Assinatura Cobasi 10%OFF em todos os produtos. Sem taxas. Clique.

Assinatura Cobasi 10%OFF Clique.

Imagem-perfil-raca

Schnauzer

Schnauzer: cuidados, origem e curiosidades

Muito amorosos com a família, super ativos e inteligentes. A raça Schnauzer com origem alemã é uma das mais populares até os dias de hoje. Confira aqui tudo sobre os cachorros dessa raça.Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

30 a 70 cm

Peso

5kg - 45kg

Pelagem

Sua pelagem é sempre preto e branco, cinza e prata ou inteiramente preto e sua principal característica física são os pelos que formam uma sobrancelha e um grande bigode.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Schnauzer

O Schnauzer miniatura, o mais popular entre os cães dessa raça foi desenvolvido na Alemanha por volta de 1800, por isso também é chamado de Schnauzer alemão. Sua principal função a época era de caçar ratos nas fazendas.

Sua criação se deu através do cruzamento do Schnauzer standard ou Schnauzer gigante com poodles (e possivelmente com Affenpinscher), e foi apresentado como uma raça diferente do seu ancestral apenas em 1899 na Alemanha, sendo reconhecido apenas em 1933 pelo AKC.

Características físicas do Schnauzer

Não é difícil reconhecer essa raça, sua principal característica física são os pelos que formam uma sobrancelha e um grande bigode. Possui olhos ovais e sempre bem escuros e sua pelagem é sempre preto e branco, cinza e prata ou inteiramente preto.

Falando do Schnauzer miniatura, sua altura varia entre 30 e 35cm, pesando entre 5kg e 7kg geralmente, sendo um cachorro de porte pequeno. Já a versão Standard mede entre 40 e 45cm o seu peso aproximado é de 15kg. A versão do Schnauzer gigante chega até aos 70cm, e pode pesar até 45kg, já é um cachorro de grande porte.

O comportamento do Schnauzer

Os cachorros da raça Schnauzer possuem um temperamento bastante protetor e territorial, acabam sendo bastante ciumentos com seus tutores e podem ser considerados cães de guarda para seus donos porque estranham bastante a chegada de estranhos.

Quando ainda é um filhote Schnauzer, é o melhor momento para criar uma boa socialização com crianças e outros animais já que eles adoram brincar e adoram os petiscos. São muito inteligentes então aprendem os comandos facilmente, mais velhos podem se tornar bastante teimosos.

São cachorros que adoram brincar, correr e por isso gostam muito de estar ao ar livre. Caso queira ter um Schnauzer em um local menor lembre-se de que vai precisar de bastante disposição para leva-lo para passear e brincar.

A saúde dos Schnauzer

A raça é bastante resistente a doenças, especialmente o Schnauzer Standard já os miniaturas podem ter problemas de pele e em relação ao canal urinário, a versão gigante pode ter displasia Coxo-femural por conta do seu tamanho. Tudo isso pode ser prevenido com consultas regulares ao veterinário.

Outro cuidado importante com a raça é a tosa dos Schnauzer. Mantenha seus pelos sempre muito bem tosados e os mesmos devem ser escovados pelo menos duas vezes por semana. Aproveite esse momento com seu pet para conferir se a pele não possui manchas e conferir suas orelhas e unhas.

A expectativa de vida desse pet varia um pouco, o miniatura pode chegar aos 14 anos, o standard aos 16, o gigante até os 12. Lembrando que isso é apenas uma expectativa, seu cãozinho pode viver muito mais.
Imagem-raca-meio

Curiosidades sobre os Schnauzer

No Brasil temos um grande representante da raça Schnauzer nos quadrinhos! Lembra-se do cachorro Bidu da Turma da Mônica? Pois é, ele é um Schnauzer.

Em alemão, onde se originou a raça, Schnauzer significa “barba curta” em tradução literal. E o nome da raça foi uma apropriação de um cachorro alemão que também possuía barba e tinha esse nome.
Voltar ao topo