Imagem-perfil-raca

Guia de raças: gato Scottish Fold

Gato Scottish Fold: cuidados, origem e curiosidades

Inteligente, leal e muito fofo, o Scottish Fold é uma raça de gatos bastante peculiar quanto ao formato das suas orelhas, que são pequenas e dobradas. Esses gatos de médio porte são excelentes companheiros para a sua família e outros pets. Quer saber um pouco mais sobre a raça? Então embarque com a gente neste texto e boa leitura!

Saiba Mais
Tamanho

50cm e 60cm

Peso

3kg a 9kg

Pelagem

Sua pelagem é bem característica podendo ser encontrados em diversos tamanhos, o Scottish Fold gato de pelo curto é bastante comum, mas pode ter pelagem média ou grande também. Quase todas as cores são aceitas na raça, com exceção do lilás e o chocolate.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

Origem do Scottish Fold

O Scottish Fold é uma raça de gatos bastante nova, já que surgiu na Escócia, por volta de 1961, por um pastor de ovelhas chamado William Ross. O primeiro exemplar da raça tinha o nome de Susie, cuja cor dos pelos longos era branca. Ela já possuía as famosas orelhas dobradas que são o destaque da raça.

Apesar disso, alguns criadores decidiram fazer cruzamentos entre a raça encontrada com a de outros gatos como os Persas, American e Exotic Shorthair e o Birmanês. Com isso, muitos gatinhos que nasceram mantiveram algumas características distintivas da raça Scottish Fold, por exemplo, gatos de pelagem curta, com um formato arredondado e orelhas dobradas.

Após muitos melhoramentos da raça, ela começou a participar de campeonatos da CFA, principal associação de criadores de gatos no mundo, em 1978. Desde então, essa raça escocesa tem sido bastante querida mundo afora.

Variações da raça Scottish Fold

Os Scottish Fold possuem dois tipos de pelagens distintas: a de pelo curto e a de pelo longo, que também pode ser chamada de Highland Fold. Esta última variação decorre da pelagem do primeiro exemplar oficial da raça escocesa, a Susie, que, por sua vez, era um gato de pelo longo.

Apesar dessa diferença pontual, tanto o Highland Fold quanto o Scottish Fold possuem características físicas e comportamentos semelhantes, tais como as famosas orelhas dobradas, formas arredondadas do corpo, além do temperamento calmo e extremamente carinhoso com qualquer um que o note.

Pelagem

A pelagem do Scottish Fold pode variar de acordo com o padrão de pelo longo e de pelo curto da raça. Os primeiros tendem a ter pelos com uma característica mais longa em todas as partes do corpo, principalmente na região do pescoço.

Já os Scottish Fold de pelo curto possuem uma pelagem mais densa e macia em todo o corpo, como se estes fossem um mero bicho de pelúcia em forma de gato. A textura desses pelos é extremamente macia e bastante vivaz.

Agora, independentemente do tamanho dos pelos, essa raça em geral aceita uma vasta gama de cores para defini-los. Há Scottish Fold branco, azul, preto, creme, lilás, chocolate, canela, fulvo e muitas outras.

Além disso, toda essa beleza rara do Scottish Fold exige muito cuidado para fazer a manutenção dos seus pelos. Para que não perca tudo isso, veja as nossas dicas abaixo.

Cuidados com a pelagem do Scottish Fold

Não existem muitas diferenças para cuidar de um Scottish Fold de pelo longo ou um de pelo curto. Isso, porque em ambas variações, os pelos caem bastante de acordo com as estações do ano.

Para tanto, faça a escovação do seu Scottish Fold de pelo curto ao menos uma vez a cada semana com o intuito de reduzir os pelos mortos e prevenir que o seu gato engula as famosas bolas de pelo. Simultaneamente, para esse mesmo fim, o Scottish Fold de pelo longo também requer que você penteie a sua pelagem de duas a três vezes a cada semana.

Um banho mensal será fundamental para que a perda de pelos não se multiplique. Além disso, essa raça não tem tanta rejeição à água como a maioria dos gatos, mesmo assim é sempre bom que acostume os felinos a tomar banho desde quando ainda são filhotes. Por fim, sempre deixe as unhas do seu pet cortadas quinzenalmente.

img meio

Como cuidar de um Scottish Fold

Geralmente, a raça Scottish Fold é bem saudável. A expectativa de vida desses felinos pode variar de 11 a 14 anos ou mais até!

