Dogue de Bordeaux: corajoso e companheiro

Saiba mais sobre o Dogue de Bordeaux

O Dogue de Bordeaux, também chamado de Bulldog de Bordeaux, Dogue de Bordéus ou Mastim Francês, é um cachorro forte, gentil e esperto, pronto para proteger sua família de todos os perigos. Sua postura imponente faz dele um ótimo cão de guarda, ao mesmo tempo em que é um companheiro paciente e carinhoso com as crianças.

Saiba Mais
Tamanho

57 a 70 cm

Peso

54 a 65 kg

Pelagem

O pelo é curto, fino e macio ao toque. As cores são todos os tons de fulvo, do acaju ao isabela. É uma raça de cães unicolor, em que as manchas brancas, desde que pouco extensas, são admitidas no peito e nas pontas das patas.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

coleção

Origem do Dogue de Bordeaux

Um dos mais antigos cães de origem francesa, o Dogue de Bordeaux era criado especificamente para caçar javalis, o que torna a sua mandíbula muito forte e poderosa.

Suas origens são relativamente imprecisas, mas acredita-se que seja descendente direto dos cães Alanos, trazidos para a Europa por um povo iraniano que tinha o mesmo nome e que fugia de invasores hunos que haviam tomado seu território.

O desenvolvimento na França se deu principalmente durante a Idade Média. Com duas guerras mundiais, o Dogue de Bordeaux quase foi extinto, mas a participação de um desses cães em um filme com o astro Tom Hanks tornou a raça popular novamente.

Pelagem do Dogue de Bordeaux

Os fios são curtos, macios e finos. As cores características do Dogue de Bordeaux são todos os tons de fulvo, sendo o caramelo, o mogno e o marrom as mais comuns dentre eles.

Cuidados com a pelagem do Dogue de Bordeaux

As escovações semanais são o bastante para remover os pelos soltos do corpo do Dogue de Bordeaux. É preciso ficar atento às dobras na pele do cão, especialmente na cabeça, para manter a pele limpa do excesso de baba e umidade.

img

Como cuidar do Dogue de Bordeaux

Um cachorro grande, muito forte, protetor e firme, capaz de afastar ameaças com um olhar. Assim é o Dogue de Bordeaux, considerado um dos cães de guarda mais eficientes do mundo e que, ao mesmo tempo, é extremamente amoroso com sua família, inclusive as crianças.

Por ser grande e pesado, o Dogue de Bordeaux precisa de atividades físicas que o ajudem a se manter dentro da faixa ideal de peso, fortalecendo seus músculos e articulações de maneira a suportarem sem problemas o seu peso corporal.

Os estímulos intelectuais e afetivos também são muito importantes para extrair o melhor da personalidade do Dogue Bordeaux.

As dobras na pele devem ser mantidas secas para evitar a proliferação de fungos e bactérias, e as orelhas devem ser checadas com frequência, pois como são caídas podem ocultar excesso de secreção que frequentemente resulta em infecção por fungos e bactérias.

O cachorro Dogue de Bordeaux sente muito calor e pode sofrer bastante com as temperaturas mais altas. Mantenha-o confortável nos dias mais quentes.

Vacinação anual do Dogue de Bordeaux

Manter o Dogue de Bordeaux vacinado é uma das principais maneiras que um tutor dedicado tem de manter seu cachorros seguro. As vacinas são capazes de manter o Dogue de Bordeaux protegido das principais doenças que acometem cachorros e que podem ser transmitidas também para os seres humanos.

A vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas todos os anos aos cães adultos e os mantêm protegidos de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Além dessas, a vacina contra a raiva também é fundamental, pois além de ser muito grave para o cachorro, a doença pode ser transmitida para seres humanos.

Existem diversas outras vacinas que podem proteger a raça Dogue de Bordeaux e todos os outros cachorros em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.

Saiba mais sobre a importância de vacinar os cães todos os anos com o artigo que preparamos em nosso blog.

Vermífugos e antipulgas

O Dogue de Bordeaux é um cachorro relativamente tranquilo, mas que ainda assim tem bastante energia e que, portanto, precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável.

Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça. A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular.

Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Dogue de Bordeaux, converse com o médico veterinário.

Cuidados com os filhotes de Dogue de Bordeaux

Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.

Antes da chegada do filhote de Dogue de Bordeaux, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois.

Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele. Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:

  • caminha ou colchonete;
  • cobertores e almofadas;
  • comedouro e bebedouro;
  • coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
  • caixa ou bolsa de transporte;
  • tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
  • ração para cachorro e petiscos;
  • escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
  • brinquedos.

A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.

Cuidados com passeios dos filhotes de Dogue de Bordeaux

Só se torna seguro sair com um filhotinho para passear depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

No caso do Dogue de Bordeaux, aguarde até que esse calendário inicial tenha sido completado antes de deixá-lo circular em áreas externas, como quintais e jardins, e também antes de permitir que ele tenha contato com outros animais. As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte.

De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.

Como alimentar um filhote de Dogue de Bordeaux

Após o desmame dos filhotinhos de cachorro, que costumam acontecer entre 6 e 8 semanas de vida, eles passam a ter uma dieta com base em ração, seja ela seca ou úmida.

Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Dogue de Bordeaux, o melhor é sempre optar pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.

Com base na recomendação diária de consumo indicada na embalagem você consegue calcular o volume de ração que o filhote deve ingerir por dia.

Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições, de maneira a ajudar o cãozinho a repor suas energias e prevenir as chamadas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.

Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.

Qual a melhor ração para Dogue de Bordeaux

A ração mais adequada para um cachorro é aquela que considera sua idade, seu peso e sua fase da vida. Por isso, ao alimentar seu Dogue de Bordeaux, ofereça apenas ração para filhotes até que ele tenha 12 meses completos de vida.

Alimentos para cães adultos dos 13 meses até os 6 ou 7 anos de idade; e ração para cachorros idosos a partir daí. Caso o seu Dogue de Bordeaux seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.

Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.

Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.

Personalidade e comportamento

O Dogue de Bordeaux é um gigante amoroso e gentil com a família, protetor e imponente com os estranhos. Por ser grande, dificilmente poderá ser fisicamente forçado a fazer algo que não quer.

Por isso pode se tornar um pouco teimoso se não vir sentido nas ordens que recebe. Por outro lado, uma vez que as compreenda e aceite, não dará trabalho algum ao agir conforme esperado.

O Dogue de Bordeaux é um cachorro forte e com uma mandíbula poderosa, que vai se dedicar de corpo e alma ao trabalho de cão de guarda se for criado assim. Por isso, e como pode ser um tanto reservado com estranhos, é melhor investir em um adestramento profissional para evitar sustos e acidentes.

Como adestrar um Dogue de Bordeaux

O Dogue de Bordeaux não reage bem a broncas, gritos e palavras ríspidas durante a correção de algo que ele fez de maneira errada. É preciso ser firme e gentil ao mesmo tempo, para ensinar ao cachorro as regras da casa e o que se espera dele em termos de comportamento.

Pode ser um pouco difícil para os tutores de primeira viagem adestrar um Dogue de Bordeaux, então investir em um adestramento profissional é uma boa ideia. A socialização desde filhote e muito bem feita é fundamental para que ele não se torne um cachorro agressivo e difícil de lidar.

O Dogue de Bordeaux vai destruir a casa?

Essa não é uma tendência natural da raça, mas por ser um cão muito grande pode ser que ele derrube e quebre objetos sem querer. É importante que o Dogue de Bordeaux tenha espaço suficiente para se mover com liberdade e segurança.

O Dogue de Bordeaux late muito?

Por ter fortes instintos protetores, o Dogue de Bordeaux tende a latir somente para alertar seus tutores que algo não está como deveria na casa e em seu entorno. De maneira geral, é muito silencioso e calmo, mas o nariz achatado pode fazer com que ronque bastante ao dormir.

O Dogue de Bordeaux é um bom cachorro para crianças?

Esse cão tem uma paciência extraordinária com os pequenos humanos, especialmente se considerarmos seu tamanho e força física. Amoroso e calmo, não costuma se importar com os abraços e beijinhos infantis, nem mesmo com eventuais puxões no rabo e nas orelhas.

É claro que é preciso supervisionar as interações, especialmente no caso das crianças menores, pois o Dogue de Bordeaux é muito grande e pesado e pode machucar alguém mesmo sem ter nenhuma intenção de fazer isso.

Qual o preço de um filhote de Dogue de Bordeaux?

O Dogue de Bordeaux é um cachorro relativamente fácil de ser encontrado para vender no Brasil, mas existem variações regionais que impactam diretamente no preço do filhote da raça. De maneira geral, é possível encontrar cãezinhos sendo vendidos por valores que vão de R$ 3.000 a R$ 6.000.

Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível.

Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.

Voltar ao topo