Como cuidar do Terrier Tibetano
Muito inteligente, dócil e animado, o pequeno Terrier Tibetano é um companheiro incrível para os mais diferentes tipos de família, especialmente aquelas com crianças.
Bem disposto e cheio de energia, esse cãozinho adora passeios e brincadeiras de todos os tipos, mas se mantém atento ao que acontece ao seu redor e está sempre pronto para proteger a família.
Além da escovação dos pelos, é preciso manter os dentes do Terrier Tibetano limpos e as unhas aparadas, caso não ocorra desgaste natural diante das brincadeiras ao ar livre. As orelhas precisam de atenção especial, pois são muito peludas e caídas.
Além de garantir que estejam completamente secas depois do banho, é preciso conferir semanalmente se não há excesso de secreção ou umidade, para evitar infecções.
O cachorro Terrier do Tibete é reservado com estranhos, que pode se beneficiar muito de uma socialização bem feita desde filhote.
Vacinação anual do Terrier Tibetano
O Terrier Tibetano, assim como todos os outros cachorros, sejam eles de raça ou não, precisam seguir um protocolo de vacinação que os mantenha protegidos de várias doenças graves que acometem os cães.
De maneira geral, a vacina múltipla (V8) e a polivalente (V10) são ministradas anualmente aos cães adultos para protegê-los de doenças como a cinomose, a parvovirose e a leptospirose. Há, ainda, a vacina contra a raiva, que além de ser muito grave para o cachorro também pode ser transmitida para seres humanos.
Existem várias outras vacinas que podem proteger o Terrier Tibetano em suas diferentes fases da vida. A melhor maneira de garantir que esse protocolo de vacinação esteja em dia é levar o cãozinho para consultas de rotina com o médico veterinário.
Assim, você ainda tem uma boa oportunidade de conversar e receber orientações e informações de qualidade de um profissional capacitado. Saiba mais sobre a importância de vacinar os cães todos os anos com o artigo que preparamos em nosso blog.
Vermífugos e antipulgas
O Terrier Tibetano é um cachorro muito ativo, especialmente quando filhote, que precisa de passeios e brincadeiras ao ar livre para se desenvolver bem e com saúde. Por isso, passeios em praças e parques, por exemplo, serão frequentes na rotina de um tutor de cães dessa raça.
A melhor maneira de manter doenças parasitárias bem longe do seu cão é adotar o uso de vermífugos e antipulgas de maneira preventiva e regular. Existem diversos tipos de medicamentos, que variam de acordo com o porte, o peso e a idade do animal. Para saber qual é o mais indicado para o seu Terrier Tibetano, converse com o médico veterinário.
Qual a melhor ração para Terrier Tibetano
Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para o seu Terrier Tibetano filhote até que ele complete 12 meses.
Ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos, e ração para cães idosos depois disso. Caso o seu Terrier Tibetano seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.
Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Cuidados com os filhotes de Terrier Tibetano
Se você já teve experiências com filhotes de cachorro antes, mesmo que de outras raças, sabe que há uma série de preparativos necessários para receber um cãozinho da melhor maneira possível.
Antes da chegada do filhote de Terrier Tibetano, você precisa organizar sua casa de maneira a deixar um cantinho separado para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, sendo que esse último deve ser o mais afastado possível dos outros dois.
Também é recomendado que o cão tenha um espaço para ficar, mesmo que acordado, até entender quais são as regras da casa e o que você espera dele. Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Terrier Tibetano, você vai precisar de:
Para ajudar na adaptação do seu filhotinho de Norfolk Terrier, você vai precisar de:
- caminha ou colchonete;
- cobertores e almofadas;
- comedouro e bebedouro;
- coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
- caixa ou bolsa de transporte;
- tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
- ração para cachorro e petiscos;
- escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
- brinquedos.
A escolha da ração deve ser feita com base na idade e no peso do animal. As rações para filhote possuem nutrientes específicos para essa fase da vida, em que o cãozinho está se desenvolvendo e fortalecendo seus ossos e articulações. Na vida adulta, os nutrientes são outros, então é importante fazer essa transição de maneira adequada.
Cuidados com passeios dos filhotes de Terrier Tibetano
Só se torna seguro sair com um filhotinho para passear depois que ele tiver recebido as vacinas obrigatórias (V8 ou V10, além da antirrábica). São elas:
- 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
- Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
- Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.
No caso do Terrier Tibetano, aguarde até que esse calendário inicial tenha sido completado antes de deixá-lo circular em áreas externas, como quintais e jardins, e também antes de permitir que ele tenha contato com outros animais. As visitas ao veterinário nesse período devem ser feitas dentro da caixa de transporte.
De maneira geral, os veterinários liberam os filhotes para passeios na rua 10 dias depois da última dose das vacinas, mas é importante confirmar essa orientação com o profissional escolhido para fazer o acompanhamento do filhote.
Como alimentar um filhote de Terrier Tibetano
Os filhotes de cachorro são desmamados entre 6 e 8 semanas de vida iniciando logo depois uma alimentação baseada em ração, seja ela seca ou úmida.