No entanto, para que esse gato chegue bem a essas idades, será preciso que você preste bastante atenção no tipo de alimentação que você dá ao seu gatinho, principalmente optando pelas rações secas e úmidas em comparação com a carne crua, que apesar de natural pode ser de procedência duvidosa e não fazer bem para o seu pet.

Além disso, você sempre deve marcar para o seu gatinho consultas anuais com um veterinário de sua confiança. Mesmo que sejam extremamente saudáveis, algumas doenças comuns podem acometer essa raça, tais como cardiomiopatia hipertrófica, doença renal policística e artrite causada por uma doença degenerativa em gatos dessa raça, cuja cauda, pata e juntas em geral fiquem rígidas com o passar dos anos.

Portanto, em qualquer sinal de dor ou de mudança repentina de comportamento do seu Scottish Fold, não hesite em fazer uma consulta de urgência a uma clínica veterinária. Lá, haverá profissionais qualificados para observar o estado clínico do seu pet, bem como fazer todos os diagnósticos necessários e precisos.

Outro ponto importante é sempre verificar com o veterinário do seu gato se a vacinação e a vermifugação estão em dia. Esses procedimentos serão necessários para reforçar a imunização do seu felino, pois existem muitas doenças graves que podem ser evitadas a partir deles. Veja abaixo quais são.

Vacinação anual

Doenças como calcivirose, clamidiose, leucemia felina, panleucopenia e rinotraqueite podem acometer gravemente a saúde do seu gato . No entanto, as vacinas múltiplas ou polivalentes, como as V3, V4 e V5, são extremamente eficazes para imunizar o seu Scottish Fold contra esses problemas.

Além delas, a raiva é uma doença extremamente conhecida pela sua periculosidade, já que pode ser contagiosa também para outros animais e humanos. Para evitá-la, a aplicação da vacina antirrábica é altamente eficaz no seu pet.

Diante disso, não custa nada você levar o seu pet para se vacinar. Isso, porque essa atitude vai muito além da prevenção, ela é também um ato de amor e de liberdade para o seu gato brincar e levar a vida tranquilamente.

Vermífugos e antipulgas

Gatos adultos em geral costumam ter um comportamento independente e gostam de sair de suas casas, ainda mais se esses felinos não foram castrados cedo. Essa atitude de ficar na rua por longos períodos pode ser um grande risco para a saúde desses animais. Isso, porque nesse ambiente, é muito comum haver a presença de vermes e pulgas que, se entrarem em contato com o seu gato, podem deixá-lo bastante debilitado.

Alguns sintomas comuns causados por esses organismos podem ser diarreias constantes, dores abdominais, vômitos, náuseas, desidratação intensa e perda de pelo. Para evitar esse quadro, você deverá comprar vermífugos e antipulgas para o seu felino.

No entanto, um aviso: não compre esses produtos sem antes consultar um veterinário. Esse profissional lhe dará a orientação mais precisa para a aplicação desses remédios, bem como as melhores marcas para o caso do seu Scottish Fold.

Cuidados com os filhotes de um Scottish Fold

Todo filhote de Scottish Fold precisa iniciar o processo de vacinação a partir dos 45 dias de vida.

Nesse período, será obrigatório que ele comece a tomar pelo menos a primeira dose das vacinas múltiplas V3, V4 e V5. Após isso, o seu gatinho poderá somente tomar a segunda dose após 21 ou 30 dias. A terceira dose também é fornecida após o mesmo intervalo de dias. Além dessas, a vacina antirrábica será somente fornecida em dose única após 12 semanas de vida.

Embora exista esse cronograma, nem todo veterinário poderá segui-lo, pois cada profissional respeita um protocolo próprio para as vacinações. Independentemente disso, respeite as orientações que lhe fizer, pois estas serão essenciais para a imunização do seu gato.

Além disso, você deverá preparar o ambiente da sua casa para que receba muito bem a vinda de um novo pet. Ora, ninguém quer deixar uma impressão ruim para o seu filhote, certo? Portanto, leia o nosso artigo sobre a importância do enriquecimento ambiental e veja quais equipamentos você precisará para deixar a sua residência aconchegante para o seu Scottish Fold.

  • Arranhadores para gatos;
  • Caixas de transporte;
  • ração seca ;
  • Comedouros e Bebedouros;
  • Escovas e Rasqueadeiras;
  • Tapete;
  • Petiscos;
  • Banho a seco;
  • Brinquedos para gatos.

Como alimentar um filhote de Scottish Fold?

O desmame do Scottish Fold ocorre a partir da quarta semana de vida do filhote, assim como acontece para toda raça de gato. A mãe, a partir daquele período, deixa a sua cria mais solta para que os gatinhos fiquem mais independentes.

Caso esse processo demore um pouco mais, tenha paciência com o filhote. Qualquer intervenção sua poderá ser vista como uma agressão tanto para a mãe quanto para o gato. Desse modo, eles podem agir de maneira violenta contra você.

Nesse período ainda não será o ideal para o fornecimento de ração seca para o seu Scottish Fold recém-nascido, já que a sua dentição provisória ainda não concretizou a sua formação. Ainda assim, você pode oferecer alguns sachês para gatos ou rações úmidas, pois serão excelentes para que se desacostumem pouco-a-pouco com o leite materno.

Após a oitava semana, os dentes de leite já estarão prontos para mastigar. Então, você já estará apto para oferecer a ração seca para o seu filhote. Só tome cuidado para não a oferecer mais do que o recomendado pela embalagem do produto.

Isso, porque caso o seu filhote coma muito pouco, poderá sofrer de hipoglicemia, já que essa fase é marcada pelo gasto excessivo de energia. Por outro lado, o Scottish Fold é uma raça que pode tender ao sedentarismo, por ser mais quieta do que as outras, portanto, para evitar a obesidade e outros problemas, divida a ração não mais do que em 4 ou 5 vezes a quantidade necessária para o dia-a-dia.

Qual a melhor ração para o Scottish Fold?

A melhor ração para o seu Scottish Fold é aquela que deixará o seu gato pronto para exercer as suas funções metabólicas do organismo, seja no repouso, seja nas atividades mais puxadas. É importante que você dê uma ração de altíssima qualidade, pois é a melhor opção para você evitar problemas de saúde advindos da falta de nutrição.

Existem muitas rações para o seu gato, dentre as opções há as que são para adultos, filhotes e idosos. Outras são para obesos e castrados. Algumas podem ser medicamentosas, que são especiais para alguns gatos que possuem problemas nos rins e precisam de uma dieta diferenciada, por exemplo.

Apesar desse mundo de variedades, antes de escolher qualquer marca e tipo de ração, converse com o seu veterinário, pois ele terá experiência o bastante para definir qual será o melhor tipo específico para o seu Scottish Fold.

Comportamento do Scottish Fold

Um Scottish Fold geralmente possui um comportamento bem tranquilo em relação a outras raças felinas. Não são tão ativos quanto outros gatos, no entanto, isso não quer dizer que eles não possuam energia, muito pelo contrário. Eles adoram qualquer brincadeira que você faça. Amam ser entretidos por qualquer pessoa ou animal.

Dito isso, eles adoram a companhia de crianças, pets e principalmente do seu tutor, o qual será seguido sempre pela casa pelo gato escocês. Por serem dessa natureza, o Scottish Fold detesta ficar sozinho por longos períodos. Então, se você adotar essa raça, certamente terá de ter algum pet a mais para servir de companhia ao seu gato.

Como adestrar um Scottish Fold

O adestramento pode ser extremamente bem-vindo ao seu Scottish Fold. Como são gatos sociáveis e muito inteligentes, eles não verão com desgosto um treinamento que os discipline e mantenha sua mente ativa.

Além disso, por terem uma tendência leve para o sedentarismo, será muito importante que incentive a prática de exercícios físicos para o seu gatinho não ficar obeso com facilidade.

Desse modo, você pode ensinar algumas práticas como os famosos comandos “senta”, “desce” e “pula”, ou então levá-lo para um passeio agradável numa praça ou num quintal se você tiver um. Só se lembre de equipá-lo com uma coleira ou guia para não correr riscos de atropelamento!

Qual é o preço do Scottish Fold?

O preço de um filhote de Scottish Fold pode variar entre R$ 5000 e R$ 10.000 no Brasil. Esses valores elevados geralmente advêm de gatis profissionalizados e super respeitados no mercado, já que não servem de “fábricas de filhotes".

Isso, porque existem alguns gatis que simplesmente não respeitam a dignidade de um animal e vendem um filhote em preços muito abaixo do valor de mercado. Geralmente, esses pets vivem em duras condições de vida, suas mães são extremamente exploradas para a procriação, o que você nem poderia imaginar.

Para evitar isso, você pode comprar ou adotar filhotes de Scottish Fold em gatis profissionais. Estes participam usualmente de rankings anuais de criação, os quais são publicados em sites como da FIFe, TICA e CBG, instituições defensoras dos felinos no mundo.

E aí? Gostaram do nosso guia? Então, veja outros artigos no nosso site e não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais!

Voltar ao topo