Bernese: Confiável e tranquilo

Saiba mais sobre o Bernese

Também conhecido como Boiadeiro de Berna, Bernese Moutain Dog ou Boiadeiro Bernês, o Bernese foi bastante usado como cão de trabalho em fazendas nos alpes suíços e é muito forte e ágil. Hoje, é um dos mais populares cães de companhia por ser amigável, confiável e fiel à família humana. Obedientes e focados, os cachorros da raça são inteligentes e aprendem com facilidade os truques ensinados pelo tutor. Saiba Mais
Tamanho

58 a 70 cm

Peso

39 a 48 Kg

Pelagem

Longa e brilhante, podendo ser lisa ou ligeiramente ondulada.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Bernese

Originário da cidade de Berna, na Suíça, Bernese é um cão de origem ancestral, que foi utilizado como cão de guarda, de tração e de pastoreio de rebanhos nas fazendas dos pré-alpes bernenses e na região rural do interior da sua cidade.

Originalmente chamado de Dürrbächler, nome do lugarejo de Dürrbäch, próximo a Riggisberg, onde ele era bastante comum, o Boiadeiro Bernês foi rebatizado em 1910, depois que vários agricultores da região apresentaram seus cães em uma exposição em Burgdorf.

A história conta que o Boiadeiro Australiano foi criado por um fazendeiro de nome Thomas Hall. A raça nasceu sob a cruza de um Border Collie com o Dingo Australiano, com a intenção de criar uma raça nova, que se chamaria Halls Heeler.

Após participar de exposições caninas, o Bernese rapidamente se popularizou em toda a Suíça e no sul da Alemanha. Em 1926, o Boiadeiro de Berna foi levado para os Estados Unidos por um fazendeiro do Kansas e, cerca de 11 anos depois, no final dos anos 30, a American Kennel Club registrou o primeiro cão da raça.

Características do cachorro Bernese

Com sua pelagem tricolor bastante característica, e os olhos marrons escuros, amendoados e expressivos, o Bernese tem aparência simpática e amigável, apesar do porte médio a grande. Fortes e musculosos, os cachorros da raça têm estrutura robusta e são geralmente mais longos do que altos.

As orelhas são caídas e a cauda emplumada cheia, o que deixa o animal ainda mais charmoso. Os membros vigorosos e a movimentação harmoniosa e bem balanceada conferem uma postura altiva a esse cachorro. Com focinho de comprimento médio e lábios pretos bem aderentes, o Bernese Mountain Dog parece sorrir quando coloca a língua para fora.

Pelagem do Bernese

Por conta de sua origem suíça, o Bernese tem pelagem densa, desenvolvida para protegê-lo do frio em lugares de temperaturas mais baixas. Os pelos longos e brilhantes chamam atenção pela beleza e podem ser lisos ou ligeiramente ondulados. Todos os cães da raça têm pelagem tricolor, nas cores branca, preta e dourada. A mancha branca característica dos Boiadeiros de Berna começa no topo da cabeça e segue até o peito.

Cuidados com a pelagem

A pelagem densa e grossa desenvolvida para proteger o animal do frio pode cair bastante quando os Berneses vivem em países mais quentes como o Brasil, principalmente nas épocas de verão e primavera. Nesses lugares de clima tropical, a pelagem do Bernese Mountain Dog requer atenção especial. Para eliminar os pelos mortos e evitar nós, é indicado escovar seu cachorro diariamente, especialmente nas épocas mais quentes.

A maior densidade dos pelos também pode favorecer o surgimento de fungos e outros problemas de pele. A frequência ideal de banho para os cães da raça é uma vez por mês, podendo variar para a cada 15 dias caso seu cachorro se suje muito.

Porém, além de usar produtos adequados para manter a hidratação de pelo do seu animal, é fundamental se certificar de que a pelagem ficou completamente seca após o banho. Isso evita o acúmulo de parasitas por conta da umidade, o que pode causar problemas de pele difíceis de serem detectados por conta de sua abundância de pelos.

Como cuidar de um Bernese?

O Bernese é um animal que requer muita atenção à sua saúde. Por conta do porte grande, ele tem tendência a desenvolver problemas osteomusculares, como displasias no quadril e cotovelos, o que pode causar dor e até dificuldades de locomoção.

Problemas oculares, como atrofia progressiva de retina, problemas de tireóide e problemas relacionados à circulação e coagulação do sangue também podem ser frequentes nos cachorros da raça, por isso é muito importante levá-lo regularmente ao médico veterinário. Uma pesquisa publicada no Journal of Veterinary Internal Medicine concluiu que o sarcoma histiocítico, um raro tipo de câncer que afeta as articulações, pode atingir até 25% da população de Boiadeiros de Berna. Portanto, é fundamental que o tutor da raça esteja preparado para qualquer tipo de cuidado que o animal possa demandar ao longo da vida.

