Fofo e muito peludo, o Lulu da Pomerânia é uma das raças preferidas de quem gosta de cachorros pequenos e companheiros. Oficialmente chamado de Spitz Alemão , possui algumas diferenciações de peso e tamanho, sendo mais comum no Brasil a variedade chamada Anã. Continue a leitura e saiba tudo sobre a raça.
Saiba Mais20 a 49cm
2kg a 20 kg
Pelo longo, liso e encorpado. Pode ser encontrado nas cores preto, castanho, branco, laranja e cinzento lobo.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Caminhas 15
Caminhas 14.06
Catalogo produtos Salesforce
PETSEMFRIO10
Catalogo produtos Salesforce
Tapete15
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Tapete15
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Fofo e muito peludo, o Lulu da Pomerânia é uma das raças preferidas de quem gosta de cachorros pequenos e companheiros. Oficialmente chamado de Spitz Alemão, possui algumas diferenciações de peso e tamanho, sendo mais comum no Brasil a variedade chamada Anã. Continue a leitura e saiba tudo sobre a raça.
Apesar de conhecido como Lulu da Pomerânia, o nome oficial da raça é Spitz Alemão. No entanto, existe muito sentido nesse popular apelido. Esses pequeninos foram criados no norte da Alemanha em uma região chamada Pomerânia, que hoje é pertencente à Polônia. Eles são descendentes dos primeiros cães da Europa Central e exibem traços físicos e comportamentais que levantam suspeitas de possível ancestralidade com os cães puxadores de trenó.
De cães de serviço para a realeza! Após se tornarem populares na região da Pomerânia, esses pequenos cãezinhos conquistaram a Rainha Victória do Reino Unido. Diante da coroa britânica entre os anos de 1837 e 1901, a monarca foi importantíssima para dar visibilidade ao Spitz Alemão. De conquistar a realeza para cair nas graças dos europeus foi um saltinho!
O Lulu da Pomerânia se tornou uma raça muito apreciada para companhia e, em pouco tempo, recebeu seu registro no The Kennel Club (KC), o clube oficial do Reino Unido. Poucos anos depois, o Spitz Alemão foi registrado no "American Kennel Club e conquistou todo o mundo!
The Kennel Club e American Kennel Club são clubes de registro genealógico que reúnem todas as informações oficiais e características sobre as raças registradas. Além disso, também emitem pedigrees e promovem eventos. No Brasil, a "Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade responsável por esses serviços.
O Spitz Alemão Anão é a variedade mais popular da raça. Sua estatura reduzida e aparência encantadora, o tornaram um dos cães mais queridos também aqui no Brasil. A pelagem exuberante, o focinho pontiagudo e cauda comprida pousada no dorso são comuns em todas as variedades da raça. O que os diferencia é a estatura e o peso. Veja quais são os tipos de Lulu da Pomerânia de acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI) e a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC):
Spitz Alemão Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): 49 cm /- 6 cm.
Spitz Grande: 46 cm /- 4 cm.
Spitz Médio: 34 cm /- 4 cm.
Spitz Pequeno: 26 cm /- 3 cm.
Spitz Alemão Anão: 20 cm /- 2 cm.
Uma verdadeira bolinha de pelos! A pelagem abundante e comprida é uma das principais características da raça. Ele pode ser encontrado nas cores preto, castanho, branco, laranja e cinzento lobo. Além de combinações entre elas. O Lulu da Pomerânia branco é um dos mais famosos.
A exuberância de sua aparência se dá por causa da pelagem dupla. O pelo externo é longo, liso e fino, enquanto o subpelo é curto, mais grosso e semelhante a uma lã. Isso confere o aspecto único e encantador dos Lulus. No pescoço, eles ainda possuem uma charmosa juba.
A pelagem do Spitz Alemão o destaca dos outros cães, mas também exige cuidados especiais para ficar sempre bonita.
O cuidado com a pelagem do Lulu da Pomerânia precisa ser periódico. O tutor deve escovar o cãozinho duas vezes por semana com escova ou pente para pets. O procedimento é importante para manter os pelos hidratados, sem nós e com aspecto bonito.
Como escovar meu Lulu? A forma correta é escovar seu cãozinho no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Faça carinho e ofereça petiscos para tornar o momento mais agradável.
Além da escovação, os banhos devem receber atenção especial. A frequência do banho do Lulu da Pomerânia pode ser definida com seu médico veterinário de confiança o shampoo pode ser escolhido de acordo com a coloração do animal. Existem inclusive shampoos específicos para Lulu da Pomerânia branco, por exemplo. Além disso, utilize condicionador para garantir a beleza da pelagem do seu cachorrinho. A colônia pet dá aquele toque final e deixa seu Spitz sempre cheiroso.
