30 a 39 cm
6 a 12 Kg
O pelo do Pastor de Shetland é duplo. A camada exterior é longa, de textura dura e reta. Os subpelos são macios, curtos e bem fechados. As cores podem ser: zibelina, tricolor, azul merle, preto, branco e castanho.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Selo Produtos Exclusivos - correto
selo - marca exclusiva
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - FEVEREIRO 2023
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
EMBAIXADORES 10% - MARÇO 2023
O Pastor de Shetland é originário das ilhas escocesas que possuem o mesmo nome. Segundo os especialistas, a raça pode ter sido originária a partir de cruzamentos entre o Collie, o Border Collie e o Cavalier King Charles Spaniel, sendo que os cães menores foram se tornando mais presentes ao longo do tempo por consumirem menos alimentos, justamente em uma época de escassez.
Muito ágil e eficaz na condução de ovelhas, o Pastor de Shetland foi usado durante muito tempo como um cão de trabalho nas fazendas da Escócia, tornando-se um aliado e amigo fiel de seus tutores.
Muitas vezes confundido com o Collie por conta da pelagem, o Pastor de Shetland é uma raça diferente que não possui variações. O que diferencia um cão do outro são as cores dos pelos.
Os pelos do Pastor de Shetland têm camada dupla: no exterior, o pelo é longo, duro e reto. Já o subpelo é muito macio, curtinho e fechado. Os cães possuem a chamada juba em torno do pescoço, e tem franjas nas patas.
As cores do Pastor de Shetland são várias e muito bonitas. Elas podem ser: sable (ou zibelina), desde o dourado pálido até o mogno intenso; tricolor, com marcações de preto no peito ou de castanho intenso; azul merle, manchado e marmorizado com preto; preto com branco e preto com castanho.
Com uma camada de subpelo (a camada dupla) o Boiadeiro Australiano precisa ser escovado entre uma e duas vezes por semana, para retirada de pelos mortos. Como não apresenta cheiro forte e não se suja muito, os banhos são recomendados mais quando necessários, podendo ser espaçados entre 15 ou 30 dias, de acordo com a rotina do animal.
No entanto, se ele viver em áreas rurais ou com acesso à lama, banhos semanais podem ser ministrados. Geralmente, essa raça não tem muita oleosidade.
Os longos pelos do Pastor de Shetland requerem sessões semanais de escovação. É preciso remover pelos soltos e pele morta para ajudar a manter a beleza natural da pelagem desse cão, e também desfazer nós e emaranhados que podem provocar dor e incômodo ao animal.
Os banhos não precisam ser semanais. Na verdade, não é necessário nem mesmo estabelecer um calendário rígido. O tutor pode avaliar junto ao médico veterinário quando deve ser feita uma lavagem completa do corpo do cãozinho, para garantir que sua saúde seja preservada.
Esse cãozinho é muito alegre, ativo e adora agradar seus tutores. Sua inteligência admirável faz com que ele tenha uma habilidade natural em aprender e agradar para deixar a família feliz.
As brincadeiras com o Pastor de Shetland, assim como os passeios para caminhar e correr, são parte fundamental da rotina para deixar o cão calmo e equilibrado. Quando maior o ambiente disponível para que ele se exercite melhor e constantemente. De toda maneira, esse não é um cachorro que deve ficar o tempo todo nas áreas externas das casas, pois late bastante e pode incomodar os vizinhos.
É necessário garantir que as unhas do Pastor de Shetland sejam aparadas regularmente, caso não sejam naturalmente gastas pelas corridas, brincadeiras e passeios, assim como a escovação dos dentes.
O Pastor de Shetland, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.
De maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.
Existem várias outras vacinas que podem proteger o Pastor de Shetland em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário. Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado.
Importância de vacinar os cachorros todos os anos - Blog da Cobasi
O Pastor de Shetland é um cachorro cheio de energia, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Pastor de Shetland, converse com o médico veterinário.
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Antes da chegada do filhote de Pastor de Shetland, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois. Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:
A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Com relação aos passeios, só se torna seguro sair com um filhotinho de Pastor de Shetland depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte ou, então, no colo do tutor. De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Pastor de Shetland, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.
A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições - assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para o seu Pastor de Shetland filhote até que ele complete 12 meses, ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Pastor de Shetland seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Além das necessidades de adestramento recomendadas a quase todas as raças, o Blue Heeler precisa ser adestrado por um profissional para incentivar, inclusive, seu intelecto alto. Além disso, cães dessa raça usam muito sua mordedura para mostrar o que querem.
O Blue Heeler, de acordo com o ranking da “Inteligência Canina”, feito por Stanley Coren, ocupa a 10º posição no quesito inteligência. É um cão muito esperto, atento e calmo, pode ser um ótimo companheiro.
Por ter sido desenvolvido para pastorear e caçar, costuma dar pequenas mordiscadas nos calcanhares, mesmo em brincadeiras. Treinos de obediência constante podem diminuir esse comportamento. Além disso, por ser extremamente inteligente, o Blue Heeler pode ficar um pouco teimoso, se o seu tutor não aprender e treinar comandos com pulso firme.
O Pastor de Shetland é um cachorro alegre, muito disposto, leal e inteligente. Como ele aprende os comandos com rapidez e tem muita vontade de agradar seus donos, é ótimo para aprender novos truques e brincadeiras.
Seu nível de energia é bastante alto, então passeios em praças e parques, ou na beira da praia, são excelentes opções para que ele possa canalizá-la de maneira positiva. Os tutores que vivem em apartamentos não precisam desistir da ideia de ter um Pastor de Shetland como seu melhor amigo peludo, mas precisam se organizar para que o cãozinho tenha oportunidades diárias de diversão.
Ensinar as regras da casa não costuma ser uma tarefa árdua quando falamos do Pastor de Shetland. Considerado como o sexto cão mais inteligente do mundo, essa raça tende a aprender rapidamente o que pode ou não pode ser feito, e o que se espera dele em termos de comportamento.
A socialização é importante para dosar o espírito desconfiado do Pastor de Shetland com estranhos, especialmente no que diz respeito aos latidos, que podem ser excessivos se não forem controlados.
Por ser muito apegado aos seus tutores, o Pastor de Shetland é sensível e pode ficar magoado com broncas. Por isso, seja firme e gentil nos ensinamentos e tudo vai correr bem.
O Pastor de Shetland não tem perfil de cão destruidor, mas tem energia e precisa gastá-la. Brincadeiras com frisbee ou bolinha são excelentes para que ele se exercite e se mantenha equilibrado e tranquilo, assim como interações frequentes com o tutor.
Sim, bastante. A frequência dos latidos, inclusive, é uma das marcas registradas do Pastor de Shetland. Ele pode ser ensinado a não se exceder nesse aspecto, desde que isso seja feito desde filhote. Mas não espere um cão quietinho demais, pois isso não faz parte da sua natureza.
O Pastor de Shetland é um cão pastor, o que significa que o que dá sentido à sua vida é cuidar dos seus tutores, zelando pela sua integridade. Se a família tiver crianças, elas serão protegidas pelo Pastor de Shetland com amor e alegria. Já as pessoas de fora podem encontrar uma certa resistência.
O Pastor de Shetland pode se empolgar um pouco durante as brincadeiras e acabar mordendo os calcanhares das crianças e até mesmo dos adultos. Corrija esse comportamento o quanto antes.
Por ser uma das raças mais inteligentes do mundo, o Pastor de Shetland também é uma das mais caras. Um filhotinho pode ser encontrado por valores que vão de R$ 2.000 até R$ 12.000, dependendo das características dos pais e dos avós.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.