25 a 30 cm
4 a 6 kg
Presença de pelagem dupla. O pelo de cobertura é áspero e denso, com fios retos e espalhados para fora da cabeça. A cor mais difundida é o preto puro, mas existem indivíduos de cor cinza, avermelhado e amarelado.
Disposição para atividade
Respeito ao tutor
Intelecto e memória
Territorialismo
Amor ao tutor
Latido
Paciência com crianças
Receptividade com outros pets
Clique na imagem abaixo para comprar
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Selo Desconto
Acessórios
Caminhas 15
Caminhas 14.06
Inverno 2021
Produtos conforto
Catalogo produtos Salesforce
PETSEMFRIO10
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Embaixadores 10% - Cobasi
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Catalogo produtos Salesforce
Selo Desconto
Acessórios
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
Selo Compre e Ganhe
Catalogo produtos Salesforce
Catalogo produtos Salesforce
O Affenpinscher é descendente do Pinscher Alemão de pelo duro. A formação dos pelos longos e duros espalhados em torno da cabeça fizeram com que os alemães os batizassem de “pinscher macaco”, significado da palavra Affenpinscher. Já pela sua personalidade, os franceses o chamavam de diablotin moustachu, que significa “diabinho bigodudo”.
Muito usado como cão de companhia na região do Sul da Alemanha, o Affenpinscher foi apresentado pela primeira vez em uma exposição no ano de 1879, mas as origens da raça são bem antigas. Há pinturas anteriores ao século XVII que retratam animais muito semelhantes ao Affenpinscher, que inclusive contribuiu diretamente para o surgimento de outras raças como o Schnauzer Miniatura e o Griffon de Bruxelas, com o qual se parece muito.
A pelagem do Affenpinscher é uma das suas características mais distintas. Os pelos ásperos e densos, espalhados para fora do corpo, especialmente na cabeça, são a marca registrada da raça. Há formação de coroa ao redor dos olhos, barba, topete e pelos nas bochechas, além de sobrancelhas bem espessas.
A cor mais difundida é o preto puro, mas é possível encontrar cães de cor cinza escuro, e variações do amarelado e avermelhado também.
Os pelos desgrenhados e charmosos do Affenpinscher não requerem padrão de tosa, mas as escovações diárias são imprescindíveis para mantê-los sem emaranhados e nós que se tornam dolorosos para o cão.
É preciso garantir que o corpo do cão seja bem seco depois do banho, para evitar a proliferação de fungos e bactérias na pele, e manter os bigodes, barba e sobrancelhas sem restos de água e alimentos, que podem provocar mau cheiro e problemas de saúde também.
Esse pequeno grande cão é dono de uma personalidade encantadora, sempre disposto a fazer seus tutores rirem com suas brincadeiras e palhaçadas. O Affenpinscher não tem noção do seu tamanho, e por ser muito corajoso e valente pode se meter em encrencas por conta disso.
Sua capacidade de modular sua energia aos seus tutores é louvável: se for hora de correr e brincar ele estará a postos; se o momento for de cochilar em frente à televisão, também. Muito companheiro e leal, gosta de estar perto da família o máximo de tempo possível, pois assim se sente feliz e realizado.
Como é muito valente, precisa aprender os limites e as regras da casa o quanto antes, desde filhote, para evitar que ele roube a cena e o trono de manda-chuva da casa.
O focinho achatado e os olhos proeminentes requerem alguns cuidados na prática de atividades físicas, especialmente no calor.
O Affenpinscher deve ser vacinado todos os anos para se manter protegido de várias doenças graves que acometem os cães. Aliás, isso é válido para qualquer cachorro , e não apenas os de raça.
A vacina múltipla ou polivalente (conhecidas como V8 e V10) são aplicadas anualmente nos cachorros adultos e conseguem prevenir doenças sérias como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Além dessas doenças, é preciso, ainda, prevenir a contaminação do animal pela raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.
Existem diversas vacinas que podem proteger os cães ao longo da vida. Para saber quais são e quando elas devem ser aplicadas no Affenpinscher, mantenha consultas regulares com um médico veterinário e siga as orientações do profissional.
O Affenpinscher é um cachorro brincalhão, que precisa de atividades físicas constantes e regulares para se manter bem e saudável, mesmo que viva em um apartamento. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular, especialmente por conta do grande volume de pelos que podem esconder esses passageiros indesejáveis durante um bom tempo até que sejam notados. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Affenpinscher, converse com o médico veterinário.
A chegada de um filhote de cachorro em casa requer planejamento, organização e disciplina para que a adaptação, tanto do cão quanto da família, aconteça da melhor maneira possível.
O primeiro passo é determinar onde o cão vai dormir, onde vai se alimentar e onde deverá fazer suas necessidades fisiológicas. Esse último espaço, inclusive, deve ser tão longe quanto for possível dos demais, para evitar bagunça e contaminação de alimentos, por exemplo.