Aproveite a hora do banho para cuidar dos ouvidos, olhos e o sorriso do seu Lulu. Faça a higiene bucal com escova, dededeira e creme dental pet. Os olhos e os ouvidos devem ser higienizados apenas com produtos específicos para essas finalidades.
Banho concluído? Utilize a toalha para tirar o excesso de água e com um secador de cabelos na temperatura morna, seque completamente o pelo do animal. Assim, você evita dermatites e fungos. Aproveite a hora mais quente do dia para banhar seu cãozinho com mais conforto e segurança.
Em consequência do porte pequeno da raça, principalmente do Lulu da Pomerânia mini, seu físico é um pouco frágil. No entanto, a raça é bastante saudável e não costuma ter doenças crônicas. O Lulu da Pomerânia possui ótimo sistema imunológico e isso colabora na alta expectativa de vida.
A fragilidade desses cãezinhos está em seu tamanho reduzido, especialmente na estrutura óssea e é algo que merece atenção. Pequenos acidentes domésticos, como quedas e escorregões podem machucar seu cachorro. O desvio de patela é um dos resultados mais comuns. Acontece quando as articulações da região do joelho desencaixam, causando muita dor no animalzinho.
Como evitar acidentes? Apesar de ser difícil controlar pulos, corridas e escorregões em um cãozinho tão alegre, existem algumas formas de reduzir os riscos. A escada para cachorro é um ótimo acessório para auxiliar seu cãozinho na hora de subir e descer da cama e do sofá. Aposte em tapetes caso o piso seja muito liso e use portões para cachorro na proteção das escadas.
Além de evitar acidentes domésticos, existem outros cuidados que você deve ter com a saúde e o bem-estar do seu Lulu da Pomerânia.
Cães adultos devem receber vacinas todos os anos para evitar doenças graves. As vacinas V10 ou V8 protegem seu Lulu da Pomerânia contra cinomose, parvovirose, leptospirose e outras enfermidades. Outra vacina importante é a Antirrábica, que imuniza seu cãozinho contra a Raiva. Além de grave, essa doença pode ser transmitida para humanos.
Ainda existem outras vacinas para verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cãozinho em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para a indicação do melhor protocolo de imunização
Entenda porque a vacinar seu cãozinho todos os anos é tão importante.
Além das vacinas, outros cuidados periódicos com a saúde do seu cãozinho devem receber a sua atenção. Os vermífugos eliminam vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Sua administração varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. Consulte seu médico veterinário para definir qual o período, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Lulu.
A administração dos antipulgas e anticarrapatos também é variada. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu cãozinho de pulgas, carrapatos e mosquitos. Converse sempre com um médico veterinário e escolha a opção que mais combina com sua rotina. O importante é manter seu Lulu da Pomerânia sempre protegido. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!
Ter um filhotinho em casa é uma alegria, mas também exige muitos cuidados. Quando filhotes, os cães precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos. Veja abaixo a orientação:
60 dias de vida: primeira dose da vacina V10 ou V8
Entre 81 e 90 dias de vida: segunda dose da V10 ou V8
Entre 111 e 120 dias de vida: terceira dose da V10 ou V8 e a dose única de Antirrábica
Atenção! Apenas após 10 dias da última dose das vacinas, o cãozinho pode passear na rua em segurança
Além da imunização, seu filhote de Lulu da Pomerânia precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas para filhotes indicados por seu veterinário de confiança.
O que você vai precisar para cuidar do seu filhote de Spitz Alemão?
O processo de desmame dos filhotes acontece entre 6 e 8 semanas de vida. A partir daí, eles iniciam a alimentação sólida. Ofereça a quantidade indicada na embalagem da ração para cachorros filhotes e fracione entre 4 e 5 refeições ao dia.
Por que alimentar meu filhote 4 vezes ao dia? Filhotes gastam muita energia e fracionar a alimentação ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue. A prática evita crises de hipoglicemia que podem levar seu filhote ao óbito.
A ração de filhotes fornece quantidades adequadas de nutrientes para o desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações. Além disso, escolha uma opção adequada para cães de porte pequeno, como o Spitz Alemão. Além das necessidades nutricionais variarem de acordo com o porte do animal, o tamanho do grão também é diferente facilitando a mastigação.
Você também pode oferecer ração úmida para seu cãozinho. Entre as refeições, petiscos são bem-vindos. Evite dar alimentos humanos e mantenha o pote de água sempre abastecido.
