensinados e o que seu tutor espera que ele faça.
É importante adestrar um Mastiff usando reforço positivo, gentileza e carinho. Não grite e jamais agrida um Mastiff, pois ele vai ficar magoado com você por muito tempo. Seja firme e amável ao mesmo tempo.
Um dos principais aspectos a serem considerados no adestramento é o controle do seu próprio peso e tamanho, pois eles podem machucar alguém sem a menor intenção apenas por serem gigantes.
Não. O Mastiff é um cão muito silencioso, até mesmo nos momentos em que pressentir algum perigo. Por isso, quando ele latir, preste bastante atenção pois é um sinal importante de que algo não está bem.
Dificilmente. Muito tranquilo e de movimentos calmos, o Mastiff não costuma fazer travessuras como roer móveis e objetos ou tirar as coisas do lugar. O mais importante é que ele tenha o seu próprio espaço e que seja respeitado, pois gosta de ter seus momentos de repouso.
Uma dica importante: mantenha o ambiente arejado, pois o Mastiff sofre bastante com calor e isso pode deixá-lo irritado.
Em termos de temperamento, sim. O Mastiff é paciente e amoroso, e vai cuidar das crianças como ninguém. Apesar de não ter muita energia para correr e brincar, é preciso prestar atenção quando o Mastiff estiver por perto das crianças por conta do seu tamanho, que pode machucar uma criança pequena sem querer com sua grande cabeça ou patas poderosas.
Um Mastiff chamado Zorba, que viveu entre os anos de 1981 e 1992, chegou a impressionantes 94 centímetros de altura, 150 quilos de peso e 250 centímetros de comprimento, da pontinha do nariz até a extremidade do rabo. Por isso, ele foi considerado o maior e mais pesado cachorro do mundo! Incrível, não é mesmo?