35 a 41 cm
6 a 12 Kg
Os pelos de cobertura são bastante ásperos e retos. Já o subpelo é muito macio e denso. Os pelos da causa são um pouco mais longos do que aqueles encontrados no restante do corpo. O Shiba Inu pode ser encontrado nas cores vermelho, preto com castanho e sésamo.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
O Shiba Inu é um cão de uma raça primitiva, originária no Japão, onde habitava as áreas montanhosas em frente ao mar, e atuava como cão de caça de pequenos animais. Assim como acontece com raças muito antigas, não há como precisar exatamente de que maneira o Shiba Inu surgiu. As estimativas são muito variadas, e vão desde os anos 300 até os 3.000 antes de Cristo.
O mais antigo cachorro japonês, e um dos mais populares até os dias de hoje, o Shiba Inu foi durante muitos anos o símbolo da família real chegando, inclusive, a ser declarado tesouro nacional. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, o Shiba Inu quase foi extinto, mas os criadores fizeram vários esforços e conseguiram preservar a raça..
O Shiba Inu como conhecemos hoje passou por algumas alterações, em função especialmente dos cruzamentos com cães ingleses como os setters e os pointers, mas a preservação dos traços fundamentais do Shiba Inu original prevaleceu.
A pelagem superficial do Shiba Inu, chamada de pelo de cobertura, é reto e bastante áspero. Já o subpelo é macio e denso. Os pelos da cauda são mais longos do que aqueles encontrados no restante do corpo e podem ser levantados.
As cores encontradas nos cachorros da raça são o vermelho, o Shiba Inu preto com castanho, o sésamo, o preto sésamo e o vermelho sésamo. O Shiba Inu branco não é reconhecido como padrão da raça.
A escovação dos pelos do Shiba Inu deve acontecer de uma a duas vezes por semana. Esses cachorros muitas vezes são chamados de autolimpantes já que, assim como os gatos, costumam se preocupar bastante com sua própria higiene corporal.
Os pelos do Shiba Inu têm uma camada impermeabilizante
O cão Shiba é uma das raças mais antigas de cachorro, também conhecidas como primitivas. Esses cães são independentes, confiantes e até um pouco individualistas, mas não deixam de ser carinhosos com sua família.
Apesar de ser um cão pequeno e tranquilo, o Shiba Inu precisa praticar exercícios e sair regularmente para passear para canalizar sua energia de maneira positiva. Deixá-lo trancado, entediado e longe de seus tutores vai trazer efeitos colaterais nocivos e muito prejuízo, como móveis roídos e objetos destruídos.
O Shiba é um cachorro forte e resistente, que não costuma ter problemas de saúde com frequência. É preciso cuidar para que suas orelhas estejam limpas e sem excesso de sujeira ou de cera, para prevenir infecções, manter as unhas aparadas e os dentes sempre limpos.
O Shiba Inu, assim como qualquer outro cachorro, precisa ser vacinado anualmente para se manter protegido das principais doenças que acometem os cães e que podem até mesmo serem fatais para eles.
Cada médico veterinário tem autonomia para escolher sua conduta e definir o melhor cronograma de vacinação, mas, de maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas uma vez por ano nos cachorros adultos.
Saiba mais sobre a vacina vanguard - Blog da Cobasi
Há, ainda, a vacina contra a raiva, que é uma doença duplamente perigosa, pois além de ser gravíssima para o animal, também pode ser transmitida para seres humanos.
Existem outras vacinas que podem proteger o Shiba Inu desde quando é um filhotinho até a velhice. A melhor maneira de garantir essa proteção é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário. Aproveite esse momento para conversar com o profissional sobre a melhor maneira de cuidar do seu Shiba Inu.
O Shiba Inu é um cachorro relativamente tranquilo, mas isso não significa que ele não tenha energia para gastar. Assim como qualquer cão, ele precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu Shiba Inu é adotando o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o Shiba Inu, converse com o médico veterinário.
Receber um filhotinho de Shiba Inu em casa é, sem dúvidas, um momento muito especial e emocionante. Esse serzinho tão pequeno e fofo vai depender totalmente dos seus cuidados, carinho e atenção até que esteja um pouquinho maior e mais forte.
Antes da chegada do filhote, certifique-se de que sua casa está preparada para ele. Além de determinar o local onde o cãozinho vai dormir, comer e fazer suas necessidades, separe um cantinho para deixá-lo mesmo quando estiver acordado, até que ele aprenda as regras da casa.
