Bullmastiff: protetor e carinhoso

Saiba mais sobre o Bullmastiff

O que o Bullmastiff tem de grande, tem também de amoroso. E olha que ele é muito grande mesmo! Extremamente afetuoso e protetor com seus tutores, essa raça é muito fofa, companheira e divertida. Saiba Mais
Tamanho

61 a 69 cm

Peso

41 a 59 Kg

Pelagem

Os pelos do Bullmastiff são curtinhos e duros, bem assentados em todo o corpo, e resistentes às mudanças do tempo. As cores são o tigrado, o fulvo ou o vermelho, desde que bem nítidas. O Bullmastiff tem uma máscara preta, especialmente no focinho e em torno dos olhos.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

Coleção

Origem do Bullmastiff

O Bullmastiff surgiu a partir da evolução do cruzamento do antigo Mastiff Inglês com o Bulldog. Inicialmente, era muito usado como cão de guarda e combate a caçadores ilegais nas florestas britânicas, já que, apesar do tamanho e do peso, o Bullmastiff é mais rápido e ágil do que outros cães do tipo mastiff.

Com o tempo, o Bullmastiff se tornou bastante popular como um incrível cão de guarda e companhia, visto que é muito carinhoso e apegado aos seus tutores.

Tipos de Bullmastiff

O Bullmastiff, assim como outros cães do tipo mastiff ou mastim, tem uma mesma origem que, segundo os especialistas, seriam os cães molossos. As características mais marcantes desse grupo de cães são o tamanho, a força, a lealdade aos tutores e seu instinto protetor, além de uma mandíbula muito poderosa.

Existem diversos tipos de cães mastiff, que são: Mastim Tibetano, Pastor do Cáucaso, Mastim Italiano, Mastim Espanhol, Mastim do Pirineu, Boerboel, Mastim Inglês e o Mastim Napolitano. Cada uma dessas raças tem suas próprias propriedades no que diz respeito ao tipo e às cores dos pelos.

O Bullmastiff propriamente dito não tem variações, a não ser aquelas relativas às cores dos pelos.

Pelagem do Bullmastiff

Os pelos do Bullmastiff são bem curtinhos e duros, distribuídos e assentados de maneira uniforme por todo o corpo do animal. Os fios são resistentes às intempéries e podem ser tigrados, fulvos ou vermelhos.

O rosto do Bullmastiff tem a chamada máscara preta, especialmente no focinho e em torno dos olhos, que são uma das marcas registradas dessa raça.

Cuidados com a pelagem do Bullmastiff

Os pelos curtinhos e bem resistentes não dão trabalho para o tutor do Bullmastiff. Escovações semanais são o bastante para remover as células mortas, os fios soltos e ajudar a espalhar os óleos produzidos naturalmente pela pele em todo o corpo do cão.

Como cuidar do Bullmastiff

O Bullmastiff é um gigante cheio de amor pela sua família. Sua postura imponente e a expressão séria podem dar medo e assustar quem não o conhece, e ele coloca mesmo uma certa distância entre si e os estranhos. Com uma raça tão grande e poderosa como essa, é fundamental fazer uma boa socialização para evitar acidentes e agressividade com pessoas e animais desconhecidos durante um passeio no parque, por exemplo.

O Bullmastiff é um cachorro tranquilo, que gosta de acompanhar seus tutores nos passeios, bem como desfrutar de uma tarde preguiçosa em frente à televisão. Por ser grande e pesado, é uma boa ideia providenciar uma cama confortável para evitar a formação dos chamados calos de apoio, causados pelo contato do corpo do cão diretamente com o solo duro.

O excesso de pele do Bullmastiff também precisa de cuidados extras. A remoção da baba para evitar o mau cheiro e as infecções de pele provocadas por fungos e bactérias que se aproveitam da umidade é fundamental. Os tutores dos cães da raça também devem prestar atenção à saúde dos olhos do cachorro, que tende a desenvolver problemas nas pálpebras.

Vacinação anual do Bullmastiff

Manter o calendário de vacinação do Bullmastiff em dia é uma das principais responsabilidades do tutor. Isso se aplica não apenas aos cães de raça, mas a todos os cachorros e gatos, além de outros animais domésticos que convivem próximos aos seres humanos.

A vacina múltipla, chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, são ministradas uma vez por ano em todos os animais adultos e previnem doenças graves que podem se tornar fatais, como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. A raiva e outras zoonoses, ou seja, doenças que são transmissíveis dos animais para o homem, também pode ser prevenida por meio de uma vacina.

Leve o Bullmastiff a consultas regulares com um médico veterinário e pergunte sobre que outras vacinas é possível ministrar no cão. Assim você garante que ele tenha uma vida mais saudável e livre de preocupação com doenças para as quais já existe proteção.

Vermífugos e antipulgas

O Bullmastiff é um cachorro grande, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável, especialmente porque tem tendência ao sobrepeso e pode demorar para que isso seja percebido pelos tutores. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.

A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Bullmastiff, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Bullmastiff

Preparar a casa para receber um filhotinho de cachorro, seja um Bullmastiff ou qualquer outro tipo de cachorro, é fundamental para tornar a adaptação do cãozinho e da família o mais tranquila possível.

O primeiro passo é definir onde será o local de descanso, de alimentação e o banheirinho do cachorro, sendo que esse último deve ser o mais distante possível dos dois primeiros. É aconselhável, também, designar um espaço delimitado para que o cachorro se acostume a ficar mesmo quando estiver acordado. Assim você consegue acostumá-lo a passar alguns períodos sozinho sem que ele fique chorando, latindo ou destruindo objetos.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

- caminha ou colchonete;

- casinha para a área externa, protegida do sol e da chuva;

- comedouro e bebedouro;

- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;

- caixa de transporte;

- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;

- ração e petiscos;

- escova para remover pelos mortos;

- brinquedos.