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho, você vai precisar de:
- caminha ou colchonete;
- casinha para a área externa, protegida do sol e da chuva;
- comedouro e bebedouro;
- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
- caixa de transporte;
- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
- ração e petiscos;
- escova para remover pelos mortos;
- brinquedos.
Ainda que o Affenpinscher seja um cachorro bem pequeno, ele só deve consumir alimentos para filhotes até que complete os 12 meses de idade, devendo passar a ingerir alimentos para cães adultos depois disso.
Os nutrientes necessários durante a fase de crescimento do cachorro fortalecem os ossos, músculos e articulações, que serão fundamentais durante toda a sua vida. Por isso, ofereça sempre alimentos adequados a cada tipo de cachorro.
Só se torna seguro sair com um filhotinho de Affenpinscher depois que ele tiver recebido as primeiras vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
- 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
- Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
- Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
Antes que isso aconteça, o filhote só deve comparecer às visitas ao veterinário dentro da caixa de transporte, evitando o contato direto com o solo e principalmente com outros animais.
De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
É muito comum que os filhotes sejam desmamados entre 6 e 8 semanas de vida, iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida. Como dissemos anteriormente, a escolha da ração mais adequada para o cachorro deve ser feita com base na sua idade, porte e fase da vida.
Para prevenir crises de hipoglicemia no filhote, caracterizadas pelo desequilíbrio dos índices de glicose no sangue e que acometem cães que ficam longos períodos sem comer, o ideal é dividir a quantidade diária recomendada de alimento em 4 ou 5 refeições.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
É fundamental que a ração oferecida ao cachorro acompanhe seu peso, idade e fase da vida. Assim, até os 12 meses de idade completos o cachorro deve ingerir apenas ração para filhote. Após 1 ano e até os 6 ou 7 anos de idade, a ração oferecida deve ser adequada para cães adultos. Depois disso, alimentos indicados para cães idosos.
Caso o Affenpinscher seja castrado em algum momento da vida, é possível e necessário rever a alimentação oferecida com base nisso, para que o cão receba os nutrientes adequados, bem como o volume de calorias, gorduras e proteínas.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida. Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Carinhoso, alegre, divertido e destemido, o Affenpinscher é muito companheiro e leal aos seus tutores. Ele tem bastante energia e disposição, gostando de todo tipo de passeio e brincadeira, mas também é capaz de ser calmo e tranquilo se é isso que o momento exige.
Apesar de ser bem pequeno, o Affenpinscher é corajoso e muito valente, e não vai hesitar em proteger seus tutores de todo tipo de ameaça. Esse é um cãozinho observador e atento, que vai latir para indicar quando algo não estiver bem, e que é capaz de atacar animais e pessoas bem maiores do que ele se achar que isso é necessário para manter sua família em segurança.
É preciso ter isso em mente durante os passeios com o Affenpinscher ou ao receber visitas em casa, investindo em uma socialização bem feita desde que ele é filhote, para evitar sustos e acidentes.
O adestramento de um Affenpinscher precisa ser firme e com propósito, do contrário toda a teimosia da raça pode vir à tona em forma de desinteresse e tédio. Seja gentil e corrija todo tipo de comportamento indesejado o quanto antes, pois o Affenpinscher tende a fazer as coisas da sua própria maneira.
O contato com outros cães e pessoas é fundamental para que ele não se torne agressivo pois, apesar de não ter medo de nada, ele é bastante pequeno e pode se ferir gravemente nesses confrontos.
O Affenpinscher é um cão relativamente tranquilo, mas como é muito afetuoso não foi feito para ficar sozinho. Por isso, se for deixado por longos períodos em casa sem interagir com ninguém, pode voltar sua atenção para móveis e objetos.
Ele é um cão de alerta e um tanto quanto territorialista, então tende, sim, a latir para sinalizar qualquer coisa que ache estranha. No entanto, esses latidos só vão se tornar excessivos e desagradáveis se o cãozinho não for corrigido desde filhote.
Sua personalidade engraçada e divertida faz com que o Affenpinscher seja uma boa companhia para diferentes tipos de família, inclusive aquelas com crianças, mas não é uma inclinação natural da raça gostar delas.
Para evitar conflitos e problemas, é preciso educar ambos: tanto o cão quanto os pequenos humanos. As crianças bem pequenas, que ainda não compreendem completamente os limites e a necessidade que o cão tem de ter seu tempo e espaço respeitados, somente devem interagir com o Affenpinscher sob uma atenta supervisão, para evitar problemas e acidentes.
Se você chegou até aqui e está convencido de que essa é a raça perfeita para você e sua família, e quer saber quanto custa um Affenpinscher filhote, vamos te ajudar: considerando as variações regionais do país, é possível encontrar cãezinhos dessa raça por valores que vão de R$ 2.000 a R$ 5.000, dependendo da cor da pelagem e das características dos pais e avós da ninhada.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível. Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.