Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

São Bernardo

São Bernardo: cuidados, origem e curiosidades

Carismáticos, adoradores de seus tutores e muito tranquilos! Assim são os cachorros da raça São Bernardo. Adoram companhia e exigem bastante atenção de seus donos pois são muito carentes. Quer saber mais sobre essa raça que conquistou o mundo? Descubra aqui!Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

65 a 80 cm

Peso

65kg - 85kg

Pelagem

As cores da sua pelagem podem ser marrom avermelhadas em diversos tamanhos por toda a extensão do corpo enquanto o peito, nuca, patas e ponta do rabo são sempre brancas.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleçao vtex

A origem do São Bernardo

Originários a partir do cruzamento de cães “molossos” – categoria de cães de porte físico robusto – a raça São Bernardo surgiu nos Alpes Suíços. Foram criados por monges que lá viviam em um mosteiro e eram muito utilizados para proteger a propriedade e depois foram utilizados como cães de salvamento.

Sua principal função era resgatar pessoas soterradas na neve, iam em bandos de 4 e assim dividiam as tarefas que eram aquecer e tentar reanimar as pessoas, enquanto os outros dois iam até o mosteiro para avisar que encontraram alguém.

Assim como aconteceu com outras raças de cachorros, o São Bernardo quase desapareceu por volta de 1.800, mas alguns exemplares foram levados para a Inglaterra e cruzados com os cães Terra Nova, ganhando a pelagem mais cumprida como o conhecemos hoje. Infelizmente isso impediu que continuassem a trabalhar na neve já que os pelos compridos acabam por acumular neve.

Características físicas do São Bernardo

Com um corpo grande e bastante robusto, o Bernardshund, seu nome original, é uma raça de cachorro de grande porte. Ele costuma medir entre 65cm e 80cm e seu peso regular fica entre 65kg e 85kg.

Existem dois tipos derivados da raça, os de pelo longo e de pelo curto. As cores da pelagem podem ser marrom avermelhadas em diversos tamanhos por toda a extensão do corpo enquanto o peito, nuca, patas e ponta do rabo são sempre brancas.

O comportamento do São Bernardo

A raça de cachorros São Bernardo é bastante atenciosa e amiga de seus tutores. São extremamente dóceis e facilmente sociáveis com crianças e com outros animais, especialmente por serem muito tranquilos e pacientes.

Apesar de seu tamanho, ele não é nada agressivo, mas pode ser bastante possessivo em relação a sua família humana. É um ótimo cão para se ter em grandes famílias por adorar companhia, apesar de não ser tão brincalhão.

Pode ser um pouco teimoso e isso dificulta um pouco a aprendizagem e adestramento, mas quando ensinado algumas vezes algum comando consegue entender e aprender. Segundo estudos a chance de entender algum comando na primeira vez é de 30%.

A saúde dos São Bernardo

Por ser originário de uma região tão fria, o cachorro São Bernardo não costuma se adaptar bem a climas mais quentes, preferindo regiões mais frias. Caso esteja pensando em adotar um lembre-se de ter um espaço onde ele poderá se sentir sempre fresco.

Um cuidado bastante importante com a saúde do São Bernardo está relacionado a obesidade. É preciso que sua ração seja controlada e que ele mantenha bons hábitos rotineiros de atividades, que podem ser uma caminhada moderada ou corridas leves.

É um cachorro que costuma babar bastante, então precisa de atenção nesse quesito pois ele irá molhar toda a sua casa. Lembre-se de leva-lo regularmente ao veterinário para garantir que atinja sua expectativa de vida que pode chegar aos 10 anos.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os São Bernardo

A popularidade dessa raça se deu graças ao filme Bethooven em meados da década de 90. Também foi muito apresentado em desenhos animados infantis, onde sempre possuía um barril de água para ajudar no resgate e salvamento de pessoas.
Voltar ao topo