64 a 74 cm
26 a 34 kg
Os pelos do Afghan Hound são muito longos e fininhos em todas as partes do corpo, principalmente na cabeça, onde cria um topete muito vasto e marcante. No focinho, os fios são curtinhos.
O Afghan Hound pode ter todas as cores de pelagem, sendo que o preto, o branco, o cinza e o creme estão entre as mais comuns.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Signos - Escorpião
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Tapete15
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Leve Mais Pague Menos
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Tapete15
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
O Afghan Hound é originário das montanhas do Afeganistão, uma das regiões mais remotas do mundo. Segundo os especialistas, essa seria a raça pura de cães mais antiga de todas, o que faz com que seja difícil detalhar a sua história até aqui.
O que se sabe com certeza é que o Afghan Hound era o cão de caça das famílias nobres do Afeganistão, bem como fazia parte da vida de diversas tribos espalhadas pelas regiões montanhosas do Oriente Médio e da Ásia.
O Galgo Afegão pertence a um mesmo grupo de outros cães que compartilham algumas características, como a estrutura do corpo, os músculos bem fortes e definidos, o focinho comprido e o tamanho do crânio, que costuma ser considerado pequeno em relação ao corpo.
As outras raças que pertencem ao grupo dos galgos são: Azawakh, Borzoi, Deerhound, Galgo Espanhol, Greyhound, Pequeno Lebrel Italiano, Saluki, Whippet, Wolfhound Irlandês.
A pelagem de cada uma dessas raças é muito diferente uma da outra, já que vários cães têm os pelos bem curtinhos enquanto o Afghan Hound é extremamente peludo.
O Afghan Hound tem pelos muito longos e com textura super macia. Quando os cães dessa raça se tornam adultos, os pelos se tornam bem fechados, a partir dos ombros e por todo o dorso do animal.
A pelagem do Afghan Hound se desenvolve naturalmente e não deve ser tosada com uso de máquina, e nem mesmo ser aparada com tesoura. Uma marca registrada do Afghan Hound são os pelos bem longos da cabeça, que fazem com que ele pareça estar usando uma peruca.
As cores mais comuns do Afghan Hound são o preto, o branco, o creme e o cinza, mas todas as variações são permitidas na raça.
Dá pra imaginar pela quantidade e comprimento dos pelos que a escovação do Afghan Hound é um dos principais cuidados que a raça exige, não é mesmo? Além de as sessões de escovação precisarem acontecer pelo menos em dias alternados, elas devem ser feitas com muito cuidado e delicadeza.
O objetivo principal é evitar os nós e emaranhados que podem se formar com a movimentação do cachorro, e que além de afetarem seu visual podem ser muito dolorosos. Mas a escovação do Afghan Hound tem, também, o objetivo de espalhar os óleos produzidos naturalmente pela pele por todo o corpo, ajudando a manter os fios fortes e com brilho.
Os banhos do Afghan Hound devem ser regulares, mas isso não significa que serão semanais. Para encontrar a melhor frequência, converse com um médico veterinário e não deixe de investir em produtos de qualidade que vão ajudar a manter a pelagem do seu cão bonita e bem cuidada.
O Afghan Hound não é um cachorro para tutores principiantes ou de primeira viagem. Sua independência e personalidade forte são bastante desafiadoras no que diz respeito ao seu treinamento, especialmente no que diz respeito à obediência. E não é que o Afghan Hound não seja inteligente. Ele entende os comandos, mas pode simplesmente escolher não cumpri-los, fazendo as coisas à sua própria maneira.
Calmo e reservado, o Afghan Hound não requer interações constantes com o tutor para ser feliz, tolerando bem períodos de tempo sozinho. Essa não é uma raça para ambientes internos, como apartamentos, pois além de passeios diários precisa de espaços amplos onde possa correr livremente.
O Afghan Hound tem instintos de cão de caça muito fortes. Por isso, é preciso ter bastante atenção nas suas interações com pessoas e animais que não sejam do seu convívio diário, para evitar sustos e acidentes.
As orelhas e os dentes do Afghan Hound requerem atenção redobrada para evitar problemas de saúde, como infecções provocadas por fungos e bactérias.
Manter o Afghan Hound vacinado é uma das principais maneiras que um tutor dedicado tem de manter seu cachorro seguro. As vacinas são capazes de manter o Afghan Hound protegido das principais doenças que acometem cachorros e que podem ser transmitidas também para os seres humanos.
A vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas todos os anos aos cães adultos e os mantêm protegidos de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Além dessas, a vacina contra a raiva também é fundamental, pois além de ser muito grave para o cachorro, a doença pode ser transmitida para seres humanos.
Existem diversas outras vacinas que podem proteger o Afghan Hound e todos os outros cachorros em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.
O Afghan Hound é um cachorro calmo e tranquilo dentro de casa, mas tem muita necessidade de correr solto para se sentir bem e realizado. Como não é recomendável fazer isso na rua mesmo com animais adestrados, pois ele pode fugir e não atender quando for chamado, o ideal é que seja criado em um local amplo onde possa correr com segurança. De toda maneira, os passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Afghan Hound, converse com o médico veterinário.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Antes da chegada do filhote de Afghan Hound, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:
- caminha ou colchonete;
- casinha para o exterior, abrigada do sol e da chuva;
- comedouro e bebedouro;
- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
- caixa de transporte;
- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
- ração e petiscos;
- escova para desembaraçar remover pelos mortos;
- brinquedos.
A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Só se torna seguro sair com um filhotinho para passear depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
No caso do Afghan Hound, aguarde até que esse calendário inicial tenha sido completado antes de deixá-lo circular em áreas externas, como quintais e jardins, e também antes de permitir que ele tenha contato com outros animais. As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte.
De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Após o desmame dos filhotinhos de cachorro, que costumam acontecer entre 6 e 8 semanas de vida, eles passam a ter uma dieta com base em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Afghan Hound, o melhor é sempre optar pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.
Com base na recomendação diária de consumo indicada na embalagem você consegue calcular o volume de ração que o filhote deve ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições, de maneira a ajudar o cãozinho a repor suas energias e prevenir as chamadas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
A ração mais adequada para um cachorro é aquela que considera sua idade, seu peso e sua fase da vida. Por isso, ao alimentar seu Afghan Hound, ofereça apenas ração para filhotes até que ele tenha 12 meses completos de vida; alimentos para cães adultos dos 13 meses até os 6 ou 7 anos de idade; e ração para cachorros idosos a partir daí. Caso o seu Afghan Hound seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
O Afghan Hound é um cão com os instintos bastante aguçados, tanto aqueles ligados à caça, quanto os que dão bastante autonomia e independência para esse cão tão especial. Seu temperamento costuma ser firme, decidido e, por isso mesmo, um tanto quanto teimoso.
Não pense que por não obedecer aos seus comandos o Galgo Afegão é pouco inteligente. Na verdade, ele não o faz por não querer mesmo, e por preferir fazer as coisas do seu próprio jeito. Por isso, a raça não é recomendada para tutores principiantes e aqueles que costumam ter dúvidas sobre o manejo dos cães.
Quando precisar corrigir um Afghan Hound, o ideal é ser firme e afetuoso ao mesmo tempo, sem jamais ser agressivo, nem com palavras e muito menos com ações. Enquanto alguns indivíduos podem ficar chateados por terem desagradado seu tutor, outros podem se tornar momentaneamente agressivos.
Como essa raça é bastante resistente a receber ordens, a melhor coisa a fazer é investir em um adestramento profissional. Deixar que o Afghan Hound corra livremente para gastar energia é uma boa maneira de mantê-lo mais tranquilo e cooperativo.
Ensinar ao cão, desde que é filhote, a correr ao seu lado também pode ser uma boa ideia para estreitar os laços com ele e apelar para o lado da personalidade do Galgo Afegão que é mais apegado aos tutores.
Pode acontecer, sim, como com qualquer outro cão que não tenha oportunidades diárias de se exercitar canalizando sua energia de maneira positiva. Como é um cão grande, pode acessar partes mais altas de móveis, como mesas e estantes, aumentando ainda mais as possibilidades de travessuras.
O Galgo Afegão é reservado e quieto, um cachorro que costuma preferir a sua própria companhia à de outras pessoas e animais. Por isso, não é uma das melhores opções para famílias que possuem crianças.
Não, essa raça tende a ser bastante quieta, inclusive. Se ele latir, vale a pena conferir o que está acontecendo.
Por ser uma raça que requer cuidados e manutenção mais intensos e relativamente caros, os filhotes de Afghan Hound costumam ser vendidos por valores mais altos também. Em média, é possível encontrar cãezinhos com valores iniciando em R$ 4.000, sendo que pais e avós com pedigree podem fazer esse número subir ainda mais.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.