Imagem-perfil-raca

Schnauzer: Obediente e Amigável

Schnauzer: cuidados, origem e curiosidades

Ele já foi usado para acompanhar carruagens, para proteger seus pastoreados (gado e ovelha) e como cão de companhia. De aparência respeitosa, o Schnauzer ganhará seu coração por ser dócil, protetor e altamente companheiro. Além disso, é também um bom caçador, inclusive, tendo sido usado para capturar ratos e outros roedores em fazendas e celeiros.

Saiba Mais
Tamanho
Imagem-tamanho-raca

30 a 70 cm

Peso

5kg - 45kg

Pelagem

Sua pelagem é sempre preto e branco, cinza e prata ou inteiramente preto e sua principal característica física são os pelos que formam uma sobrancelha e um grande bigode.

Característica
  • Disposição para atividade

  • Respeito ao tutor

  • Intelecto e memória

  • Territorialismo

  • Amor ao tutor

  • Latido

  • Paciência com crianças

  • Receptividade com outros pets

Escolha produtos para seu pet

Clique na imagem abaixo para comprar

vtex

A origem do Schnauzer

Com presença indispensável em seu país de origem, o Schnauzer acompanhava carruagens, pastoreava gado e ovelhas, além de ir à frente para inspecionar o caminho.

Sua primeira aparição registrada foi em 1879, na Alemanha, sob o nome de Pinscher de Pelo Duro. Ao longo do tempo desenvolveu funções que aguçaram seu instinto protetor, como por exemplo, a de latir fervorosamente diante de algum perigo para avisar seus tutores.

O surgimento do Schnauzer Miniatura data de aproximadamente 1800. Foi criado originalmente para caçar ratos em celeiros e casas de fazenda. Após a Primeira Guerra Mundial, o Schnauzer chegou a ser a terceira raça mais popular nos Estados Unidos.

Foi reconhecido pelo American Kennel Club (AKC) somente em 1926. À época, qualquer raça que possuísse uma barbinha era chamada de Schnauzer.

Os Schnauzers são atrelados ao grupo dos terriers. Até hoje integra a Polícia Alemã e a norte-americana, auxiliando os policiais na investigação de mercadorias de contrabandos. Seu nome foi derivado da palavra “Schnauze” que significa focinho.

Durante a Segunda Guerra Mundial a raça original perdeu um pouco sua popularidade para a sua versão miniatura. Entretanto, o Schnauzer Standard (de tamanho mediano) ainda é considerado um dos mais inteligentes caninos entre todos os de médio porte.

Principais características do Schnauzer

Dócil, brincalhão e muito companheiro, trata-se de um cão com barba, cabelo e bigode. Brincadeira à parte, uma de suas principais características é a barbicha que está logo abaixo do queixo, a sobrancelha que cresce para cima e deve ser aparada para não o incomodar e um bigodinho que também deve ser sua poda quando necessário.

Adorável, possui olhos em formato ovalado, cauda alta e curta. As orelhas são um destaque à parte, uma vez que têm um comprimento médio e caidinho. Sua cabeça é longa e o focinho bem definido.

Ele pode ser encontrado em versões miniatura ou gigantes (o Schnauzer de Munich, por causa de seu local de origem). Antigamente era muito usado para o pastoreamento de gado e ovelha em fazendas.

O animais da raça podem ter diferentes tamanhos e por isso a estão divididos em Schnauzer miniatura, Schnauzer standard ou Schnauzer gigante. Os Schnauzer miniatura medem de 30 a 35 cm, podendo pesar entre 4 e 8 kg.

Os cães da raça Schnauzer gigante têm entre 60 a 70 cm de altura, pesando de 35 a 47 kg. Já os animais de tamanho standard medem de 45 a 50 cm e pesam de 14 a 20 kg.

Pelagem do Schnauzer

O pelo do Schnauzer é duro e denso. Há uma subpelagem de cobertura, não muito curta, sempre rente ao corpo. No entanto, a pelagem de cobertura é lisa (não deve estar ondulada ou eriçada) e longa.

Nos membros do corpo os pelos se apresentam um pouco menos duros. Focinho com a barbicha e sobrancelhas cerradas são muito característicos da raça.

Cuidados com a pelagem do Schnauzer

Ao Schnauzer é recomendado que seu tutor o leve para a tosa a cada quatro meses. Além da escovação regular para evitar a formação de nós, o cuidado com o pelo também envolve banhos semanais.

A tosa geralmente é feita rente ao corpo, deixando uma espécie de saia mais próxima ao abdômen, a barba e as sobrancelhas que devem ser somente aparadas.

As cores mais comuns da raça são: cinza mesclado com branco, mas também são aceitos o schnauzer branco, o preto e o preto com prata. Os cuidados da pele se assemelham ao de outros cães: nada de deixá-lo molhado para que não desenvolva nenhum tipo de alergias ou dermatites.

