30 a 33 cm
5,4 a 8 Kg
Longo e liso.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Descendente direto dos King Charles Spaniels, também conhecidos como Toy Spaniels, o Cavalier King Charles Spaniel é originário do Reino Unido, e nasceu na década de 1920, provavelmente como resultado do cruzamento de pequenos Spaniels ingleses com raças orientais de focinho mais achatado, tais quais o Pug, o Chin japonês e talvez o Spaniel tibetano.
Seus ancestrais famosos, os King Charles Spaniels, fizeram sucesso na corte européia no século XV, sendo imortalizados em retratos de artistas renomados, como Van Dyck, Titian, Stubbs, Landseer e Gainsborough, e eram adorados pela rainha Maria I, da Escócia, e pelos reis Charles I e II, da Inglaterra.
No início do século XX, o magnata norte-americano Roswell Eldridge, intrigado com os muitos King Charles Spaniels retratados nas pinturas do século XV, ofereceu um prêmio em dinheiro para quem conseguisse reproduzir um cachorro da raça e o King Charles Spaniel, que havia caído no esquecimento após a morte do Rei Charles II, foi então recriado, ganhando o nome de Cavalier King Charles Spaniel para diferenciá-lo da raça ascendente.
Depois de muitas tentativas por parte dos admiradores, o Kennel Club reconheceu o Cavalier King Charles Spaniel como uma raça distinta em 1945. Já nos Estados Unidos, no American Kennel Club (AKC), o reconhecimento aconteceu apenas em 1995, 43 anos depois do primeiro cão da raça chegar ao país.
Apesar do porte pequeno, com altura de no máximo 33 cm, os Cavalier King Charles Spaniels estão entre as maiores raças da categoria Toy. Com expressão doce, graças aos seus olhos grandes, redondos, escuros e bem separados, os cachorros da raça são altivos e bem proporcionados. As orelhas longas e peludas e o crânio um pouco arredondado conferem a esses bichinhos uma aparência sofisticada e fofa.
Com corpo compacto e cauda de comprimento proporcional a eles, os Cavalier King Charles Spaniels têm o pescoço ligeiramente arqueado, que os ajuda a manter a postura aristocrática.
Com pelos longos e sedosos, os cão da raça Cavalier King Charles Spaniel, podem ter quatro variações de cores: Blenheim (branco com castanho), Tricolor (branco, preto e castanho), Rubi (castanho) e Black and Tan (preto e castanho). Os pelos dos cachorros da raça podem até ter pequenas ondulações nas suas orelhas, mas são predominantemente lisos.
Por terem pelos longos e lisos, os Cavalier King Charles Spaniels precisam ser escovados com frequência. O indicado é que a escovação seja feita pelo menos três vezes por semana, com um pente ou escova de cerdas firmes, para evitar o emaranhamento. Também é indicado que os pelos da região dos olhos sejam aparados regularmente, para não atrapalhar a visão do animal.
Como os cachorros da raça são escovados regularmente, os banhos podem acontecer com maiores intervalos de tempo, sendo indicados uma vez ao mês, ou de acordo com a orientação do veterinário e com os hábitos e necessidades do seu bichinho. Vale lembrar que é importante o uso de produtos e shampoos formulados especialmente para o tipo de pelagem do seu Cavalier King Charles Spaniel.
Os cães dessa raça têm tendência genética a desenvolverem problemas cardíacos, por isso é importante levá-los regularmente ao veterinário para acompanhar sua saúde. Por conta desta propensão, também é recomendável o uso de peitoral, e não da tradicional coleira de pescoço.
O acúmulo de umidade nas orelhas grandes, caídas e de pelos longos também é bastante comum, podendo causar problemas como otite. Para evitar descamações ou inflamações o indicado é sempre limpar a região. Outra boa dica é o uso de acessórios específicos para a proteção das orelhas enquanto eles comem ou bebem água, como toucas e cachecóis, e de bebedouros especiais para cães de pelo longo, que são projetados para que seu animal não se molhe.
Problemas dentários, como o tártaro, também podem acometer os cães da raça, que devem ter os dentes escovados pelo menos três vezes por semana. Por fim, é importante ficar atento ao desgaste da cartilagem dos quadris e joelhos, já que displasia de quadril e luxação de patela são problemas comuns a cachorros de porte pequeno.
Após o processo de desmame, que acontece normalmente entre 6 e 8 semanas de vida, os bebês Cavalier King Charles Spaniels devem ser alimentados com a quantidade adequada de ração de 4 a 5 vezes ao dia para ajudar na manutenção do nível de glicose no sangue e, assim, evitar crises de hipoglicemia que podem ocorrer quando os filhotes gastam muita energia.
A saúde de todos os filhotes é sempre mais vulnerável do que a de cães adultos, já que eles ainda estão em desenvolvimento. Por isso é importante cuidar bem da alimentação dos pequenos para que eles cresçam de maneira equilibrada.
Rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças de pequeno porte são ideais para os filhotes de Cavalier King Charles Spaniel, não apenas para a manutenção do peso de maneira adequada, mas porque oferecem nutrientes necessários para o desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações. Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro e merece sua atenção.
E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre à disposição do bichinho.
Não são apenas os filhotes que precisam de uma ração especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho. Cachorros adultos e idosos também precisam ser alimentados de acordo com suas necessidades nutricionais específicas e exatamente por isso estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de rações desenvolvidas para diferentes portes de cachorros.