Alimentação do Bernese filhote

Após o processo de desmame dos filhotes de qualquer raça de cachorro, que acontece normalmente entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles sejam alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Isso ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que costumam gastar sempre muita energia.

Os filhotes têm saúde mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. Por isso é fundamental cuidar da alimentação dos Berneses filhotes, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas ósseos e musculares.

Por isso as rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças grandes são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes muito grandes, como os de Boiadeiro de Berna, podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a ração mais indicada para o Bernese?

Não são apenas os filhotes que precisam de uma ração especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho. Cachorros adultos e idosos também precisam de uma alimentação que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas.

Os Bernese Moutain Dog são animais de grande porte, e necessitam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. A quantidade de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do animal. O ideal é consultar o seu veterinário.

Rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.

Como é ter um Bernese da montanha?

Tranquilo e amável, o Bernese da montanha é um cachorro muito carinhoso que se dá bem com adultos, crianças e outros animais. Apegados aos tutores, eles fazem de tudo para agradá-los e são amigáveis e receptivos com visitas. Muito obedientes e disciplinados, por conta da origem de trabalhadores rurais, os cães da raça são inteligentes e bastante fáceis de adestrar.

Os Berneses também costumam se adaptar com facilidade a novos lugares e novas famílias. Bondoso e companheiro, o animal da raça adora acompanhar o tutor nas tarefas do dia a dia. Com bastante paciência para brincadeiras, esse cachorro é ideal para famílias com crianças, também por dificilmente serem agressivos ou territorialistas.

Calmo, o Boiadeiro de Berna não costuma latir muito, a não ser que perceba um invasor em sua casa ou perceba que os tutores estão sendo ameaçados. Esse cachorro é ágil, corajoso, leal, bastante companheiro e tem energia de sobra para gastar.

Exercícios e atividade física

Exatamente por ser um cão com muita energia, o Bernese precisa se exercitar com frequência. Além de caminhadas diárias, fundamentais para fortalecer a musculatura e ossos, atividades divertidas e desafiadoras ajudam a manter o seu animal calmo e saudável.

Os cães da raça se dão muito bem em casas com quintais, porque têm espaço para brincar à vontade, coisa que amam fazer. Jogos que o desafiem e brincadeiras de puxar são os favoritos desse animal. Os brinquedos podem ser grandes parceiros na melhora no comportamento dos cães, então que tal levar o seu amigo à loja para escolher o dele?

Adestramento do Bernese montanhês

Por ter personalidade dócil e ser bastante inteligente, obediente e disciplinado, o Bernese montanhês é fácil de adestrar. O ideal é que o treinamento comece desde a infância e seja feito de maneira sempre positiva.

Brincadeiras e petiscos são ótimos estímulos para que esses animais respondam aos comandos da melhor maneira. O Boiadeiro de Berna é muito apegado ao tutor e faz tudo para agradar, por isso a participação dele durante o adestramento é muito importante. Apesar do tamanho, estes cães são sensíveis e não respondem bem a correções feitas de maneira ríspida ou agressiva.

O Boiadeira de Berna dentro de casa

Quando o Boiadeira de Berna faz atividades diárias e gasta sua energia, ele mantém seu temperamento calmo e tranquilo e não é nem um pouco destruidor. Os cães da raça gostam bastante de atenção e de brincar, por isso precisam ter essas necessidades atendidas.

Eles também detestam ficar sozinhos em ambientes pequenos e fechados, por isso, se você mora em apartamento o ideal é levá-lo para brincar ao ar livre no mínimo uma vez por dia. Acostumados a cuidar de fazendas e boiadas, os animais da raça sentem falta de espaço onde possam correr à vontade, e são mais felizes quando vivem em casas com quintais.

Curiosidades sobre a raça

No Brasil, o Bernese é a raça escolhida para alegrar a casa dos apresentadores Fausto Silva e Angélica. Magnus, um cachorro da raça que é mascote de uma da fabricante de alimentos para pets, virou estrela de cinema e protagonizou, em 2018, o longa “Não Deu Match”, dividindo as atenções com nomes como Nathalia Dill, Giovanna Lancellotti e Gabriel Louchard.

Recentemente, um cão da raça virou notícia no mundo todo ao invadir uma cerimônia organizada pela Presidência da Irlanda. O invasor se chamava Bród e é nada menos do que o animal de estimação do presidente irlandês, Michael Higgins.

Voltar ao topo