img

Dachshund: companheiro e ativo

Dachshund: cuidados, origem e curiosidades

Compacto e musculoso, o Dachshund ou salsicha, como é carinhosamente conhecido, é um animal leal ao tutor e muito apegado. Amigável por natureza, esse animal é bastante ativo e adora brincar com humanos. Com instinto de caçador, ele também é bastante curioso e atento, fazendo questão de avisar o seu tutor quando acha que ele está em perigo.Saiba Mais
Tamanho
img-tamanho

20 a 22 cm

Peso

3kg - 9kg

Pelagem

A pelagem varia entre pelos longos, lisos e duros. As colorações podem ser uniformes, bicolores ou arlequim.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

Origem do Dachshund

Popularmente conhecidos como salsicha, salsichinha ou cachorro salsicha, os cães da raça Dachshund tiveram origem na Alemanha durante o século XV. Algumas ilustrações da época mostram um cachorro caçador de corpo alongado e pernas curtas caçando texugos. Seu nome, em tradução literal, significa “cão texugo”, exatamente porque esse animal era muito utilizado para a caça de tais animais.

Um dos primeiros cães caçadores de que se tem notícia, o Basset Dashshund tem instinto de busca e pode existir em três variações de tamanho: Standard, Miniatura e Kanichen. A partir do século XVII os animais da raça passaram a ser criados para companhia, e conquistaram o coração da realeza europeia, se transformando no animal de estimação da rainha Vitória.

Também chamado de Dackel ou Teckel, o Dashshund se tornou uma das raças mais populares do AKC, o American Kennel Club, e conquistou o mundo, se tornando um dos cachorros mais amados até hoje.

Principais características do Dachshund

Compacto, o Basset Teckel tem corpo bem musculoso, apesar do pequeno porte. Com corpo alongado e pernas curtas, os cães da raça têm expressão atenta e postura orgulhosa. Com olhos de tamanho médio e ovais, esses animais têm expressão amistosa e esperta, porém nunca desafiadora.

Comum em três variações de tamanho - Standard, Miniatura e Kanichen - sua altura varia entre 20cm e 22cm, podendo pesar entre 3kg e 9kg. Um animal standard pode pesar em média de 6 a 9 kg, enquanto um em miniatura pesa geralmente menos que 5 kg.

O cachorro Dachshund também tem variações de acordo com o pelo, podendo ter pelos longos, pelos lisos e pelos duros. Os Dachshund de pelo liso são originários da mistura das raças Braque, Pinscher e Basset Hound Francês. Enquanto os de Dachshund de pelo longo são uma mistura de Dachshund e Terrier, e os de pelo duro de Dachshund e Spaniel. Difícil escolher o mais bonito!

Pelagem do Dachshund

Os Dachshunds de pelo curto, como diz o nome, têm pelos curtos, densos, brilhantes, assentados e ásperos. A cauda costuma ser fina e mais cheia.

Com exceção do focinho, sobrancelhas e orelhas, o Dachshund pelo duro tem todo o corpo com subpelo, e pelagem uniforme, densa e dura. Além de barba definida no focinho, esse animal também tem sobrancelhas espessas. Os fios das orelhas são mais curtos do que no corpo, quase lisos. A cauda é uniformemente coberta com pelagem aderente.

Já o Dachshund pelo longo tem pelagem lisa e brilhante ajustada ao corpo, com subpelo. Além de pelos alongados na parte inferior do pescoço e do corpo, esses animais também têm pelos mais compridos na parte de trás das patas, atingindo seu maior comprimento na parte inferior da cauda.

Além disso, a coloração pode ser uniforme, bicolor e até manchada. Uma das colorações mais interessantes é o Dachshund arlequim, que possui a base escura e manchas mais claras ao longo dos fios. É possível encontrar o cachorro Dachshund nas cores:

- Vermelho sólido

- Preto com manchas castranhas

- Marrom escuro com manchas castranhas

- Merle

- Tigrado

Cuidados com a pelagem do Dachshund

Por apresentar até três tipos de pelagem - curto, duro e longo - o Dachshund precisa de cuidados e escovação adequadas para cada tipo de pelos. Os animais com pelagem curta precisam, geralmente, de uma escovação por semana, e a tosa pode ser necessária de tempos em tempos. Já os cachorros da raça que têm pelos mais duros ou longos devem ser escovados com maior frequência, de duas a três vezes por semana, para evitar o embaraçamento e o acúmulo de pelos mortos. Além disso, as tosas precisam acontecer mais vezes.

Esse não é um cachorro que requer banhos frequentes. Fique atento para a necessidade de cada animal de acordo com seus hábitos e leve o seu amigo para o banho apenas quando necessário.
Imagem-raca-meio

Como cuidar de um Dachshund?

Geralmente forte e saudável, o Dachshund requer alguns cuidados especiais com sua alimentação e com as orelhas. Por ter tendência à obesidade, esse animal precisa de uma alimentação adequada, além de passeios e exercícios diários. As orelhas longas necessitam ser bem higienizadas com frequência para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Por ser um animal pequeno com costas longas, o Dachshund pode se machucar facilmente tentando pular de camas ou sofás, por exemplo. É preciso ficar atento para que isso não aconteça. Tenha cuidado redobrado com as escadas e para que ele não pule de lugares muito altos. A dica é usar escadas para pets para ele subir em camas e sofás.

Os problemas de coluna podem ser comuns para esses pequenos salsichas e o sobrepeso pode agravar a condição. Consulte sempre um veterinário para monitorar a saúde do seu amigo.

O Dachshund também tem sensibilidade às baixas temperaturas, por isso, no inverno, é indicado recorrer às mantas e roupinhas para mantê-lo aquecido, especialmente na hora de sair de casa.

Vacinação anual

Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a Raiva. Além de grave para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos. Já as vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Dachshund de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras.

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu animal em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Entenda porque a vacinar seu animal todos os anos é fundamental | Blog da Cobasi

Vermífugos e antipulgas

Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Dachshund.

A administração dos antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos. Consulte sempre um veterinário de sua confiança para descobrir qual a opção mais adequada para a rotina do seu cachorro. O importante é manter seu Dachshund sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!
Filhote

Cuidados com os filhotes

Os filhotes precisam de cuidados especiais. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos, que varia de um veterinário para o outro. No geral, os profissionais indicam três doses da vacina múltipla com intervalo de no máximo 30 dias entre elas.

É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu filhote também precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Dachshund?

Após o processo de desmame dos filhotes de cachorro, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Essa frequência ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por eles estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação dos Dachshunds filhotes, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas. As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças pequenas são as mais indicadas para a manutenção do peso e por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Dachshund?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Dachshund são animais de pequeno porte, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. É importante que esses animais consumam rações balanceadas para evitar a obesidade. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premuim são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.
Foto comportamento

Comportamento do Dachshund

O Dachshund é amigável por natureza. Bastante ativo, esse animal tem instinto de caçador, excelente faro e adora correr, brincar, cavar e esconder as coisas. Leais, protetores, ciumentos, valentes e brincalhões, esses pets são bastante sociáveis e amigáveis com crianças e outros cãezinhos.

Apesar de independente, o Dachshund não gosta de passar muito tempo sozinho e pode ficar triste caso isso aconteça. Corajoso e curioso, ele está sempre em busca de aventuras e adora participar das atividades da família sempre que pode. Apesar de não ser agressivo, esse animal está sempre alerta e pronto para chamar a atenção de seu tutor caso ache que ele está em perigo.

Adestramento do Dachshund

Para que a convivência do Dachshund com todos, inclusive com as crianças, seja sempre harmônica, esse animal precisa de treinamentos de socialização ainda filhote. Os exercícios diários e brincadeiras frequentes, associados aos reforços positivos do adestramento farão com que ele fique mais equilibrado, obediente e centrado.

Como é o Dachshund em casa?

Apegado aos tutores, o Dachshund tem tendência a se sentir triste e solitário quando fica longe dos humanos, podendo desenvolver comportamentos destrutivos e indesejáveis, como latidos muito altos e destruição de objetos. Por isso, é fundamental que quem adote um cachorro da raça tenha tempo disponível para dar atenção ao animal e evitar que ele fique entediado.

Apesar do instinto de caçador, o cachorro salsicha se adapta à vida nas cidades e vive bem tanto em casa quanto em apartamentos. Porém, é importante que ele saia para passear com frequência para que possa se aventurar e se manter feliz e equilibrado.
Foto 4

Melhores brinquedos para o Dachshund

Os cães da raça Dachshund adoram correr e por isso a brincadeira de lançar objetos é muito indicada. Além de ajudar a queimar o excesso de gordura, a atividade ainda fortalece as patas. Bolas, bastões e frisbees, entre outros, são excelentes brinquedos para os animais da raça.

Os brinquedos também podem ser ótimos aliados para distrair o seu amigo quando você precisar deixá-lo sozinho em casa. Brinquedos de mastigar barulhentos podem divertir um Dachshund por algumas horas, aliviando tensões por meio da mastigação.

Curiosidades sobre o Dachshund

O cãozinho Waldi, da raça Dachshund, foi o primeiro mascote de uma olimpíada, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, em Munique, na Alemanha. Os animais da raça também são famosos por estrelarem comerciais de TV e filmes, como "O Salsicha Campeão", "Bob Pai e Bob Filho", "Wiener-Dog" e a trilogia de "Toy Story".

No Brasil, a raça se popularizou graças a uma série de comerciais realizados pela agência W/Brasil para a empresa Cofap, que vendia suspensões para automóveis. Exibidos de 1989 a 1993, os filmes publicitários tinham um grande apelo emocional, mostrando o cãozinho em diversas situações junto à família humana. Até hoje, os cães da raça Dachshund são apelidados de "Cofap" por aqui.
Voltar ao topo