Imagem-raca-meio

Como cuidar de um Schnauzer?

Os cuidados com o Schnauzer não são muito diferentes dos a serem tomados com cães que tenham pêlos em regiões espaçadas.

Escová-lo ao menos três vezes por semana - para a remoção de pelos mortos, verificar os ouvidos para atenuar a produção de cera (que pode causar otite e infecções) e escovar seus dentes para que não junte tártaro e evitar a queda precoce são altamente recomendados como cuidados primordiais.

Esses cuidados devem ser triplicados se o animal viver em uma área aberta, exposto a mato, grama ou ainda uma casa com quintal em que haja pontos de acúmulo de água. Além disso, cortar as unhas sempre que necessário estimula que ele procure locais para gastá-las, evitando machucados nele mesmo ou em pessoas próximas.

Nutrientes equilibrados e comida preparada própria para a raça os mantêm saudáveis, com pelo bonito e vigoroso. Mesmo que ele não seja um cão propenso ao sobrepeso é ideal que tenha uma alimentação balanceada.

Os Schnauzers podem ter, ao longo da vida, algumas doenças como, por exemplo, sopro no coração (estenose pulmonar). Fique atento se o seu cãozinho apresentar tosse constante, cansaço excessivo na prática de exercícios, resistência baixa, dificuldade em respirar ou mesmo inchaço abdominal.

O pâncreas do Schnauzer também conta com predisposição para o desenvolvimento de pancreatite. Evitar petiscos industrializados é o mais indicado para esse cãozinho tão amigo e doce. Além disso, problemas renais e no trato urinário são comuns à raça.

Observe se ele sofre ao urinar, muita sede ou pouca ingestão de água ou ainda se apresenta sangue junto a urina. Problemas oculares com a atrofia progressiva da retina também podem acometer seu cachorro.

Para evitar problemas tanto no aparelho digestivo quanto no sistema urinário, cães da raça com mais de quatro anos de idade devem ser submetidos anualmente ao ultrassom abdominal.

Vacinação anual

Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. As vacinas V10 ou V8 são importantes para proteger seu Schnauzer de doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras.

A vacina antirrábica imuniza seu cãozinho contra a Raiva. Além de grave para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos. Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cachorro em risco.

Consulte seu médico veterinário de confiança para descobrir qual o melhor protocolo de imunização para o seu amigo.

Vermífugos e antipulgas

Além de vacinar o seu cachorro, existem outros cuidados periódicos com a saúde do animal que devem receber sua atenção. A administração dos vermífugos varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa.

A função deles é eliminar vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Consulte seu médico veterinário para definir a frequência, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Schnauzer.

A administração de antipulgas e anticarrapatos também é muito importante e pode ser feita de inúmeras maneiras. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu animal das pulgas, carrapatos e mosquitos.

Converse sempre com um veterinário de sua confiança para escolher a opção que mais se adequa à rotina do seu cachorro. O importante é manter seu pequinês sempre protegido e saudável. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!

Cuidados com os filhotes de Schnauzer

Ter um filhotinho em casa é sempre uma alegria, mas exige muitos cuidados. Quando bebês, os cães de todas as raças precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos.

Veja abaixo a orientação:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção! É imprescindível esperar 10 dias após a última dose das vacinas, para poder levar seu cachorro para passear na rua em segurança.

Além da imunização, seu filhote de Schnauzer precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas feitos especificamente para filhotes e indicados por seu veterinário de confiança.

Como alimentar um filhote de Schnauzer?

Após o processo de desmame dos filhotes de cachorro, que acontece entre 6 e 8 semanas de vida, o recomendado é que eles passem a ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia.

Essa frequência ajuda na manutenção do nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia para os bebês, que são sempre agitados e gastam muita energia.

A saúde dos filhotes é mais vulnerável do que a de cães adultos por estarem em fase de desenvolvimento. É muito importante cuidar da alimentação do Schnauzer filhote, para que eles tenham um crescimento saudável e equilibrado, evitando futuros problemas.

As rações especiais desenvolvidas para filhotes de raças grandes são as mais indicadas, não apenas para a manutenção do peso, mas principalmente por oferecerem nutrientes que auxiliam no desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações.

Além disso, o tamanho dos grãos de cada tipo de ração também varia de acordo com as necessidades de cada cachorro. Filhotes são ansiosos e podem engolir grãos muito pequenos sem mastigar, prejudicando o processo de digestão. E lembre-se: não é recomendado alimentar seu cachorro com comida de humanos e é fundamental manter o pote de água sempre ao alcance do bichinho.

Qual a melhor ração para o Schnauzer?

Cachorros adultos e idosos também precisam de uma especial desenvolvida para sua faixa etária e tamanho, que satisfaça suas necessidades nutricionais específicas. Por isso, estão disponíveis no mercado diferentes opções de marcas e sabores de ração desenvolvidas para diferentes portes e idades de cachorros.

