33 a 40 cm
6 a 10kg
Pelo curto, liso e fino, mas sem ser macio. Não é possível ver a pele através dos pelos. As cores predominantes são preto, azul, marrom e isabela, que pode ser caracterizado como um cinza amarelado pálido.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Caminhas 15
Caminhas 14.06
Inverno 2021
Produtos conforto
Catalogo produtos Salesforce
PETSEMFRIO10
Embaixadores 10% - Cobasi
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
O Fox Paulistinha é originário de terras brasileiras. Segundo os especialistas, a raça é resultado do cruzamento de cães trazidos da Europa , como o jack russel e o fox terrier, com animais já encontrados aqui.
Uma das poucas raças reconhecidamente brasileiras, o Fox Paulistinha tem muitos fãs por conta de toda a sua versatilidade e facilidade de se adaptar a diversos tipos de tutores. Cheio de energia e sempre pronto para aventuras, o Fox Paulistinha é verdadeiramente incansável.
O pelo do Fox Paulista é curtinho, liso e fino, mas não é macio. Os pelos são bem assentados, e não é possível ver a pele através deles. Nas orelhas, na parte inferior do pescoço, nas partes internas das coxas e na cabeça o pelo é ainda mais fino.
A cor de fundo é o branco, com marcações em preto, azul, marrom ou isabela. O nome do cachorro, inclusive, é atribuído a misturas das cores preto, branco e marrom. O Fox Paulistinha é caracterizado por manchas de cor castanha sobre os olhos, nas laterais do focinho e nas orelhas.
A pelagem do Fox Paulista é bastante simples de ser cuidada. Com escovações semanais já é possível remover os pelos mortos que podem incomodar o animal. Não é preciso fazer nenhum tipo de tosa e os banhos podem ser dados a cada três ou quatro semanas.
Caso o Fox Paulistinha seja do tipo que gosta de nadar e correr em gramados ou na lama, essa frequência deve ser aumentada para garantir que o cão esteja limpo e sua pele protegida de parasitas.
O Fox Paulistinha é um cachorro muito ativo e animado, do tipo “pau para toda obra”. Disposto a correr ao seu lado, brincar de bolinha, ou até ajudar nas tarefas de uma fazenda ou sítio, tem energia de sobra para dar e vender.
Oferecer oportunidades diárias para a prática de exercícios intensos é fundamental para direcionar essa energia para atividades produtivas. Do contrário, o Fox Paulista pode desenvolver comportamentos destrutivos e até depressivos.
Conhecido por ser muito robusto e raramente ficar doente, a disposição do Fox Paulistinha serve até de termômetro para indicar quando algo não vai bem. Sempre que esse cãozinho estiver muito quieto, desanimado e indisposto, é sinal de que uma visita ao médico veterinário deve ser feita o quanto antes.
O Fox Paulistinha, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.
Algumas doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose podem acomoter os cães. Por isso, é necessário protegê-los com a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10). Elas são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.
Existem várias outras vacinas que podem proteger o Fox Paulistinha em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário. Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado.
O Fox Paulistinha é um cachorro cheio de energia, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu Fox Paulistinha é adotando o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o Fox Paulistinha, converse com o médico veterinário.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Antes da chegada do filhote de Fox Paulistinha, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Fox Paulistinha, você vai precisar de:
A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Com relação aos passeios, só se torna seguro sair com um filhotinho de Fox Paulistinha depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Fox Paulistinha, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.
A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições - assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho de Fox Paulistinha, desde que sem exageros.
Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para filhote até que ele complete 12 meses, ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Fox Paulistinha seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Se fosse preciso definir o Fox Paulistinha com apenas uma palavra, nossa escolha provavelmente seria energia. Esse cãozinho incansável tem alegria de sobra para acompanhar seus tutores em todo tipo de atividade, e precisa de espaço e oportunidades diversas para “se cansar” o máximo possível.
Para cachorros assim, com altos índices de energia, as casas com quintal são as mais indicadas. Além dos passeios diários, que devem ser intensos e com duração de pelo menos duas horas, o Fox Paulista precisa de outras oportunidades para correr, pular e brincar durante o dia. Essa é a melhor maneira de mantê-lo saudável e nos eixos, já que a energia acumulada pode desencadear comportamentos nocivos.
O Fox Paulistinha é um cachorro hiperativo. Se seus tutores não oferecerem alternativas saudáveis para que ele se exercite e se distraia, ele vai encontrar maneiras de fazer isso por conta própria. E, aí, as plantas do jardim, o gramado, móveis e objetos podem se tornar vítimas do seu tédio.
Por ser apegado aos seus tutores, o Fox Paulistinha é o tipo de cachorro que gosta de ter acesso a todos os cantos da casa. Ele pode ficar no quintal, correndo e brincando durante o dia, mas com a possibilidade de entrar na casa para algumas sessões de carinho com seus pais humanos.
O adestramento por reforço positivo pode ser feito desde que o Fox Paulistinha for filhote. Também é importante investir na socialização desse cãozinho, para que ele não seja tão arredio com as visitas, por exemplo.
O Fox Paulista pode ser utilizado como cão de guarda, pois é propenso a defender seu território e alertar com latidos quando algo não parece normal. Vale a pena redobrar os cuidados nas interações do Fox Paulistinha com outros cachorros, pois ele é destemido e pode se envolver em brigas com animais muito maiores.
Sim, bastante. A quantidade e a intensidade dos latidos pode ser ainda maior se o cão não estiver tendo oportunidades diárias de passeio e brincadeiras para gastar energia, ou se passar longos períodos sozinho. Lembre-se de que esse é, essencialmente, um cão de companhia; então, ficar sem contato próximo com os tutores vai se refletir de maneira negativa no seu comportamento.
Pode acontecer. O Fox Paulistinha é uma pequena usina de energia: se ele não tiver onde usar todo esse fôlego, vai passar a destruir móveis, objetos, plantas, gramado e tudo mais que encontrar pela frente.
Crie situações em que o cão seja estimulado tanto física quanto intelectualmente para que ele possa estar calmo e repousar nos momentos em que isso for esperado dele.
Se forem as crianças da família, sim, o Fox Paulista tende a aceitá-las e viver grandes momentos de alegria ao lado delas. Já com crianças estranhas isso pode não acontecer. Uma boa socialização deve ser feita o quanto antes, enquanto o cão ainda for filhote, para evitar riscos e sustos.
O mesmo vale para a interação do Fox Paulistinha com outros animais. Essa é uma raça que pode se tornar agressiva para proteger seus tutores, então o convívio do Fox Paulistinha com outros cachorros e outros pets não é uma coisa tão natural para ele. A situação pode ser revertida com um bom adestramento mas, como sempre recomendamos, todas as interações devem ser supervisionadas.
Se você e sua família são muito ativos e animados, e todas essas informações confirmaram que o Fox Paulistinha é a raça ideal para vocês, prepare-se para desembolsar entre R$ 1.000 e R$ 4.000 para levar um filhotinho da raça para casa. É claro que há uma variação grande de acordo com as regiões do país, mas desconfie de filhotes de Fox Paulista vendidos por valores menores do que esses.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.