Assim como os filhotes devem receber alimentação para sua faixa etária. Adultos e idosos também possuem necessidades nutricionais específicas. Você encontra uma grande variedade de marcas e sabores para oferecer sempre o melhor para seu cãozinho.
A substituição de uma ração por outra deve ser feita por meio de transição parcial, misturando o alimento antigo com o novo por alguns dias. Alterar a ração subitamente pode causar dor de barriga no animal.
Você sabia que o Spitz Alemão pode ser usado para guarda por causa do seu temperamento? Corajoso, atento e desconfiado, ele é ótimo para avisar sobre a presença de estranhos. Seu latido alto e insistente é um grande alarme. No entanto, seu comportamento é dócil, carinhoso e meigo, o transformando também em um excelente cãozinho de companhia para a família.
Animado, alegre e divertido, ele adora brincadeiras e contagia o ambiente com seu charme. Os Lulus ainda são extremamente apegados e protetores em relação aos seus tutores, sendo ótimos companheiros.
Apesar de seu jeitinho teimoso e resistente, o Lulu da Pomerânia é um cãozinho muito inteligente e que aceita bem o adestramento. Inicie por comandos básicos como "senta”, “fica" e “deita”, e recompense os comportamentos corretos com carinho e petiscos. Além de deixar seu cãozinho mais obediente, o adestramento é uma oportunidade de interação entre vocês.
O treino de comandos é ótimo para exercitar e distrair o cãozinho. Além disso, faça passeios diários e outras brincadeiras com o seu Spitz Alemão. A prática de exercícios está diretamente ligada à manutenção da saúde física e mental dos cães.
O cachorro Lulu da Pomerânia possui personalidade forte. Atento e desconfiado, eles são conhecidos por latidos insistentes. No entanto, são animais muito inteligentes e o problema pode ser resolvido com facilidade por meio de adestramento.
O primeiro passo é identificar o que motiva os latidos. O animal pode latir por ficar muito tempo sozinho, passear pouco ou não ter distrações.
Todo filhote tem tendência a roer e destruir alguns itens da casa e não é diferente com o Lulu da Pomerânia. Quando adulto, esse comportamento é incomum. Apesar de ser agitado e brincalhão, a raça também é obediente e aprende rápido.
Dica!Seu Lulu da Pomerânia já é adulto e continua destruindo a casa? Aposte em brinquedos com dispenser de alimentos. Além de divertir seu cãozinho, esses itens ainda gastam energia e poupam sapatos, móveis e outros objetivos.
Apesar de dóceis e pacientes, o tamanho pequeno do Lulus da Pomerânia os tornam frágeis para brincadeiras mais brutas comuns para crianças muito pequenas. Além do risco para o animal, ao assustar o cãozinho, a criança também pode levar uma mordida. Por isso, sempre supervisione as brincadeiras!
Os brinquedos podem ser uma forma para estimular a interação saudável entre crianças e cães. Brincar de jogar a bolinha, oferecer petiscos e até fazer truques de adestramento são alternativas divertidas.
Agitado e brincalhão, seu Lulu da Pomerânia precisará de muitos brinquedos para se distrair e exercitar. As clássicas bolinhas são divertidas e ótimas para gerar interação entre tutor e cachorro. As pelúcias são excelentes para brincar de buscar e também para o animal roer e se distrair sozinho. Outras ótimas opções para os Lulus que gostam de roer são os mordedores. Além de divertir o Spitz, esses brinquedos auxiliam na higiene bucal.
Associar alimentos às brincadeiras é uma forma de estimular o cãozinho e direcionar sua atenção. Os ossos comestíveis podem ser usados como recompensas, mas devem ser dados apenas com supervisão. Escolha modelos de tamanho pequenos pensando sempre no seu Lulu da Pomerânia.
Outra forma de misturar diversão e comida é o uso de dispenser e brinquedos interativos. Esses brinquedos estimulam o raciocínio lógico e distraem o animal, mesmo quando sozinho. São ótimas opções para cãezinhos que passam o dia em casa sem os tutores.
Dica! Os cães enjoam dos brinquedos. Por isso, faça uma rotação dos itens, deixando-os guardados por alguns dias.
Você sabia que o Lulu da Pomerânia tem primos no Japão e na Finlândia? Isso mesmo! O Spitz Japonês (GRUPO 5 Padrão FCI No 26) possui uma exuberante pelagem branca, focinho pontudo e cauda franjada sobre o dorso. Sua altura varia entre 30 e 38 cm, no geral sendo maiores que os nossos queridos Lulus.
O Spitz Finlandês (GRUPO 5 Padrão FCI No 49) é ainda maior, variando entre 39 e 59 cm. A raça possui pelagem avermelhada e é um cão de serviço, sendo utilizado para caça.