Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Sphynx

Gato Sphynx: cuidados, origem e curiosidades

Uma das raças mais exóticas entre os bichanos, o Gato Sphynx é muito afetuoso com sua família humana e possuí características bastante específicas em relação a sua pelagem, e corpo. Venha descobrir mais sobre esse gatinho que conquista os corações.Saiba Mais
Tamanho

50cm e 60cm

Peso

3,5kg a 7kg

Pelagem

Sua principal característica é, sem dúvidas, a pele nua que chama muita atenção, bastante enrugada e com um aspecto aveludado, bastante similar ao toque de uma flanela. Todas as cores são aceitas, sendo o branco, na realidade rosado, e o preto, cinza-escuro.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Gato Sphynx

A raça de gatos Sphynx teve origem em 1966 através de uma ninhada onde apenas um dos filhotes nasceu completamente nu. Esse mesmo filhote, ao ter sua ninhada, teve um gato totalmente sem pelos, e começaram a ser chamados de Canadian Naked (pelado canadense).

Com esses exemplares, começaram a fazer cruzamentos com outras raças que infelizmente não deram certo e nasceram gatinhos com muitos problemas de saúde e a raça acabou por desaparecer.

Somente em 1978, uma criadora canadense chamada Shirley Smith teve um outro gatinho sem pelo e através dele, foram feitos cruzamentos com a raça Devon Rex que acabou por se mostrar bastante saudável e assim surgiu a raça Sphynx como conhecemos nos dias hoje.

Características físicas do Gato Sphynx

Sua aparência é quase inconfundível, a raça de gato Sphynx é conhecida como uma das únicas sem pelo, e ao contrário do que se acredita a raça não é hipoalergênica pois possui uma leve penugem que pode causar os mesmos sintomas alérgicos.

É um bichano de porte médio, podendo variar no peso entre 3,5kg e 7kg, sendo bastante musculoso e com um corpo esbelto, apesar da barriga bem redonda, parecendo que ele acabou de comer a todo o momento.

Sua principal característica é, sem dúvidas, a pele nua que chama muita atenção, bastante enrugada e com um aspecto aveludado, bastante similar ao toque de uma flanela. Todas as cores são aceitas, sendo o branco, na realidade rosado, e o preto, cinza-escuro.

O comportamento do Gato Sphynx

Com sua beleza rara e diferente, o Sphynx filhote é um gatinho com comportamento bastante comum em relação as demais raças. Ele é muito afetuoso com seu tutor, e costuma escolher um membro da família para ser totalmente leal para o resto da sua vida.

Gosta muito de brincar, de aparecer e de agradar o seu dono. Adora ser mimado e receber total atenção do seu humano, costuma ficar colado e andar com você pela casa por todo o tempo, pedindo colo e carinho.

Por gostar de brincar, mesmo adulto é um ótimo gato para estar com as crianças, mas bastante ciumento, especialmente com outros animais, por isso não é muito recomendável que viva em casas com outros animais.

Por conta da falta de pelos, possuem menos resistência ao frio, e se dão melhor vivendo em lugares aconchegantes, podendo viver muito bem em apartamentos.

A saúde dos Gato Sphynx

É preciso atenção ao criar gatos Sphynx e cuidados especiais, como limpeza semanal do seu corpinho com lencinhos umedecidos sempre sem álcool. É importante tomar cuidado com os produtos utilizados para evitar ressecamento da pele e possivelmente feridas.

Os gatos da raça Sphynx não devem ficar muito expostos ao sol pois sua pele se bronzeia muito rapidamente, podendo gerar queimaduras em caso de alta exposição. É um bichano que precisa de muita atenção com a pele, mas costuma ser bem saudável e tem uma expectativa de vida de 14 anos.

Também são exigidos cuidados em relação ao acumulo de cera nos ouvidos, precisando ser limpos semanalmente com produtos para limpeza de ouvidos para gatos que você encontra aqui na Cobasi.

img meio

Curiosidades sobre os Gato Sphynx

A falta de pelos influenciou na temperatura do corpo dos gatinhos da raça Sphynx que costuma estar em 39ºC, enquanto a de um ser humano é de 36ºC.

Seu nome foi escolhido pela semelhança física da Grande Esfinge de Gizé Egito. Sphynx, em português, significa esfinge.

Já foi convencido a adotar esse bichano exótico, porém muito carinhoso? O Sphynx é uma ótima companhia e você encontra tudo que precisa para cuidar do seu animalzinho aqui na Cobasi.

Voltar ao topo