Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Doberman

Doberman: cuidados, origem e curiosidades

Um ótimo cão de guarda e um leal companheiro e amigo de toda a família, inclusive das crianças, assim são os cachorros da raça Doberman. Conheça tudo sobre a raça aqui!Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

63 a 72 cm

Peso

35 - 45kg

Pelagem

Sua pelagem é curta, e possui poucas variações de cor, o Doberman marrom ou o Doberman preto. As duas cores possuem marcações muito bem definidas na cauda, nas patas e nas orelhas e no focinho, muito bem delimitadas.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Doberman

A raça surgiu na Alemanha há mais de cem anos, por um cobrador de impostos chamado Karl Friedrich Louis Doberman, que queria um companheiro destemido, forte e leal para acompanha-lo em seu trabalho de bater de porta em porta para o recolhimento dos impostos.

Além de seu trabalho principal, ele também era recolhedor de cães de rua, e por isso teve a ideia de fazer cruzamentos até achar o cão ideal. Não se tem registros de quais raças exatas foram utilizadas, sabe-se apenas que eram cães pastoreiros (parentes do Rottweiler) e cães de aponte.

Características físicas do Doberman

Com um corpo muito musculoso, os cachorros da raça Doberman alemão estão entre o porte médio e grande, com muita resistência e agilidade, um corpo bastante atlético que permite que o cão tenha muita velocidade.

O Doberman macho costuma ser mais musculoso, enquanto as fêmeas, apesar de também bastante musculosas, são mais elegantes. O peso dessa raça costuma variar entre 35 e 45kg, e sua altura entre 63 a 72 centímetros.

O comportamento do Doberman

Apesar de sua cara de malvado e seu instinto de ser um cão de guarda, o Doberman é bastante carinhoso e amoroso com seus tutores e família. É uma raça que precisa de muita atenção e disposição dos donos para correr, fazer exercícios e gastar energia.

Quando ainda é pequeno, o filhote de Doberman é mais facilmente ser adestrado, especialmente porque é um cão muito inteligente e com uma ótima memória. Ele lida muito bem com crianças e costuma ser muito atencioso e paciente com elas.

O porte atlético do Doberman não nega que precisam de liberdade para correr, por isso são cachorros que lidam melhor com espaços grandes como quintais. Apesar disso, se acostumados desde pequeno e com uma boa rotina de exercícios podem também viver em apartamentos.

A saúde dos Doberman

Os cachorros da raça Doberman costumam ser muito resistentes as doenças, mas é claro que precisam de cuidados, atenção e visitas ao veterinário regularmente. Alguns dos principais problemas de saúde que a raça costuma ter está relacionado aos quadris, por falta de exercícios, e problemas no sangue.

Sua pelagem é curta e grossa por isso não precisa de grandes cuidados, mas é recomendado uma escovação semanal ou quinzenal para retirar os pelos mortos e deixa-lo com os pelos mais brilhosos. Já os banhos podem ser dados somente conforme a necessidade já que são cachorros muitos limpos.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Doberman

Esse cãozinho já esteve algumas vezes na telona dos cinemas, um dos mais conhecidos e mais recentes filmes foi em Up – Altas Aventuras, com o personagem Alpha, em formato de animação.

Outra curiosidade sobre a raça é que foi uma das principais na busca e resgate de pessoas do ataque ocorrido em 2001 das torres gêmeas nos Estados Unidos.
Voltar ao topo