Alguns itens podem ajudar você a fazer uma boa adaptação do seu filhotinho de Shiba Inu. Confira:
Enquanto o pequeno Shiba Inu não fizer 12 meses completos de idade, opte por oferecer uma ração para filhotes a ele, seja seca ou úmida. Assim você garante a ingestão diária de nutrientes para que o cãozinho possa crescer e se desenvolver da melhor maneira possível.
Depois de um ano de idade, as necessidades nutricionais do cachorro mudam, então você deve trocar a ração para um alimento para cães adultos. Faça isso de maneira gradual, ao longo de pelo menos sete dias. Vá aumentando aos poucos a ração de adulto e diminuindo a ração de filhote, até que o novo alimento se torne 100% do que é oferecido ao cão.
Com relação aos passeios, a recomendação feita pelos veterinários é que o filhote só saia depois de ter recebido integralmente as vacinas obrigatórias. São elas:
Enquanto seu Shiba Inu não tiver concluído essa fase inicial de vacinações, faça as visitas ao médico veterinário com ele dentro de uma bolsa ou caixa de transporte, evitando seu contato com o chão e com outros animais. Cerca de 10 dias depois da última vacina é provável que o veterinário libere o animal para fazer seu primeiro passeio, mas é sempre importante confirmar essas informações com o profissional escolhido para acompanhar a saúde do seu cãozinho.
Os cachorrinhos são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida, e logo depois começam a se alimentar com ração. Você pode oferecer ração seca ou úmida para o seu pequeno Shiba Inu, mas certifique-se de que sejam produtos específicos para filhotes.
Com relação à quantidade diária, a indicação que consta na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote precisa ingerir. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições para evitar que o filhotinho desenvolva crises de hipoglicemia, que são causadas pelo desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue. Esse é um problema sério que pode até mesmo matar o filhote, então fique atento.
A oferta de petiscos para filhotes é permitida mas, assim como deve ser feito na idade adulta, ela deve ser moderada. Não ofereça alimentos de consumo humano para o seu Shiba Inu e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição do cachorrinho.
Escolha sempre alimentos de qualidade, indicados para a fase da vida em que se encontra o seu Shiba Inu. Lembre-se de que existem alimentos para filhotes, cães adultos, idosos e até para animais castrados.
Invista, também, em alimentos para cães de pequeno porte, pois eles são desenvolvidos considerando as necessidades nutricionais desses cãezinhos menores. Essa é uma boa maneira de evitar a obesidade e outros problemas de saúde decorrentes da oferta e ingestão de alimentos inadequados ao cão.
Cachorros adultos e idosos também precisam de uma alimentação especialmente desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso estão disponíveis na Cobasi diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.
Os Golden Retrievers são animais de médio a grande porte, e sua dieta deve ser cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. Converse com o seu veterinário para descobrir a quantidade de ração adequada de acordo com o peso e o tamanho do seu animal.
Por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional, rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para alimentar todas as raças de cachorros. Elas oferecem maior qualidade, e seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.
O Shiba Inu é um cão de personalidade forte. Apesar de ser inteligente e de aprender rápido, pode se tornar teimoso e desobediente se não for conduzido por um tutor firme nos comandos e consistente nos comportamentos.
A independência e a possessividade do Shiba Inu fazem com que a socialização e o adestramento sejam fundamentais para o bom convívio desse cachorro tanto com sua família quanto com outros animais.
Ele pode ser especialmente reservado com seus pertences pessoais, como seu comedouro e seu bebedouro. Por isso, é fundamental respeitar o animal nos momentos em que estiver fazendo suas refeições. Por outro lado, é importante educá-lo para que não se torne agressivo.
As técnicas de reforço positivo são a melhor opção para adestrar o Shiba Inu, já que ele é um cão independente e sensível ao mesmo tempo. Sendo assim, é importante ser firme mas não agredir o cão nem com palavras e muito menos fisicamente.
É melhor mostrar ao Shiba quem manda com uma firmeza sutil, além de demonstrar o que ele tem a ganhar se agir conforme o esperado.
Pode acontecer, caso ele não tenha oportunidade para gastar energia, brincar e correr. E, mesmo que tenha tudo isso, os instintos destruidores podem aparecer caso o Shiba Inu não seja treinado desde filhote e também se ficar sozinho por longos períodos de tempo.
A natureza brincalhona do Shiba faz com que ele seja uma boa companhia para crianças, sim. O mais importante é que as crianças aprendam a respeitar o espaço do Shiba, especialmente quando ele estiver quietinho descansando ou quando estiver se alimentando. Do contrário, pode se tornar agressivo.
Se você tem outros cães em casa, receber um Shiba na família não deve ser um problema. Já outros pets, como pássaros e roedores, podem atiçar os instintos predadores do Shiba Inu, então é melhor evitar.