Cobasi Já! Seu pedido entregue em poucas horas* Saiba mais

Anti-inflamatório para gatos


O anti-inflamatório para gatos mais comum é o não esteroide (AINES) e serve para amenizar a inflamação e aliviar sintomaticamente a dor. Embora os não esteroides sejam muito conhecidos e utilizados no controle da dor e da inflamação em gatos, ainda geram algumas dúvidas sobre sua segurança.


Além disso, existe outro tipo de anti-inflamatório que consiste nos esteroides (AIES), e é recomendado para o combate de doenças autoimunes. Por esse motivo, alguns tutores chegam a confundir a funcionalidade de cada medicamento. Pensando nisso, a Cobasi preparou este conteúdo para que você entenda melhor.


Quais os cuidados que devo ter antes de dar um anti-inflamatório para gatos?


Antes de você questionar "qual anti-inflamatório pode dar para gato?'', é importante que você tenha conhecimento de quais não podem ser administrados sob nenhuma circunstância. Isso porque, especialmente, os anti-inflamatórios devem ser bastante avaliados por conta dos efeitos colaterais que eles podem causar, como úlceras gástricas, glóbulos vermelhos, intoxicação generalizada e, em casos mais delicados, a morte.


Existem alguns tutores que apostam em remédios de humanos para medicar o gato. Embora esses medicamentos sejam relativamente mais baratos que os de uso veterinário, é importante ressaltar que, mesmo que na fórmula contenha substâncias permitidas, elas necessitam ser minuciosamente mensuradas para administrar quantidade correta para os gatos.


O Ibuprofeno, por exemplo, é altamente tóxico para gatos. Portanto, o mais indicado é levar o felino ao veterinário para que ele oriente qual a forma mais segura de medicar o seu pet. Veja, no tópico a seguir, algumas substâncias com exemplos que podem ser oferecidas ao seu amiguinho.


Qual anti-inflamatório pode dar para gato?


O anti-inflamatório para gatos tem em sua composição algumas substâncias ativas que são bastantes utilizadas em gatos como dores, inflamação e febre, além dos anti-inflamatórios para doenças autoimunes (esteroides). Separamos um exemplo de cada para que você entenda melhor:

  • Anti-inflamatório Flamavet: trata-se de um medicamento que tem a função analgésica e antitérmica. Sua composição é a base de meloxicam, ou seja, é um medicamento não esteroide. É um anti-inflamatório para gatos machucados, com problema inflamatórios, alivia a dor e inflamação em patologias agudas ou crônicas, associadas ao sistema músculo-esquelético. Se o felino tiver hipersensibilidade ao meloxicam ou qualquer outro componente da fórmula, não é recomendado administrar, do mesmo modo, aos animais com o histórico de ulceração gastrointestinal ativa. Para os felinos com hepatopatias, cardiopatias, doenças renais e com distúrbios hematológicos, pode ser oferecido, mas com cautela. Seu uso é oral com comprimidos palatáveis de fácil digestão. Antes de comprar o produto, consulte um médico veterinário;
  • Anti-inflamatório para gatos Dexagard: é um potente medicamento esteroide recomendado para todos os tipos de inflamações. Alivia a dor nas disfunções musculoesqueléticas. Além disso, proporciona melhora no quadro de afecções alérgicas e pode ser utilizado complementando a ação da medicação antimicrobiana. A dexametasona é um princípio ativo do grupo dos corticosteroides, com ação anti-inflamatória e antialérgica. Pode ser utilizado em algumas enfermidades da pele. Seu mecanismo de ação está ligado à estabilização de membranas dos lisossomas dos tecidos afetados. Há indício de ação vasoconstritora adicional. De uso oral, deve ser administrado diretamente na boca do animal, durante sete dias consecutivos ou até aparecer as respostas terapêuticas. Lembrando que deve ter o acompanhamento de um especialista.

Quais são as possíveis causas de gato mancando?


Quando nos deparamos com nosso felino com a pata machucada, logo vamos pesquisar qual é o melhor anti-inflamatório para gato mancando, não é mesmo? No entanto, isso não é o suficiente para solucionar o problema, afinal, a claudicação é um sintoma, portanto, está por trás de algo maior. Desse modo, vamos destacar alguns possíveis problemas que podem causar esse sintoma no gato.


Unhas grandes demais


Embora os gatos gostem de se exercitarem e procurarem alguma forma de diminuir as unhas, alguns deles podem não praticar muito isso, na maioria das vezes, os gatos obesos ou idosos. Assim, as unhas acabam crescendo e machucando as patinhas do seu amiguinho, deixando-o mancando.


Outro sinal de que as unhas podem estar grandes demais é o cheiro desagradável nas patas do felino. Isso acontece por conta da inflamação, e será preciso levá-lo ao veterinário para cortar as unhas e limpar a ferida. É uma situação que pode ser evitada, comprando arranhadores para o animal e o estimulando a usar frequentemente.


Ferimentos nas unhas


Conhecemos os felinos como os animais que gostam de arranhar tudo que veem à sua frente. Apesar de ser uma característica da anatomia dos gatos, às vezes isso pode prejudicá-los. Normalmente, quando acontece de uma das unhas dele se enganchar em algum lugar, provoca ferimentos que os deixam vulneráveis a inflamações ou infecções no local.


Consequentemente, isso pode deixá-lo mancando. Nesse caso, o tratamento deve ser feito a partir de um veterinário que poderá prescrever como medicamento um anti-inflamatório para gatos. A ação costuma ser rápida e logo seu gatinho ficará curado.


Picadas de insetos


Outra característica felina comum é a brincadeira com tudo que esbarram por aí. Isso também acaba sendo um problema, visto que os insetos ou bichos peçonhentos podem chegar a mordê-los, normalmente, o local afetado são as patas, assim seu amiguinho pode aparecer mancando.


Vale ressaltar que, quando isso ocorre, também podem haver reações variadas, com vermelhidão ou inchaço no local. Independentemente de qual for o animal que o picou, é necessário levar o felino imediatamente ao centro de emergência veterinária, pois esses bichos podem soltar algum, veneno fatalizando o seu amiguinho.


Neste post, você entendeu quais os cuidados que devem ser tomados antes de administrar os antiinflamatórios para gatos, qual a melhor opção desses medicamentos e as possíveis causas de inflamação nos gatos. Confira, também no blog da Cobasi, algumas dicas de medicamentos específicos para gatos. Aproveite!

Ordenar por:

Mais vendido
Whatsapp Icon

Compre pelo Whatsapp

Siga a Cobasi nas redes sociais

  • Rede Social Facebook
  • Rede Social Instagram
  • Rede Social Youtube
  • Rede Social Twitter

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Formas de pagamento: Visa, MasterCard, Diners Club, American Express; Boleto bancário; Elo e Apple Pay.
* As promoções, parcerias e descontos contidos em nosso site não são cumulativos. Diante de duas ou mais promoções, será necessário optar por aquela que melhor lhe convém, isentando a Cobasi de qualquer responsabilidade nesse sentido. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Todas as regras e promoções são válidas apenas para produtos vendidos e entregues pela Cobasi. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras.

COMPRA SEGURA. A Cobasi garante segurança para suas informações pessoais e financeiras.

Copyright 2024. Todos os direitos reservados à Cobasi.

COBASI COMÉRCIO DE PRODUTOS BÁSICOS E INDUSTRIALIZADOS S.A.

CNPJ 53.153.938/0016-94 - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, nº 210, Galpão A - Alphaville Industrial, Barueri - SP CEP: 06465-060

Baixe nosso app

Baixe na App Store
Baixe na Google Play
Selo
Selo
Ilustração Footer