falxaTopPage
falxaTopPageMobile
Imagem-perfil-raca

Lhasa Apso

Lhasa Apso: origem, cuidados e curiosidades

Essa raça de cachorro é uma das mais queridas e adoradas por crianças, se adaptam bem a espaços pequenos e adoram uma folia! Vem conhecer mais sobre os cães Lhasa Apso.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

20cm - 30cm

Peso

5kg - 8kg.

Pelagem

O que mais chama atenção e é a principal característica do Lhasa Apso são, sem dúvidas, seus pelos longos, que exigem bastante cuidado e manutenção. As cores do pelo podem variar entre dourado, mel, cinza, ardósia, preto, branco ou marrom. Possuem orelhas finas e caídas e bigodinhos no focinho que os deixa ainda mais fofos.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

A origem do Lhasa Apso

Esses cãezinhos fofos possuem origem Tibetana e eram criados por monges budistas, onde não poderiam ser comercializados, por isso viveram muitos anos apenas nesta região. O nome “Lhasa”, inclusive vem de uma das cidades onde os monges viviam.

Sua difusão se deu porque os monges por vezes presenteavam os cãezinhos aos visitantes dos templos, foi assim que em 1933 a raça Lhasa Apso chegou aos Estados Unidos, sendo reconhecida 2 anos depois pela American Kennel Club (AKC).

Características físicas do Lhasa Apso

O tamanho do Lhasa Apso varia entre 20cm e 30cm e são cachorros considerados de pequeno porte. Devido ao seu tamanho e por não demandar muita atividade física, são considerados ótimos cães para apartamento.

Esta raça possui pelos longos e as cores são bastante variadas, especialmente porque o cãozinho pode ter apenas uma cor ou mechas espalhadas por todo o corpo. As principais cores do Lhasa Apso são branco, cinza, dourado, marrom e preto.

O comportamento do Lhasa Apso

Um ótimo companheiro e extremamente carinho com o seu tutor, desde os filhotes de Lhasa Apso até os adultos, adoram uma brincadeira e bastante atenção. São cachorros muito dependente de seus donos, por isso ficam tristes quando estão sozinhos.

Ele tem um sentido de guardião e por isso costuma latir para desconhecidos para avisar os seus tutores, mas basta uma brincadeirinha para que eles já se enturmem e socializem. Por serem muito brincalhões adoram crianças e se dão super bem com elas.

Os cachorros Lhasa Apso costumam se adaptar bem aos ambientes, tanto pequenos, quanto grandes. Mas é importante fazer caminhadas diárias para evitar o sedentarismo deles, procure leva-los em horários onde as temperaturas não são extremas pois eles se cansam fácil.

A saúde do Lhasa Apso

Os pelos são um dos principais cuidados com os Lhasa Apso, é importante tosar regularmente e manter os pelos sempre escovados, evitando nós e possíveis alergias na pele. Aproveite o momento da escovação para verificar vermelhidões ou manchas em sua pele que podem indicar alergias.

Assim como as demais raças de cachorro, os machos e as fêmeas do Lhasa Apso possuem algumas predisposições genéticas, sendo as mais comuns atrofia da retina e displasia renal cística congênita.

A expectativa de vida do Lhasa Apso é de 12 a 15 anos. Para que ele leve uma vida saudável lembre-se de leva-lo a consultas regulares ao veterinário.

Curiosidades sobre o Lhasa Apso

Apesar de confundirem bastante, o Lhasa Apso não possui nenhuma descendência dos cachorros da Raça Shih Tzu. Alguns especialistas afirmam que o Shih Tzu surgiu de algum cruzamento entre o Lhasa Apso e outro cão, mas não há registros oficiais sobre isso.

Por sua história e criação com os monges tibetanos, acredita-se que é um cãozinho que traz muita sorte a vida de quem o adota como companheiro. Como os monges presenteavam visitantes com os cachorros, muitos os tratam como um amuleto da sorte. Aqui no Brasil nós temos um representante da raça nos quadrinhos, o Floquinho, da Turma da Mônica foi inspirado na raça com sua franjinha.

Voltar ao topo