Os Cavalier King Charles Spaniels são animais de pequeno porte, que necessitam de uma dieta cuidadosamente balanceada, adequada para a idade e tamanho. A quantidade de ração varia de acordo com o peso do bichinho.
ração Premium ou Super Premium são sempre as mais indicadas por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Elas são ótimas opções por oferecerem maior qualidade, o que resulta em benefícios para a saúde de seu animal.
Excelentes companheiros, o cachorro Cavalier é muito dócil e simpático. Dependentes dos tutores, esses bichinhos são extremamente carinhosos, e adoram seguir os humanos por todos os cantos da casa. Sociáveis, eles adoram visitas e se dão bem com todo mundo.
Apesar de calmo e tranquilo, o Cavalier King Charles Spaniel é bastante ativo e tem bastante energia. É importante alternar o tempo que ele ama passar no colo do tutor no sofá com um cronograma de exercícios moderados regular. Por ser um cão pequenino, caminhadas diárias de cerca de 30 minutos, já são suficientes para deixar o seu bichinho feliz e saudável.
É importante lembrar que os cães da raça Cavalier King Charles Spaniel herdaram o instinto de caçadores de pássaros dos seus ancestrais e, por isso, não podem ser deixados soltos sem supervisão em campos abertos. Eles são exploradores e curiosos, podendo facilmente se perder.
Também não é recomendado que eles fiquem muito tempo ociosos. O ideal é mantê-los ocupados, principalmente quando estiverem sozinhos em casa, para que eles não fiquem entediados ou deprimidos. Os Cavalier King Charles Spaniels são muito apegados aos tutores e detestam ficar sozinhos por longos períodos de tempo.
Inteligentes, mas não tão obedientes, o Charles King Cavalier ocupa a 44ª posição no ranking de inteligência canina do Dr. Stanley Coren. O ideal é que sejam adestrados desde filhotes, para que se acostumem com os comandos e aprendam os truques.
Por serem muito apegados aos tutores, esses cães adoram agradar, e respondem bem a estímulos positivos, principalmente quando as recompensas são petiscos. Sensíveis, os Cavalier King Charles Spaniels não costumam responder a tratamentos violentos, nem mesmo a um tom de voz apenas mais alterado.
Quando eles se sentem tristes com o tratamento que recebem durante o treinamento, podem desistir de aprender e até se escondem. Portanto é preciso ter paciência com o seu bichinho e sempre reforçar comportamentos positivos de maneira afetuosa.
Os cachorros da raça Cavalier King são bastante resistentes e tolerantes e extremamente adaptáveis, podendo viver bem em diferentes espaços, incluindo apartamentos. Por serem pequenos, eles não precisam de tanto espaço, mas lembre-se de caminhar com o seu bichinho diariamente.
É importante frisar que os Cavalier King Charles Spaniels não são cães adequados para dormirem na cozinha ou em casinhas em quintais. Eles são carentes e gostam mesmo é de dormir bem perto dos tutores, de preferência na cama com eles.
Os Cavalier King Charles Spaniels têm natureza tranquila e gostam de sossego. Facilmente adaptáveis e ativos, apesar de calmos, os cães da raça ficam felizes tanto passando horas deitados com seus tutores durante o descanso ou vendo TV, quanto os acompanhando em passeios e aventuras.
Os cachorros da raça Cavalier King Charles Spaniel também não latem muito. É mais fácil ouvi-los uivando ou chorando quando estão carentes.
Por serem amigáveis e tolerantes, os Cavalier King Charles Spaniels são considerados bons não apenas para as crianças, mas para toda a família. Eles podem se divertir acompanhando os pequenos em brincadeiras e adoram estar sempre cercados de atenção.
Típico cachorro de companhia, o Cavalier King Charles Spaniel é aberto e bonachão, conquistando todos à sua volta, inclusive os pequenos. Só é preciso ficar atento para que ele não se machuque durante as brincadeiras com os menores, já que é um cachorro de pequeno porte e pode ser esmagado em um abraço mais forte ou se uma criança se jogar sobre ele.
Brinquedos são ótimos aliados para a sua relação com o seu bichinho, podendo ajudar a melhorar o comportamento do animal e ser aliados no adestramento.
Brincalhão e carente, o Cavalier King Charles Spaniel adora jogar bola com o tutor ou brincar com bichinhos de pelúcia e brinquedos mais macios. Como esse cãozinho ama se comunicar com humanos e com outros animais, ele também adora jogos que estimulem sua inteligência e que o façam interagir com os tutores.
O cão Cavalier herdou o nome do parente famoso que vivia entre a realeza no século XV. O "Cavalier" acrescido ao seu nome é uma homenagem ao parlamento monarquista que apoiou os Stuarts durante os reinados de Charles I e Charles II. Já o "King Charles é uma homenagem ao rei Charles II, que gostava tanto de seu cãozinho Spaniel Toy que decretou que a presença dos cachorros Spaniels deveria ser permitida em qualquer lugar público, incluindo as Casas do Parlamento. Cavalier King Charles Spaniel, aliás, é o maior nome de raça existente, apesar de o animal ser de fato bastante pequeno.
Recentemente, um exemplar de Cavalier King Charles Spaniel ficou bastante famoso na TV: a Elizabeth Taylor, cadelinha da personagem Charlotte York, do seriado "Sex in the City". Cães da raça também foram escolhidos para fazer companhia a famosos como Michael Jackson, Courteney Cox, Jennifer Love Hewitt, o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, Anitta e Miguel Falabella.