Os Schnauzers são animais de grande porte, e precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, para manter sempre sua saúde em dia. Você pode consultar o seu veterinário para definir quantidade de ração adequada de acordo com o peso e tamanho do seu animal.

Rações Premium ou Super Premium são as mais indicadas para todas as raças de cachorros por conta da maior preocupação com os ingredientes e com o valor nutricional. Por oferecerem maior qualidade, seu consumo resulta em benefícios para a saúde de seu amigo.

Comportamento do Schnauzer

Com temperamento agradável e sociável, o Schnauzer também é um grande brincalhão. No entanto, além de ser fiel e protetor ao seu tutor, ele também gosta de ser o centro das atenções. Por ser caçador nato, o cão dessa raça gosta de espaços abertos, para correr sem barreiras.

O Schnauzer é muito corajoso. Tanto que ele interage com cães maiores numa boa, sem medo, o que importa para ele é a brincadeira. Protetor e muito ciumento com seu tutor, o Schnauzer é uma das raças mais carinhosas e fiéis. Muito amoroso, costuma se dar bem com toda a família.

São muito inteligentes. Tanto que, costumam obedecer somente às pessoas com que mantêm vínculo afetivo. Aliás, brigar com ele de maneira dura pode torná-lo ressentido e desobediente. Está entre os doze mais inteligentes do mundo e apresenta facilidade para o adestramento.

Com a necessidade de gastar sua energia diariamente, o Schnauzer tem força suficiente para passear por mais de uma hora seguida, por exemplo. Atividades físicas e mentais - como estímulo a caçadas entre outras brincadeiras, podem deixá-los com temperamento mais calmo e satisfeito.

Além disso, sua versão miniatura precisa praticar uma boa média de exercícios físicos. O ideal é que ele caminhe cerca de 9 km por semana, sendo uma hora diariamente.

Essa raça pode ser ótima companhia para a prática de corrida em lugares planos. Por ser muito ativo, além de corridas, caminhadas e brincadeiras, é ideal o estímulo a caçar bolinhas, entre outras que possam estimular sua mente.

Adestramento do Schnauzer

Recomendado desde que ele seja filhote, dificilmente o Schnauzer vai obedecer a comandos que não sejam de seus tutores. Por isso, o adestramento deve ser acompanhado pelo tutor e o profissional deve usar sua ajuda para ensiná-lo.

Mesmo sendo um pouco teimoso, adestrá-lo não é das tarefas mais complicadas, se seu tutor participar ativamente do processo. Pode atender prontamente aos comandos, principalmente se petiscos e reforços positivos estiverem envolvidos em conjunto com reforços positivos. Broncas com tons mais duros não costumam funcionar com essa raça.

Como é o Schnauzer em casa?

Fofo, leal e protetor. Assim é o Schnauzer dentro de sua casa. Não à toa é considerado um dos melhores cães de companhia.

Cheio de vida, está sempre pronto a uma nova aventura, desde que essa envolva algum tipo de brincadeira de caça ou ainda com o simples arremesso de bolinhas. Com bastante energia, Schnauzer está sempre atento aos acontecimentos ao seu redor.

Dóceis e sociáveis, os Schnauzers convivem bem com crianças, mesmo sendo altamente possessivos e protetores com seus tutores. É importante que sejam socializados desde filhotes. Seu instinto protetor é aguçado e para proteger os seus, nunca demonstrará cansaço.

É desconfiado, territorialista e corajoso. Por isso, não se espante se ele provocar uma briga com outro animal que se aproxime do portão, mesmo que a grade o impeça de tomar alguma atitude. Sua vida em casa pode ser bem harmoniosa desde que ele gaste a energia necessária. Por isso, é importante promover a socialização e seu treinamento o quanto antes.

Melhores brinquedos para o Schnauzer

As bolinhas são os brinquedos preferidos dos Schnauzers. Eles também brincam com frisbees, pois adoram ter o que ir buscar em outro lugar. Brinquedos interativos em que ele tenha que procurar comida ou até mesmo outros pequenos brinquedos, além de diverti-lo, estimulam sua inteligência, memória e despertam seu olfato.

Curiosidades sobre o Schnauzer

Seu nome em alemão tem o significado de “barba curta”, exatamente como sua raça se apresenta. A pequena barbicha rendeu ao Schnauzer o apelido nem tão carinhoso assim de “vovô ranzinza”. Quando descobriram sua doçura, afeto e fidelidade, o apelido foi deixado de lado.

O Bidu, cãozinho personagem de Maurício de Souza, foi inspirado em um cão da raça miniatura. Trata-se da primeira criação do consagrado desenhista a fazer sucesso. Por isso, é até hoje o símbolo da Mauricio de Souza Produções.

Voltar ao topo