Cobasi JáSeu pedido entregue em até 1h*Saiba mais
Cachorros
Gatos
Pássaros
Peixes
Outros pets
Casa
Jardim
Piscina
Fechar

Marca


Cor


Tipos de Peixe

Manutenção e limpeza de aquário

Nos rios, lagos e oceanos, a água é renovada constantemente, o que faz com que os resíduos sejam rapidamente decompostos e diluídos. O resultado? O ambiente se mantém limpo e saudável para os peixes. A limpeza de aquário deve reproduzir isso em um ecossistema fechado e aí está o desafio. Por isso, continue a leitura e saiba como realizar a manutenção do seu aquário.

Em um ecossistema fechado, menor e com pouca água, os resíduos não são decompostos e diluídos rapidamente, o que pode fazer com que o aquário fique sujo e se torne um ambiente tóxico para os peixes a curto prazo. Por isso, manter o seu aquário limpo e livre de resíduos é fundamental para a manutenção da saúde dos animais.

Aquários são ecossistemas completos, onde todos os elementos interagem entre si. Por isso, a temperatura, o pH e a oxigenação precisam estar em harmonia para que a água se mantenha saudável. Restos de alimentos não consumidos e acumulados no fundo do tanque, fezes dos peixes e a ação natural da água terminam naturalmente sujando o ambiente. As impurezas prejudicam a qualidade do ecossistema e consequentemente interferem no bem-estar dos peixes já que, ao entrar em decomposição, tais resíduos podem liberar amônia, uma substância tóxica para esses animais.

É fundamental lembrar que é a partir da água que esses bichinhos respiram, regulam sua temperatura e seu metabolismo. Com o acúmulo de resíduos e algas, por exemplo, a quantidade de oxigênio presente na água pode diminuir, atrapalhando a respiração dos animais. Por isso, a limpeza de aquário precisa ser realizada de tempos em tempos. Para deixar a água do aquário limpa e mantê-la inodora e habitável para peixes e plantas de todos os tipos, existem no mercado diferentes tipos de produtos que auxiliam na higienização dos aquários.

Com que frequência devo limpar o aquário?

A frequência ideal para a limpeza do aquário depende de diversos fatores, como o ecossistema, os peixes que nele vivem, o substrato, o tipo de filtro , entre outros. Normalmente, fazer higienização uma vez por semana é suficiente para manter o ambiente saudável, mas o ideal é realizar testes hidrológicos para detectar a presença de amônia, nitratos e verificar se o pH do aquário da está desregulado. Na Cobasi, você encontra kits para medir o pH e para testar a qualidade da água.

O correto é limpar o aquário apenas quando for necessário, já que o excesso de higienizações também pode ser prejudicial ao ambiente porque existem bactérias que ajudam a equilibrar a água do aquário e não devem ser eliminadas do ecossistema.

Como fazer a limpeza de aquário?

Para manter a água do seu tanque adequada para os peixes, é fundamental o uso de produtos específicos para aquarismo . Detergentes, sabão e desinfetantes são tóxicos para os animais e nunca devem ser utilizados. Também é importante ressaltar que, durante a limpeza, nunca se deve retirar a água toda do aquário porque isso faz com que o ambiente perca sua biologia. Os ecossistemas de aquários têm bactérias importantes que ajudam a decompor fezes, restos de comida, e outros resíduos. 

Antes de trocar parte da água, você pode usar um raspador de algas para retirá-las das paredes do tanque e da superfície da água. Recolher resíduos maiores da água com uma rede também é importante. Para esfregar os vidros do tanque, é recomendado o uso de esponjas novas e limpas, já que esponjas usadas podem conter resíduos de produtos. Para não correr o risco de revolver e tirar os microorganismos que ficam no substrato no fundo do aquário, você pode aspirá-lo ao invés de lavá-lo. Se você tem enfeites e outros acessórios que acumulam algas em seu aquário, é necessário retirá-los do tanque e escová-los apenas com água, antes de devolvê-los ao ambiente. 

Saiba tudo sobre aquarismo | Blog da Cobasi

A água do aquário precisa ser livre de cloro e substâncias químicas como solventes e produtos de limpeza. Por isso, é fundamental tratar a água da torneira antes de colocá-la no tanque. Na Cobasi, você encontra diversos produtos específicos, como neutralizadores de cloro e condicionadores para aquário, que podem ser utilizados nesse processo. Geralmente, é necessário deixar os produtos agirem de um dia para o outro. Siga sempre as orientações do fabricante.

E não se esqueça de manter o seu peixe seguro em um outro recipiente cheio com a água do próprio aquário, enquanto você realiza a higienização! Tomar cuidado na hora de colocar o seu pet de volta no tanque também é fundamental. Você pode usar parte da água onde ele estava aguardando a limpeza para realizar a transferência.

Ordenar por:

Whatsapp Icon

Compre pelo Whatsapp

Siga a Cobasi nas redes sociais

  • Rede Social Facebook
  • Rede Social Instagram
  • Rede Social Youtube
  • Rede Social Twitter

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play

Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.

* As promoções, parcerias e descontos contidos em nosso site não são cumulativos. Diante de duas ou mais promoções, será necessário optar por aquela que melhor lhe convém, isentando a Cobasi de qualquer responsabilidade nesse sentido. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pela Cobasi. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.

Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.

COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.

CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Selo
Selo
Selo LGPD
Ilustração Footer