Vermífugo para gatos

O vermífugo para gatos é responsável pela prevenção de vermes e doenças desenvolvidas a partir da infestação de parasitas. Por mais que a presença desses pequenos animais nocivos seja comum, é possível evitar complicações através da boa administração de vermífugos.Leia Mais

Vermífugo para gatos: no tratamento e combate de verminoses em felinos

Durante todas as fases da vida do gato, é possível que ele entre em contato com vermes, dentro ou fora de casa. Por isso, é muito importante vermifugar o seu animal de estimação desde os primeiros 30 dias de vida.

O vermífugo para gatos tem essa função. Ele previne e combate verminoses causadas por parasitas. Cada remédio apresenta frequências e periodicidades distintas, contra espécies diferentes. Portanto, nunca medique o seu pet por conta própria, sem saber qual verme afeta seu animal.

Apenas um médico veterinário pode diagnosticar, com precisão, o que acomete a saúde do seu animal e recomendar o melhor tratamento. As indicações variam de acordo com o estilo de vida e local onde o gatinho mora.

Sabia que parasitas também podem ser transmitidos da mãe para o filhote, durante a gestação ou amamentação? Logo, é fundamental que um profissional qualificado indique o melhor remédio. Gatinhos com problemas como FIV (Aids felina) ou FeLV (leucemina felina) também precisam de indicações feitas pelo médico.

De todo modo, a vermifugação é responsável por preservar a saúde e bem-estar do seu animal de estimação e do próprio tutor — já que algumas doenças podem ser transmitidas e afetar a saúde de toda família.

Como saber se meu gato está com verme?

Os vermes costumam ficar no intestino dos gatos e podem causar uma série de complicações gastrointestinais, pulmonares e até cardiovasculares. Eles provocam danos severos que variam conforme a espécie do parasita, quantidade no organismo do pet e órgão em que estão alojados.

Em suma, fique atento a alguns sinais clínicos comuns, como:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Pelo seco;
  • Sangue nas fezes;
  • Abdômen inchado.

Os vermes causam perda de peso e fraqueza nos felinos. Além disso, é possível observar algumas espécies nas fezes, ou no vômito do gato, já que são visíveis a olho nu.

A contaminação do animal pode acontecer tanto dentro, quanto fora de casa — onde estão mais propensos a entrar em contato com agentes contaminantes.

Basta um único contato do felino com ovos ou parasitas para que o pet fique infectado. Geralmente, o contágio pode acontecer via:

  • Contato com fezes contaminadas;
  • Água ou alimentos contaminados, sem a higienização correta;
  • Falta de higiene das mãos.

Além disso, a picada de mosquitos e pulgas pode transmitir verminoses sérias.

Portanto, nunca dispense o uso de vermífugos para gatos! A aplicação correta mata parasitas existentes no organismo e torna o pet imune contra reinfecções durante alguns meses. Por isso, é fundamental renovar as doses de tempos em tempos. Assim, seus bichinhos ficam desparasitados sempre.

De quanto em quanto tempo devo vermifugar meu gato?

A primeira vermifugação acontece quando o gato é filhote, geralmente ao completar 30 dias de vida. Já a segunda e terceira dose acontecem em intervalos de 15 dias. Então, a partir daí, é fundamental que o remédio seja administrado, pelo menos, uma vez ao mês, até o sexto mês de vida do gatinho.

Após as primeiras doses, o felino pode ser vermifugado a cada três meses ou a cada seis meses. No entanto, apenas o veterinário deve recomendar o melhor período do tratamento. A periodicidade varia se o pet adora passear pelo bairro de vez em quando, ou se fica apenas dentro de casa.

Todavia, lembre-se que, se o medicamento não for administrado desde os primeiros dias de vida, a verminose pode causar a morte do seu animal de estimação. Verifique no gatil onde o pet foi adotado, se ele já recebeu a primeira dose. Se o bichinho foi resgatado, vá ao veterinário imediatamente.

Qual é o melhor vermífugo para gatos?

Não existe o melhor vermífugo para gato. Isso porque o uso varia conforme as necessidades do seu animal de estimação. A escolha do medicamento ideal deve ser feita junto a um médico veterinário.

Além disso, é fundamental ressaltar que parasitas vivem por muito tempo em diferentes superfícies. O mais importante é deixar todo o espaço em que o pet vive sempre limpo. A caixa de areia, caminha e outros acessórios devem estar bem higienizados diariamente.

Combine a limpeza à dieta saudável e balanceada, com alimentos ricos em nutrientes responsáveis por fortalecer o sistema imunológico do seu gato.

Vermífugo para gatos filhotes

Existem diferentes vermífugos para gatos. No caso dos filhotes, os mais recomendados são:

  • Vermífugo líquido: são mais fáceis de aplicar. Eles podem ser misturados a ração seca ou úmida;
  • Vermífugo tópico: aqueles aplicados com uma pipeta, próximo à nuca do bichinho;
  • Vermífugo em pasta: também são orais e podem ser misturados à ração do pet.

Todas as opções são práticas e fáceis de administrar em gatos filhotes. Produtos com pipeta devem ser aplicados sempre na nuca, para evitar o contato com a boca do animal.

Como dar vermífugo para gatos

A maioria dos vermífugos em comprimido podem ser amassados e misturados na ração do pet. Alguns, no entanto, devem ser digeridos por inteiro, para evitar alterações na absorção.

Outra opção é colocar o comprimido no fundo da boca do animal. Antes disso, é preciso deixar o pet relaxado. Faça carinho, ofereça brinquedos. Então, pegue o gato no colo para dar o remédio, sem machucar o animal. Após oferecer o medicamento, faça massagens na garganta para facilitar a deglutição.

Opções palatáveis são excelentes, muito mais fáceis de oferecer ao animal. Como têm um gosto agradável, não causam estranheza ao animal. Por isso são consumidas de maneira prática.

Comprar vermífugos na Cobasi

Na Cobasi você encontra tudo o que precisa para manter a saúde e bem-estar do seu gatinho, em todos os momentos. Em nosso catálogo, você encontra diferentes tipos de vermífugos para o seu pet! Conte com o auxílio veterinário para encontrar a melhor opção.

Fechar

Vermífugo

Produtos encontrados: 39 Resultado da Pesquisa por: 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 39 Resultado da Pesquisa por: 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.