Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Cocker Spaniel

Cocker Spaniel: cuidados, origem e curiosidades

Com um olhar de quem está sempre pedindo atenção e um pouco mais de brincadeira, a raça Cocker Spaniel é uma das mais queridas e companheira. Venha descobrir mais sobre a origem, os principais cuidados e a saúde da raça.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

38 a 43 cm

Peso

11kg - 15kg

Pelagem

Os cães esta raça possuem pelos macios, finos e de tamanho médio em todo o corpo e curtos na cabeça. As cores variam entre caramelo, dourado, preto e também pode ser mesclado. O que chama atenção em sua pelagem, são as orelhas - longas e com pelos bastante ondulados.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Cocker Spaniel

A raça Cocker tem origem da família dos Spaniel, que eram muito utilizados para caçar galinhas. Eles apareciam em diversos tamanhos e por isso houve uma distinção na raça durante um tempo, mas em 1901 aboliram o limite de peso que os diferenciava se tornando o Cocker Spaniel.

Sua origem é inglesa, onde ele foi muito popular, mas quando os americanos o exportaram e começaram a fazer algumas mudanças que acarretaram em diferenças de tamanho e de comportamento, os ingleses pediram a distinção das raças.

Hoje temos a separação entre o Cocker Spaniel Inglês e o Cocker Spaniel Americano. O mais conhecido aqui no Brasil é o inglês.

Características físicas do Cocker Spaniel

Uma das coisas que mais chama atenção no Cocker Spaniel Inglês são suas orelhas longas peludas, além da formação de pelos longos na região da barriga que formam uma espécie de saia.

É um cachorro de porte médio, apesar disso você pode criar um Cocker Spaniel em apartamento, basta mantê-lo sempre ativo com caminhadas longas, deixa-lo correr todos os dias e brincar bastante com ele. Seu tamanho varia entre 38cm e 43cm e o peso entre 11kg e 15kg.

Fisicamente, esta raça se assemelha bastante à Cavalier King Charles Spaniel. Ambos são da família Spainel e originalmente, foram criados para caça. O Cocker possui o fucinho mais alongado e a facilidade para apender novos comandos e truques, que é maior do que a do Cavalier.

O comportamento do Cocker Spaniel

É um cãozinho bastante destrambelhado por isso costuma divertir muito sua família de tutores. É bastante carinhoso e afetuoso, gosta de brincar com crianças e se socializa bem com outros animais especialmente quando é ensinado desde pequeno, quando ainda é um filhote Cocker Spaniel.

Seu instinto de caçador permaneceu ao longo dos anos, por isso se você está pensando em adotar um Cocker tenha sempre bastante brinquedos para cães para que eles possam brincar e “caçar”.

É muito sensível e apegado aos seus donos, é da personalidade do Cocker Spaniel não gostar de ficar sozinho e caso passe muito tempo sem atenção pode ficar muito triste e desenvolver uma depressão. Costuma ser bastante inteligente e responder bem aos comandos de seus tutores porque sempre está querendo agradá-los.

A saúde dos Cocker Spaniel

Eles possuem uma certa facilidade a desenvolver alguns problemas de saúde, entre os mais comuns estão as infecções nas orelhas, que são o seu grande charme, por isso é importante limpá-las com produtos específicos para limpeza de orelhas e observá-las com frequência. Caso perceba algo estranho, leve-o ao veterinário.

Outra tendência em relação ao Cocker Spaniel está relacionada aos seus quadris e joelhos, por isso a atividade física é importante. Seus olhos também são sensíveis e precisam de atenção e produtos indicados para olhos.

A expectativa de vida desse pet tão amoroso e querido com sua família é de 14 anos aproximadamente.

Curiosidades sobre os Cocker Spaniel

Muitos famosos já tiveram um companheiro da raça Cocker Spaniel, entre os mais conhecidos estão Elton John, Oprah, além do casal Vitória e David Beckham.
Voltar ao topo