Assinantes Cobasi ganham + 10% OFF em todo site. Eu quero!

Assinantes ganham + 10%OFF Clique!

Imagem-perfil-raca

Ragdoll

Gato Ragdoll: cuidados, origem e curiosidades

Conhecido por seu amor e afeto aos tutores, esse gatinho é extremamente inteligente e dócil, adora aprender truques e buscar bolinhas, parece até um cachorro. Descubra mais sobre a raça de gato Ragdoll aqui na Cobasi. Saiba Mais
Tamanho

50cm e 60cm

Peso

4kg a 9kg

Pelagem

Sua pelagem possui diferentes padrões, geralmente as cores das patas são inversas as cores do resto da pelagem. Os Ragdoll Bicolor possuem uma marcação em forma de V invertido na testa, que acabou por se tornar bastante conhecido por esse fator.

Característica
  • Disposição para atividades

  • Intelecto e memória

  • Amor ao tutor

  • Tendencia a Miar

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Gato Ragdoll

Esse bichano tem uma origem bastante recente, foi criado na década de 50 nos Estados Unidos, e muito dificilmente é encontrado fora do território norte-americano, sendo uma das raças mais apreciadas por lá.

A origem da raça Ragdoll se deu através do cruzamento de uma gata com características da raça Angorá com um Sagrado da Birmânia (ou Birmanês) na Califórnia, onde a raça continua sendo muito popular.

Características físicas do Gato Ragdoll

Esse bichano de grande porte é uma das maiores raças entre os gatos, o tamanho do Ragdoll fica entre 50cm e 60cm podendo chegar a pesar até 9kg, e costuma viver até os 15 anos, podendo chegar aos 17 quando bem cuidados e amados.

Eles possuem um corpo esbelto e comprido, sua cabeça apesar de não ser muito grande possui muitos pelos, aparentando ser maior do que realmente é. Possuem pernas compridas e fortes.

Sua pelagem possui diferentes padrões, geralmente as cores das patas são inversas as cores do resto da pelagem. Os Ragdoll Bicolorpossuem uma marcação em forma de V invertido na testa, que acabou por se tornar bastante conhecido por esse fator.

O comportamento do Gato Ragdoll

Em português, “Ragdoll” significa boneca de pano e esse nome foi dado por uma das criadoras da raça, Ann Baker, ao perceber que quando pegava os primeiros exemplares da raça no colo, eles ficavam tão tranquilos que até chegavam a amolecer, parecendo uma verdadeira boneca de pano.

Sim, esses gatinhos amam colo e companhia! São bastante carentes, por isso, se você viaja bastante ou fica muito tempo fora de casa, essa raça pode não ser a melhor escolha. Caso você tenha uma família grande, ou até mesmo crianças em casa, essa pode ser a raça para você.

É uma ótima companhia para quem mora em apartamentos pois não precisa de muito espaço, mas precisa ser estimulado a brincadeiras e jogos por se tratar de um bichano extremamente inteligente e amigável com todos, inclusive crianças e outros animais.

São chamados, também, de “gato-cachorro” pois gostam de brincar de pegar e levar, assim como os doguinhos. Fala se não são fofos demais?

A saúde do Gato Ragdoll

Essa é uma das raças mais saudáveis entre os gatos, uma das únicas pré-disposições a doenças que ele possui é uma cardiomiopatia hipertrófica, um problema relacionado ao coração.

Outro fator que merece atenção é a obesidade, eles costumam ter a barriguinha mais gorda, mas caso seu bichano ultrapasse os 9kg é bom leva-lo ao veterinário de sua confiança para garantir a saúde do Ragdoll e o controle do peso.

A expectativa de vida para os gatos dessa raça é de 16 anos, mas por serem muito saudáveis podem chegar até aos 20 anos.

img meio

Curiosidades sobre o Gato Ragdoll

Por sua inteligência e obediência, os Ragdoll são uma ótima escolha para quem gosta de dar atenção aos bichanos e brincar diariamente com eles. Podem ser treinados a buscar coisas e até mesmo responder quando chamados, algo bastante raro para os gatos.

Eles realmente parecem bonecas de pano quando colocados no colo, e por gostarem muito de agradar seus tutores podem ficar um tempão na posição que você o deixa, desde que fique pertinho de você. Se você busca muito amor e companhia no seu dia a dia, os gatinhos da raça Ragdoll são perfeitos para você.

Voltar ao topo