Seja qual for a sua escolha para alimentação do seu pequeno Terrier Tibetano, recomendamos que faça isso optando pelas marcas e fabricantes que oferecem alimentos específicos para as necessidades da raça ou, ainda, que tenham ração específica para filhotes.
A quantidade indicada na embalagem é uma boa referência para você saber quanta comida o filhote vai ingerir por dia. Pegue a quantidade total e distribua em 4 ou 5 refeições.
Assim, você garante que eles consigam repor as energias e previne as temidas crises de hipoglicemia, que acontecem quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem até matar o filhote que fica tempo demais sem comer.
Você também pode oferecer petiscos ao seu filhotinho, desde que sem exageros. Evite dar alimentos de consumo humano para o cachorro e mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
Qual a melhor ração para Terrier Tibetano
Como dissemos anteriormente, é importante oferecer alimentos de qualidade e adequados à fase da vida do seu cachorro. Por isso, opte por rações específicas para o seu Terrier Tibetano filhote até que ele complete 12 meses.
Ração para adulto entre 1 e 6 ou 7 anos e para cães idosos depois disso. Caso o seu Terrier Tibetano seja castrado em algum momento, você pode escolher uma ração específica para esse caso também.
Sempre faça a troca gradual dos alimentos oferecidos ao cachorro. Ao longo de uma semana, vá aumentando a quantidade da ração nova e diminuindo a quantidade da ração que não será mais oferecida.
Assim você dá tempo ao seu cão para se adaptar e consegue observar qualquer mudança de comportamento ou reação indesejada, como alergias e diarreia, por exemplo.
Personalidade e comportamento
Dócil e gentil, o Terrier Tibetano é um cachorro incrível para se ter junto à família. Especialmente carinhoso com crianças, ele gosta de brincar, correr e passear, e não dispensa sessões de carinho e atenção.
Ao mesmo tempo, é muito atento e está em constante estado de alerta para proteger a família de qualquer perigo. Não necessariamente ele irá atacar, e seu porte e força física não são exatamente condizentes com um cão de guarda, mas ele vai alertar que algo não está bem para que seja possível fazer alguma coisa.
Desconfiado de estranhos e até reservado, o Terrier Tibetano precisa de uma boa socialização desde filhote para conseguir crescer tranquilo, calmo e relaxado, de acordo com a tendência natural da raça.
Muito apegado aos tutores, o Terrier Tibetano não é um cachorro feito para ficar sozinho por longos períodos. Além disso desencadear um comportamento destrutivo, ele irá ficar triste, deprimido e até doente.
Como adestrar um Terrier Tibetano
As técnicas de reforço positivo são excelentes para adestrar o Terrier Tibetano. Muito inteligente e com vontade de agradar seus tutores, esse cãozinho vai prestar atenção em tudo o que você pedir, e se esforçar para atender.
Justamente por ser muito esperto e tomar iniciativa própria, é preciso ser constante nos ensinamentos para não dar espaço para a teimosa do Terrier Tibetano assumir o melhor dele.
O Terrier Tibetano vai destruir a casa?
Se não tiver oportunidades diárias para se exercitar, e se for deixado por longos períodos sozinho, ou permanentemente em áreas externas sem contato com seus tutores, o Terrier Tibetano pode sim se tornar destrutivo para aplacar a ansiedade e o tédio da solidão.
Esses cães são engenhosos e podem encontrar rotas de fuga mesmo onde parecia impossível, então é preciso ter isso em mente ao decidir trazer um pequeno Terrier Tibetano para casa.
O Terrier Tibetano late muito?
Bastante, essa é uma das características mais marcantes da raça. Assim como todo comportamento indesejado e excessivo, é possível corrigir com um bom adestramento, mas os momentos sozinho em um apartamento pode fazer com que o Terrier Tibetano comece a latir sem parar, incomodando muito os vizinhos.
O Terrier Tibetano é um bom cachorro para crianças?
Excelente! Ele é muito gentil, dócil e simpático, e por isso tende a ser uma ótima companhia para os pequenos humanos, que têm tanta energia quanto ele para gastar por aí em brincadeiras, passeios e corridas. Apenas fique de olho para que ninguém se machuque sem querer numa corrida desenfreada e tudo deve ficar bem.
Qual o preço de um filhote de Terrier Tibetano?
Não é muito fácil encontrar criadores sérios e responsáveis da raça Terrier Tibetano no Brasil. Por isso, é provável que seja preciso trazer um filhotinho do exterior, o que certamente encarece muito os custos do filhote, que podem se iniciar em cerca de R$ 5.000.
Antes de fechar negócio, pesquise sobre o criador, solicite informações sobre como são criados os filhotes, peça para ver fotos e vídeos dos pais e de ninhadas anteriores e faça uma visita, sempre que for possível.
Se conseguir, você pode conversar também com outras pessoas que já tenham adquirido seus filhotinhos no lugar onde você pretende encontrar o seu melhor amigo.