Imagem-perfil-raca

Weimaraner: Reservado e Inteligente

Weimaraner: cuidados, origem e curiosidades

O Weimaraner é um daqueles cães que impressionam logo no primeiro contato. Muito bonito, com uma postura séria e imponente, pode até parecer um pouco distante e “metido” para quem não o conhece, mas é um cachorro amoroso, simpático e muito apegado aos seus tutores.

Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

58 a 68 cm

Peso

25kg - 41kg

Pelagem

O Weimaraner de pelo curto apresenta fios espessos, fortes, muito densos e aderentes ao corpo. Já os cães de pelagem longa têm fios macios, lisos ou ligeiramente ondulados. A cor da pelagem é o cinza, nas tonalidades prata, corça e rato. Pode haver pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção vtex

Origem do Weimaraner

Surgido no século 18, em uma região alemã chamada Weimar, de onde inclusive surgiu o seu nome, o Weimaraner foi criado para ser um excelente caçador, muito rápido, corajoso e com faro impecável. Os nobres da região usavam os cães para caçar veados, ursos e animais aquáticos.

Os cruzamentos entre diversos cães de caça para chegar ao que hoje conhecemos como Weimaraner fez com que os alemães desenvolvessem um alto grau de possessividade com os cães. Apenas membros de um clube de criadores poderiam possuir um ou mais cachorros da raça, e era proibido que os animais saíssem do país.

Em 1929, um americano chamado Howard Knight conseguiu ser aceito no clube, mas levou ainda bastante tempo até que conquistasse a permissão para levar para os Estados Unidos animais aptos a procriar, em 1938. Depois disso, foi criado o Weimaraner Club of America, e com o tempo os cães norte-americanos passaram a ser maioria nas competições de raça.

Quais são os tipos de Weimaraner

Existem cães com pelo longo e pelo curto. No Weimaraner de pelo curto, os fios são um pouco mais compridos do que é normalmente encontrado em outros cachorros desse mesmo tipo. A pelagem é espessa, forte, densa e bem aderente ao corpo. O subpelo pode ou não estar presente.

No Weimaraner de pelo longo, os fios são macios e compridos, lisos ou ligeiramente ondulados. O pelo pode ser um pouco mais longo debaixo do pescoço, no peito e na parte inferior do corpo.

A cor do Weimaraner é o cinza, com variações nas tonalidades prata, corça ou rato. Podem ocorrer manchinhas brancas nos dedos e no peito.

Cuidados com a pelagem do Weimaraner

Uma escovação semanal costuma ser o bastante para remover os pelos mortos. O Weimaraner não costuma perder muitos pelos, então apenas uma sessão de escovação já vai ajudar a retirar as pequenas partículas de sujeira que podem ficar presas ao corpo do cão.

Como cuidar do cão Weimaraner

O cão Weimaraner é familiar. Apesar do tamanho e das origens como cão de caça, é um animal muito apegado aos seus tutores e que não gosta de ficar sozinho. Inteligente e esperto, tem grande facilidade para aprender, então é preciso observar com cuidado o que está sendo ensinado para que ele não adquira hábitos ruins.

O Weimaraner tem energia de sobra, então os espaços pequenos não são adequados para ele. É preciso incentivar e proporcionar momentos de exercício e brincadeiras, para que ele canalize toda essa energia para atividades físicas, evitando assim que desenvolva comportamentos indesejados, como latidos e uivos.

É preciso ensiná-lo a ficar sozinho desde filhote, para que ele não desenvolva a chamada ansiedade de separação. Alguns cães desta raça podem tender a se machucar de propósito para aplacar a agonia que sentem quando ficam sozinhos em casa.

Cuidados rotineiros com a saúde das unhas e dos dentes devem ser observados. Os ouvidos são um ponto de atenção por conta das orelhinhas caídas do Weimaraner: a umidade pode provocar a proliferação de bactérias e fungos. Além de secar bem as orelhas do cão depois do banho, é preciso fazer a higiene periódica com soro fisiológico ou uma outra solução adequada, desde que indicada pelo médico veterinário.

Imagem-raca-meio

Vacinação anual do Weimaraner

Todos os anos é preciso providenciar as doses das vacinas indicadas pelo médico veterinário para prevenir doenças graves. As vacinas obrigatórias são a múltipla, também chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10. Elas protegem os cães contra doenças potencialmente fatais como a cinomose, a leptospirose e a parvovirose, entre outras.

A vacina antirrábica é fundamental para proteger o Weimaraner da raiva, que além de ser de alto risco para o cachorro é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os seres humanos.

Existem outras vacinas que não são obrigatórias mas que são igualmente importantes para proteger e preservar a saúde do Weimaraner. Durante as consultas com o médico veterinário é possível falar sobre elas e definir que protocolo de vacinação será adotado para o cão, em conjunto com o profissional de saúde.

Importância de vacinar os cachorros todos os anos - Blog da Cobasi

Vermífugos e antipulgas

O Weimaraner é um cachorro de grande porte, que precisa muito de passeios e atividades físicas diárias para se manter saudável, dentro da faixa ideal de peso, e com seus músculos, ossos e articulações fortalecidos. Por isso, os passeios em praças e parques são fundamentais para o bem estar geral do cão.

Proteger o Weimaraner de parasitas diversos, como pulgas, carrapatos e ácaros é essencial. A escolha do vermífugo e do antipulgas deve ser feita com base na idade e no peso corporal do cachorro, e de acordo com as orientações do médico veterinário.

Seja qual for o modelo escolhido, é fundamental zelar para que as aplicações estejam em dia, impedindo as chamadas janelas de contaminação, quando o cão fica desprotegido entre uma dosagem e outra do medicamento.

Cuidados com os filhotes de Weimaraner

O Weimaraner é um cachorro grande, que pode tanto ficar em áreas externas quanto internas, desde que bem espaçosas. Aliás, para ele essa seria a situação ideal: bastante espaço para correr e brincar, e acesso aos seus tutores sempre que quiser. Por isso é preciso providenciar locais de descanso para o Weimaraner tanto dentro quanto fora de casa.

Tendo isso em mente, você vai precisar preparar a casa para a chegada de um filhote. Essa é uma raça muito inteligente e fácil de ser treinada, mas pode desenvolver maus hábitos se não for corretamente corrigida desde cedo.

Prepare um cantinho para o filhote de Weimaraner dormir, e outros onde ele vai comer e fazer suas necessidades fisiológicas. Além disso, deixe uma área separada para o cão se acostumar a ficar sozinho mesmo quando estiver acordado. Isso vai ajudar com a ansiedade de separação de que falamos anteriormente.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

  • casinha para a área externa, protegida do sol e da chuva;
  • caminha ou colchonete, para a área interna;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração e petiscos;
  • escova para remover pelos mortos;
  • brinquedos.

A ração mais adequada para o seu weimaraner é aquela específica para filhotes, que leva em consideração as necessidades nutricionais do cão em fase de crescimento e desenvolvimento. Na vida adulta, os nutrientes serão outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.

Com relação aos passeios, aguarde um pouco para levar seu filhote de weimaraner na rua, pois ele só estará protegido depois de tomar as primeiras vacinas obrigatórias. São elas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Nesse período, o seu filhote de Weimaraner deve ser levado às consultas com o médico veterinário dentro de uma caixa de transporte. Os veterinários costumam autorizar os passeios dos filhotes cerca de 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do seu filhote.

img

Como alimentar um filhote de Weimaraner?

Os cães costumam ser desmamados entre 6 e 8 semanas de vida. Depois que isso acontece, eles passam a se alimentar de ração, seja ela seca, úmida ou uma combinação das duas. Seja qual for a sua opção de alimento para o seu cachorro, é muito importante que a ração escolhida seja própria para filhotes, devido aos nutrientes específicos para a idade, e também pela carga calórica de cada refeição.

Nessa fase de crescimento os filhotes gastam muita energia, então é preciso oferecer refeições aos cãezinhos de 4 a 5 vezes por dia, para evitar as chamadas crises de hipoglicemia. A hipoglicemia acontece quando os índices de açúcar no sangue se desequilibram, e é tão perigosa que pode levar o filhote à morte.

Para prevenir, pegue a quantidade indicada para consumo diário de ração e distribua ao longo do dia. Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho de weimaraner, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Weimaraner?

Você pode oferecer diferentes tipos de ração seca e úmida ao seu Weimaraner, desde que sejam de qualidade e apropriadas para a faixa etária do seu cachorro. Experimente marcas e sabores diferentes e descubra junto com ele as melhores combinações para vocês.

Não esqueça que é fundamental oferecer rações específicas para filhote até que o cão complete 12 meses, alimentos para cachorro adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu weimaraner venha a ser castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Para fazer a troca dos alimentos, aumente gradativamente a quantidade da ração nova e diminua a quantidade da ração que não será mais oferecida ao longo de, pelo menos, uma semana. Assim você dá tempo ao seu Weimaraner para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

Alegre, brincalhão e muito companheiro, a coisa favorita de um Weimaraner é estar na companhia dos seus tutores. O Weimaraner é muito inteligente, aprende rápido e é bastante obediente também. É preciso, apenas, prestar bastante atenção ao que se faz na frente dele, pois esse é um cão muito esperto.

Qualquer comportamento indesejado deve ser corrigido com muito afeto e paciência, e o mais rápido possível. O Weimaraner não costuma ser teimoso, mas consolida hábitos com muita facilidade, o que pode ser um problema caso seja algo que você queira mudar.

img

Como adestrar um Weimaraner

A força física e a inteligência do Weimaraner tornam possível a esse cão aprender de tudo. Se você busca um companheiro para corridas no parque e mergulhos no mar, ele vai adorar estar ao seu lado.

Os estímulos intelectuais são muito importantes também. Por isso, você pode investir em ensinar novos truques e atividades ao longo de toda a vida do Weimaraner, pois ele vai adorar aprender ainda mais com você.

Invista na socialização para reforçar algo que já é natural no weimaraner, ou seja, sua capacidade de lidar bem com várias pessoas e animais. E, sobretudo, faça treinamentos pensando no bem estar do cachorro quando ele estiver sozinho em casa.

O Weimaraner late muito?

De maneira geral, não. Se o cão estiver recebendo toda a atenção que precisa, além de fazer atividades físicas regulares para gastar sua energia, ele tende a ser bastante silencioso.

O Weimaraner vai destruir a casa?

O Weimaraner pode se tornar destruidor caso não tenha sido treinado para ficar bem sozinho. Além de destruir móveis e objetos da casa, ele pode machucar a si mesmo para aplacar a angústia provocada pela solidão.Treine o cão desde filhote para ensiná-lo que você vai ficar ausente de casa por alguns períodos, mas que logo retornará.

img

O Weimaraner é um bom cachorro para crianças?

Sim. O Weimaraner ama seus tutores de todas as idades e tamanhos, e vai adorar brincar com as crianças da casa. Como é um cachorro grande e forte, é uma boa ideia supervisionar as brincadeiras para evitar que os pequenos se machuquem sem querer.

O Weimaraner convive bem com outros animais?

De maneira geral, não. O Weimaraner é muito apegado aos seus tutores, e tende a querer seus humanos apenas para si. É claro que uma boa socialização, feita desde que ele ainda é um filhotinho, pode amenizar essa tendência e até mesmo saná-la. No entanto, caso você já tenha um Weimaraner em casa e esteja pensando em colocar outros tipos de pet, ou cachorros de outras raças, pode ser uma boa ideia reconsiderar.

Voltar ao topo