Você pode optar por dar apenas ração seca para o filhote de Bullmastiff, ou ração seca com ração úmida. O importante é que essa escolha seja feita com base na idade do cachorro, para garantir que ele esteja ingerindo os nutrientes necessários de acordo com a maturidade do seu organismo.

Cuidados nos passeios com filhotes de Bullmastiff

Os passeios com filhotes de Bullmastiff só devem ser feitos depois que o cãozinho tiver recebido as doses das vacinas obrigatórias, que são as seguintes:

60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;

Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;

Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. Os filhotinhos costumam ser liberados para andar no chão e ter contato com outros animais cerca de 10 dias depois da última dose das vacinas obrigatórias, mas é fundamental verificar qual é a orientação com o médico veterinário que faz o acompanhamento do pet antes de iniciar os passeios.

Como alimentar um filhote de Bullmastiff

O Bullmastiff é uma raça muito ativa, que gasta bastante energia, especialmente quando filhote. Por isso é preciso tomar cuidado com os desequilíbrios da glicose no sangue que podem ocorrer, provocando crises de hipoglicemia.

Essas crises são graves e podem até matar um filhotinho que passa tempo demais sem comer. Por isso, depois que eles são desmamados, entre 6 e 8 semanas de vida, o ideal é dividir a quantidade indicada de alimento para um dia em 4 ou 5 porções, garantindo que o cãozinho consiga repor as energias de maneira adequada e segura.

Os petiscos podem ser oferecidos, desde que sejam adequados para filhotes e que as quantidades sejam moderadas. Não esqueça de deixar água limpa e fresca sempre à disposição do pet e não ofereça alimentos de consumo humano para ele.

Qual a melhor ração para Bullmastiff

Uma alimentação de qualidade é fundamental para manter o cão dessa raça bem de saúde, ativo e bem equilibrado. Por ser muito ativo, sua queima energética é intensa, e por isso ele costuma comer bastante também.

É preciso buscar equilíbrio para que ele não fique acima do peso nem com fome. Uma alimentação voltada para cães de grande porte, oferecida em quantidade adequada ao seu peso e idade, é fundamental para formar a base de um desenvolvimento saudável do Bullmastiff.

Lembre-se de que toda troca de alimento deve ser feita gradualmente, substituindo aos poucos a ração que não se deseja mais oferecer por aquela que o cão vai passar a comer. Assim é possível observar efeitos indesejados como alergia e diarreia, além de dar tempo ao cachorro para se acostumar com novos sabores e aromas.

Personalidade e comportamento

De maneira geral, o Bullmastiff é um cachorro tranquilo, que gosta de momentos de interação com seu tutor, carinhos e brincadeiras, mas que também é capaz de ficar por alguns períodos sozinho sem que veja isso como um problema.

Por ser grande e forte, dificilmente alguém vai conseguir forçar um Bullmastiff a fazer algo que ele não quer, ou impedi-lo de fazer o que quer. Por isso, uma boa socialização desde que ele é filhote é fundamental para mostrar como o mundo funciona, e para que ele conheça outras pessoas e animais, ficando assim mais relaxado nos momentos de interação fora de casa.

Apesar da força, do tamanho, e dos instintos de cão de guarda, o Bullmastiff não é um cão que deva ser mantido o tempo todo em áreas externas. O ideal é que ele possa circular por toda a casa, tendo locais destinados ao seu repouso tanto dentro quanto fora da residência.

Como adestrar um Bullmastiff

Inteligente e com forte desejo de agradar aos tutores, o Bullmastiff não costuma ser difícil de adestrar, respondendo melhor às técnicas de reforço positivo. É preciso ser firme nas correções mas jamais ser duro ou cruel com o cachorro, pois ele pode não reagir bem.

O adestramento profissional pode ser uma boa ideia caso o propósito seja realmente o de usar o Bullmastiff como cão de guarda. É preciso que ele consiga distinguir as ameaças reais das visitas e de outras pessoas que não representam nenhum risco para a sua família.

O Bullmastiff vai destruir a casa?

Pode acontecer, muito mais por conta do seu tamanho e da sua personalidade um pouco desajeitada do que efetivamente pela intenção de destruir. De todo modo, tome cuidado com móveis e objetos de valor que podem ser quebrados ou jogados no chão sem querer pela simples passagem do cachorro.

O Bullmastiff late muito?

Não, essa é uma raça que realmente usa seus latidos para intimidar invasores e para avisar aos tutores que algo não vai bem. Quando seu Bullmastiff latir, preste atenção.

O Bullmastiff é um bom cachorro para crianças?

Sim, ele é muito amoroso e apegado à elas, assim como aos adultos da casa. No entanto, é preciso ter cuidado e observar as interações entre eles pois o Bullmastiff tende a não ter consciência do seu próprio tamanho e peso, e pode machucar uma criança pequena sem querer.

Inclusive, por mais que seja fofinho e engraçado um filhotinho subir em tudo, pular nas pessoas e querer deitar sobre seus tutores, é preciso corrigir esse tipo de comportamento o quanto antes, para que não se torne um problema mais tarde, quando o cão for adulto e muito mais pesado.

Qual o preço de um filhote de Bullmastiff?

Por ser considerada uma raça mais popular no Brasil, não é tão difícil encontrar filhotes de Bullmastiff sendo vendidos por preços que vão de R$ 2.000 a R$ 5.000, dependendo das características dos pais e avós da ninhada.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo