Spitz Japonês: inteligente e brincalhão

Saiba mais sobre o Spitz Japonês

A aparência de “nuvenzinha” do Spitz Japonês é encantadora e irresistível! Muito animado, divertido e brincalhão, esse cãozinho tem energia de sobra e adora acompanhar seus tutores em todo tipo de aventura. Saiba Mais
Tamanho

30 a 38 cm

Peso

5 a 10 Kg

Pelagem

Os pelos do Spitz Japonês têm duas camadas: os pelos de cobertura são retos e eriçados, enquanto o subpelo é formado por fios curtos, macios e densos. A testa, as orelhas e parte das patas possuem pelos curtos, enquanto o restante do corpo tem pelos bem compridos, especialmente em torno do pescoço, formando uma juba.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

Coleção

Origem do Spitz Japonês

Muito confundido com o Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão, segundo os especialistas, o Spitz Japonês seria descendente do Spitz Branco que foi trazido do Japão em 1920, sendo apresentado pela primeira vez em uma exposição no ano seguinte. Os registros sobre o Spitz Japonês são imprecisos porque muito se perdeu com a Segunda Guerra Mundial, como aconteceu com diversas outras raças.

Muitas vezes o Spitz Japonês é confundido com o Samoieda, uma outra raça de cachorro que tem os pelos totalmente brancos e bem fofinhos. Apesar dessas características em comum, o Spitz Japonês é de pequeno porte, sendo ideal para quem mora em apartamentos.

Tipos de Spitz Japonês

O Spitz Japonês faz parte de um grande grupo de raças de cão que tem várias características em comum entre si, como a aparência de um lobo, as orelhas pontudas, o focinho comprido e fininho. Muitos cachorros fazem parte do grupo dos spitz, mas dentro da raça Spitz Japonês não existem variações.

Pelagem do Spitz Japonês

A pelagem do Spitz Japonês é composta por pelos de cobertura, que são retos e eriçados, e uma subcamada de pelos curtos, macios e densos. Os pelos da cabeça e das orelhas são curtinhos, assim como os das patas, enquanto o restante do corpo é coberto por pelos mais longos. O Spitz Japonês tem uma juba muito bonita em torno do pescoço, e sua cauda é bem franjada.

A cor dos pelos do Spitz Japonês é sempre o branco.

Cuidados com a pelagem do Spitz Japonês

A escovação diária dos pelos do Spitz Japonês é fundamental para garantir a beleza e o bem-estar desse cãozinho. Como os pelos são longos e cheios, é possível que aconteça a formação de emaranhados e nós, que são incômodos e podem provocar desconforto e dor no cachorro.

Além disso, uma boa escovação é capaz de contribuir para a higiene do cachorro, pois remove os pelos soltos, a pele morta e espalha uniformemente os óleos naturais sobre toda a pelagem, deixando-a mais bonita e brilhante.

Como cuidar do Spitz Japonês

O Spitz Japonês é um cão de companhia, cheio de vontade de brincar e disposto a acompanhar seus tutores em todo tipo de atividade. Seu tamanho compacto faz com que isso seja mais fácil, tornando sua adaptação mais simples aos mais diversos cenários, ambientes e situações.

Inteligentes e obedientes, são reservados com estranhos e preferem observar primeiro para interagir depois. Como não gosta de ficar muito tempo sozinho, é bom investir em adestramento para o Spitz Japonês filhote para evitar problemas como ansiedade de separação.

As patinhas finas do Spitz Japonês precisam de uma certa atenção, já que pulos e quedas podem machucá-las com facilidade. Ainda assim, os exercícios físicos são fundamentais para esse cãozinho, mesmo que ele seja ótimo para quem mora em apartamento.

Vacinação anual do Spitz Japonês

Faz parte do compromisso dos tutores com uma posse responsável a garantia de que seus cães sejam vacinados anualmente contra as principais doenças que acometem os cachorros. A vacina múltipla, chamada de V8, e a polivalente, chamada de V10, são capazes de manter doenças graves e potencialmente fatais, como a leptospirose, a parvovirose e a cinomose longe do cão. A vacina contra a raiva também é fundamental, pois além de acometer cães ainda é possível de ser transmitida para os seres humanos por se tratar de uma zoonose.

Além dessas, existem várias outras vacinas que podem proteger o Spitz Japonês em suas diferentes fases da vida. Para conhecê-las, converse com o médico veterinário escolhido para fazer o acompanhamento do cãozinho, e estabeleça junto com ele o protocolo de vacinação mais adequado.

Vermífugos e antipulgas

Ainda que o Spitz Japonês seja um cachorro ótimo para quem mora em apartamento ou outros espaços menores, assim como todo cãozinho ele precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.

A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Spitz Japonês, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Spitz Japonês

A chegada de um filhote de cachorro em casa requer organização, preparo e disciplina, para que a adaptação do animalzinho e da família aconteça da melhor maneira possível.

Além de determinar um espaço para que ele possa dormir, se alimentar e fazer suas necessidades fisiológicas, é sempre recomendado escolher um cantinho onde ele possa permanecer mesmo quando estiver acordado, até compreender completamente quais são as regras da casa e que comportamentos são esperados dele.

Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Spitz Japonês, você vai precisar de:

- caminha ou colchonete;

- casinha para a área externa, protegida do sol e da chuva;

- comedouro e bebedouro;

- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;

- caixa de transporte;

- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;

- ração e petiscos;

- escova para desembaraçar e remover pelos mortos;

- brinquedos.

Além disso, a alimentação deve ser feita com base na idade do cão e no seu peso corporal. Não é por ser um cão de pequeno porte que o Spitz Japonês deve ser alimentado durante toda a vida com ração para filhotes, por exemplo. A escolha adequada da ração é fundamental para garantir que o cão esteja ingerindo os nutrientes necessários para a fase da vida em que se encontra.

Cuidados com passeios do Spitz Japonês filhote

Os passeios são oportunidades incríveis para estabelecer laços fortes e duradouros entre um cãozinho e seu tutor. Para fazer isso com segurança, é preciso aguardar as primeiras doses das vacinas obrigatórias antes de levar o Spitz Japonês para passear. São elas:

60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;

Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;

Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Nesse período, é preciso que as visitas ao veterinário sejam feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Spitz Japonês

Os cãezinhos costumam ser desmamados entre 6 e 8 semanas de vida, e logo depois começam a ingerir ração seca, úmida ou uma combinação entre elas. A escolha desse alimento deve ser feita de acordo com a idade do filhote, para garantir que esteja adequado às suas necessidades nutricionais.

É comum que as chamadas crises de hipoglicemia aconteçam em filhotes de cachorro que passam longos períodos sem comer. Caracterizadas pelo desequilíbrio nos níveis de glicose do sangue, essas crises podem acontecer quando o filhote gasta muita energia e não repõe adequadamente. Para evitar que isso aconteça com o pequeno Spitz Japonês, pegue a quantidade total de alimento para o consumo diário e distribua em 4 ou 5 refeições.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Spitz Japonês

Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. As rações de filhote devem ser oferecidas ao Spitz Japonês até que ele complete 12 meses. Depois disso, entre 1 e 6 ou 7 anos de idade, o cãozinho deve comer ração para adulto, e ração para cães idosos em seguida. Caso o seu Spitz Japonês seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

O Spitz Japonês é muito inteligente e tende a aprender novos comandos e truques com facilidade. Sua vontade de agradar aos tutores é uma característica ótima para ensiná-lo desde cedo quais são as regras da casa e o que se espera deles.

Observador e atento ao que acontece ao seu redor, o Spitz Japonês pode ser um bom cão de alerta e guarda, sinalizando com latidos quando algo não está como deveria. O que deve ser observado é o seu tamanho, para que ele não se machuque caso sinta que é seu dever proteger sua família.

Como adestrar um Spitz Japonês

As técnicas de reforço positivo costumam dar bastante resultado com essa raça. O Spitz Japonês tende a ficar magoado se for tratado com rispidez, por ser muito apegado aos seus tutores. Por isso, é fundamental colocar limites, desde que isso seja feito com carinho e firmeza em igual medida.

É importante socializar o Spitz Japonês desde filhote para que ele lide o melhor possível com pessoas e animais estranhos. Não que ele vá se tornar agressivo, mas dessa maneira ele tende a ficar mais tranquilo para desfrutar ao máximo da companhia da família.

O Spitz Japonês vai destruir a casa?

Se não tiver oportunidades de se exercitar, passear, brincar e receber carinho diariamente dos seus tutores, pode acontecer, sim. Quando filhote, o Spitz Japonês tende a ser mais agitado e pode descontar nos móveis e objetos da casa, mas é preciso corrigir esse comportamento o quanto antes para que ele não ache que isso é algo aceitável.

O Spitz Japonês late muito?

Não é uma tendência natural da raça, mas ele pode encarar como algo normal se for incentivado a fazer isso desde filhote. O ideal é ensinar para que o Spitz Japonês apenas dê o sinal quando algo não vai bem, em vez de latir muito e para tudo, inclusive quando estiver feliz.

O Spitz Japonês é um bom cachorro para crianças?

Com as crianças da família, com as quais convive diariamente, o Spitz Japonês será leal, companheiro e muito brincalhão. As crianças de fora, assim como outras pessoas estranhas, precisam conquistar sua confiança para brincar com ele depois.

O Spitz Japonês pode ser um ótimo cão para idosos depois que passa por adestramento e socialização. Muito companheiro, tende a ficar perto dos avôs e avós o máximo de tempo possível.

Qual o preço de um filhote de Spitz Japonês?

Um filhotinho de Spitz Japonês pode ser encontrado por valores que vão de R$ 2.000 a R$ 5.000, dependendo das características dos pais e avós da ninhada, e da variação regional natural do nosso país.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo